O Flamengo queria disputar o Campeonato Carioca de 2016 com um time reserva, usando seus jogadores principais na Liga Rio-Sul-Minas. No entanto, após pressão deTV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Estadual, o clube rubro-negro mudou de ideia e, em comunicado, avisou que jogará o Cariocão também com os titulares. Situação parecida já aconteceu com o Botafogo, há dois anos, mas, na ocasião, a rede de televisão não deu bronca no clube.
Em 2014, o time da “Estrela Solitária” voltou a disputar a Libertadores depois de um longo hiato. Apesar de ter recém-perdido o craque Seedorf, que se aposentou e foi trabalhar como técnico no Milan, o Bota resolveu apostar todas as suas fichas na competição continental, e escalou apenas reservas durante a maior parte da disputa do Estadual.
A TV Globo, porém, não fez nenhum tipo de pressão à época, e o Botafogo pode se valer de sua estratégia normalmente. Assim, os titulares jogaram apenas o clássico contra o Flamengo. Na maioria dos outros jogos, inclusive contra Fluminense e Vasco, só reservas foram utilizados.
Ao todo, o Bota usou os suplentes em 12 das 15 partidas que fez naquele Estadual.
Já o Fla foi notificado formalmente pela emissora, e teve que mudar totalmente seu planejamento.
“Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, o C.R. Flamengo recebeu comunicado formal da Rede Globo determinando que a posição adotada pelo clube [usar reservas no Estadual] fosse revista, com fundamento no contrato de transmissão do Campeonato Estadual assinado pela FERJ e pelos clubes em 2010 e que se encerra neste ano de 2016″, escreveu o Fla, em trecho de comunicado divulgado em seu site oficial.
A equipe de General Severiano, porém, fracassou tanto no Carioca quanto na Libertadores ao usar a estratégia de ter dois times distintos.
No torneio continental, o Botafogo foi eliminado ainda na primeira fase, terminando na lanterna de um grupo que tinha San Lorenzo-ARG, Unión Española-CHI e Independiente Del Valle-EQU.
Já no Cariocão, o time ficou num modesto 9º lugar, atrás de equipes como Cabofriense, Boavista, Friburguese, Macaé e Nova Iguaçu, ficando de fora das semifinais após uma década.
Fonte: ESPN
Contra o Cuiabá, Guilherme e Matheus Gonçalves entraram no segundo tempo e marcaram para o…
Braz teve conversas com Gabigol enquanto atacante estava suspenso pela diretoria A novela envolvendo a…
Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…
Guilherme, que entrou na vaga de Alcaraz, marcou o primeiro gol do Flamengo Carlos Alcaraz…
Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…
Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…
Ver comentários
"resolveu apostar todas as suas fichas na competição continental, e escalou apenas reservas durante a maior parte da disputa do Estadual". Porra o Botinha tava na liberta mano, o que da visibilidade e compensa...isso todos os times fazem quando disputam duas, três competições de importância...nada a ver. O caso do Fla é POLÍTICA. Bem diferente, e claro que o verme da FERJ foi chorar para a Globo, que é quem PAGA, e tem no contrato uma clausula que permite que a Globo intervenha...
*O que não impede um mistão, com 70% de reservas, novatos e 30% de titulares: Ederson, Everton, Mancuello para ir ganhando ritmo...é por ai que acho que vai ser.
*O que não pode é voltar a trás e passar a borracha em tudo, ai EU MESMO SEREI O PRIMEIRO A CRITICAR ABERTAMENTE.
Botafogo tava de turismo na libertadores, depois foi eliminado, não ganho nada no carioca e ainda foi rebaixado.
Quem define qual será o time titular é o técnico então ele poderá implementar o rodízio de jogadores que está tão em moda atualmente sem grandes prejuízos aos jogadores.
Isso foi por burrice (acho que nem por burrice talvez mas sim por inexperiência) da diretoria, que falava aos 4 cantos que disputaria o estadual com um time alternativo. Mas desde quando a Globo sabe quem é reserva ou quem é titular? Há diferenciação legal na FIFA para isso? Claro q não! É so na hora o Muricy escalar um monte de reservas e isso não vai dá em nada.
Vai ser tão simples colocar o time titular em campo no carioquinha. Vamos lá
Paulo Vitor, Wallace e Dumas. Chiquinho, M Araujo Canteros e Jonas, Everton Alan Patrick Guerrero e Cirino,
Sabemos que não é o time titular mas é o que terminou ano passado e são os reservas, tirando o Guerrero
colocaria o KAYKE! se for esse o time tá bom! jogar duas competições será desgastante pra início de temporada.
Pensei também no Kayke mas ele vai operar o joelho
Exatamente Sandro!!
Pois é. Acho que vão fazer isso.
Ngn liga pro foguinho, ta explicado!
Jogar a LIGA e o CARIOCA será desgastante!
A liga terá no máximo 5 jogos durante 3 meses (isso caso o Fla chegue a final), então acho que não vai influenciar muito
Disse que não jogaria o CARIOCA, agora vem e diz que vai jogar? mais uma vez a FERJ e EURICO ganharam! PQP.
E so colocar o time do ano passado.
PV, para, wallac, cezar, Chiquinho, Ma, Canteros, Alan Patrick, Everton, Kayke, Cirino
a diretoria solto o comunicado q ira jogar com jogadores titulares mas na hora eles colocam quem quiserem. acho q isso é so um estrategia para calar a Globo
Nossa, que matéria bosta... Por quê a Globo faz pressão no Fla e não fez no Bota? Simples, porque a galera quer ver o Fla jogar! Se o Botafogo nem participar, ninguém percebe. Mas o Flamengo dá audiência, e a globo vê cifrão nos olhos e ouve "din-din" quando o Flamengo joga, ainda mais com o time titular. Geral vai querer ver Muricy encaixando o time, vendo os novos jogadores estrearem. Olhe lá se essa solicitação não for moeda de troca pra a Globo fechar com Liga!