Band em crise? Eu acho pouco

Há alguns dias atrás surgiu a notícia de que o canal de TV aberta, a Band, cancelou as transmissões do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil devido à uma crise financeira. Uma notícia que não é lá muito importante para os rubro-negros, já que a maioria não assistia as porcarias de transmissões dessa emissora, mas para alguns ficou o gostinho de prazer e satisfação.

Para falarmos da Rede Bandeirantes de Televisão, temos que voltar no tempo e falar de uma época gloriosa do canal. Nos anos 80 e 90, a Band era o “Canal dos Esportes” na televisão brasileira, era esporte em quase toda a programação diária, uma verdadeira pioneira nesse quesito. Falo dessa época da Band com carinho, pois foi em 1999, com apenas 13 anos, que assisti uma final que marcou minha vida. O jogo era Flamengo e Palmeiras, final da Copa Mercosul, de um lado uma equipe recheada de jogadores consagrados, como Paulo Nunes, Velloso, Arce, Asprilla, Zinho, Alex e cia, e do outro estava minha paixão, o Flamengo que vinha desfalcado de seu principal jogador, Romário, que havia sido afastado por indisciplina. Dois jogos incríveis, o primeiro no Maracanã, terminou 4 a 3 para o Flamengo, e  no segundo um empate em 3 a 3, com um gol no último minuto de Lê, e mais um titulo indo para a Gávea. Lembro está sentado em frente à aquela televisão com a imagem tremula, ouvindo as narrações de Luciano do Valle e com comentários de Rivellino, aquilo foi muito importante para o meu fortalecimento como rubro-negro. Mas toda essa magia do canal morreria anos depois.

A Band regrediu e decidiu levantar como bandeira o maior câncer do jornalismo esportivo, o bairrismo. A emissora contratou profissionais (se podemos dizer assim) que só estão preocupados com seus interesses pessoais, ao invés da informação. Programas que se resumem apenas a falar do futebol praticado no Estado de São Paulo, e que enxergam o restante do país como uma irrelevante partícula do futebol brasileiro. E nessa filosofia é que entra a bandeira da “corintianização” do futebol nacional, bandeira essa, que tem como principal empecilho o Clube de Maior Torcida do Brasil, o Flamengo. Aliás parece que virou regra nos programas esportivos, que todo o corintiano tem que ser anti-flamenguista.

Coincidência ou não, a emissora se apequenou totalmente quando contratou um ex-jogador chamado Neto. Esse sujeito é o espelho de um jornalismo injusto, medíocre e arrogante. Neto é o simbolo do bairrismo e do clubismo na televisão brasileira, mais parece um funcionário do Corinthians do que um comentarista de futebol nacional. Chega à ser engraçado ouvirmos o nome do clube paulista seguidamente em transmissões de jogos da Liga dos Campeões da Europa, não há nenhum limite para esse senhor exibir seus desejos pessoais, nenhum mesmo! Inclusive no fantástico mundo desse individuo, o Corinthians é a maior torcida do Brasil e teve 50 mil corintianos no Japão, para vermos como é fértil a imaginação desse senhor. E o curioso é que sua defesa sempre se baseia na frase “é minha opinião”.

Mas Neto é só a cereja desse bolo de mediocridade, a emissora também conta com comentaristas do mesmo naipe de profissionalismo, como Milton Neves, Paulo Morsa, Ronaldo Giovanelli, entre outros.

Uma emissora que se limita apenas à um único estado, que não explora o potencial enorme que tem o futebol brasileiro, que não luta contra um jornalismo parcial, que ignora, persegue e insulta o Maior Clube do Brasil, não tem que entrar apenas em uma crise, e sim decretar falência. A Band deveria deixar o futebol apenas para as emissoras competentes, porque o “Canal dos Esportes” não existe mais.

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.

rodrigo.ferreira@colunadofla.com

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ótimo texto.
    Verdade mesmo, a Band já foi um canal de esportes de alto nível, mas se "paulistou" e ficou medíocre.

    Já mandaram o Neto embora? Me avisem pra eu comemorar.

    • Melhor ele ficar lá mesmo! Apaguei essa merda de canal da minha tv.
      E ainda pode acontecer de algum iluminado de outra emissora contratar esse merda...

      • CARA NAO DUVIDO NADA QUE UMA RECORD DA VIDA O CONTRATE ACHANDO QUE ELE E POLEMICO E ANTI FLAMENGUISTA E QUE VAI GANHAR AUDIENCIA COM ISSO , AINDA BEM QUE TENHO TV A CABO RSRSRSRS

    • Lembro quando o Neto e o Ronaldo goleiro falaram do Seedorf no Corinthians e o Tiago Leifert desmentiu. Aí os caras ficaram zoando ele, Ronaldo até disse o cara nunca pisou no gramado e quer saber mais que a gente, como se jornalista esportivo precisasse ser ex jogador. Esse é o nível de "jornalistas" que eles buscaram, só estão colhendo o resultado.

    • NA VERDADE ELE INDO CONTRA O FLAMENGO ELE ESTARIA ATRAINDO TODA A AUDIENCIA DOS ANTIS QUE REALMENTE SAO MILHOES , MAIS NEM TODOS OS ANTIS SAO BURROS E TEM PESSIMO GOSTO NE ? RSRSRSRS

  • Isso que dá dar preferencia ao segundo com maior torcida do brasil e pior, criar uma rivalidade entre torcidas que sempre se apoiaram como a do flamengo e corintians!

  • tenho medo de acontecer isso com a ESPN, apesar de ser uma boa emissora, ta indo pelo mesmo caminho, so da assunto pra clubes de São Paulo e ignoram o maior do pais, so que eles ainda tem o respaldo por serem da tv fechada

    • Não acho isso da ESPN, o Mauro Cezar se dedica exclusivamente aos clubes do Rio, e nao vejo ninguém puxar muito para um clube por la

    • Também tenho essa impressão da ESPN. Nos últimos anos o canal prioriza demais os clubes de São Paulo, em especial Palmeiras e Corinthians. Ainda gosto e assisto os programas, mas já está incomodando.

    • Também acho que na ESPN não exista essa coisa de bairrismo. Canal muito bom e imparcial.

    • A ESPN adotou bairrismo sim,veja o tempo q comentam times de SP(entre 45 a80 mnts).Hj só vejo SporTV. Mesmo tendo fox lixo e a decadente ESPN.

      • Eu vejo muito o Seleção Sportv, porém, esse ano fiquei um pouco decepcionado com o programa.. Falaram muito de Corinthians, tudo bem que tinham o que falar, mas não tinha mais nada a falar de nenhum clube? No meio do assunto sobre qualquer outro clube, entrava o assunto Corinthians do nada e não paravam de falar. Espero que melhore esse ano..

    • Não acho que a ESPN tenha bairrismo, eles são imparciais, quando os times paulistas são notícias eles noticiam, quando são os cariocas eles tbm noticiam, e o Mauro Cezar pereira é de uma imparcialidade incrível, quando é pra elogiar ele egolia, tbm quando é pra descer a madeira, sai da frente. SRN

      • Eu entendo o amigo Felipe, nota-se que realmente a Espn fala um pouco mais de clubes de São Paulo, pois a maioria dos comentaristas são de lá, mas acho que está muito longe do que é apresentado na Band!! É só vc notar que quando o Mauro Cezar está, eles falam mais dos cariocas, acho que por uma questão de respeito ao profissional!!!

    • Não entendo assim. A ESPN é muito boa no jornalismo esportivo. Curto muito seus programas. Principalmente o sportcenter 3 edição. O melhor na minha visão

  • Eles acham que o estado de São Paulo sozinho sustentam uma emissora. Está aí o resultado que sirva de lição para aquelas que estão trilhando o mesmo caminho. Só se esqueceram que o Flamengo é a quinta maior torcida do estado de São Paulo.

    • Quinta, que as vezes fica em quarta. E como ter um carro veloz e não passar de 80 por hora, o Brasil cheio de potencial e os caras se limitam apenas à um estado!

  • Ando preocupado tb com a Espn e a Sporv, que possuem em seus quadros mais paulistas do que cariocas. A fox ainda tenta equilibrar mais. A Band morreu para mim desde que o Neto foi contratado.

    • depende do programa da fox, pq o fox sport radio, é so sao paulo

  • UÉ... TRANSMITAM SO DO CURINTIAA... JA QUE SO FALAM NELES... SE VIREM COM ELES... E VAMOS VER QUEM DA AUDIÊNCIA

    • Concordo, mas o Milton Neves tem um programa uma vez por semana!

  • Assino embaixo, a Band não é nem metade do que já foi, o então canal dos esportes está respirando por aparelhos devido a péssimas contratações que dão asco ao telespectador.

    SRN #boicoteaocarioca

    • Ai eu pergunto, será que a ESPN, uma TV planetária, que tem os direitos das Olimpíadas, transmitirá esse mega-evento da sede em São Paulo, e não virá in loco, só por ser no Rio de Janeiro?. Só falta isso!.

      • Cara a ESPN está passando por uma crise financeira, parece que o tio patinhas (os donos The Walt Disney Company - 80% Hearst Corporation - 20%) reduziu a grana tanto que houve demissões em massa no final do ano, além da perda da UCL, sem contar que a sucursal do Rio Foi desativada.

        LInk: https://otvfoco.com.br/espn-brasil-demite-34-funcionarios/

        • Essa sua informação, só nos dá uma certeza.O futebol Brasileiro cada vez mais, será "exclusividade" da tal Globo. Pois a nanica Band nem mais fará de conta que é concorrente da Globo. E os torcedores terão de continuar esperando o final da novelinha do momento, para poder assistir aos jogos.

Notícias recentes

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje contra o Bauru, pela Superliga Feminina de Vôlei

Sesc-Flamengo x SESI Bauru acontece nesta sexta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília) A bola…

22/11/2024

Partida entre Flamengo e Fortaleza é ‘jogo de 6 pontos’ no Brasileirão

Flamengo e Fortaleza se enfrentam na terça-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro O Flamengo se prepara…

22/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 22/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 22 de novembro O Flamengo se prepara para…

22/11/2024

Pulgar se aproxima de marca histórica no Flamengo enquanto discute renovação de contrato

Volante chileno está próximo de completar 100 jogos pelo Flamengo Um dos titulares absolutos da…

22/11/2024

Chuva de bolas na rede? Flamengo x Fortaleza tem média de 3 gols por jogo

Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024