“Idealizando algo próximo do que o Muricy pensa em montar, Mancuello faria o lado esquerdo do meio campo, com Alan Patrick ou Willian Arão cobrindo a direita”
Confirmada a contratação do argentino Federico Mancuello, voltamos à discussão sobre o camisa 10 do Flamengo. Assim como esta coluna adiantou durante a chegada do Éderson, em 2015, repetimos a análise sobre o atleta: ele joga, na verdade, como segundo volante ou um meia ofensivo.
Ao contrário do que muitos estão apostando, Mancuello não é o famoso “enganche”, como os argentinos chamam o meia armador clássico. Federico faz a função de saída de bola da defesa com apoio ao ataque, jogando como um volante ofensivo ou então um terceiro homem de meio campo, apoiando geralmente pelos lados ou com triangulações. Como chuta bem e chega com facilidade ao ataque, ajuda bastante o setor quando tem a bola e fecha na reestruturação defensiva pelo meio e lado.
Mas nem por isso, deixa de ser uma boa aposta e arma no esquema do Flamengo que começará a ser desenvolvido por Muricy Ramalho. Falar em números táticos no futebol atual é quase que obsoleto ou um erro, já que os clubes se movem dentro de campo com aplicações táticas diferentes quando estão com a bola ou sem ela. Um time que inicialmente se dispõe num 4-3-3 para a torcida, por exemplo, pode virar um 4-5-1 quando a equipe está se defendendo e um 3-4-3 quando ataca, tipo a Seleção Chilena.
Pensando assim e idealizando algo próximo do que o Muricy pensa em montar, Mancuello faria o lado esquerdo do meio campo, com Alan Patrick ou Willian Arão cobrindo a direita, ambos com um volante mais recuado ao centro, que pode ser até mesmo Arão. No setor ofensivo, Sheik por um lado, Cirino ou Éverton do outro, com Guerrero à frente, fecham a estrutura de ataque. Isso daria um suporte para algo próximo do 4-1-4-1 quando atacando e uma recomposição defensiva num 4-5-1.
Jogador que apoia bastante, principalmente pelos lados, Federico ajudaria também a eliminar um dos maiores problemas do Flamengo na última temporada, que foi a falta de jogo coletivo. Com ajuda dos demais jogadores do setor, o argentino poderia estruturar triangulações e jogadas de infiltrações.
Esta seria uma das mentalidades que o clube pretende aplicar em 2016, junto do compromisso com a marcação e valorização da posse de bola que o novo treinador rubro-negro tanto vem esboçando trabalhar. O primeiro jogo do Flamengo na temporada será contra o Ceará, no dia 21 de janeiro. Só até lá e com muitos treinos saberemos de fato como será esta nova equipe.
Fonte: Goal
se for analisar pela copinha devemos ter algo próximo ao 4 -1- 4- 1
muralha – rondinei – C. Martins – Juan – Jorge linha de defesa
no meio a frente da zaga ficaria por conta de Jonas / M. Araujo
linha de 4 a frente da zaga sheik mancuello arão cirino ( ederson )
guerrero na frente
acho dificil muricy com Arão a frente da zaga, tendo em vista q ele chega muito bem a frente
mais esse volante pra ficar na frente da zaga é o jogador procurado pelos dirigentes no mercado…
interessante, pra essa função, lembrei do Carceres, acho qeu cairia como uma luva, pq tinha uma boa saida de bola, marcava forte, dava pra ficar fixo na frente da zaga quase como um terceiro zagueiro, pra dar liberdade maior, pros laterais e pros proprios volantes…
mais, vamos esperar pra ver quem desempenhará essa funçao…
concordo, montei a base com o que temos hoje.
falta o zagueiro e o volante.
Também concordo. O Jonas é bom mas, como o Samir, ainda não é o titular ideal para as necessidades do Fla HOJE.
Guardadas as devidas proporções, o Flamengo jogaria de forma muito parecida com o que joga o Barcelona. Mancuello teria a função de Iniesta (iniciar as jogadas de ataque) e Arão a de Raktic (elemento surpresa na área adversária). Contudo precisamos de um Busquets para vigiar a área e fazer a transição defesa-ataque com qualidade. Enquanto não temos definição sobre Díaz, acho que no elenco possuímos um jogador com essas características: O Jonas. Infelizmente ele fez um ano ruim e ficou marcado como volante brucutu mas sou maranhense e o acompanhei de perto no Sampaio e posso atestar que ele tem capacidade para receber a bola da zaga e iniciar bem o ataque. Ele possui muita visão de jogo e consegue inverter jogadas com uma facilidade assustadora. Se Muricy corrigir essa ansiedade dele, o Flamengo terá em mãos um dos melhores cabeça de área do Brasil.
gosto do jonas, muricy deve trabalhar este lado dele, tenho fé que possa vir vingar.
sobre a sua analise isto mesmo a forma de jogar será parecida.
e pelo que vemos nas entrevistas o que falta para o time é esse volante e o zagueiro.
Corrigindo isso e dando confiança, ele vai vingar junto com Cirino, Canteros e outros jogadores que estão em baixa mas que possuem qualidade. Felizmente hoje temos um técnico de verdade que nos últimos 10 tem 4 Brasileiros e 1 Libertadores e nunca deixou um time abaixo da 5a posição do Campeonato (e isso foi em 2009) neste passado recente. Com Muricy é trabalho!
O Muricy precisa doutrinar o Jonas como Andrade doutrinou Airton, que teve um início também estabanado e marcado por jogadas violentas. E olha que tecnicamente era bem inferior ao Jonas. Abç e SRN!
Com o luxa o jonas iniciou bem e depois caiu, porém com outros técnicos não teve uma boa sequencia, coloco fé que o muricy vai fazer ele jogar.
Quem marcava no ano passado a não ser o MA e o Jonas? A turma da Stella não queria nada com nada. Por isso acredito que o Jonas pode evoluir muito com o Muricy. Pois ninguém mais vai ficar marcando sombrinha nesse time. No primeiro treino desse ano ele já mandou o recado: “Não anda, não”.
Também acho que Jonas possa ter nova oportunidade, não podemos acabar com um jogador por causa de uma temporada em que todos foram mal.
Boa análise amigo, eu vou de-1-Muralha(Bravo) 2- Rodinei(dani alves) 3-Juan-(Piquet) 4-Zagueiro(Mascherano 5-Arão 6-Jorge(Jordi alba)-7-Diaz(?)(Busquets)- 8-Macuello( Iniesta) – 11-Sheik(Neymar)10-Ederson(messi) 9-Guerrero(Suarez).
O Jonas por enquanto tem que ser banco para sua posição que não tem outro para ocupar ainda, mas deveria ter, pois cada posição deve ter ao menos 2 jogadores. E que este venha para ser um titular incontestável, dando lugar ao Jonas nos afastamentos por suspensões, contusões (, convocações), etc. Se for bom defensor na bola aérea melhor ainda, porque dois só na defesa dessas bolas é pouco. Quando tínhamos Alecssandro, Imperador, assim como outros atacantes bons nesse quesito, lembro que sempre ajudavam a defesa e nos livravam do perigo dessas bolas, mais até do que os zagueiros.
Mais o guerrero(1,85) tambem volta e é até mesmo mais alto que o alecsandro(1,83), e outro ponto que agora tambem tem que lembrar que o Jorge(1,83) é mais alto que o normal de lateral e ja ajuda muito.
Deus te ouça – tenho fé
Acredito muito que o Jonas nas mãos do Muriçoca vai se tornar um dos melhores volantes do Brasil e logo estara brigando por vaga na seleção.
Gosto muito do estilo, da raça, da força e do respeito que impõe sobre o adversário mas, ainda tem pontos a serem acertados, trabalhados.
Tenho certeza que, com Muryci, ele atuando como titular em ao menos 30 partidas nesse ano, já no ano que vem, 2017, ele estará muito mais amadurecido, pronto.
Tbm acho, mas pra mim MA n tem capacidade nem pra ser titular do flamengo, quanto mais cabeça de área, só temos o Jonas mesmo(ainda vai jogar muito)… e também pra mim seria o allan no lugar do arao.
1-Muralha(Bravo) 2- Rodinei(dani alves) 3-Juan-(Piquet) 4-Zagueiro(Mascherano 5-Arão 6-Jorge(Jordi alba)-7-Diaz(?)(Busquets)- 8-Macuello( Iniesta) – 11-Sheik(Neymar)10-Ederson(messi) 9-Guerrero(Suarez).
Exatamente o que eu penso do flamengo esse ano:
https://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/2016/01/08/flamengo-de-muricy-precisa-de-um-ponta-armador-mancuello-ou-ederson/
se o Lollo e o Diaz vir, creio que será isso ai.
Pode ser que nao venham estes dois nomes mais virá um primeiro volante e um zagueiro sim.
O problema vai ser se o Diaz não vier. Quem vai fazer a função de primeiro volante, que é o cara que desarma? Infelizmente só vejo o Márcio Araújo pra fazer essa função, infelizmente, pois o Jonas ainda é muito afobado. Não sei se o Arão jogava de primeiro volante no Botafogo. É fundamental o mengão contratar o Diaz.
Realmente o marcio araujo nao tem a qualidade para ser titular e o jonas tambem nao esta preparado, quem sabe um dia ele possa a vir ser o titular. Arão fazia o segundo volante quem fazia o primeiro era o marcelo mattos. Mais confio na diretoria e tenho certeza que virao ainda o primeiro volante e o zagueiro para termos um elenco bom para 2016. SRN
O exatamente:
1-4-1
Diaz primeiro volante
Linha do meio:
Mancuello e Alan patrícia no meio
Ederson e Sheik nas laterais
Guerreiro na frente
Teríamos 3 jogadores que sabem armar o jogo.
Macuello, alan e Ederson
Esse site analisou a perfeição a o que deve ocorrer neste time que até agora com as opções que o professor Muricy tem vai ter a chamada boa dor de cabeça.
Eu creio que esse ataque não vai ser formado com Cirino, tenho quase certeza que ele será banco inicialmente, até mostrar que realmente quer jogar bola. Acho que Muricy vai montar o ataque com Edérson como meia centralizado, formando um losango com o Mancuello na esquerda e o A. Patrick na direita e um volante mais marcador na entrada da área, completando o ataque o Sheik ao lado do Guerrero.