Carioca com o time principal? Um passo atrás!

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Fomos todos pegos de surpresa semana passada com a notícia de que o Flamengo jogará o Campeonato Carioca 2016 com sua equipe principal. Certamente foi uma ocasião muito educativa, aonde fomos gentilmente lembrados que quem paga a conta dita as regras. A emissora de televisão, fundamentada pelo contrato de transmissão do campeonato, acabou por solicitar formalmente que a posição defendida pelo Flamengo durante o ano de 2015 em relação ao carioca deste ano fosse revista.

É preciso deixar claro nesse ponto que não é uma questão de ser pessimista ou “ser do contra” ao escrever essa coluna. Não havia outra posição a ser tomada pelo Flamengo nessas circunstâncias. E certamente existem pontos positivos nessa questão. Mas por uma questão de proposta essa coluna tratará de olhar o que de ruim culmina desse evento.

Nos baseando em declarações dos nossos dirigentes já vemos de cara que economicamente os jogos do carioca dão prejuízo ao clube. Em várias ocasiões, durante o campeonato passado, algum dirigente do Flamengo veio a público (coberto de razão) para reclamar. Reclamar que o campeonato não era atrativo ao público, que era danoso aos cofres do clube com seus jogos deficitários e seus borderôs maquiados…sem falar nos desmandos e absurdos cometidos pela dupla Eurico-Rubinho…tinha hora que parecia briga em feira de fruta…chegou-se a bradar que era melhor passar o tempo do carioca treinando do que se expor a jogar jogos que, no melhor dos dias, traziam lucros de bilheteria esdrúxulos. Por isso e apenas por isso, já fica bem claro o quão ruim foi para o Flamengo ser obrigado a jogar o estadual com seu time principal nas condições atuais.

Um outro ponto interessante a ser abordado é o do planejamento. Ao sermos obrigados a jogar o carioca com nossa equipe principal todo o planejamento que vinha sendo traçado por nossa diretoria para esse início de 2016 foi alterado. Pré-temporada, amistosos, preparação de 2 times, a própria Liga ( que ao meu ver vem sendo conduzida de forma equivocada e tem tudo pra dar errado…mas isso é tema pra outra coluna….). Tudo fica de alguma forma prejudicado.

Mais um ponto negativo é algo que não é apenas ruim para o Flamengo, mas sim para o futebol brasileiro: Por mais ridículo que isso possa parecer, o Flamengo ao firmar posição de não jogar o carioca e acabar sendo forçado por um poder econômico superior a mudar sua posição é um evento que será encarados por alguns como uma vitória. Uma vitória dos ímpios… de alguns daqueles que são os maiores responsáveis pela degradação do campeonato estadual. Uma vitória da mesquinhez. Daqueles que são âncoras do futebol nacional, que nos impedem de zarpar rumo a tempos melhores. Sinceramente, qualquer vitória que essa dupla nefasta tenha, por menor e mais ridícula que seja, é algo absolutamente lamentável a todos os fãs do esporte e não apenas para os Rubro Negros. ( mesmo que ambos devam se preocupar com coisas mais importantes….o frio da Sibéria, por exemplo…)

E por fim, uma questão que considero muito importante: o Flamengo saiu enfraquecido de alguma forma nessa história. Ao se manter tão firme durante todo o ano 2015 na posição de disputar o campeonato seguinte com um time alternativo e ser demovido dessa resolução tão próximo do início da competição, fica claro que essa foi uma queda de braço perdida. Mesmo que ela tenha sido decidida por uma força externa a briga, isso é algo que de alguma forma fragiliza o Flamengo nos bastidores apodrecidos desse mundo da bola. Pelo menos momentaneamente. Esse pra mim é o pior ponto. Por mais justificável que seja a postura do Flamengo em recuar (e é sempre bom repetir que de fato não existia outra atitude a ser tomada na atual situação) certas posições firmadas e que não são honradas sinalizam fraqueza…acaba por ser uma convicção perdida à vista de todos.

Mas agora é a hora de transformar o revés em força. Claro que nada disso configura uma tragédia e até acho que alguns desses fatores, se bem trabalhados, podem futuramente trazer benesses. Tudo dependerá como o Flamengo vai trabalhar isso e principalmente, de como agirá em 2017, aonde teoricamente a força do contrato não existirá mais nos moldes atuais…

Saudações Rubro Negras!!!!

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadoflamengo.com.br

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Afff!!!!!terminei de ler! Concordo!!!

    • Obrigado? Rs

      Abraços!

  • A triste realidade é que a diretoria não tem força nos bastidores do futebol.

    • As vezes também tenho essa impressão…

      Abraços!

    • Ferreira! Contrato é contrato… Não é certo nem errado, eh o combinado! Pode ter certeza q essa diretoria já é e será a mais influente… Pois somos os maiores! Não sejamos imediatistas… A globo q mudou o discurso… Teria aceitado os reservas e dps mudou de idéia! SRN

      • Beleza, se está no papel tem que cumprir

        Diretoria deveria ter ficado calada ao invés de ficar dizendo que vai com time alternativo, agora vão fazer papel de bundão tendo que voltar atrás…

        “Ah, mas em 2017 eles vão ver” dane-se isso, Bandeira passou 2015 todo dizendo que iria pro carioca 2016 com time alternativo e agora levou na cabeça.

        Fraca, diretoria não tem influência. Podem ter várias coisas boas, mas nesse ponto não. E no futebol vamos ver se aprenderam, porque até aqui meteram os pés pelas mãos várias vezes.

        • Blz

        • Meu pensamento vai de encontro a isso que você escreveu em diversos pontos…

          Abraços

  • não e passo atras companheiro, pode ser um meio de conseguir mais socio, coloca o jogos livres para os socios e a ferj não vai ganhar os 10% da renda. e so saber trabalhar

    • Tudo depende de como o time trabalhar a situação… Isso eu concordo.

      Mas que foi um baque…ah eu achei….

      Abraços!

      • Luiz, pode ter certeza de uma coisa, o muricy deve ter gostado… Mais jogos pra preparar o time… Eu não gostei…

        • Tudo na vida tem prós e contras… Certamente tem coisas positivas a serem exploradas nessa história toda….

          Abraços!

  • É obrigação do mengão ganhar esse campeonato, porque se perder com o time principal que tanto queria poupar aí sim será vergonha!

    • Carioca não eh parâmetro pra nada…esse pensamento seu eh tudo q o Eurico e o Rubinho querem ouvir… Foda se esse campeonato de merda… Q seja usado pra entrosar o time… Quero ganhar título de verdade… Deixa essa merda de taça pros nanicos… SRN

      • Eu sei que o carioca é título pequeno, e é por isso que é obrigação ganhar. E sim, será um belo amistoso pra treinar o entrosamento do time.

  • Um passo atrás mais para da 2 a frente ano que vem, por que esse e o ultimo ano de contrato com a globo.

    • Boa observação!

    • É bem possível. Vamos ver como fica no ano que vem.

      Abraços!

    • Se o EBM falou q 2017 será diferente é porque a globo prometeu algo bem vantajoso ano q vem em troca do time titular jogar este carioca. Ninguém joga para perder vamos ver.

      • Não duvido que a Globo vai IMPOR as vontades dela, que podem ser parcialmente as vontades do Flamengo… e por dinheiro a FERJ aceite fazer como a Globo quiser e com isso as coisas se ajeitem.

        • Ou seja….o dono da grana dita as regras….

          Tomara que tudo tome o melhor rumo pro Flamengo.

          Abraços!

          • Dono do cascalho sempre manda!SRN

      • De fato temos que esperar 2017 pra ver o resultado disso tudo….

        Abraços!

    • Concordo Kabu! O fla recuou estrategicamente… Com certeza essa imposição da rede globo será lembrada na hora de negociar um novo contrato de TV! Fla terá a faça e o queijo na mão pra arrancar mais grana dessa emissora nefasta! Certamente eles não perderão o fla, que todos sabemos, é a galinha de ovos de ouro junto com os gambás! Ainda mais agora, que estamos formando um time minimamente decente e competitivo! SRN

Comentários não são permitidos.