Botafogo já fez o que o Flamengo queria e não levou ‘pito’ da Globo

Compartilhe com os amigos

O Flamengo queria disputar o Campeonato Carioca de 2016 com um time reserva, usando seus jogadores principais na Liga Rio-Sul-Minas. No entanto, após pressão deTV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Estadual, o clube rubro-negro mudou de ideia e, em comunicado, avisou que jogará o Cariocão também com os titulares. Situação parecida já aconteceu com o Botafogo, há dois anos, mas, na ocasião, a rede de televisão não deu bronca no clube.

Em 2014, o time da “Estrela Solitária” voltou a disputar a Libertadores depois de um longo hiato. Apesar de ter recém-perdido o craque Seedorf, que se aposentou e foi trabalhar como técnico no Milan, o Bota resolveu apostar todas as suas fichas na competição continental, e escalou apenas reservas durante a maior parte da disputa do Estadual.

A TV Globo, porém, não fez nenhum tipo de pressão à época, e o Botafogo pode se valer de sua estratégia normalmente. Assim, os titulares jogaram apenas o clássico contra o Flamengo. Na maioria dos outros jogos, inclusive contra Fluminense e Vasco, só reservas foram utilizados.

Ao todo, o Bota usou os suplentes em 12 das 15 partidas que fez naquele Estadual.
Já o Fla foi notificado formalmente pela emissora, e teve que mudar totalmente seu planejamento.

“Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, o C.R. Flamengo recebeu comunicado formal da Rede Globo determinando que a posição adotada pelo clube [usar reservas no Estadual] fosse revista, com fundamento no contrato de transmissão do Campeonato Estadual assinado pela FERJ e pelos clubes em 2010 e que se encerra neste ano de 2016″, escreveu o Fla, em trecho de comunicado divulgado em seu site oficial.

A equipe de General Severiano, porém, fracassou tanto no Carioca quanto na Libertadores ao usar a estratégia de ter dois times distintos.

No torneio continental, o Botafogo foi eliminado ainda na primeira fase, terminando na lanterna de um grupo que tinha San Lorenzo-ARG, Unión Española-CHI e Independiente Del Valle-EQU.

Já no Cariocão, o time ficou num modesto 9º lugar, atrás de equipes como Cabofriense, Boavista, Friburguese, Macaé e Nova Iguaçu, ficando de fora das semifinais após uma década.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • comparar o Fla com o Bota é brincadeira.. e tb a direção da globo mudou ano passado.

  • O FLA tem que bater o pé e afirmar o que disse, na minha opinião a GLOBO depende muito do FLA, sem o FLA, a GLOBO tem pouca audiência.

    Independente de qual time vai jogar, eu não assisto o CARIOCA, não vou ao estádio, SALVO os clássicos, semi e final, se depender de mim a GLOBO não terá audiência. QUERO QUE A FERJ e o VASCO vão pra PDP!

  • UMA COISA É TIMEQUINHO E OUTRA BEEEEEEM DIFERENTE

    É TIME GRANDE!!!

    #SRN

  • São situações diferentes. Botafogo estava na Libertadores que é o produto mais valioso da Globo no primeiro semestre. Não havia conflito de interesses, muito pelo contrário, era interesse da Globo o Botafogo forte na Liberta porque obviamente atrairia audiência.

  • Existem outros interesses em jogo além do nosso ódio a FEDE ao Roubão e ao Euvírus. O problema é que temos ai um grande problema mesmo, não sei se pode se desfiliar e desfiliação também é um grande problema para a marca, mudar os Regulamentos e os procedimentos dessa FEDE não pode porque quem decide lá dentro são os pequenos que vivem na mão do Presidente picareta. Não sei qual é a solução e desfiliação pra mim não seria a melhor mesmo mas deve haver algum outro meio de livrar a Federação da influência deste dois marginais e o tempo há de dizer.

  • Meu Deus nem acredito q li isso! Pior matéria, coisa de idiota. Mt falta de lógica! É só vc comparar o quanto a Globo lucra com audiência de jogos do Flamengo e comparar com jogos do botafogo, é obvio q a diferença e grande! Ate uma criança vê isso! A globo ta pouco se importando se vai deixar de transmitir jogo do bota com time principal, não vai ter audiência do msm jeito! Com o Fla não, o Fla tem uma torcida enorme e é claro q todos iriam assistir com o time principal e a globo perderia mt audiência. Matéria horrível, sem logica.

  • Do bostafogo para o Flamengo há um pequena diferença de 35 milhões de torcedores, mas não tem problema não, quem faz a diferença somos nós torcedores se a torcida boicotar o campeonato como já estão fazendo (conheço flamenguistas que já estão cancelado o PFC), não vai ter audiência assim também não vai ter renovação de contrato com a FFERJ e o roubinho e o capitão bacalhau da Sibéria vão se FUFU. Sinceramente alguém acredita na lisura deste campeonato carioca? Quem vocês acham que vai ser campeão novamente? com certeza haverá muitos mais pênaltis duvidosos para o vascú, além de mudanças de locais de partidas e punições injustas aos jogadores adversários, tudo para agradar o capitão bacalhau da Sibéria. Segundo alguns jornalistas a globo está por trás da desorganização da 1ª liga, sinceramente não duvido, ela não vai entregar o monopólio de graça. Vamos fazer a nossa parte.

    SRN #boicoteaocarioca

  • Pô gente, é fato que o Flamengo tinha contrato de televisão em pauta e tinha que cumpri-lo. A intenção do clube é expor o seu descontentamento com a federação, tornar isto público, e conseguimos.
    Na Liga teremos três jogos na primeira fase com datas bem espaçadas, logo para um primeiro trimestre, precisaríamos de mais jogos para formar a equipe, aí entra o Estadual.
    Portanto, com mais jogos consolidamos o esquema e deixamos a equipe mais próxima do ideal para o Brasileiro e fases mais finais da Copa do Brasil.

  • Não estou defendendo tal diretoria ou não, mas o Wallim na eleição deixou bem claro que teria que reatar com a FAERJ por conta de contrato, aí foi uma campanha midiastica contra ele, mas ele falou e o EBM não pura campanha pra se reeleger.

    • Cara, Wallin disse muitas verdades que o povo desacreditou por simples preferência política. A questão dos patrocínios, bilheteria, Primeira Liga, tudo isso o Wallin já tinha adiantado, e sinceramente, não precisava ser empresário de sucesso como eram os caras da chapa verde pra antecipar esses cenários. Problema é que o entendimento político do povo brasileiro simplesmente inexiste, só ver que até hoje lemos aqui no site provocações políticas. Reflexo disso é o cenário do país e o racha que tivemos no clube. Por isso esperei passar a época de eleições para começar a comentar no site. SRN

      • MAS O EBM PROCUROU A PRIMEIRA LIGA E ROMPEU COM

        A FEDERAÇÃO BEM ANTES DA ELEIÇÃO, TUDO COM O AVAL

        DO WALLIM, QUE AINDA ESTAVA LÁ, SÓ NA ÉPOCA DA

        ELEIÇÃO QUE VIEMOS SABER DESSA OUTRA “ISTÓRIA”

        CONTADA PELO SENHOR WALLIM E CIA.

  • Foda-se a globo e a ferj! Flamengo escala quem ele achar que deve jogar.

    • SE CONHEÇO BEM O MURICY ELE VAI COLOCAR O TIME QUE

      ELE ACHAR QUE DEVE, E SE FERJ E GLOBO, CONTINUAR COM

      ISSO JÁ PREVEJO:

      – REPORTER: MURYCI, NÃO TEM MEDO DA GLOBO, POR ESTA
      ESCALAÇÃO DE HOJE?

      – MURYCI: NÃO TENHO MEDO DE NINGUÉM! A GLOBO FAZ O QUE
      QUISER COM SUAS NOVELAS E EU FAÇO COM MEU TIME,
      O DIA QUE EU INTERFERIR, COM A ESCALAÇÃO DE ATORES
      EM SUAS NOVELAS, ACEITO QUE VENHAM INTERFERIR AQUI,
      ATÉ LÁ, CADA UM NA SUA.

      – E A NAÇÃO: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • E admira a ESPN publicar um texto lixo deste. Primeiro pq que é certeza q a matéria foi feita por paulista porque no Rio não existe essa palhaçada de Cariocão, é Carioca. Segundo pq se o botachoro joga com reserva, titular, mirim, ninguém vai reparar, senão meia dúzia. Agora sem o Flamengo, o campeonato quebra, os patrocínios vão embora. É tão óbvio!

  • Nossa, que matéria bosta… Por quê a Globo faz pressão no Fla e não fez no Bota? Simples, porque a galera quer ver o Fla jogar! Se o Botafogo nem participar, ninguém percebe. Mas o Flamengo dá audiência, e a globo vê cifrão nos olhos e ouve “din-din” quando o Flamengo joga, ainda mais com o time titular. Geral vai querer ver Muricy encaixando o time, vendo os novos jogadores estrearem. Olhe lá se essa solicitação não for moeda de troca pra a Globo fechar com Liga!

  • a diretoria solto o comunicado q ira jogar com jogadores titulares mas na hora eles colocam quem quiserem. acho q isso é so um estrategia para calar a Globo

  • PV, para, wallac, cezar, Chiquinho, Ma, Canteros, Alan Patrick, Everton, Kayke, Cirino

  • E so colocar o time do ano passado.

  • Jogar a LIGA e o CARIOCA será desgastante!

    • A liga terá no máximo 5 jogos durante 3 meses (isso caso o Fla chegue a final), então acho que não vai influenciar muito

      • Disse que não jogaria o CARIOCA, agora vem e diz que vai jogar? mais uma vez a FERJ e EURICO ganharam! PQP.

  • Ngn liga pro foguinho, ta explicado!

  • Vai ser tão simples colocar o time titular em campo no carioquinha. Vamos lá
    Paulo Vitor, Wallace e Dumas. Chiquinho, M Araujo Canteros e Jonas, Everton Alan Patrick Guerrero e Cirino,
    Sabemos que não é o time titular mas é o que terminou ano passado e são os reservas, tirando o Guerrero

    • colocaria o KAYKE! se for esse o time tá bom! jogar duas competições será desgastante pra início de temporada.

      • Pensei também no Kayke mas ele vai operar o joelho

    • Exatamente Sandro!!

    • Pois é. Acho que vão fazer isso.

  • Isso foi por burrice (acho que nem por burrice talvez mas sim por inexperiência) da diretoria, que falava aos 4 cantos que disputaria o estadual com um time alternativo. Mas desde quando a Globo sabe quem é reserva ou quem é titular? Há diferenciação legal na FIFA para isso? Claro q não! É so na hora o Muricy escalar um monte de reservas e isso não vai dá em nada.

  • Quem define qual será o time titular é o técnico então ele poderá implementar o rodízio de jogadores que está tão em moda atualmente sem grandes prejuízos aos jogadores.

  • “resolveu apostar todas as suas fichas na competição continental, e escalou apenas reservas durante a maior parte da disputa do Estadual”. Porra o Botinha tava na liberta mano, o que da visibilidade e compensa…isso todos os times fazem quando disputam duas, três competições de importância…nada a ver. O caso do Fla é POLÍTICA. Bem diferente, e claro que o verme da FERJ foi chorar para a Globo, que é quem PAGA, e tem no contrato uma clausula que permite que a Globo intervenha…
    *O que não impede um mistão, com 70% de reservas, novatos e 30% de titulares: Ederson, Everton, Mancuello para ir ganhando ritmo…é por ai que acho que vai ser.
    *O que não pode é voltar a trás e passar a borracha em tudo, ai EU MESMO SEREI O PRIMEIRO A CRITICAR ABERTAMENTE.

    • Botafogo tava de turismo na libertadores, depois foi eliminado, não ganho nada no carioca e ainda foi rebaixado.

Comentários não são permitidos.