Curinga, Ronaldo se destaca pelo Flamengo na Copinha

Compartilhe com os amigos

Esperança da base rubro-negra, volante já foi lateral e até atacante

Entre os jogadores que defendem o Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, um deles tem chamado a atenção dos torcedores pela visão de jogo e qualidade no passe. Promessa da categoria de base rubro-negra, Ronaldo por enquanto corresponde às expectativas criadas sobre ele, com direito a gol e bela assistência na vitória por 5 a 1 sobre o Palmeira-RN(confira o lance no vídeo acima), na segunda rodada, animando os flamenguistas que um dia esperam vê-lo brilhar na equipe profissional.

O que muitos não sabem é que, durante a ainda precoce carreira, o jovem de 19 anos passou por várias posições antes de se tornar volante. Como ele mesmo gosta de falar, até hoje só não precisou jogar na zaga e no gol. Mas, curiosamente, a inspiração de seu pai no momento de escolher o nome do filho veio de um goleiro: Ronaldo Giovanelli, que fez história com a camisa do Corinthians nas décadas de 80 e 90.

–  Na época, meu pai era goleiro, e ele é corintiano roxo. No ano em que eu nasci, o goleiro do Corinthians era o Ronaldo, então ele decidiu e disse à minha mãe que colocaria esse nome.

ATACANTE, LATERAL E… VOLANTE

dsc_0088_1[1]Paulista de Itu, Ronaldo deu os primeiros passos no futebol em uma escolinha do São Paulo em Sorocaba. Anos depois, jogou em Votorantim, também no interior do estado, até chegar ao Paulista de Jundiaí, com cerca de 12 anos de idade. Aos 16, chamou a atenção do Flamengo disputando o Campeonato Paulista sub-17, foi convidado para fazer testes e conseguiu a aprovação.

Como costuma acontecer com jovens jogadores, Ronaldo mudou de posição várias vezes ao longo dos anos até encontrar o lugar do campo onde se sente mais à vontade. A Copa São Paulo de 2015, por exemplo, ele disputou como lateral-direito.

– No Paulista jogava como meia e atacante. No Flamengo, estava no ataque, aí na final da Copa do Brasil sub-17 (de 2013) nós precisávamos ganhar o segundo jogo porque tínhamos perdido o primeiro. Estávamos sem lateral. O treinador usou o 3-5-2 e eu fui para ala. Fui muito bem. Ele veio me perguntar se eu não queria continuar na lateral, disse que eu teria mais espaço nessa posição, e eu aceitei.

– Depois vi que não ia dar muito certo, cheguei no nosso atual treinador e pedi para jogar no meio. Eu me sinto melhor ali, é onde tenho mais confiança. Eu sei jogar na lateral. Não vou falar que é ruim. Mas via que no meio ia me adaptar melhor, crescer muito mais no futebol.

INSPIRAÇÃO EM OUTRA PRATA DA CASA

Se Ronaldo atuou pela direita na última edição da Copinha, do outro lado do campo, na esquerda, estava um jogador que no mesmo ano subiu para o profissional e se tornou um dos destaques do Flamengo em 2015. O lateral-esquerdo Jorge serve de inspiração para o amigo trilhar caminho parecido em 2016.

–  Me motiva muito. O Jorge é um irmão, dentro e fora de campo. Ele torce muito por mim, sempre converso com ele, pessoalmente, por mensagem, e a subida dele deu um ânimo para todos nós. Ele estando no profissional hoje, todos vão ter um outro olhar para a base. A motivação que ele nos trouxe é muito grande.

Mesmo se espelhando em Jorge, Ronaldo também se inspira em dois jogadores do futebol europeu que servem de referência para ele.

–  Tenho duas inspirações, pela visão de jogo e pelo jeito que jogam, que são o Verratti e o Iniesta. Para mim, o Iniesta é um dos melhores jogadores da história.

CHANCES NO PROFISSIONAL

dsc_0099_1[1]Ronaldo já recebeu chances entre os profissionais do Flamengo. Sua estreia aconteceu no amistoso contra a Desportiva Ferroviária, em outubro do ano passado, e oficialmente no duelo contra o Grêmio, em novembro, pelo Brasileirão, na arena do adversário. E o volante está esperançoso de poder servir a equipe principal do Fla em 2016 novamente, mas desta vez para ficar.

–  Quando eu cheguei, olhava o Guerrero, o Sheik, o Jajá. Ficava pensando tudo o que passei para estar onde estava naquele dia. Lutei muito, me dediquei muito. Tantas pessoas queriam estar no meu lugar. Foi uma sensação única.

– A expectativa é grande. Fazendo uma boa Copinha, tem muita possibilidade de estar no grupo principal. Não só eu, como muitos companheiros também têm muita qualidade e potencial para chegar ao profissional. O Muricy é um ótimo treinador. Espero trabalhar muito, me dedicar, para quando tiver a oportunidade aproveitar da melhorar maneira.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bota pra jogar o CARIOCA!

  • Espero que com a nova mentalidade proposta pelo Flamengo este jogador possa render e principalmente ter oportunidades. Não é possível que apenas o Jorge seja um jogador pronto para os profissionais.

  • Vi os jogos da Copinha e ele destoa dos demais. Técnico e com força física, várias bolas ele saiu rompendo pela defesa, destruindo a jogada adversária, saindo com a bola dominada e iniciando com qualidade técnica a jogada de ataque.
    Isto é bem raro hoje.
    Ele lembra o Hernanes no estilo de jogo.
    Muito bom jogador e fará sombra talvez ao Díaz se este for contratado.

  • Divisao de base é pra isso ai. Revelar bons jogadores. Titulo nao quer dizer nada.

    Se por ano for revalado 1 jogador pro time titular esta excelente.

  • Esse nos enche de esperança. Primeiro volante que arma, tem bom passe e ótima visão de jogo. Espero que siga os passos do Jorge e se firme no profissional.

Comentários não são permitidos.