4-1-4-1: Muricy Ramalho começa a dar uma ‘cara mais moderna’ ao Fla; entenda

Compartilhe com os amigos

Mais do que nunca, o técnico Muricy Ramalho faz valer a máxima “aqui é trabalho” nos primeiros dias sob o comando do Flamengo. Embora ainda esteja no início da pré-temporada, o treinador rubro-negro se esforça a cada dia para conseguir dar a cara dele ao time. E, no primeiro teste da equipe em 2016, o jogo-treino contra o Tigres-RJ, quinta-feira, em Mangaratiba, ficou claro que, taticamente e filosoficamente, já dá para ver o “estilo Muricy”.

Mas engana-se quem pensa que a filosofia do treinador está ligada apenas ao setor defensivo, rótulo dado a ele após o tricampeonato brasileiro com o São Paulo, entre 2006 e 2008. Muricy Ramalho tem, na essência, o objetivo de implementar uma filosofia moderna ao Flamengo. Não apenas ao time profissional, mas também nas categorias de base. Em suma, as principais ideias são: posse de bola durante os 90 minutos, compactação na marcação e no ataque, e respeito ao posicionamento defensivo, que nestes primeiros dias de treino vêm sendo no estilo de Tite com o Corinthians: o 4-1-4-1.

– O grande problema é que hoje não se pode ter esse espaço entre as linhas. É o que mais se treina, temos que encurtar mesmo, mas é uma coisa de treinamento, não só um pedido. Treinamos algumas vezes isso e no jogo-treino parece que eles assimilaram. Nosso goleiro sofreu muito pouco, tivemos pouca bola em profundidade e futebol hoje é isso. Transição boa, posse de bola e é uma característica que tem que ser explorada – explicou.

Além do posicionamento e da filosofia, a comissão técnica também trabalha fortemente na área “extracampo”. Conforme o LANCE! antecipou no início da pré-temporada, o clube trabalha para montar um centro de excelência, com foco em fisiologia e tratamento individualizado para cada jogador. O objetivo é prevenir e diminuir as lesões, algo que o próprio Muricy indicou como um dos problemas do ano passado, mesmo sem ter estado no clube.

HOME - Campinhos da pré-temporada do Flamengo (Foto: Reprodução/ShareMyTactics)

– As coisas mais importantes que a comissão sofreu foi com informação que hoje são fundamentais em um time de futebol. Auxiliar a preparação física, saber como os jogadores estão. Antes não se tinha ideia do que o jogador percorria em campo, intensidade, diferença muscular. Poucas informações e isso é terrível, por isso tiveram muitas contusões. Hoje isso está sendo solucionado. Temos um pessoal de informação muito bom com ferramentas ótimas para a parte física e médica. A diferença é grande, foi feito um diagnóstico e concluímos que era uma coisa que ajuda. Não ganha jogo, mas ajuda a manter – disse o treinador, após o jogo-treino contra o Tigres-RJ.

A pré-temporada do Flamengo continua em Mangaratiba até o início da próxima semana. Nesta sexta-feira, está prevista a apresentação do meia argentino Federico Mancuello, principal reforço rubro-negro até agora.

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E recusaria o Everton para brigar com o Mancuello e Jorge. Pra mim ele é melhor ala do que meia ofensivo. Por isso podia fazer esse papel de carregar a bola com velocidade.

  • Eu testaria o canteiros como primeiro volante. Sei lá ele me lembra um pouco Jônatas, muito técnico mais com certa lentidão. E a a melhor fase do Jônatas foi jogando entre os zagueiros. aquele time Tinha uma saída de bola basatnte boa.

  • Quanto mais tem gente reclamando, o Marcio Araújo vai ficando.. E digo mais, o muricy vai continuar com ele no time pra delírio dos torcedores kkk
    – eu só quero ver meu Mengão em campo 🙂

  • ——————–PV—————
    Rodinei–Walace–Juan–Jorge
    —————Mancuello———–
    —-W.Arão———-Ederson—
    Cirino————————-Sheik
    ————–Guerrero————–

    • Mancuello de primeiro volante? Kkkkkkkkk

      • Ta cego mano?

    • Mancuello de primeiro volante marca menos que o MA, então já sabe né! kkkk

  • Exatamente o que eu vinha falando como o flamengo irá jogar esse ano pelas entrevistas do muricy, 4-1-4-1 defendendo, 4-3-3 atacando. Esqueção de acreditar que o muricy vai improvisar jogador fora de posição, ele não faz isso! Se não vier primeiro volante, vai jogar marcio araujo ou jonas na frente da zaga, canteros como falaram disputa vaga com arão e o mesmo não vai ser improvisado de primeiro volante também.
    ——————–PV—————
    Rodinei–Walace–Juan–Jorge
    —————-M.Araujo———–
    —-W.Arão———-Mancuello—
    Cirino————————-Sheik
    ————–Guerrero————–
    Acho que é isso que o muricy planeja talvez o Ederson no lugar do Cirino.

    • Seria interessante o Muricy escalar o M.Araújo como primeiro volante e Wallace protegendo-o. Os adversários irão sorrir de orelha a orelha.Um fraco e um lerdo.

      • Lembrando que isso é o que eu acho que o muricy planeja, não que eu queria que fosse, pelas minhas escolhar jogaria assim(sem mais contratações):

        ——————-Muralha————–
        Rodinei–A.Carlos–Juan–Jorge—
        ——————-W.Arão—————
        —Alan Patrick———Mancuello—
        Ederson————————-Sheik
        ————–Guerrero—————–

        Se iria dar certo? Não sei! Talvez a zaga ficaria muito exposta com só o Arão com poder de marcação, já que Juan não é mais um garoto.

  • PQP! nenhum dos dois times escalado eu vi o MANCUELLO, to cego ou é isso mesmo, Márcio Araujo titular absoluto? deve arrebentar nos treinos, só pode.

    • Mancuello havia sido liberado para fazer a mudança da Argentina ao Brasil

    • Mancuello, Ederson, Cirino (até este momento) e Nixon ainda não estão no ritmo de treinamento dos demais. Treinam em separado.

    • Tem pessoas que nao ler notícias só pode!
      Mancuello nem treinou com bola ainda e o cara ta desesperado.. Estamos no início do ano, e não no final!

  • É um sistema moderno e eficiente que eu queria que já estivesse implatado no Fla há tempos. Mas que desânimo eu sinto quando vejo o Márcio Araújo e o Wallace na escalação.

    • o Fla nao muda de patamar com marcio araujo e wallace, eles precisam sair do time, com oq temos talvez cesar martins e jonas seria melhor, ou ensinar o canteros a ser esse primeuro homem pq tem mais tecnica pra isso, marcio araujo é incapacitado

    • Creio que eles estam no time titular até os outros que são melhores ou que serão contratados estejam respectivamente em condições físicas ideais;;quero ver o mancuello entrado se ele irá manter o MA – não aguento mais esse tal de jogador entre as duas linhas de 4 sendo que este tal não tem boa saída de bola!!!

      • Compartilho da sua opinião

    • Nenhum dos dois serão titulares. Seriam bons…gandulas.
      Devem estar aguardando o Diaz retornar de férias para verificar se a lesão dele evoluiu para melhor.
      O problema maior é encontrar jogador bom e barato como querem o Flamengo. Espero que tenha sorte nesse ano pq de 2013 há 2015…

      • férias? que férias? DIaz já foi amigão!

      • O Diaz já fechou com outro time cara

Comentários não são permitidos.