Flamengo aposta em parceria com a Biocinética para otimizar treinamentos

Compartilhe com os amigos

Quando chegou ao Flamengo, em dezembro de 2015, o treinador Muricy Ramalho trouxe na bagagem a experiência que teve na Europa e avisou que o futebol rubro-negro importaria práticas dos grandes clubes do Velho Continente. Alinhado com este pensamento, o Dr. Marcio Tannure, Chefe do Departamento Médico do clube, foi o pivô de mais um passo neste processo de desenvolvimento, ficando à frente da parceria do Mais Querido com a Biocinética, empresa especializada na realização de exames de alta tecnologia para redução de riscos de lesões, otimização do treinamento e reabilitação de atletas de alto rendimento.

“A importância da parceria com a Biocinética foi poder tornar viável e realizar todas as análises biomecânicas de movimentos dos nossos atletas e com isso a gente obter as correções necessárias e diminuirmos o risco de lesão”, analisou Dr. Tannure.

Já vindo de um trabalho bem sucedido no consultório do Chefe do Departamento Médico do Flamengo, Gustavo Leporace, diretor técnico da Biocinética, contou o que a Nação Rubro-Negra pode esperar para 2016.

“A grande novidade é parar com aquela coisa de que todo mundo faz o mesmo treinamento. Agora, o Flamengo terá um cuidado altamente personalizado para cada jogador e, com isso, o treinamento melhora muito. A torcida pode esperar jogadores muito melhor preparados fisicamente, e em menos tempo”, afirmou, para depois esclarecer como o trabalho funciona na prática.

“Levamos em consideração a idade, a posição em campo, o histórico prévio de lesões de cada atleta e, com isso, podemos desenvolver um protocolo diferenciado para identificar, individualmente, qual músculo que mais precisa de atenção, qual aspecto é mais forte ou mais carente de cada jogador. Depois dos testes biomecânicos funcionais, testes de força, flexibilidade e equilíbrio, passamos as avaliações para a comissão técnica e para o departamento médico do Flamengo e os profissionais identificam o que pode ser trabalhado em cada atleta para otimizar o treinamento e os resultados”, explicou.

Além da comprovação científica de que o atendimento individualizado dá resultado, Gustavo aponta exemplos concretos e exalta o pioneirismo da parceria com o Mais Querido. “Uma parceria desta forma, agindo diretamente com o clube, trabalhando próximos assim desde a pré-temporada, só com o Flamengo no Brasil. O único que chega perto desta realidade é o Corinthians, que investiu nisto no ano passado e foi campeão brasileiro. O que pretendemos agora no Flamengo é que o time fique mais próximo de títulos”, afirmou.

Com a parceria, o Flamengo reafirma que quer seguir modelos de sucesso das grandes ligas esportivas internacionais para se tornar referência. E, segundo Leporace, a Biocinética sente orgulho em fazer parte deste movimento.

“O Flamengo vem demonstrando que quer estar a frente do seu tempo e correr atrás do tempo perdido. E a Biocinética faz parte disso porque é uma análise de última geração pouco disponível no mercado nacional e até internacional. Então o Flamengo no Brasil quer ser o pioneiro nessa avaliação biocinética em 3D e correção dos movimentos… E também queremos ser pioneiros em publicar esses trabalhos para que a gente possa cada vez mais melhorar”, afirmou Tannure.

Um desejo pela inovação e alto nível que também acompanha a Biocinética.

“Estamos atrelando nosso nome ao maior clube do Brasil. A parceria tem tudo para dar certo, já que realizamos ações com comprovação científica, usando alta tecnologia, e temos ao nosso lado pessoas querendo tocar isso de forma séria. Nos sentimos privilegiados de mostrar que esse trabalho dá certo ao lado de profissionais competentes”, elogiou.

Entenda como funciona o trabalho da Biocinética
O atleta se submete aos testes utilizando equipamentos de captura de imagens do movimento humano em 3D, associados a diversas tecnologias sofisticadas para análise da função das articulações e grupos musculares. Os testes são realizados em um ambiente amplo, onde a pessoa realiza movimentos orientados por um avaliador.

Os testes podem ser realizados tanto por atletas profissionais e amadores, assim como por qualquer pessoa que busque uma melhoria na qualidade de vida e prevenção de lesões durante atividades físicas. Para isso a pessoa deve simplesmente estar apta a realizar movimentos funcionais de forma independente, como caminhar em uma pista de 10m ou alguns minutos em uma esteira ergométrica, subir e descer dois graus ou sentar e levantar de uma cadeira. O atleta deve vestir uma roupa confortável e justa, sem muitas folgas. Para homens, caso do trabalho no futebol rubro-negro, é sugerido sungas ou bermudas de lycra.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pow, vejo o titulo ai me animo em abrir a materia naquela euforia de ver meu Mengão com tecnologias e tal, ai colocam a foto do Walace logo de cara e ja me lembro que esse cara ainda veste o Manto, e ja me da um desanimo e uma tristeza…
    kkkkk

    • Mas tu é chato, hein ??
      Tá loko !!!!

  • Muito legal…

  • Legal mesmo era quando implantar isso na base
    Aí sim vamos ser uma fábrica de craques

    É muito melhor investir milhões nisso que milhões em uma contratação de um jogador só.

    Estamos indo para o caminho certo.

    É um sonho ver essa realidade no mengão.

    • Verdade. Nos últimos 10 anos muitos garotos subiram para o profissional sem condições de competir fisicamente.

      Acredito que bem preparados a chance deles aumenta.

      • Tb acho cara! Subiam parecendo mortos de fome, não rendiam nada…

        • não só eles, mais varios jogadores chegavam voando e ao longo do ano iam decaindo, everton,cirino,Guerrero,Canteros,e tantos outros…

  • Espero que futuramente tenhamos o nosso próprio laboratório de biomecânica implantado no CT!

    • Mas esses aparelhos não são nossos? Para mim é do Flamengo!

Comentários não são permitidos.