CBF convoca equipes da Primeira Liga para reunião

Compartilhe com os amigos

Se não bastassem as polêmicas afirmações de Alexandre Kalil sobre a Primeira Liga, a competição ganhou um novo capítulo na tarde desta segunda-feira (25). A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nota de veto à realização do torneio, possibilitando apenas partidas amistosas (e dentro da pré-temporada) até o dia 30 de janeiro.

A confederação nacional deixou clara a intenção de impedir o acontecimento dos jogos, tendo em vista que estes terão início nesta quarta-feira (27): 2- Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.

Além disso, a CBF convocou todos os clubes envolvidos na criação e participação do campeonato a discutirem uma realização deste apenas em 2017, respeitando, segundo a entidade, leis, regulamentos e estatutos.

Nas últimas semanas, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG e ex-diretor da Primeira Liga, deixou o cargo de gestor do certame por divergências com dirigentes de outros clubes envolvidos.

Soma-se a isto a intenção da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), representada pelo seu presidente, Rubens Lopes, em cancelar a realização da competição. Com a participação de Flamengo e Fluminense no campeonato, a federação fluminense entende que seu estadual perderia força.

No entanto, ainda não há uma resposta oficial dos organizadores do torneio sobre o comunicado da CBF. A Liga Sul-Minas-Rio, como também é conhecida, tem início marcado para esta quarta-feira (27), e contará com 12 equipes de cinco estados – RS, SC, PR, MG e RJ.

Confira o comunicado oficial da CBF:

O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

i) CONSIDERANDO a realização, no dia 27/10/2015, de Assembleia Geral Extraordinária da CBF, que, por deliberação unânime das filiadas presentes, não se opôs à filiação e vinculação da Liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, “desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da FIFA, CONMEBOL, CBF e Federações” e “desde que integralmente cumpridas as exigências e requisitos contidos no Regulamento Geral das Competições da CBF, em especial o calendário anual do futebol brasileiro, assim como os Estatutos da CBF e das Federações”;

ii) CONSIDERANDO os obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas, a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor;

iii) CONSIDERANDO o interesse da CBF em harmonizar e democratizar o futebol brasileiro, pondo fim aos entraves, conflitos e antagonismos que acabaram se verificando entre os múltiplos atores de nosso futebol, visando a um relacionamento saudável entre todos eles;

iv) CONSIDERANDO o empenho da CBF em promover competições rentáveis e de altíssimo valor agregado, nos moldes da bem sucedida Copa do Nordeste, que é hoje reconhecida nacionalmente e gera recursos diversos aos clubes que a disputam.

RESOLVEM

1- Convocar todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul-Minas-Rio, a fim de deliberar a realização da competição no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos.

2 – Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.

3 – Admitir a realização de jogos amistosos até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada, já com a anuência das Federações e em respeito às determinações do Estatuto do Torcedor.

4- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF, ficando revogadas, a partir de sua vigência, quaisquer disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2016.

Antônio Carlos Nunes de Lima

Presidente em exercício

Fonte: Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os comentarias da Fox sports detonando a 1ª liga aquele escroto do sormani e o babaca do calheiros falaram que a liga não serve para nada, kkkkkk serve só para os clubes começarem a se organizar e se unir além de parar de pagar taxas para a federação que não serve para nada além de sustentar a CBF, aí tem cambada de FDP, esse é o padrão Fox conhecido internacionalmente, sempre do lado de quem fode o povo, aqui e nos E.U.A.

    SRN #Juntospelaprimeiraliga

    #boicoteaocarioca

    • Segundo a jornalista da ESPN Gabriela Moreira, torcedores do Flamengo estão organizando protesto contra a FFERJ dia 29 sexta feira as 11 hrs na porta da FFERJ.

      SRN #Juntospelaprimeiraliga

      #boicoteaocarioca

  • Segundo a FERJ: “Soma-se a isto a intenção da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), representada pelo seu presidente, Rubens Lopes, em cancelar a realização da competição. Com a participação de Flamengo e Fluminense no campeonato, a federação fluminense entende que seu estadual perderia força.”

    Vai perder força? FODA-SE!!!

  • EU QUERO JOGO NA QUARTA, JOGÃO FLAMENGO X ATLÉTICO-MG!!!

  • De jeito nenhum, não há mudança brusca sem rompimento. Já está provado que se a Primeira Liga tentar o diálogo, a CBF e todas essas forças obscuras vão apunhalar a iniciativa.

    A criação e realização de uma Liga organizada por clubes está prevista NA LEI, não há o que temer.

    Os clubes integrantes, principalmente os maiores, tem a obrigação de levar essa Liga até as últimas consequências e instâncias da Lei.

    Espero de verdade uma postura firme e agressiva do nosso Presidente, a partir desse acontecimento lamentável.

    • O EBM esperou a CBF responder pela velocidade. Se for batalhar com ela, demorará anos e anos para confirmar em lei a realização do torneio, já que a CBF iria fazer o possível – e o impossível, já que eles adoram quebrar as regras – para barrá-la. O mais prático seria os dois entrarem num acordo razoável aos dois, mas não deu…

  • Quero ver se o presidente do Cruzeiro vai ter peito ou vai correr! Quero ver a CBF rebaixar todos os clubes para série D kkkk, e se a FERJ punir o FLA, VAMOS QUEBRAR GERAL.

    Não vejo mais torcida organizada protestando, já era hora de estar na FERJ com bandeiras, rojões e batuque PORRA!!!

  • cada dia que passa a cbf demonstra que não serve mais pra nada, a não ser enriquecer seus dirigentes. da nojo e ninguem faz nada .

  • Somente em 2017? é abaixar a cabeça, ainda vão dizer que só vai participar o campeão e o vice do Estadual, vai tomar naquele lugar CBF e FERJ, espero que o FLA e FLU não aceitem isso.

    Se não tiver LIGA em 2016, aí eu acredito que o Rubens e Eurico mandam nessa porra mesmo!!!

  • Agora é a hora de os dptos jurídicos dos clubes da Liga pensarem numa estratégia para o xeque mate. Os clubes têm que se unir e não reyroceder um milímetro, e acho que trazer a Globo como aliada seria importante, argumentando que a Liga gerarâ uma receita promissora. Uma coisa é certa: a publicidade está sendo um sucesso sem que o roubinho se dê conta. Aliás, não vejo a hora de ver esse traste derrotado.

  • v) CONSIDERANDO que “José Maria Marin está preso nos EUA, enquanto Teixeira e Del Nero já foram indiciados pela Justiça norte-americana e não podem sequer deixar o
    Brasil. Todos são acusados de receber propina em acordos para a venda
    de direito de transmissão de competições de futebol no País e na América
    do Sul.”

    • Pois é, a hora de tomar o poder é essa.

      • Acontece que tem muito cartola ainda defende essa galera aí, não por gostar do trabalho ou qualquer coisa do tipo, mas sim por rabo preso. Aí fica difícil…

Comentários não são permitidos.