A rivalidade de dois dos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro ganha um novo capítulo, agora também nas quadras do Brasil. Nesta quarta-feira, Flamengo e Botafogo estreiam na Superliga B de vôlei masculino, torneio considerado a segunda divisão nacional e que garante ao campeão o acesso à elite nacional no próximo ano. O duelo carioca acontece às 16h, no ginásio Togo Renan Soares “Kanela”, na Gávea.
Jogando dentro de casa, o Rubro-Negro vai em busca de dar o “troco” depois de ter sido derrotado pelo Alvinegro na final do Campeonato Estadual, por 3 sets a 2, em dezembro de 2015. A partida ainda marca o retorno do Fla a uma competição adulta de alto rendimento de vôlei após 19 anos de ausência, desde a temporada 1996/97.
– A expectativa é a melhor possível. Estamos fazendo um trabalho forte tanto física quanto tecnicamente. A gente espera a torcida em peso na Gávea e estamos bem confiantes para esse jogo, por ser um rival que a gente já conhece. Jogamos cinco jogos contra eles (Botafogo) no ano passado, perdemos três e ganhamos duas e esperamos reverter esse retrospecto – afirmou Gabriel Cunha, capitão flamenguista.
O novo time de vôlei do Flamengo é comandado pelo técnico Arly Cunha e formado pela base juvenil do clube, mais cinco atletas que estavam no grupo que jogou o Estadual Adulto do ano passado, além de três reforços: Danilo Silva, Marcelo Ramos e Rodrigo dos Santos, o Jardel.
– Estar à frente deste novo projeto é uma grande honra, principalmente se conseguirmos o acesso à elite. Flamengo e Botafogo é o atual clássico do vôlei carioca. Mesmo tendo pela frente uma equipe mais madura que a nossa, espero um grande jogo e consigamos dar alegria para essa imensa torcida rubro-negra – comentou Arly, que está no clube da Gávea há 28 anos.
Do outro lado, o Botafogo também conta com uma equipe com muitos jogadores jovens e alguns com mais experiência. O Alvinegro entra em quadra animado depois de ter conquistado os títulos do Estadual e da Taça Rio na última temporada.
– O time do Botafogo mistura atletas mais experientes e veteranos, que em algum momento de sua vida passaram pelo clube, com atletas mais novos que ainda procuram seu espaço no cenário do vôlei nacional. O ano de 2015 nos trouxe duas conquistas e isso nos credencia a representar bem o Rio de Janeiro na Superliga B deste ano – disse Marcelão, capitão botafoguense.
Apesar da vitória sobre o rival na decisão do último Estadual, o técnico do Botafogo, Mauro Lima, pediu respeito ao Flamengo e espera um jogo duro nesta quarta.
– É com muita alegria que voltamos a disputar um campeonato de nível nacional. Temos a expectativa de um grande jogo. O Flamengo vem reforçado, mas o Botafogo tem muita tradição, vem de bons resultados na Taça Rio e no Carioca. Os dois times têm uma base firme, o Flamengo é mais técnico, enquanto o Botafogo tem mais potencial físico, tem tudo para ser um grande jogo – analisou Mauro.
A Superliga B de 2016 contará com 13 equipes participantes, e o campeão garante vaga na elite em 2017. Além de Flamengo e Botafogo, o grupo B da competição conta com o atual campeão Sada Cruzeiro (MG), Montecristo (GO), Upis (DF) e Uberlândia/Gabarito (MG). O torneio começou no último fim de semana e a rodada desta quarta-feira terá cinco confrontos.
Confira os jogos desta quarta-feira da Superliga B masculina:
– Flamengo (RJ) x Botafogo (RJ) – Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h
– São Bernardo Vôlei (SP) x ASPMA/Berneck (PR) – Adib Moysés Dib, São Bernardo (SP), às 19h
– Apan/Barão/Cremer (SC) x Caramuru (PR) – Sebastião Cruz, em Blumenau (SC), às 19h
– Sada Cruzeiro Unifemm (MG) x Montecristo Vôlei (GO) – Unifemm, Sete Lagoas (MG), às 19h
– Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC) x Super Vôlei/Santo André (SP) – Ivo Silveira, em Itajaí (SC), às 20h
Fonte: GE