Final da Copinha consagra ‘Big Brother’ da base

Compartilhe com os amigos

O slogan “Craque, o Flamengo faz em casa” é famoso, mas faz tempo que um grande astro não nasce na Gávea. No time finalista da Copa São Paulo de 2016, o clube parece ter boa chance de retomar a tradição, mas muitos jogadores não poderão fazer da máxima 100% verdadeira.

Na realidade, boa parte da equipe do Corinthians, rival rubro-negro na decisão desta segunda-feira, também não…

Os dois melhores times da Copinha de 2016 consagram um modelo de observação nas categorias de base. Tanto Corinthians, quanto Flamengo têm em suas equipes titulares jovens que não “nasceram” nos clubes, mas foram monitorados, analisados e contratados ainda cedo.

No time-base do técnico Zé Ricardo, por exemplo, seis jogadores vieram de outros clubes depois de completarem 16 anos. Um dos casos é do atacante Felipe Vizeu, artilheiro do Flamengo na Copinha, com sete gols, que surgiu no América-MG e se transferiu em 2013.

Além dele, a equipe considerada titular tem outros cinco casos – logo, mais de metade do time: o zagueiro Léo Duarte e o volante Arthur Bonaldo, ex-Desportivo Brasil; o polivalente Ronaldo, ex-Paulista-SP; o também volante Matheus Trindade, ex-Audax-RJ; e o lateral-direito Thiago Ennes, ex-Fluminense.

No Corinthians, comandado pelo técnico Osmar Loss, o cenário é parecido. Destaque da semifinal contra o Cruzeiro, com um gol e uma assistência, o reserva Claudinho, por exemplo, estava no Santos até completar 18 anos, quando trocou de camisa alvinegra em julho de 2015.

Há, inclusive, o caso de um ex-flamenguista, com o lateral-direito Léo Príncipe. Também chegaram mais velhos ao Corinthians o lateral-esquerdo Guilherme, ex-Marília; o zagueiro Vinicius Del’Amore, ex-Palmeiras, o volante Warian, ex-Remo; e o atacante Gabriel Vasconcelos, ex-Fluminense.

A situação influencia, porém, para que as equipes não tenham 100% dos direitos desses atletas em uma eventual venda futura. Entre os nomes publicados em seus último balanços financeiros, o Flamengo tem 60% de Vizeu e Ronaldo, e 70%, de Thiago Ennes; enquanto o Corinthians, 60% de Léo Príncipe, e 50% de Gabriel Vasconcellos.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também