CBF notificará Fifa e Conmebol por realização da Primeira Liga

Apesar do tom conciliador adotado em comunicados e declarações oficiais, a CBF levará o imbróglio com a Primeira Liga ao conhecimento de Fifa e Conmebol. Inicialmente, a Confederação diz apenas ter a intenção de se consultar com as entidades internacionais sobre a realização de tal torneio.

A ideia é ter um respaldo das duas entidades sobre o melhor jeito de proceder diante da iminente realização de um torneio que não foi considerado oficial.

Dirigentes da CBF confirmaram à reportagem que a ação, por enquanto, não tem intenção de punir os clubes, mas apenas resguardar a própria Confederação de problemas futuros.

“Queremos reforçar apenas a questão do diálogo. Repito: não queremos guerra ou punições. Ainda acho que existe saída. Porém, ao mesmo tempo, precisamos ter informações da Fifa e da Conmebol. Entraremos em contato com ambas as entidades, sim”, explicou o secretário-geral da Confederação, Walter Feldman, rechaçando o título de torneio amistoso que a Liga tem utilizado.

“Chamar assim é ilusão. Não é real. Há uma contradição que ficou clara na reunião entre Gilvan [Tavares, presidente da Liga] e Rubens [Lopes, presidente da Ferj]. Estamos propondo a Copa em 2017 e amistosos em 2016. Não existe torneio amistoso neste ano com torneio, medalha, classificação, pontos. É algo irreal. Não é legal”, completou o porta-voz da CBF.

Apesar de tentar manter o tom diplomático, a cúpula da CBF, juntamente com presidentes de federações que não apoiam a Liga, tentam intimidar os clubes participantes através do “recado” à Fifa e à Conmebol. Nos bastidores, a ideia é buscar apoio nas duas entidades internacionais para brecar a realização do campeonato em 2016.

A “guerra”, porém, ainda não assusta tanto os clubes da Liga. Os principais líderes da competição reafirmaram nesta terça-feira que não vão recuar na ideia de disputar o torneio.

“Nós estamos amparados pela Lei Pelé, que garante nosso direito de jogar a competição. O estatuto [da CBF] é que é ilegal, pois contraria a Lei Pelé”, disse o vice de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt.

Em meio ao imbróglio que aumenta a cada dia, os times entram em campo nesta quarta e quinta-feira para a primeira rodada do campeonato ainda em caráter amistoso.

Fonte: UOL

Veja também

  • Eu acho que a postura da CBF levar a CONMEBOL e FIFA é uma forma de intimidar os clubes. Interessante é não ter ninguém preparado na CBF para versar e discutir o assunto, talvez o STJD pudesse ser consultado, mas deve ser algo que foge a alçada deste tribunal e pode recair no STF.
    Enfim, vamos apoiar a Liga, manifestar-se pacificamente na FERJ…
    O futebol brasileiro precisa disto.

  • Alô torcida do Mengão e do fluminense! Tá na hora da gente se unir. Ninguém pode nos obrigar a ir aos estádios e assistir os jogos na TV. Vamos boicotar o carioca! Vamos fazer piquete na porta dos estádios! Mas vamos até os jogadores e explicar que nunca deixaremos de apoiar o time. Esse ano, o estadual só pelo rádio. Tá com a gente agora. Tá na hora da nação se levantar.

  • “Fifa e da Conmebol?” kkkkkkk. O que essas duas entidades tem a ver com o papo?
    *Caro a Liga não precisa de permissão de ninguém: CBF, FIFA…PN. Existe uma LEI FEDERAL chamada LEI PELÉ. E que prevê a criação da liga, SEM PRECISAR DE AVAL DE NINGUÉM.
    Aliás, porque até hoje a CBF não divulga o seu Estatuto? Não gosta de tudo às claras…uma entidade corrupta e sem moral, quer se meter, porque… FIFA, nem se interessa por isso…aliás, porque o Verminoso da ferj não vai à FIFA? A FIFA não RECONHECE FEDERAÇÃO. Para ver a sua importância. FIFA Corrupta, não vai poder fazer nada. É um assunto INTERNO, diz respeito só ao Brasil. Conmebol? Nem comento…A LIGA COMEÇA HOJE E GALERA VAMOS APOIAR A MANIFESTAÇÃO HOJE NA PORTA DA FERJ. FLA/FLU UNIDOS. SRN.

    • Acho q a manifestação é sexta Almir… Me corrija se estiver errado…

      • OPS EXATAMENTE. sexta-feira, vou corrigir no texto. boa bode. obrigado.

  • Onde que não é legal? A Liga é legitimada pela Lei. Eles não podem fazer absolutamente nada contra a Liga e contra os clubes.

  • CBFconsideramos vc culpada pelo fracasso da Copa,7×1 gol da Alemanha

  • Quem manda no futebol são os clubes, essas federações são apenas órgãos para administrar o funcionamento do futebol e não querer mandar e desmandar nos clubes, ou querer barrar campeonatos. Eu só queria saber oq esta liga trará de mal? Ela irá prejudicar quem? Irá prejudicar o futebol de que maneira? Qual o fundamento do imbróglio? Corrupção é o câncer do Brasil mesmo!

  • Nessas horas os kd os anti pra nos chamar de protegidos da Globo.

  • A Nação precisa se unir para o Flamengo seguir em frente mais forte.

    Sexta-feira tem manifestação contra a FERJ. Se esta der certo, e dará, deveríamos organizar outra a fim de ser autorizada a revitalização da Gávea, onde há um projeto de construção de um estádio para 30 mil espectadores.

    Como demonstra a matéria abaixo, o projeto contava com todas as licenças necessárias e apoio dos moradores vizinhos, mas foi vetado para forçar o Flamengo a jogar no Maracanã, enchendo o bolso de terceiros sem qualquer ligação com o clube.

    Depois não reclamem quando levarmos outro 7×1.

    Confira:

    Estadio do Flamengo, o projeto vetado! – Portal do Leblon

  • só podia ser a CBF para querer prejudicar os principais clubes do Brasil. Enquanto isso Alemanha 7 x 1 Brasil.

  • Olha o bandeira não pode de modo nenhum frear essa revolução,o Fluminense está sendo mais contudente nas declarações.
    A globo encima do muro fez prevalecer o contrato e “pediu” o fla jogar com time titular,porém acabou o carioca haverá negociação de contrato da tv, ai não pode roer a corda…não renove o contrato com a globo e foda-se.
    Não pode cair na ladainha do Rubinho pois esse lance de aprovar pra ano vem o torneio é mentira, é só o fla aceitar os moldes do contrato de tv denovo que irá voltar a safadeza de câncer do futebol do estado do Rio de Janeiro.

  • SAI DAI CARIOQUETA… FICS PROD TIMES DE SEGUNDA… POR MIM SO ENTRAVA OS RESERVAS E OS DA BASE…

    • Se entrar a base,esse torneio de merda já é nosso!!

Comentários não são permitidos.