O título da Copa São Paulo de Futebol Júnior desperta nos torcedores a curiosidade e esperança de ver novos talentos no seu time profissional. Do elenco do Flamengo campeão do torneio nesta temporada, o volante Ronaldo é um dos nomes que surgem como opção para o técnico Muricy Ramalho. Com apenas 19 anos, o jogador mostra maturidade ao afirmar que foge da vida noturna, que costuma assistir novelas na concentração e que se espelha em Iniesta, dentro e fora de campo, para um dia chegar até a seleção brasileira. Abaixo alguns trechos do bate-papo do GloboEsporte.com com o jogador em Sorocaba, no interior de São Paulo, cidade em que mora com a família.
Ronaldo da Silva Souza, nascido em Itu, a cerca de 90 quilômetros da capital paulista, tem nome de um ex-craque do Corinthians. Mas se o primeiro nome que vem a mente é o de Ronaldo Fenômeno, o garoto é batizado em homenagem a Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro que defendeu o gol do clube paulista por uma década.
– Meu pai era goleiro em 1996 e na época o Ronaldo jogava nessa posição no Corinthians. Como ele era torcedor roxo, acabou pedindo para minha mãe e colocou meu nome em homenagem ao goleiro Ronaldo – conta a promessa do Flamengo.
Versatilidade. Assim Ronaldo chamou atenção na chegado ao clube em 2013. Meia, lateral, centroavante até se firmar como volante. Foi o próprio jogador que pediu ao técnico Zé Ricardo, do sub-20 do Fla, que mudasse sua posição.
– Cheguei ao Flamengo como meia-atacante, joguei como centroavante, fui lateral na Copa SP de 2015. Eu que vi que naquela faixa de campo não daria muito certo, então pedi para jogar no meio de campo. Volante é a posição que me sinto, que estou bem e quero desenvolver minha carreira.
A referência de Ronaldo é o meia Iniesta, do Barcelona. Apesar de ser um dos melhores jogadores do mundo há anos, o volante do Flamengo se inspira no camisa 8 do time espanhol pela conduta fora de campo.
– O que mais me espelho no Iniesta é fora de campo, a simplicidade dele. Dentro de campo, busco ter o mesmo controle do jogo que ele tem. Gosto muito de ter o jogo comigo, de mandar no jogo e servir meus companheiros. O Iniesta é um dos melhores jogadores do mundo há muitos anos.
A expectativa de Ronaldo com relação ao time profissional é outra. O volante já estreou e jogou cinco minutos na derrota do Flamengo por 2 a 0 para o Grêmio, em duelo válido pela 33ª rodada do Brasileirão do ano passado. O jogador era constantemente aproveitado nos treinos pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Agora com Muricy Ramalho, Ronaldo espera aprender ainda mais com o vitorioso treinador.
– Espero muito uma oportunidade e trabalho para isso. É preciso ter paciência e vou trabalhar muito para que isso aconteça. O Muricy, além de dar oportunidade para os jovens, é um grande campeão e isso vai ajudar muito. O Flamengo é uma pressão, e tem que ter essa pressão, é uma nação – conta.
Ronaldo desembarca no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, quando deve ter uma reunião com a diretoria do Flamengo e outros jogadores que podem ser aproveitados no time profissional no restante da temporada.
Fonte: GE
Ver comentários
Tem que trabalhar bem este garoto. Ano que vem ele assume a reserva do Cuellar e não renova com o Marcio Araújo. Quem sabe até vira o titular.
Eu sei que a galera perde a paciência com o Jonas, mas ele tem 24 anos. A perspectiva de evolução e de retorno de investimento é muito maior com ele do que com Márcio Araujo.
Ele tem qualidade, só está em um mal momento. Acho que estão errando em preterir ele e ficar com o MA.
Se dependesse de mim os nossos volantes esse ano seriam Cuellar, Jonas, Ronaldo, Canteros e William Arão.
Jonas não pelo amor de Deus, só chega atrasado parece uma carreta bi trem , num toma uma bola sem ser pela força não tem velocidade, quer da lançamento mais não acerta um, resumindo ruim pra dar passe e péssimo pra marcar e esquecendo num acrescenta em nada na bola área...resumindo o pior volante do elenco se for pensar por idade Ronaldo que merece a chance o resto eu quero é jogador pra ganhar título. A diretoria do Flamengo é tão boa que até os torcedores estão virando economista, esse tem q pôr porque tem futuro é novo....merda nenhuma, tem é que ganhar título ex Corinthians vendeu Jadson, Renato Augusto se o mengao for campeão vende tudo Sheik se brincar até o wallace arruma mercado. SRN
Paulo, o Jonas já comprovou que tem qualidade ano passado. Sem falar que ele tem uma "arma secreta", que é o chute potente de fora da área.
Colocando na balança, vale muito mais a pena ficar com ele do que insistir com o Márcio Araujo. SRN.
Edson minha opinião é que como 1 volante jogando como cabeça de área entre os zagueiros o Jonas é meio estabanado, é um Felipe Melo 10 vezes mais loco nessa região não podemos fazer falta porque fica muito perto da área e geralmente combate os contra- ataques e ele chega muito forte, a tv treme quando ele chega numa dividida... Agora no caso de precisar jogar mais recuado ele jogando de 2 volante batendo d fora da área acredito que possa ajudar. SRN
Nada ver o que vc escreve.
Deve ser porque vc não sabe que 1 seria primeiro e 2 segundo volante, mas tranquilo respeito sua opinião. SRN
Acho que nenhum torcedor pensa como prioridade o retorno em dinheiro ou algo do tipo por um jogador , Queremos craques , ver gols de bicicleta , títulos , retorno financeiro não vale muito pra nós torcedores , por isso não me importo se o cara vale 1 milhão mas se ele der garra , suor e sangue dentro de campo independente da idade já tá de muito bom agrado
Eu acho que o Jonas é uma ótima peça de reposição, mas apoio o empréstimo, não uma possível venda. Por mim, o Fla empresta para um time de série A ou B que prometa dá-lo oportunidade, já que vai ser difícil ter esse ano se mantiver no rubro-negro. Ele, de fato, quando jogou até agora, se mostrou mais raçudo é melhor tecnicamente e defensivamente que o MA, mas competir com Cuéllar e Ronaldo é apelação, e ainda tem o Canteros que jogou bem quando improvisado na posição.
Tinha que ser reserva do Cuellar agora. Senão om garotos vão ficar treinando sem nunca ter oportunidade enquanto outros mais velhos não acrescentam nada. Por isso o Flamengo lucra pouco com venda de jogador.
Cuellar,Jonas,Marcio Araujo,Arão,Canteiros todos estão na frente dele abriria mão do MA e Trocaria o Canteiros pelo Lollo ou outro zagueiro ja que la ele tem mercado.
O que deixaria 3 concorrentes e assim apareceria mais.