Díaz não é nosso salvador

Compartilhe com os amigos

O noticiário recente do Flamengo tem mostrado algo, no mínimo, curioso. A torcida do Flamengo adotou o nome de Marcelo Diaz como a mais badalada especulação, superando, inclusive, a contratação de Mancuello e tornando obscura a busca pelo craque de renome. A hashtag #vemDiaz é propagada, e se eleva a quantidade de adeptos de sua contratação em detrimento da chegada de um zagueiro de qualidade, visto nossa escassez financeira.

Aí me surge uma grande dúvida: de onde vocês tiraram que o Diaz é esse jogador que imaginam que seja? Apesar de ser eficiente em sua função, em poucas vezes na carreira ele foi tão brilhante pra ser tão bem comentado, da maneira que vem sendo. Uma prova disso é que ele atuou por equipes de médio porte, Universidad de Chile, Basel e Hamburgo (neste último, não se firmando), sem nunca ter atuado por uma equipe de ponta do futebol europeu. E, por isso, também me pergunto quantos de nós acompanhou o grande campeonato suiço, ou os poucos jogos de Diaz pelo Hamburgo, pra ter tanta certeza assim de suas qualidades. Os jogos de seleções são tão esporádicos que não podem ser o fator chave.

Seu estilo de futebol é um tanto quanto raro, de fato. É um volante de boa saída de bola que busca o jogo entre os zagueiros, dando fluidez à equipe. Com esse papel, foi fundamental no esquema de jogo da seleção do Chile pois, obviamente, o esquema tático com 3 defensores depende de alguém que cumpra essa função, já que não tem laterais para o desafogo. Entretanto, com a exceção de alguns jogos acima da média, Diaz nunca foi um destaque aparte no selecionado andino; na maioria dos jogos ele cumpre seu papel, sem comprometer, mas sem ser brilhante. E, como já ouvi o contrário e provavelmente serei acusado de não acompanhar seus jogos, saibam que este que aqui vos fala já morou no Chile e conhece tão bem aquela seleção como a brasileira. O meio-campo chileno depende de Vidal, e a liderança da equipe se reveza entre Medel, Vidal e Sanchez. Diaz é coadjuvante.

Outro problema de Diaz é seu porte físico. 1,66M para um volante é um fator negativo, principalmente considerando que é naquela área do campo que recaem os chutões defensivos.

Mas o que mais me intriga é acreditarmos que um volante de ligação com a defesa se tornaria, como frenquentemente li, “a principal contratação do ano”. Por mais que seu futebol fosse mesmo inquestionável e se existisse uma fórmula que garantisse sua perfeita adaptação ao Flamengo e ao futebol brasileiro, como Diaz se tornaria tão fulcral? Nossos principais problemas de 2015 foram a bola parada, a inconstância do time e a falta de criação de jogadas. Ou seja, Diaz seria um elemento agregador, mas não determinante em qualquer um de nossos aspectos táticos.

Por fim, o próprio treinador do Flamengo, Muricy Ramalho, alegou que a contratação de um defensor é, no momento, nossa prioridade. De que adianta ter uma boa saída de bola, se temos problemas em recuperar a posse de bola?

Seu destaque midiático entre a Nação é um mistério, pra mim. Temos mais motivos pra empolgação com Mancuello do que com Diaz, mas não é isso que acontece. Sem dúvidas seria uma boa contratação, mas nada além disso. Acalmemo-nos, Diaz ainda não é o herói do qual precisamos!

SRN

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Rodrigo concordo com tudo! Agora achei um pouco de oportunismo essa matéria,por q VC não a fez no meio da loucura toda,quando ainda era pauta de contratação??pois desde o começo, é essa frescura toda com esse pigmeu!poucos o viu jogar,poucos, na maioria são torcedores Maria vai com as outras,e antes de aparecer um bobão,não estou comparando diaz com o caramujo!!

    • Perfeito, Alfredo. Não o fiz antes pela pauta de postagens. Não posso escrever colunas todos os dias, e a temática de contratação no Flamengo é realmente complicada. Muita mudança a todo o momento! Abs

      • ok

  • 1,66m kkkkk haja coração amigo

  • É engraçado. Lendo os comentarios, prevejo mais um jogador fracassado da base. Tão criando tanta expectativa em cima do Ronaldo, tudo pra que ele substitua o Márcio Araújo.
    Parece que ele é o novo Andrade ou Adilio. Aí quando o garoto errar 3 ou 4 passes num jogo, Vão acha-lo um lixo e etc e cair em cima dele dizendo que ele não tem nível pra jogar e blá blá blá….
    E não adianta comparar com o Jorge. O Jorge entrou na fogueira, Mas foi no estilo só tem tu, vai tu mesmo. O que mostra que o flamengo deu sorte na transição com ele e não teve competência.

  • Pra essa posição especificamente, era o salvador sim, era o único disponível e com qualidade no mercado a nível de seleção.E agora vai contratar quem?E um detalhe era um valor ate pagável na tal circunstancia.

  • Porra até pouco o cara era o foda, agora que NÃO VEM é um pereba…HIPOCRISIA. Sem mais.

  • Pelo preço que se pagou por ele e pela qualidade, nunca acharão um negócio tão bom. E dalhe Márcio Araújo.

  • Está virando mestre em fazer textos sem noção.

    • Obrigado por acompanhá-los, e por abrilhantar-nos com sua lucidez. Me relate o contrário, dizendo quais são as características do jogador, e quantos jogos você acompanhou de sua carreira. Abs

  • Meu Deus, quanta bobagem em um só texto. Primeira coisa, a maioria da torcida, pelo menos aqui no blog, não via o Díaz como “o salvador”, mas sim como um volante, titular incontestável na delação chilena, pra chegar e pegar a posição de um cara chamado Márcio Araújo, que dispensa comentários.
    Depois me deparo com a velha e batida história: “o que esse cara fez na Europa”. Se fôssemos por essa premissa, metade dos jogadores do futebol brasileiro não seriam contratados, ou você acha que o Renato Augusto foi eleito pra seleção do campeonato alemão enquanto jogou lá? Igual ele, podemos citar dezenas de outros jogadores. O mercado no Brasil se baseia nisso, jogadores pouco badalados, com idade avançada que estão em baixa na Europa. Pra competir no futebol brasileiro isso basta, e como basta.
    Ao contrário desses veteranos em absoluto final de carreira, o Díaz é um cara que, apesar de não ter brilhado no futebol europeu, é peça constante no time titular da relação que ganhou a copa América. Lógico que não é nenhum Vidal da vida, mas resolveria sim nossos problemas no meio campo, numa posição que é sim mais carente que a zaga.
    Agora que o Díaz já acertou com o Celta, resta-nos esquecer o cara, mas se a diretoria não buscar um volante de qualidade no mercado, esse time não sai do lugar.
    SRN

    • Está.

      Renato Augusto foi considerado melhor jogador da Alemanha por dois anos.

      • Acho que você está equivocado, amigo. Se puder me enviar algum link onde posso encontrar essa informação, agradeço.

    • Antes de tudo, te peço que dê uma lida pela Coluna. “Díaz seria a principal contratação do ano”, “só precisamos de um volante assim pra montar o elenco” são exemplos que estão propagados por aí. Foi considerado como o salvador, de fato.

      Não perguntei somente o que fez na Europa, perguntei o que fez na carreira. Você sabe me responder? Pois acho difícil você ter acompanhado o campeonato chileno, suiço e os 20 jogos dele pelo Hamburgo pra saber afirmar com propriedade.

      E Díaz é, também, titular da seleção que ganhou a Copa América. Mas isso está reconhecido em meu texto, nunca afirmei o contrário. E isso não é prova de que se encaixaria com perfeição em nosso elenco. Seria mais um pra agregar, e nada mais. Abs

  • O cara foi, bola pra frente… Vamos encontrar alguém que seja capaz de entrar no lugar do Márcio Araújo, resumindo, qualquer um…

    • eu confesso que não conheço o futebol do diaz, mas conheço o “futebol” do MA
      fico puto pq até agora nenhum 1º volante chegou, pra tirar esse cancer do time, nos primeiros treinos ele foi titular, se bem que mancuello nao treinou (embora ele vá jogar na frente)

      acho que esta aclamação toda por diaz é mais pelo fato de que ele vindo, sem dúvida alguma seria titular e assim vc sabe quem sairia do time, fico esperando uma contratção de qualquer volante pra vir ser titular, claro que podendo ser um grande jogador melhor né….hehehe

      • Essa é a questão, por querer a saída de MA a galera se desespera por qualquer um. Mas também devemos saber se Muricy deseja alguém para a posição de primeiro volante (que o MA não é), ou mais um segundo volante.

        • exatamente isso

  • Ótimo texto, vemos pessoas comentando q o fla perdeu uma grande oportunidade com o Díaz. Mas quem garante q o futebol dele será o mesmo assim que fica-se curado? Reclamávamos quando o dep. de futebol contratava jogador bichado e agora q a diretoria muda de ideia acham ruim? Acho que temos q contratar quem está em PERFEITO estado, pronto para jogar como os já chegaram.

    • Bichado? O cara teve uma lesão seria na coxa e você fala que o cara é bichado? Me desculpa, mas bichado é o Valdívia, o Ederson, o Fred. O cara não tem históricos de lesões. Agora me fala um volante, titular de uma seleção boa como a do Chile que está em perfeito estado e e dentro do orçamento do clube.

      • Quem garante que ele após se recuperar vai está em condições para jogar em alto nível? Precisamos de jogador que sabemos que irão chegar e ocupar a vaga de MA, se não estaremos na mesma. E o fato de ser da seleção chilena, podemos achar na base ou outro jogador que não seja de seleção que ira desempenhar bem seu papel no esquema tático.

  • Até que fim alguém com lucidez. Belo texto consciente e esclarecedor. OBS: Ele não está defendendo o Márcio Caramujo.

    • Obrigado, também pela importante observação, hehe. Abs

  • Um Colunista deveria ser bem informado sobre o assunto que está falando, o Muricy disse hoje que a prioridade são os dois volante e zagueiro.SRN.

    • Não, amigo. Ele quer os dois, mas tendo dinheiro só pra um a preferência é de um zagueiro. Tudo depende da arquitetura financeira.

  • Post alem de atrasado, fala de uma realidade em que o flamengo nao precisasse de bons volantes, é Diaz seria sim uma exelente contrataçao. Esse tempo tudo vendo o Marcio ruim araujo de titular tirou o senso critico sobre a qualidade de um volante do escritor.

    • Nunca é tarde pra dizer a real qualidade de um jogador. Pelo contrário de sua opinião, acredito que por se acostumar com MA você está nivelando os volantes por baixo e considerando Diaz alguém que não é. Abs

  • Hipócrita, agora que ele não vem você faz esse texto…
    Para você Márcio Caramujo deve ser a solução!

    • Por R$6.5mi é um baita jogador sim. É o que o Celta pagou por ele.

    • Bom, aqui no site temos uma certa ordem, conhecida como pauta. Se eu não o fiz antes, não foi por hipocrisia, mas sim por isso. O fato dele não vir mais não altera que a torcida o superestima nem que ele não é o jogador que acreditam ser. E também lhe peço pra não colocar palavras em minha boca, em nenhum momento do texto defendo MA como titular, nem como banco, nem como jogador. Simplesmente não o cito. Abs

      • A verdade é que a torcida não aguenta mas ver MA no elenco, então qualquer jogador dessa posição que for especulado vai causar esse alvoroço todo, Díaz cairia como uma luva nesse time, minha opinião é claro…

  • O clamor da torcida pelo Diaz não é que ele seja um craque, apesar de ser melhor do que os volantes que atuam no Brasil e o seu custo ser uma vantagem. No entanto, toda essa agitação pela sua não contratação é que a torcida não suporta mais uma temporada com o medíocre Marcio Araújo de titular. Desse modo, quando vc tem no time titular Marcio Araújo, Walace e Pará qualquer jogador um pouco melhor enche todos de esperança de se livrar dessas perebas que hoje vestem a camisa do Clube de Regatas do Flamengo.

    • Entendo seu ponto de vista, realmente nos apavoramos com Marcio Araújo. Mas isso não justifica elevarmos Díaz a tal patamar. Abs!

  • O que esse Diaz que a maioria nunca viu jogar deixou de VIÚVA não foi brincadeira viu..kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eu nunca vi mais branco kkkk

  • Esse post vem com um certo atraso. Se quisesse ser honesto.

    Porque eu odeio esse tipo de hipocrisia. Agora que sabemos que o jogador não vem mais, descobriram que ele não presta. Se viesse, provavelmente o mesmo autor estaria dando razão à torcida.

    • Bom, Almir, você poderia falar de hipocrisia se tivesse lido alguma análise minha dizendo o contrário. Na verdade, em nenhum momento no texto eu critico sua chegada, mas somente a empolgação da torcida em cima de seu nome. No mais, não daria razão à ninguém no caso de sua chegada pois eu sou coerente com minha opinião. E não coloque palavras na minha boca em uma determinada situação que nem chegou a acontecer. Abs

  • Confesso que não sou m conhecedor do futebol do Diaz, só sei que é bom jogador. Mas no fundo, o meu maior temor seria ver o Araujo de titular na cabeça de área (assim como o wallace na zaga). Até hoje ainda não sei como o Fla foi capaz de renovar com essa íngua. No mais, torço agora para que outro venha ou suba (Ronaldo) e ocupe a posição. Enfim, o problema não é o Diaz, e sim o Caramujo.

    • Compreendo esse ponto de vista. Porém acredito que a era de MA acabou; se Muricy quer um volante de contenção, MA não o é. Se Muricy quer um volante de ligação, creio que Mancuello e Arão estão à frente de MA, que, em minha opinião, briga com Canteros pelo banco. Abs

  • Pronto, vão fazer igual com o henrique o jogador quando é especulado é o melhor de todos, quando perde nunca foi bom jogador. Apesar de que sempre achei o henrique fraco

    • Agora o Diaz é fraco também? hehehe

    • Ninguém conhece nada..tudo chute

  • Preferia o Fernando Gago no meu Mengão!seria uma otima opção!

    • Confesso que não tenho acompanhado seu futebol para afirmar precisamente. Mas temos que reconhecer que ele já jogou pelo Real Madri. Se bem que isso nem é garantia de muita coisa… rs

  • Residiu no Chile? Não significa NADA. Quem mora no Brasil, necessariamente, entende de futebol? Díaz pode não ser o XAVI , Iniesta ou Vidal, mas certamente seria um dos melhores do Brasil. Haja vista Rafael carioca e Elias q facilmente se destacam aqui. O que a Nação não suporta é mais 1 ano com Márcio Araújo no time titular. Chega de mediocridade! Diaz não é o salvador, porém elevaria o meio campo do FLA a outro patamar.

    • E o Canteros cara ? Ele joga muito, só não ta fazendo muita coisa no Flamengo mas com a chegada do Muricy prevejo melhora nele xd

      • Também acho que o Canteros vai se destacar esse ano. É um bom jogador.

    • Quem disse q o ma vai ser titular?

      • Não vai. Se não vier alguém para volante, o meio titular deverá ser Arão, Macuello e Alan Patrick ou Ederson.

        • Ederson não joga no meio é meia atacante.

    • Concordo plenamente, e agora vai contratar quem?

    • Se o cara fosse bom, não valeria 6,5 milhões…isso é fato!!

      • E não iria jogar no grandioso Celta de Vigo!!

    • Pra bom entendedor, meia palavra basta. Eu afirmei conhecer a acompanhar a seleção do Chile. E de onde você tira essa comparação com Elias e Rafael Carioca? Elias se aproxima muito mais de Mancuello, e Rafael Carioca é mais marcador. Diaz não se parece nem com um, nem com outro. E, de fato, ninguém suporta o MA. Por isso ele está atrás de Arão e Mancuello. MA não é titular. Briga com Canteros pelo banco

Comentários não são permitidos.