Os números consolidados do Ibope da final da Copa São Paulo de juniores, divulgados nesta terça-feira (26), confirmam a audiência extraordinária registrada pela Globo com a transmissão de Corinthians e Flamengo.
Em São Paulo, a emissora marcou 15 pontos, um crescimento de 8 pontos (ou 114%) em relação à média no horário nas últimas quatro segundas-feiras. No Rio, o jogo deu 14 pontos, um aumento de 4 pontos (ou 40%) em relação à audiência do horário (“Bem Estar”, “Encontro com Fátima Bernardes” e parte do noticiário local).
O fato de a partida envolver os times com maior torcida no país certamente contribuiu para esta audiência. Em 2014, exibindo Corinthians x Santos, a Globo registrou média de 11 pontos em São Paulo. No ano seguinte, com Corinthians x Botafogo (SP), a audiência foi de 12 pontos.
A audiência da final da Copinha coloca mais lenha numa fogueira polêmica: a divisão dos direitos de transmissão pagos pela Globo aos clubes. No momento em que vários deles reivindicam uma distribuição mais equitativa, Corinthians e Flamengo encontram no Ibope de segunda-feira um argumento em defesa da ideia de que os times que têm maior torcida e dão mais audiência merecem ganhar mais.
Desde a implosão do Clube dos 13, em 2011, a Globo passou a negociar com cada clube individualmente, e não mais em bloco, como ocorria. Esse procedimento beneficiou justamente Corinthians e Flamengo, aumentando a distância da cota que recebem dos valores dos demais.
Os contratos individuais levam em conta a audiência que os clubes proporcionam e a venda de pacotes de “pay per view” (ao adquiri-lo, o cliente revela para que time torce).
O modelo inglês é sempre citado nestas discussões. Na Premier League, a distribuição de direitos obedece a três critérios: 50% do total é igual para todos os clubes, 25% segue a colocação da equipe na temporada anterior e 25% é de acordo com a audiência.
Para diminuir a diferença que os separa de Flamengo e Corinthians, os outros clubes falam da necessidade, primeiro, de a Globo exibir as partidas de forma mais equilibrada. O blog do Rodrigo Mattos mostrou no UOL Esporte que o Palmeiras, em 2015, foi o grande clube paulista que menos teve jogos transmitidos pela Globo apesar de ter se classificado para duas finais do Paulista e da Copa do Brasil.
Se a Globo expõe menos um determinado clube, é natural que ele tenha menos audiência que outro visto com maior frequência. Por outro lado, a emissora tem números para mostrar que alguns times produzem resultados no Ibope melhores do que outros. Foi o que aconteceu, mais uma vez, na final da Copinha.
Fonte: UOL
Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Ídolos do Flamengo, Gabigol e Adriano Imperador trocaram elogios nas redes sociais De ídolo para…
Ver comentários
Não tem o que se discutir. NADA. Flamengo maior torcida e maior cota, curica a segunda. Tudo dentro do normal.
Não tem como pagar cotas iguais para todos os clubes, isso é capitalismo, paga pra quem te dá mais retorno, a Globo é uma empresa, que visa lucro, e tem o direito de pagar o quanto quiser para cada clube.
Nessas horas os malandros viram até comunistas...
Seria a mesma coisa q associação dos artistas de Hollywood, obrigar a Robert Downey Jr.(ator mais bem pago em 2015)a dividir seu cache C todos atores secundário e figurantes.Ou um cantor,tenha q dividir seu cachê C a banda de apoio(afinal sem banda não dá p tocar sozinho tbm).Gostaria q o Boa Esporte (time de empressario)subisse p série A,e quisesse receber igual a um Grêmio, Florminenc.Aí eles seriam contra cotas divididias ,certo?
kkkkkkkkk Se fode aí otários paulistas e cariocas(leia-se vascú e bostafogo) os primeiros se aliaram a CBF em conjunto chegando a dizer que o presidente interino (coronel) tinha capacidade para administrar o futebol brasileiro (Paulo Nobre) sendo que o mesmo nem sabe o que é uma liga de futebol kkkkkkkkkkk e os segundos aliando se a FFERJ e sua corrupção escancarada, vocês tem mais é que se foder bonito, é agora que nós vemos quem é que está do lado correto e vocês optaram pelo lado errado, a melhor coisa da liga é a presença do Flamengo que é a maior torcida do Brasil, os outros clubes entenderam isso e vocês não, então se fodam junto com seus torcedores que apoiam vocês e torcem pelo fracasso da primeira liga, sem liga a cota é individual e a globo e o E.I. pagam o quanto eles acharem melhor e para quem eles quiserem, enquanto isso os torcedores otários acreditam que o fracasso do clube deles é devido a cota. kkkkkkkk
É má administração mesmo, podem ganhar 1 bilhão que vão gastar 2 bilhões e depois vão arrumar outro bode expiatório (administração anterior, cota defasada, CBF, etc)
SRN #boicoteaocarioca #juntospelaprimeiraliga
bem estar e encontro com fatima bernardes... coloco x-men e dragon ball(classico) e me divirto bem mais que ver essas atrocidades