A casa do Flamengo em 2016: Ítalo Del Cima e Luso Brasileiro

Compartilhe com os amigos

Salve Nação Rubro-Negra, estamos de volta para mais um capítulo da série “A casa do Flamengo em 2016” e hoje trataremos de dois estádios que são cotados para serem essa casa. Um localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e com maior chance de uso, o estádio Ítalo Del Cima em Campo Grande e o outro na Ilha do Governador e também com chances de uso, o estádio Luso Brasileiro da Portuguesa-RJ.

Sem mais delongas, vamos ao primeiro estádio:

640px-Ítalo_del_Cima

 

 

 

 

 

 

 

Nome: Estádio Ítalo Del Cima

Apelido: –

Localidade: Campo Grande, RJ

Capacidade: 18.000 (sim, são 18 mil)

Gramado: 105 x 68 (Abaixo dos padrões de estádios reconhecidos pela FIFA)

Inauguração: 29/04/1960

Prós: Excelente localização e de fácil acesso, tanto de trem, ônibus, vans e também para carro. Ao seu redor encontramos diversos bares e até lanchonetes como Mc Donalds. As vias tanto de ida como de volta, são duplas dificultando engarramentos (apesar de que sempre tem engarrafamento em dia de jogo do Flamengo) e o estádio apesar de precisar de reforma, como visto é amplo tendo 18 mil de capacidade total (vale alertar que é arquibancada e não cadeiras, o que pode diminuir o número)

Contras: Fachada totalmente destruída, pichada e descascando. A área tem ruas por todos os pontos, mas não há estacionamento podendo haver furtos, a iluminação do estádio é péssima, no entanto que jogos do clube Campo Grande são de manhã ou a tarde. O gramado em péssimas condições deveria ser totalmente restituído e não conheço área para imprensa e cabines de transmissão, nem ao menos área VIP como Maracanã Mais.

Observações: Uma reforma sairia muito cara ao bolso Rubro-Negro, algo que já foi analisado e será feita uma reforma em cima de patrocínios e apoios estimados em 20 milhões, o projeto já está viabilizado e deve ser a casa do Flamengo até 2020. Eu fico feliz pois além de morar próximo, posso garantir, muita gente ficará feliz pois o local realmente é bom e de muito fácil acesso, um projeto de atrás dos gols ser arquibancada e aos lados cadeiras, parecido com o estádio do Horto ficaria um caldeirão.

Dando sequência, vamos ao próximo estádio:

luso-brasileiro-foto-vitor-costa

 

Nome: Estádio Luso-Brasileiro

Apelido: Estádio dos ventos uivantes (Antiga Arena Petrobrás)

Localidade: Ilha do Governador, RJ

Capacidade: 3.718

Gramado: 108 x 78 (Atende ao padrão FIFA, é até um pouco maior)

Inauguração: 02/10/1965

Prós: O estádio tem uma boa área que em caso de reforma daria para amplia-lo de uma forma incrível. Infelizmente não conheço muito do estádio, mas pelo que ouvi falar o gramado é bom, teria que passar por pequenos ajustes e que há bares em volta para os torcedores passarem o tempo antes da partida.

Contras: Poucos lugares e de difícil acesso, pelo nome ser Ilha do Governador já se tem a ideia de que realmente é uma Ilha, só tem uma entrada e uma saída que por sinal é a mesma e também há possibilidade de usar a barca vindo do Centro e de outros lugares. Tirando isso, ônibus tem poucos e vans pelo que sei também. Por ser uma entrada e saída, as ruas ficarão completamente interditadas em dias de jogos (me corrijam se estiver errado) e deverá ser feito um esquema de iluminação no local que também abriga jogos a tarde e a noite. Vale ressaltar que, em dias de fortes chuvas as ruas simplesmente ficam ALAGADAS, sim, alagadas a ponto de seu carro ficar parado e não ter como tirar ou ter acesso a ele.

Observações: Apontei muitas dificuldades mas que realmente existem, o estádio é uma excelente escolha mas seu acesso prejudica a vontade de querer um estádio lá. Irão ser gastos milhões e um estádio que será pouco utilizado ao meu ver e de pouquíssimo acesso, não é por que moro em Campo grande que estou fazendo tudo isso, mas o time de Campo Grande tem muita história, naquele estádio, já foi recebido Zico e cia e merece uma chance.

Puxei muito saco do meu bairro né? Que seja, tenho muita esperança que dê certo, confiança e também ar de positividade.

Saudações Rubro-Negras.

Cleito Junior

Twitter: @cjunior_fla

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Italo, sem dúvidas.
    O único problema seria as prováveis brigas de torcida, pq CG tem uma grande torcida vascaina. Entretanto a massa é rubronegra e o estádio tem muita história. Vagner Love quw o diga.
    CG vqv.
    Mengão vamos com tudo!

  • O que eu nunca vou entender é que, faz no mínimo 7 anos que sabiam que haveria Olimpíadas no Rio em 2016 e agora em Janeiro de 2016 ainda estão vendo aonde vão jogar. E não culpo (só) o Flamengo. Para mim a grande culpada é a FERJ. O que ela fez ou faz com todo este dinheiro que arrecada, os tais 10% de cada jogo? Por que não começou a reformar um estádio por ano, desde 2007/2008? Poderia haver hoje uns 5 ou 6 estádios em condições mínimas de jogo e ainda ficava o legado, já que ela quer fazer um campeonato com 16 times, sendo 12 pequenos, que simplesmente não tem condições de jogar num campeonato deste… Já era pra estar tudo pronto, reformado, inspecionado…. Podiam usar as estruturas para o pessoal que vem participar das Olimpíadas, como o próprio Fla fez na Gávea, com campo, vestiários, ginásios e piscina… Tudo errado! Onde tem Futebol não fizeram nada. Em Manaus um estádio novinho dando 8Mi de prejuízo por ano…Vergonha!

  • Agora, vamos falar sério.
    O Ítalo Del Cima não cabe 18 mil pessoas nem aqui nem na China!
    Na minha opinião, ali são 12 mil no máximo e olhe lá.
    Até o Chiqueiro que é bem maior que o Ítalo, o CBMERJ não deixa mais que 20 mil pessoas entrarem lá.
    Poderia caber na década de 80, quando era um futebol mais bagunçado. Hoje com esse monte de exigência que tem que cumprir eu duvido que deixem mais do que isso.
    Se eu fosse o Flamengo partia pra Volta Redonda mesmo porque é o que tem pra nós e teóricamente não gastaríamos nada pra jogar lá.

  • Ai me parece óbvio. Campo Grande. Agora, já deviam ter visto isso antes…já se sabia desse problema dessas Olimpíadas, que se perderia o maraca, Engenhão…po nessa o Fla deu mole. Agora é correr contra o tempo.
    *Por isso temos que ter o nosso estádio…não dá mais para ficar dependendo de terceiros. Um time da grandeza do Fla não pode ficar indo atrás de Estádio. NÃO DÁ MAIS.

  • GRUPO DE WHATSAPP DO FLAMENGO PRA TROCA DE INFORMAÇOES E NOTÍCIAS!

    INTERESSADOS É SÓ ME ADD.
    19 98900-9077 Fabrício. Vlw!

  • Acredito que pode chegar um flamenguista doente no poder, que, quando ver os números para se manter o maracana que é do governo. Tbm vai dificultar alguma alternativa para o flamengo. Por que o maraca sem o flamengo irá virar museu, portanto, os números são altos para se manter o maraca. Teremos essa novela por anos ainda. Até o nosso mais querido se livrar dessa dívida astronômica.

  • Estadio pra 3500 pessoas nao rola…

    • Em 2005 quando o Flamengo jogou lá, a capacidade era de 25 mil com a instalação das arquibancadas tubulares.

      • Obrigado pela informação

  • Moro bem perto de Campo Grande, e o estádio precisa mesmo de uma boa reforma. Mas quando estiver pronto, modernizado, vai ser uma excelente opção para o Flamengo fugir das taxas abusivas do Maracanã.

    • Ele fica em uma área bem tranquila de Campo Grande, pelo menos era assim no tempo que eu morava lá.

      Morei por lá muitos anos, realmente o estádio precisa de bastante reformas, está praticamente abandonado.

      É uma boa opção, só é longe né? Para a maioria dos cariocas.

      • Mas o Maracanã, em sentido contrário, também é longe para nós da zona Oeste e os rubro-negros da Baixada, e a gente nunca reclamou… rsrs

    • Exatamente Xará. O Fla já devia ter feito isso há tempos…depois vê a questão do Maraca, Arena própria com mais calma, mas tem que ter o nosso CALDEIRÃO. SRN.

  • CBF padroniza gramados das Séries A e B: 105m x 68m: ítalo del cima!

  • Não te cornetando, mas te informaram errado sobre o estádio Luso Brasileiro meu caro. O Flamengo jogou lá o Brasileiro em 2005 e ele supriu e muito bem as necessidades.
    Essa capacidade de pouco mais de 3 mil pessoas é porque o estádio da Ilha hoje só conta com a arquibancada de concreto, que é a parte social deles.

    Em 2005 foram erguidas arquibancadas tubulares atrás das duas traves e na extensão da lateral oposta a social, com isso elevando a capacidade para 20 mil pessoas.
    A Ilha do Governador é um bairro que eu gosto muito e ver o Flamengo lá novamente seria muito bom.
    Mas diante dos fatos, acho que não terá outra alternativa a não ser o Ítalo Del Cima mesmo que já tem uma estrutura “pronta”, digamos assim, e que só necessitaria de uma reforma.

  • o maracanã vai ficar o ano de 2016 sem utilização, alguém pode me responder, quero ir esse ano no rio assistir um jogo mas tenho essa duvida por causa das olimpíadas.

    • Provavelmente só lá pra setembro o estádio vai estar liberado normalmente.

  • Campo grande melhor opção

  • Cara na moral, Campo Grande.

    O ítalo del cima está em um lugar que pode oferecer otimas oportunidades de negócio para o Fla, é super fácil de chegar de trem, ônibus, vans.

    Se for paliativo enquanto o maraca está fechado, blz já vai dar um caldo.

    Mas ali da pra fazer um Caldeirão pra 40.000 cabeças com menos de trezentos milhões. Que podem sair de empresas privadas. Esse foi mais.ou menos orçamento da arena do Palmeiras.

    Basta adquirir os imóveis em torno do estádio (qualquer empresa que saiba que ali terá um estádio do Flamengo vai ter interesse em abrir loja próxima, estacionamentos etc) ampliando assim a área do estádio, muito mais fácil fazer ali do que na Gávea com aquela associação de moradores que não deixa fazer nada.

    Inclusive tem uma estação de trem atrás do Estádio, procurem no YouTube que vcs vão ver notícias sobre a estação ítalo del cima. Hoje ela está desativada, mas a população oferece demanda pra ativar porque precisa do transporte pra ir trabalhar, mas os políticos não fazem obra. Um estádio ali provavelmente irá aumentar ainda mais e tornar lucrativa a reconstrução da estação.

    • Não adianta, Eduardo Pães e Pezão…

      • Isso é verdade, Flamengo está fraco e mal representado nas esferas políticas e federação.

        Mas isso não é uma situação imutável, se chegarem pessoas bem relacionadas no Flamengo pra tocar esse projeto pode até acontecer.

  • Campo Grande…

Comentários não são permitidos.