Depois de um curtíssimo período sabático, estou de volta, e pra ficar, porque aqui no ‘Coluna do Flamengo’ é o meu lugar, acabou o sossego de vocês.
E para recomeçar os trabalhos, acompanhei atentamente durante as minhas férias toda movimentação dos clubes na janela de transferências, ficou evidente que o nível das contratações do futebol brasileiro caiu vertiginosamente.
Mesmo assim, pelo lado do Flamengo estou satisfeito, não empolgado, apenas satisfeito. Foram contratações corretas, justas, pois sigo otimista, e confiante que jogadores que não vinham muito bem possam voltar a render sob o comando de Muricy Ramalho.
Em polvorosa por grandes contratações, como já é de praxe da torcida do Flamengo desde a época de Zico, a nação rubro-negra aumentou a pressão sobre a diretoria por nomes de peso, mostrando insatisfação com alguns nomes que surgiram.
Muitos torcedores não conseguiram ainda entender o intuito da alta cúpula flamenguista, que para fortalecer o elenco visando a longa temporada que se inicia, tratou de trazer peças que servirão como opções para o time em 2016.
Arthur Henrique, Antônio Carlos, e Chiquinho não são jogadores brilhantes, e passam longe do posto de destaque no futebol brasileiro, mas a importância desses jogadores para o time deverá ser muito grande, são as famosas peças para reposição.
Como Arthur Henrique, e Antônio Carlos são jovens, sobrou para o lateral Chiquinho o inconformismo da torcida. Será que é tão difícil compreender que ele será apenas o reserva do xodó Jorge na lateral-esquerda do Flamengo?
O maranhense Francisco Souza dos Santos, de 26 anos, passou por grandes clubes do Brasil(Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, e Santos). Tem pegada, velocidade, sobe muito bem ao ataque, e ainda joga em outras posições.
Amigos, Chiquinho é o suficiente para o que o Flamengo necessita nesse momento, um jogador razoável, barato, e que mostrou nos clubes por onde passou que pode ser bastante útil para o time, com relativa experiência, virá para somar.
Do que adianta trazer uma estrela, ou um destaque, se em pouco tempo ficará insatisfeito sendo reserva de um jogador de 19 anos? Qual jogador deste naipe aceitará uma aventura dessa? Seria um passo atrás na carreira, não acham?
Então vamos com calma antes de criticar, dificilmente acharíamos outra oportunidade tão boa em custo-beneficio no mercado, e lembre-se que até o Barcelona quando tem desfalques, e usa suas peças de reposição, tem uma queda de nível.
Talvez, uma boa opção poderia ser o Marquinhos que já está na Base do clube, mas como o Jorge já é bem jovem, é de suma importância que seja dada uma pitada de experiência no setor, rodado, Chiquinho preenche esse requisito.
Ainda não temos condições financeiras de ter 22 jogadores de alto nível no elenco, infelizmente temos que nos contentar com alguns poucos no time titular, e vários jogadores razoáveis no time reserva que podem tapar possíveis buracos.
Essa é a ingrata realidade do Flamengo, do país, e do futebol mundial. Chiquinho é a nossa realidade, aceite isso, e ao invés de criticar, apoie, quem sabe assim as coisas melhorarão.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Desta vez concordo em tudo com seu texto, venho falando sempre que o Chiquinho não é uma contratação ruim para o que precisávamos, um reserva. Porém vejo que alguns torcedores parecem querer o Marcelo ou o Alaba para a reserva do Jorge. Como vc bem frisou até o Barcelona, melhor time do mundo, recorre a opções de menor calibre, vide o Douglas que mesmo contestado por todos está lá. SRN
perfeito comentário, é claro que nós flamenguistas queremos alaba, alba, marcelo, sempre os melhores pro nosso time quando possível, PORÉM a realidade é outra, e neste caso o bom senso é fundamental !
Bom dia. Ja começou mal então o chiquinho e jogador do Flamengo e voce me posta o cara com uma foto com a camisa do santos … ta de saca….nagem
Não consigo entender como aceitam esse cara. Meu pai é torcedor do Fluminense e eu vi vários jogos dele, pra começar nem lateral o rapaz é, quando joga por lá deixa um espaço enorme, uma verdadeira avenida. Chiquinho é um jogador igual ao Everton, se o Muricy disse que ele ficaria no elenco então não teria necessidade de contratar o primeiro. Acho que ele pode até ser útil mas na reserva da ponta esquerda, já que é um jogador muito veloz e poderia fazer sempre as jogadas na linha de fundo. Lateral é outra história. Não sei quanto irá ganhar mas tenho certeza que na série B se acham jogadores de mesmo nível e com projeção para crescer na carreira, algo que acho difícil acontecer com o Chiquinho, principalmente se não voltar a jogar na meia esquerda, onde teve bom desempenho na Ponte Preta.
Bom texto