Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Ronaldo e companhia. O torcedor do Flamengo conheceu definitivamente novos nomes na última segunda-feira, quando a equipe rubro-negra conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior ao bater o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3, em pleno Pacaembu. O grupo vencedor, apesar de sub-20, possui uma característica comum entre os profissionais.
Grande parte do elenco do Flamengo tricampeão da Copinha é ‘fatiado’. Do centroavante Felipe Vizeu, eleito o melhor jogador da competição e com contrato até 11 de setembro de 2017, o Flamengo conta com 60% dos direitos econômicos. Todos os dados foram divulgados no último balanço financeiro do clube, divulgado no ano passado.
Matheus Sávio, também destaque no torneio e dono de um compromisso até 31 de janeiro de 2017, evidência mais a política do clube carioca: apenas 20% são ligados à equipe rubro-negra. Mesmo número em relação ao zagueiro Dener, titular na decisão contra o Corinthians e que termina o vínculo com o Fla no próximo 10 de fevereiro.
O lateral-direito Thiago Ennes soma 70% dos seus direitos econômicos ligados ao Flamengo e já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe em julho; o contrato dele se encerrará em 31 de dezembro.
A prática é vista como ‘algo comum’ pelo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Em entrevista concedida ao ESPN.com.br depois do título no Pacaembu, o principal dirigente do tricampeão da Copinha se mostrou tranquilo e prometeu uma ação para diminuir cada vez mais essa dependência de parceiros.
“Alguns jogadores foram adquiridos depois dos 15, 16 e 17 anos. Nesses casos temos parcerias com outros clubes. Há casos como o do (Lucas) Paquetá, que está desde criança no Flamengo. Creio que ele é 100% do Flamengo. Mas todos os clubes usam esse mecanismo”, garantiu.
Paquetá, um dos destaques do time e camisa 11 na conquista, tem 70% dos direitos vinculados ao Flamengo e vínculo até 31 de dezembro de 2017.
O presidente também disse que os jogadores são ‘fatiados’ enquanto jogam na base porque isso favorece o clube. “Assim evitamos desembolsar valores que o clube vai sentir”, explicou. Também afirmou que a política do clube é adquirir integralmente os direitos dos jogadores conforme eles forem se desenvolvendo e antes de uma possível venda.
“Você vai disputar um torneio (de base) e observa um jogador que considera muito bom, com potencial, e faz parceira com o clube de origem dele, dividindo os direitos econômicos. A partir do momento que ele estourar o Flamengo tem o direito de adquirir o restante dos direitos em relação ao clube de origem. Aí ficamos com tudo”, explicou Bandeira.
Confira outros jogadores ‘fatiados’ pelo Flamengo:
Goleiro – Thiago Silva, 90% em 2014
Contrato assinado em 12/05/2015 / Contrato finaliza em 31/12/2017
Zagueiro – Ronaldo, 60% em 2014
Contrato assinado em 01/07/2015 / Contrato finaliza em 31/12/2017
Atacante – Patrick, 70% em 2014
Contrato assinado em 29/07/2014 / Contrato finaliza em 31/12/2018
Atacante – Kleber, 70% em 2014
Contrato assinado em 18/09/2014 / Contrato finaliza em 31/01/2017
Fonte: ESPN
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Ver comentários
Tem que manter pelo menos 65% a 80% dos meninos porque hoje cada vez mais buscam o jovens lá na base.
Ronaldo não é zagueiro até onde eu seu
Espero que comprem logo os destaques. Vizeu, Paquetá, Ennes, Denner, Sávio, Ronaldo, são jogadores que não se pode perder. Principalmente quem já tem contrato vencendo.
Matéria escrota! Fica clara a intenção em colocar na vitrine com o preço e as condições de compra nossos jogadores campeões da copinha. Por que não divulgam todos os times? Eita paulistada invejosa.
Não divulgam porque o campeão foi o Flamengo. Não vi nada de anormal, sempre foi assim com todos os clubes, fizeram com o Santos quando foi campeão, com o Corinthians ano passado, quando tem jogador destaque em seleção de base sempre fazem também.
Digam-me qual é o clube brasileiro q não faz parcerias com clubes pequenos ou de empresários??? Eles adoram falar mal do Fla nas entrelinhas. jornalistas paulistas safados.
O Denner é RUIM que dói...
Lei Pelé fodeu com os clubes... Pobre futebol brasileiro...