Análise tática, estatísticas… confira como o Flamengo entra na disputa pelo Carioca

Compartilhe com os amigos

Maior campeão do Carioca, com 33 títulos, o Flamengo encontra-se repleto de reforços para o Estadual deste ano. São nove jogadores recém-chegados, mais o técnico Muricy Ramalho. Confira abaixo um raio X de como o Rubro-Negro entrará no Campeonato Estadual e leia análises especiais.

> OPINIÃO DO SETORISTA
* Por João Matheus Ferreira, repórter responsável pela cobertura do Flamengo

“O Flamengo contratou boas peças e, aos poucos, monta um elenco que pode ser muito competitivo em 2016. A equipe, entretanto, ainda precisa entender a filosofia que o técnico Muricy Ramalho deseja implantar, algo que não aconteceu nos amistosos contra Ceará e Santa Cruz. As entradas de Cuéllar, Mancuello e Marcelo Cirino no time titular têm tudo para aumentar o nível do time. Além disso, se a diretoria achar o zagueiro que tanto deseja, pode ter um plantel de bom nível para a temporada que se inicia. Atualmente, a zaga é, sem dúvida alguma, o ponto fraco. No Campeonato Carioca, o Rubro-Negro precisa esquecer os bastidores políticos e focar as atenções dentro de campo. Afinal de contas, além de ser um laboratório para a temporada, é importante disputar com seriedade e lutar pelo título. Que assim seja.”

> EDITOR OPINA
* Por Leonardo Martins, editor do LANCE!

“Após um 2015 sem títulos, a torcida rubro-negra voltou a ter esperança em ver um time mais competitivo nesta temporada. A chegada de Muricy trouxe esse sentimento ao torcedor, que também deseja ver um ano totalmente diferente de Guerrero com a camisa do Flamengo. Wiilian Arão e Mancuello têm potencial para arrumar o meio de campo, Cuéllar precisa ser ‘apresentado’. Rodinei é uma boa aposta e Chiquinho vai ter que suar a camisa para ser titular. Jorge é ‘o cara’ para a lateral, garoto promissor. O que mais preocupa é a zaga. A chegada de Juan é pouco, ele já está com 36 anos e não pode ser considerado o xerifão para a temporada. É preciso contratar um zagueiro para ser titular absoluto e, principalmente, colocar o Wallace no banco.”

> TIME BASE

Flamengo - campinho

> OLHO NELE

* Federico Mancuello, volante/meia, 26 anos

HOME - Ceará x Flamengo - Taça Asa Branca - Mancuello (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Nome completo: Federico Andrés Mancuello

Data e local de nascimento: 26/3/1989, em Reconquista (ARG)
Altura e peso: 1,77 m e 75 kg
Jogos e gols pelo Flamengo: 2 jogos e nenhum gol
O que esperar do jogador no Carioca?: “Acima de tudo é preciso ter calma, pois é provável que passe por um período de adaptação ao futebol brasileiro nos primeiros meses. Mostrou qualidade nos amistosos no Nordeste, sobretudo contra o Ceará. Dá para apostar bem nele.” (Análise de João Matheus Ferreira)

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Flamengo melhorou ontem por um motivo principal:A saída de bola passou a ser feita com Willian Arão e não com Marcio Araújo. Ficou muito evidente, a entrada do cirino melhorou, mas quando o Arão veio fazer a saida é que o Flamengo começou a ter mais presença ofensiva, o time conseguiu sair de trás.

  • Ontem ficou evidente o papel do Arão no time montado pelo Muricy. Conseguiu roubar boas bolas no campo de defesa do CAM, iniciando aqueles contra ataques mortais que pegam a defesa toda desarrumada. Esse tipo de papel em campo é importantíssimo. Canteros não tem, não teve, e nunca terá velocidade pra isso. As capacidades dele são outras. O Arão não conseguiu ser efetivo a maior parte do jogo ainda, está em p´re temporada, mas é mais privilegiado fisicamente que qualquer outro, é evidente.

    Além disso, nenhum deles jogará de primeiro volante. Ali é Cuellar ou MA, infelizmente. Torço pro Ronaldo se estabelecer nos treinamentos e durante o Carioca.

    Ederson: Pra mim, em forma, zero bala, resistente a pancadas, é o melhor reforço pro Brasileiro. Por mim, pode ficar o carioca inteiro se recuperando, colocando titânio na perna, o que quiser. Fica na academia, mas quando volta, que voe, por que futebol tem demais. Faz gol, é eficiente e banca o Sheik.

    Cirino: Entrou e mudou o jogo. Que continue assim, muito boa participação. Apenas pra contrapor: pare de forçar faltas que não existem. Fica chato, todo mundo sabe que não foi falta e tu fica lá reclamando. Tirando isso, “boa muleque!”. Finalmente.

    SRN!

    • Só falta o Wallace e embora!!!!

  • A Base do time apresentada é, além da mais provável na cabeça do nosso comandante Muricy, me agrada bastante, mas eu ainda acredito no Ederson, principalmente após este trabalho intenso de fortalecimento muscular que nossa fisiologia está fazendo com a alta tecnologia que finalmente chegou ao Flamengo (fazendo jus a grandeza do Mengão com tecnologia de ponta). Acho que ele tem vaga nesse time se ficar bem fisicamente e, infelizmente, acho que o Sheik esquenta o banco se o Cirino continuar crescendo como neste início de temporada, mas temos que aguardar pra ver, pois temporada passada começou bem e sabemos como se desenrolou… Sheik como sempre raçudo, mas com rendimento técnico abaixo do seu padrão… Como todos nós Flamenguistas sabíamos, porém não queríamos aceitar/acreditar, um dia a idade do Sheik iria pesar…. e se a proposta da China e/ou dos Emirados chegar de novo com já foi especulado, acho que fazer um caixa com Sheik vai ser uma boa… Digo isso com muita tristeza, pois gostaria de vê-lo encerrar sua carreira na Gávea…

    • Infelizmente. Também confesso ser fã, e ter mais paciência por gostar da identidade dele.

      • Ruan, Emerson Sheik ainda vai melhorar a parte técnica.. O que me preocupa é a parte física… Torcedores desatentos pensam que ele corre demais, mas ele corre muito quando a bola está em disputa direta por ele. Quando trata-se da recomposição defensiva ele claramente se poupa para aguentar a partida inteira. Basta observar ele sem a bola. Ele recuperando a parte técnica pode ser muito útil, principalmente em jogos decisivos… Só não concordo dele jogar o jogo inteiro. Ele deveria dar o máximo durante o tempo que aguentar e depois então ser substituído.

        • Precisamente Adriano, o Sheik se entrega muito sim, porém isso se dá quase que por unanimidade quando o flamengo está atacando, taticamente ele deixa o lado esquerdo do campo desprotegido por não dá combate além do meio de campo… Quando coloco ali em cima que a idade do Sheik está pesando, é precisamente por este aspecto tático que é fundamental pra nossa defesa (já frágil o suficiente) ainda mais desguarnecida.

          • Glauco, soma-se a isso o fato agravante do Jorge ser muito ofensivo e deixar repetidas vezes espaço nas suas costas. Isso o Muricy vai ter que corrigir. Se Jorge não melhorar nesse quesito eles tem que montar um esquema para suprir isso

      • Pois é… Mas por mais difícil que seja para nós torcedores, seria melhor pro Flamengo…

    • Glauco, eu acho que se os dois goleiros corresponderem não deveria existir um titular. Eles deveriam estar se revezando constantemente. Se não me falha a memória a seleção brasileira já fez isso em uma copa do mundo, ou nas eliminatórias, não lembro ao certo.

      • E esta é na verdade a atual política do Barcelona, alternando o Bravo e Ter Stegen nas competições. Acho muito válido também, até para que, em caso de lesão de um, o outro estará com ritmo de jogo para assumir todos os jogos…

  • Além desse time base aí na matéria, ainda temos Éderson, Kayke, Canteros, Ronaldo, Éverton, Alan Patrick, Vizeu, Léo Duarte, Muralha, todos com potencial pra ser titular caso joguem o mesmo futebol de outros tempos, exceto os da base que eu citei, estes devem ser colocados aos poucos e ganharem posição com méritos assim como o Jorge que chegou jogou mais que os outros e ganhou a vaga, vejo o Fla com um dos melhores elencos do Brasil se contratar um Zagueiro, lembrando que os dois melhores nessa posição no Brasil em 2015 já foram embora.

  • O problema de transição continua firme e forte. Primeiro tempo do Flamengo nesse sentido foi péssimo, como no ano passado.

    O Sheik, embora tenha bons momentos, compromete muito o sistema defensivo. Não deveria ser titular. Volta e meia fica andando em campo, mesmo em contra-ataques.

    Esse problema de posse de bola só vai acabar quando o meio campo tiver jogadores que seguram a bola com qualidade.

    Meu time titular até o momento seria:

    PV; Rodinei, Wallace, Juan, Jorge; Canteros, Cirino, Willian Arão, Mancuello e Ederson; Guerrero.

    O que mudou para melhor foi o sistema defensivo, aplicação tática dos jogadores melhorou muito. Não fosse isso, o Gabriel não estaria ali em cima da linha naquele momento.

    Tem muito para ser feito mas acredito no Muricy.

    • Pelo menos eu vejo melhorias no time. Antigamente o time jogava sempre da msm forma e os erros nunca eram corrigidos, já com o Muricy, não, nossos erros foram sendo corrigidos ao longo do jogo, no segundo por exemplo, percebe-se que teve dedo no Muricy, pois, como q o time do nada vai colocar uma marcação mais compacta, pressionar o adversário e uma transição melhorada?Então é isso q eu digo, os nossos erros vão sendo corrigidos, e aos poucos vamos ver melhoras.

      • Ontem ficou evidente o papel do Arão no time montado pelo Muricy. Conseguiu roubar boas bolas no campo de defesa do CAM, iniciando aqueles contra ataques mortais que pegam a defesa toda desarrumada. Esse tipo de papel em campo é importantíssimo. Canteros não tem, não teve, e nunca terá velocidade pra isso. As capacidades dele são outras. O Arão não conseguiu ser efetivo a maior parte do jogo ainda, está em p´re temporada, mas é mais privilegiado fisicamente que qualquer outro, é evidente.

        Além disso, nenhum deles jogará de primeiro volante. Ali é Cuellar ou MA, infelizmente. Torço pro Ronaldo se estabelecer nos treinamentos e durante o Carioca.

        Ederson: Pra mim, em forma, zero bala, resistente a pancadas, é o melhor reforço pro Brasileiro. Por mim, pode ficar o carioca inteiro se recuperando, colocando titânio na perna, o que quiser. Fica na academia, mas quando volta, que voe, por que futebol tem demais. Faz gol, é eficiente e banca o Sheik.

        Cirino: Entrou e mudou o jogo. Que continue assim, muito boa participação. Apenas pra contrapor: pare de forçar faltas que não existem. Fica chato, todo mundo sabe que não foi falta e tu fica lá reclamando. Tirando isso, “boa muleque!”. Finalmente.

        SRN!

    • Seu time no momento jogaria com 10 amigo, porque no momento Ederson não estã a disposição. Qual seu motivo para Canteros ser titular de primeiro volante e não Cuellar?

    • Edson, nem vou comentar sobre o Sheik.. Eu escalaria quase o mesmo time que você, modificando apenas o Cuéllar no lugar do Canteros (é claro que isso, se o Cuéllar se adaptar e jogar bem). Enquanto Ederson não jogo prá mim seria o A. Patrick. Canteros vai ser útil, afinal campeonato brasileiro dificilmente se tem a disposição todos os titulares, então ele pode substituir o Arão ou Cuéllar.

    • Apesar de tudo, quando o elenco estiver todo disponível, eu não escalaria Sheik de titular.

      Prós: Chama a marcação e abre espaço, cria boas jogadas ofensivas, costuma dar assistências e fazer alguns gols, ainda tem velocidade pra atacar.

      Contras: tenta muitas jogadas individuais e perde a bola na maioria, não recompõe a marcação acompanhando o lateral, tem fôlego limitado a 45 minutos.

      De titular eu escalaria o Alan Patrick com liberdade no ataque.

      Prós: Visão de jogo, bom passe, tem uma ótima finalização, fornece muitas assistências, tem a juventude a seu favor, mantém intensidade nos 90 minutos, bom cobrador de faltas, marca e desarma mais.

      Contras: as vezes some do jogo, não mantém o alto nível com regularidade, oscila bastante.

      Enfim, todos têm prós e contras, mas na minha opinião Flamengo ganha mais com Alan + Cirino e Guerrero. Sheik e Ederson seriam as “armas” secretas.

      Segue imagem da escalação.

  • Apesar de ser materia do lance, foi uma analise bem correta! Um dos poucos que sabe o que o Muricy deseja do time para a temporada.

  • Só para lembrar. Esse meio ainda tem Alan Patric que, apesar das quedas ano passado e do bonde da Stella, foi nosso melhor jogador.

    • Sempre procuro deixar esse ponto de vista também. Ele dentro desse time, se jogar o que jogou ano passado, larga na frente do Mancuello e de qualquer outro. Jogou muito bem ao lado de MA e Canteros.

      Com o Muricy, ele não vai jogar junto com o Argentino. A não ser em jogos pontuais, em que o time esteja totalmente organizado, com as linhas próximas, com intensidade o jogo todo. Até lá, ou um ou outro, ao lado do Arão (que também me agrada bastante pelo espírito moderno de apoio e defesa)

Comentários não são permitidos.