Carlos Noval, responsável por todas as categorias inferiores ao profissional do Fla, esteve em Mangaratiba na última quarta-feira; unificação do esquema ganha corpo
O Flamengo está com um pé nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dono da segunda melhor campanha da competição e com 100% de aproveitamento em cinco jogos, pode entrar já classificado no domingo, dia em que enfrenta o Bahia, às 15h. Para isso, basta que o Sport vença o Mirassol neste sábado, às 17h. E quem está muito animado com o bom rendimento da equipe sub-20 é Muricy Ramalho, que, desde sua chegada ao Rubro-negro, comprometeu-se a iniciar um trabalho cujo principal objetivo é unificar o estilo de jogo de todas as categorias.
A integração já começou, e Muricy tem conversado com Carlos Noval, diretor executivo da base rubro-negra. Na última quarta-feira, inclusive, Noval esteve em Mangaratiba para passar informações à comissão técnica da equipe profissional. E mostrou-se empolgado com a resposta dada pelo treinador, que vem assistindo integralmente aos jogos da Copinha.
– A princípio ele tem visto todos os jogos, tivemos uma conversa antes com eles (comissão técnica profissional), passamos tudo sobre os atletas dos juniores antes da Copinha. Ele está muito empolgado, com uma grande vontade de trabalhar com os atletas da base. O feedback é muito positivo, conversa com a gente, claro que com calma. Está muito tranquilo, e o envolvimento entre as duas partes está sendo muito positivo. O entrosamento é muito bom – disse Noval.
Quem também revela satisfação com a atenção dada por Muricy à competição é o próprio elenco dos juniores. Mas Noval explica que tanto o treinador quanto ele evitam passar aos atletas quais são os destaques até então. O precaução tem como objetivo evitar deslumbramento por parte dos jovens, seus representantes e familiares.
– Tem muita conversa, a gente não fala em nomes para não ter expectativa grande em cima dos atletas e por parte da torcida, mas claro que enxergamos potencial em determinados atletas para fazer parte do elenco profissional, integrar o grupo, mas sempre com muita calma, e o Muricy é muito bom de levar os garotos nesse sentido. É um cara que chega com a toda experiência que tem, campeão brasileiro várias vezes. Uma pessoa aberta a trocar experiências e que está sempre indicando o caminho. Temos que aproveitar muito a experiência desse cara.
Não houve ainda contato entre o treinador do time profissional e os jogadores da categoria sub-20, mas na última entrevista coletiva em Mangaratiba o próprio disse que alguns dos envolvidos na Copinha serão aproveitados em breve.
– Ainda não teve tempo (de Muricy conversar com os jovens), ele chegou muito voltado para montagem de elenco (do profissional). A partir do fim de janeiro, acabando a Copa São Paulo, vai conseguir dar uma melhor padrão para tudo.
Questionado se o esquema do sub-20 já se adequou à sonhada unificação pregada por Muricy, Noval disse que o processo está em curso, porém crê numa rápida evolução, até em função de enxergar semelhanças entre o estilo de jogar dos profissionais com o dos comandados por Zé Ricardo.
– A gente varia (o esquema), fazemos o 4-1-4-1, mas já é uma coisa muito parecida do que ele quer. Não deu pra conversar e unificar o trabalho ainda, mas está tudo caminhando para isso.
Confira a campanha do Fla na Copinha 2016:
2×1 RB Brasil
5×1 Palmeiras
3×1 União Mogi
3×0 Brasília
1×0 RB Brasil
Fonte: GE
É ai que tá o trabalho. Mas tem que prensar os medalhões para assumirem a responsabilidade. Quem tem que fazer o time jogar são Guerrero, Emerson, Ederson, mancuello, Juan, Everton, Cirino…
A contratação de um zagueiro é iminente (provavelmente o Donatti) e pelo que eu vi a diretoria vê com bons olhos a subida do Ronaldo da base para suprir a carência de um primeiro volante. O elenco até então estaria fechado, pelo menos até a janela do meio do ano.
A diretoria prometeu 3 grandes reforços nível Guerrero. Até agora o único que chegou foi o Mancuello. Como consultaram até o Lavezzi e acabaram de perder o Diaz por não ter dinheiro a vista, entendo que o dinheiro para uma outra contratação desse nível deva chegar no meio do ano.
Fiz uma lista de boas oportunidades de mercado. Queria muito que a NAÇÃO fizesse campanha semelhante a que fizeram do Diaz pois a diretoria pelo menos veria a viabilidade do negócio de um dos jogadores da lista:
1. Wesley Sneijder (Galatasaray)
31 anos, 10 clássico, nível internacional e viria de graça na janela de junho. Chelsea estava interessado, mas com a saída do Mourinho, é provável que fique no time Turco. Tem contrato até meio do ano. Tem muito mercado na Europa o que dificulta a contratação, mas seria um sonho vê-lo com a camisa 10 de Zico.
2. Ever Banega (Sevilla)
Também para o setor de meio-campo, titular da seleção argentina com 27 anos. Ótima saída de bola e chegada ao ataque. Contrato se encerra em junho e pela idade e qualidade tem mercado na europa o que dificulta mas não impossibilita negociações.
3.Cáceres (Juventus)
28 anos, zagueiro da seleção do Uruguai. É banco na poderosa Juventus e poderia retornar a América do Sul. Tem contrato até 30 de junho. Muito bom zagueiro e está em uma idade boa. Poderia vir caso o Fla não encontrasse o zagueiro ideal ou o Juan tivesse um desempenho ruim nessa volta ao clube.
4. Rômulo (Spartak)
25 anos. Ótimo volante piauiense que se destacou pelo Vasco e foi vendido para a Rússia. Teve um bom começo mas teve uma lesão séria que o prejudicou bastante mas desde a temporada passada já voltou a atuar em bom nível. Seria um ótimo reforço e não teria problema de adaptação ao futebol brasileiro, além de poder gerar renda com possível venda futura (ainda é jovem). É o menos badalado da lista mas o que considero melhor negócio custo benefício!