O canal Esporte Interativo deu mais um passo para assegurar os direitos de transmissão em TV fechada do Brasileiro entre 2019 e 2024. Em proposta apresentada a clubes nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a emissora acenou com cifras dez vezes maiores que as da Rede Globo e marcou um novo encontro para discutir os detalhes do contrato na próxima segunda-feira.
Participaram da conversa representantes de Grêmio, Inter, Santos, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Bahia e Sport.
Na parte final da reunião, ainda chegaram o vice de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, e o diretor geral do Flamengo, Fred Luz. A princípio, eles compareceram apenas para escutar os números.
Ataíde assegurou, inclusive, não ter nenhum acordo firmado com a Globo.
Conforme mostrado anteriormente pelo ESPN.com.br, a atual detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro negocia desde o segundo semestre do ano passado para antecipar a renovação de contrato do campeonato e prorrogá-lo de 2018 até 2020.
Para isso, ela oferece um adiantamento mínimo de R$ 20 milhões em cotas a ser descontado ao longo dos cinco anos de acordo (2016 a 2020), sem juros e correção. A proposta não agradou inicialmente à maioria dos times, que contestou o fato de ela não oferecer qualquer aumento nos valores.
Até aqui, somente Corinthians, Vasco e Botafogo manifestaram interesse no modelo encaminhado pelo novo executivo de esportes da Globo, Pedro Garcia, que assumiu o lugar de Marcelo Campos Pinto.
Esse foi o segundo encontro entre os cartolas e o Esporte Interativo.
Atualmente, o valor pago pela Globo para a transmissão em TV fechada corresponde a 3% do total desembolsado pela emissora com as cotas anuais. Ela ainda mantém os direitos sobre essa mídia até 2018.
“Foi uma reunião muito produtiva, avançamos muito na definição de detalhes financeiros e contratuais e encerramos com o compromisso de sete clubes. Marcamos uma nova reunião na próxima segunda-feira para começarmos a redigir os contratos. Não batemos o martelo em tudo, mas são valores expressivamente melhores que a Globo e comparáveis ao que se pratica na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou o vice-presidente do Coritiba, Alceni Guerra, em contato com o ESPN.com.br.
“A TV aberta e o pay-per-view não se encontram em discussão. Eles pertencem à Globo até 2018. Assim como a TV fechada. Para essa última, temos, sim, essa proposta do Esporte Interativo para fechar de 2019 a 2024”, completou.
Representantes da Globo foram consultados pelos dirigentes sobre esses números, mas a resposta inicial não foi animadora.
Em virtude da ‘ameaça’ no mercado, a emissora adiou por duas vezes consecutivas reuniões marcadas ao fim do ano passado para discutir mudanças no atual modelo de distribuição do pay-per-view. Ela se concentra neste momento na renovação de seus acordos vigentes.
Ainda existe o risco de negociação em bloco para 2016 com os clubes que não carregam contrato de longo prazo, casos do recém-promovido América-MG e de Ponte Preta, Figueirense e Chapecoense.
Ao todo, 18 times contam com acordo por mais três temporadas: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Atlético-MG, Cruzeiro Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Bahia, Vitória e Sport.
Fonte: ESPN
Alguém poderia me exclarecer uma coisa? Cada clube fecha com a emissora que quiser? Por exemplo, se o Flamengo quiser pode fechar com a ESPN a partir de 2019 enquanto os outros clubes fecham com a Globo?
Após a dissolução do clube dos 13, é literalmente cada um por si. Mas a globo tem um contrato com a CBF para a TV aberta que dificilmente será mudado, pq quem oferece mais para a CBF, a globo pode igualar e a CBF é obrigada a aceitar( Isso segundo o Silvio Santos). Mas TV fechada tem contrato até 2018 e a Esporte Interativo quer tirar esse poderio.
Obrigado pela informação Bruno
Sim, mas a emissora só poderá transmitir os jogos dos clubes na qual ela possui contrato. Se o Flamengo fechasse com a ESPN, e os outros 19 com a Globo por exemplo; a ESPN só poderia transmitir um jogo do Fla contra algum dos outros 19 com a autorização da Globo, e vice-versa. Por isso é importante a união dos clubes.
Deverá ser feito um acordo entre as emissoras.
Exemplo: Flamengo fechado com a globo e Gremio com a ESPN, as emissoras têm que entrar em acordo para transmitir. Senão, nenhuma das duas poderá transmitir o jogo.
Obrigado Gabriel
O direito de transmissão não é do mandante da partida não?
Valeu Vinicius pela informação.
Eu quero saber é do streaming. Atualmente para assistir um jogo no tablet ou no celular; temos que ter além de uma conta no PPV, uma assinatura na TV fechada. Isso é ridículo cara! Eu quero que o Esporte Interativo brigue por isso, seria uma boa assistir o Campeonato Brasileiro pelo APP El Plus, e é baratinho: menos de 10 reais (mas provavelmente aumentariam um pouco).
Meu camarada, é baratinho pq não é tão visto não é? Imagina quanto seria se o EI ganhasse a exclusividade. Assistir pelo EI Plus não sairia por menos de 60 reais. Tenho certeza!!!
As outras emissoras são muito burras…
Por que elas não se juntam e compram o Brasileirão? Elas poderiam rachar os jogos e passar em horários diferentes.
Algumas passariam no sábado de 16 às 18 hs… Ainda de 17:30 às 19:30 e também de 21:30 às 23:30…
Outras passariam no domingo de 11 às 13 hs, também de 16 às 18 hs e poderiam passar de 18:30 às 20:30… E durante a semana, poderia ter jogos de 3ª até 5ª…
Seria futebol pra todo lado.
Isso aumentaria muito a arrecadação das emissoras, porque o patrocínio com o futebol não é barato e arrebentaria com a audiência da Globo.
E a Globo, que tem uma grade de programação engessada por causa das novelas, não poderia competir com esse conjunto de emissoras…
Seria bom pra quem gosta de futebol…
Pra quem não gosta, seria só continuar nas noveletas da Globo…
E o futebol brasileiro, mais rico e mais divulgado só agradeceria!
E essa maior divulgação dos jogos ajudaria até na divisão do dinheiro da transmissão, em harmonia com a queixa de muitos hoje, já que havendo a transmissão de mais jogos, as emissoras não teriam como priorizar a transmissão apenas de Fla e Gambá…
Obviamente que Fla e Gambá passariam nos horários mais nobres, mas todos os outros clubes teriam uma divulgação muito ais igualitária…