Em documento, entidade diz que não aprova qualquer torneio que não esteja no calendário oficial e convoca membros da Liga para discutir campeonato para 2017
A três dias de seu início, a Primeira Liga sofreu mais um baque. A CBF vetou a realização do torneio em 2016. Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a entidade resolveu que apenas os jogos marcados até o dia 30 de janeiro poderão ser realizados, desde que em caráter amistoso e dentro do período de pré-temporada estipulado pelo calendário oficial da CBF.
Na tarde desta segunda, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, esteve na sede da CBF para pressionar a entidade por uma posição mais firme contra a realização do torneio. Flamengo e Fluminense se filiaram à Liga à revelia da federação. Desde o início da criação do grupo, a Ferj se posicionou contrária à realização do campeonato.
Na nota divulgada nesta segunda, a CBF lembra que realizou uma Assembleia Extraordinária em outubro e aprovou a Primeira Liga, desde que “cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo”.
Mais informações em instantes.
Veja a nota na íntegra:
O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,
i) CONSIDERANDO a realização, no dia 27/10/2015, de Assembleia Geral Extraordinária da CBF, que, por deliberação unânime das filiadas presentes, não se opôs à filiação e vinculação da Liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, “desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da FIFA, CONMEBOL, CBF e Federações” e “desde que integralmente cumpridas as exigências e requisitos contidos no Regulamento Geral das Competições da CBF, em especial o calendário anual do futebol brasileiro, assim como os Estatutos da CBF e das Federações”;
ii) CONSIDERANDO os obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas, a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor;
iii) CONSIDERANDO o interesse da CBF em harmonizar e democratizar o futebol brasileiro, pondo fim aos entraves, conflitos e antagonismos que acabaram se verificando entre os múltiplos atores de nosso futebol, visando a um relacionamento saudável entre todos eles;
iv) CONSIDERANDO o empenho da CBF em promover competições rentáveis e de altíssimo valor agregado, nos moldes da bem sucedida Copa do Nordeste, que é hoje reconhecida nacionalmente e gera recursos diversos aos clubes que a disputam.
RESOLVEM
1- Convocar todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul-Minas-Rio, a fim de deliberar a realização da competição no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos.
2 – Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.
3 – Admitir a realização de jogos amistosos até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada, já com a anuência das Federações e em respeito às determinações do Estatuto do Torcedor.
4- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF, ficando revogadas, a partir de sua vigência, quaisquer disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2016.
Antônio Carlos Nunes de Lima
Presidente em exercício
Fonte: GE
Essa é a hora dos dirigentes dos clubes filiados a liga se unirem e irem até as últimas consequências. Não é hora de desunião nem de recuar.
É incrível a capacidade do futebol brasileiro de produzir dirigentes
imprestáveis (para não dizer outra coisa) e, nesse quesito, o futebol
carioca tem se superado nos últimos tempos. Nos livramos do Caixa D água
e aparece esse tal Rubinho. Não bastasse isso, a CBF aparece com um tal
Coronel como como vice de futebol. Se não pararem com essa palhaçada,
vão conseguir destruir o futebol brasileiro.
Na verdade o problema é que a mesma pessoa que escolheu o Caixa D’água, escolheu o Rubinho. Tartaruga não sobe em árvore!
E hora da torcida se manifestar… Cade a torcida organizada… Não adoram invadir CT??? Invadam ferj e cbf!!
Pois é, passou foi da hora de ocupar isso e colocar as coisas no devido lugar.
#ocupaferj e #ocupacbf
#ocupacbf #ocupaferj #cadearaçarubronegra
kkkkkkkkk estão esperando o ônibus para leva-los e um ingresso gratuito para o próximo jogo, bando de sangue suga.
SRN #boicoteaocarioca
Tem isso… Brasil podre
Segundo a jornalista da ESPN Gabriela Moreira torcedores do Flamengo
estão organizando protesto contra a FFERJ dia 29 sexta feira as 11 hrs
na porta da FFERJ. Antes Tarde do que nunca
SRN #Juntospelaprimeiraliga
#boicoteaocarioca
https://www.youtube.com/watch?v=hx3h3VsKrSg
https://www.youtube.com/watch?v=hx3h3VsKrSg [like~]
Infelizmente no futebol do Rio quem manda é o Eurico, e o Fla irá baixar a cabeça …estou errado? Essa a hora de colocar o rabo entre as pernas, baixar a cabeça e jogar o carioquinha quietinho?
Isso aí. A Globo por questões contratuais até pode obrigar o Flamengo a jogar com titulares, mas não pode obrigar a torcida a assistir os jogos. Em represália podemos combinar de ligar na Recorde na hora do jogo e mais importante, não ir no estádio. Que fique claro pro time que a briga é contra a fedoração. Alô organizadas! Vamos comprar essa briga.
Isso não pode ficar assim, não dá mais, vai ter que partir para o enfrentamento.
O Bandeira fez discurso ameno hoje na Espn, “tendo certeza” que as partes se resolveriam, e agora presidente? Vai continuar com discurso morno?
Quem manda no futebol são os clubes, essa é a hora de entender isso e partir para a briga. Os grandes rompimentos de nossa história não aconteceram sem que fosse preciso algum tipo de enfrentamento.
Lembrando que sou contra qualquer tipo de violência, só estou cobrando uma postura mais e firme, e agora, agressiva.
Ou partem para a “porrada” ou nada vai mudar.
Não me decepcione presidente, te apoio desde o dia que você substituiu o Wallim na cabeça da chapa azul, lá em 2012.
Edson, quais seriam as implicações de um enfrentamento? Desfiliação? Perda financeira? Rebaixamento? Ou nenhuma? Tenho receio do que possa acontecer. Eu apoiaria mesmo se o clube fosse rebaixado mas a torcida não.
Não há implicação com embasamento legal para clubes que participarem da Primeira Liga. A Ferj, uma federação regional, sequer é filiada à FIFA e não consta no regulamento da mesma.
A criação e realização de uma Liga organizada por clubes é legitimada por Lei. Inclusive uma liga independente e sem interferência de qualquer confederação, inclusive a CBF.
Deade que o flamengo esteja em campo no carioca, com o time que for, não há o que temer meu amigo, SRN.
Espero que não mesmo. Vamos lá!…
Sou contra a teoria da conspiração.Mas não duvido que tudo isso seja apenas uma manobra para pegar particularmente o FLA. A CBF e paulista e TODOS estão em panico com nosso crescimento e liderança. Apontamos e exemplificamos por nossa conduta, quais seriam as mudanças que o futebol brasileiro precisaria passar. No Profut ja nos destacamos com isso.Incluo no TODOS citado anteriormente, ate alguns clubes da Liga.Perdemos o titulo de 87 no tapetão, por conta que todos roeram a corda na hora H como pode acontecer agora.Se impedirem nossa participação em dois brasileiros eou Libertadores, se nos rebaixarem para serie B (ou D), como punição(lembre-se que a FIFA sera informada),seria uma freada enorme no nosso crescimento, dando chance a Clubes de SP e outros grandes do futebol brasileiro a nos alcançarem em termos de reformulação, diminuição de dividas e investimentos no futebol.Se a torcida do Flamengo não der uma demonstração de força _ como força, entenda-se, inteligencia de ações e não quebra quebra _ ao lado do Clube, vai ser muito dificil o Fla escapar dessa arapuca sem sequelas. Tomara que seja so minha imaginação.Tomara que eu esteja totalmente errado.SRN
Cara na verdade isso iria acontecer uma hora ou outra, os dirigentes brasileiros são corruptos e incompetentes mas os dirigentes não vão entregar o ouro assim né se qualquer time que almejasse crescer mais e se organizar eles iriam impedir, se os clubes quisessem eles com certeza dariam um fim nessa podridão, você viu o Brasil tomou de 7×1 numa semifinal de copa do mundo e a maioria deles disse que foi episódio isolado, kkkkk o que aconteceu na verdade foi um sintoma da má administração do futebol brasileiro, que deposita sua confiança no talento dos jogadores e na tradição é só, tomamos um vareio e foi pouco hein. Assim é o futebol brasileiro, os clubes de SP fecharam todos com o coronel Nunes que nem sabe o que é uma liga, por que? para manter regalias e favorecimentos dentro e fora de campo. Agora a bola está conosco se todos os torcedores se unirem contra a CBF/FFERJ essa palhaçada acaba, só depende da gente.
SRN #boicoteaocarioca
Se liguem, já começou a sacanagem:
https://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/01/novelletto-sobre-a-primeira-liga-a-partir-do-dia-30-a-fgf-nao-podera-mais-dar-apoio-aos-clubes-4959830.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite
A partir do dia 30, a FGF (Gaúcha) não poderá mais dar apoio aos clubes” Arregão do caralho
Pessoal, pra vocês refletirem:
1) a Globo não determinou que se colocassem os titulares. A Globo solicitou que o campeonato não seja desmerecido pois pagou aos clubes e recebeu de patrocinadores;
2) O Flamengo, espertamente, acordou em tal direção. Sabe que, nesse momento, a Globo depende dele pra audiência e nós dependemos dela para, em 17, data de assinatura dos novos contratos de TV estadual, modificar o que sempre foi feito, ou seja: clubes cariocas ganhando pouco, dinheiro sendo repassado às federações e, depois aos clubes; babaquice do regulamento.
3) Nós não devemos boicotar o carioca. Devemos vencê-lo e com muita torcida, assim como na Primeira Liga, demonstrando o que todos sabem, não há futebol sem o Flamengo.
4) Quem não é sócio torcedor tá esperando o quê?
SRN sócio off RJ (que proporciona os benefícios do Raça pra quem não sabe)
Meu irmão rubro negro, Mengão.Vou discordar de vc, em parte.Torcer pelo Mengão, sempre! Ganhar titulo, idem! Mas dessa vez não nos estadios ou vendo na TV de casa.Cada aparelho ligado a Globo ganha no share, mas nos, não.Quer ver jogo pela TV, va para um bar com os amigos, sera apenas um televisor ligado. A cota da TV ja esta empenhada… para FFERJ, que não vai nos repassar nada.Os patrocinadores vão apertar a Globo, essa apertara a FFERJ.Outra situação diz respeito aos estadios.De cada real da renda bruta proporcionada pelo nossos ingressos, 10% dele ira para…. acertou, se disse FFERJ ( e limpinhos).Mas os encargos serão so nossos!!! Devemos sim, incentivar os jogos da Liga, seja pela TV como no campo.O FLA e a galinha dos ovos de ouro. Roubinho Lopes faz o que faz contra o Fla, por que não quer perder essa mina, e tb, por odio solidario a Eumico da Lama, que ve seu Clube cada vez menor e distante da nossa grandeza.Por fim, algo que so alguns percebem.Se ele, como agora, sentir que a galinha pode fugir, fara de tudo para destrui-la ou feri-la de tal maneira, que por muito tempo ela não se recupere.Roubinho e Eumico, alem de muita gente de outros clubes que estão quietinhos, no fundo adorariam. A hora e agora.A luta e nossa tb, com as armas que temos, o dinheiro que podemos gerar, ou não.Temos que mandar um recado bem claro a todos aqueles que querem nossos ovos de ouro.SRN
Caro Benjamin, você realmente acredita que o Flamengo não receberá por sua imagem? Eu lhe garanto que são apenas bravatas de um sujeito que sabe que está perdendo seu poder. Para o Ano que vem, voce acredita que o Flamengo não buscará cotas maiores e que não passarão pela Ferj? A ditadura está cedendo…. Abs SRN
Hora de bater de frente e jogar a Merda no ventilador.
Vamos invadir o estádios e dar audiência para a Primeira Liga, melhor ferramenta em nossas mãos é o boicote, então vamos boicotar o carioca, o medo da CBF é que a Primeira Liga vire um monstro e a engula.Vamos dar força pra essa monstro crescer go go go Primeira Liga. SRN
É isso aí! Sem ruptura não haverá solução.
SRN #boicoteaocarioca
Quem tem Twitter vamos dar uma força!
#juntospelaprimeiraliga
SRN
To contigo lá….
CBF vetou? FODA-SE KKKKKKKKKKKKKK