‘Prioridade é contratar zagueiro’, diz Flávio Godinho

Compartilhe com os amigos

O Flamengo contratou oito jogadores para a temporada de 2016. Alguns deles para formar o que seria um time alternativo para o Campeonato Carioca – casos do zagueiro Antônio Carlos e do lateral-esquerdo Arthur Henrique. Outros para compor elenco e disputar posição, como foi o caso de Willian Arão, Rodinei e Chiquinho. Além do caso especial de Juan, cria da casa que é também uma aposta da direção e da comissão técnica, como liderança dentro e fora de campo, os nomes de maior impacto são o goleiro Alex Muralha e o meia Mancuello. Esta é o entendimento do vice de futebol Flavio Godinho.

Em entrevista improvisada na visita à pré-temporada do Flamengo em Mangaratiba, o dirigente – que teve a companhia de Plínio Serpa Pinto, vice de gabinete da presidência – se mostrou satisfeito e impressionado com o novo ambiente que encontrou na volta aos trabalhos em 2016. Para eles, efeito claro da chegada de um nome de respeito na comissão técnica, como o treinador Muricy Ramalho, quatro vezes campeão brasileiro.

– Como diz a marchinha, este ano não vai ser igual aquele que passou – disse Godinho.

Confira abaixo trechos de um bate-bola com o novo vice de futebol do Flamengo:

Muricy 

O astral está muito bom. Todo mundo muito focado. Os jogadores saem do treino e querem acompanhar a performance dos jogadores por GPS, como correram em campo. Está todo mundo muito otimista, motivado. Notamos a serenidade, a credibilidade, a experiência e o respeito que o Muricy impõe. É um clima diferente do que terminou o ano passado. Estamos aqui para dar condição de trabalho, porque esse ano, como diz a marchinha, este ano não vai ser igual aquele que passou. Nossa forma de trabalho coincidiu com a do Muricy, um homem respeitado e vencedor. É só o início do trabalho. Estamos a todo vapor e com muito otimismo.

Meritocracia

É a palavra de ordem. Eles (jogadores) sabem que vão ter que suar o litro certo aqui. Sabem que Muricy vai escalar quem tiver melhor. O objetivo da tecnologia não é evitar o “migué”. É que eles sejam monitorados o tempo todo para que tenham melhor condição de treinamento e possam melhorar a performance. É a tecnologia que tem que andar a nosso favor.

flavio godinho flamengo (Foto: Raphael Zarko)Prazo para contratações

Pode ser que expire na última semana de janeiro ou ir para fevereiro, mais além. Mas temos um grupo preparado e sintonizado com o técnico. Vamos reforçar o elenco quando chegar a hora certa. Estamos perdendo um tempo maior na identificação do alvo certo. Nem sempre negociações são rápidas, como não foi a do Mancuello.

Marcelo Díaz e zagueiros

Prefiro não comentar nomes. Efetivamente consideramos que precisamos de mais um zagueiro para o elenco. Impossível precisar quando ele viria. Estamos sintonizados com o técnico. O que não vai acontecer é o técnico indicar A, B ou C e não transformamos em realidade.

Prioridade na zaga

Dentro da nossa lista de prioridades, além da leva (de contratações) do ano passado, tínhamos um goleiro, um meia e um zagueiro. Goleiro é o Alex Muralha, meia é o Mancuello e ainda vamos buscar um zagueiro. Só que a gente não pode errar nesse momento. Não adianta contratar por contratar. Estamos conversando com muito cuidado com Muricy, estamos atrás de um potencial alvo, mas não tem como dar prazo. Mas que virá (zagueiro), ele virá.

Negociação “olho no olho”

Sou adepto da negociação olho a ollho, cara a cara. Por e-mail não funciona. Se trabalha com atletas de outro país, tem que pegar avião e conversar com o atleta, com seu represantante, com clube. Única forma de esgotar a negociação. O exemplo do Mancuello é latente. No final das contas o que fez a diferença na negociação foi a possibilidade de comprar 90% dos direitos econômicos do atleta. Isso você só consegue ao vivo. Aí discute a forma de pagamento, se vai pagar a prazo. Não adianta ficar trocando e-mail. Resolve ao vivo e depois, se necessário, esgota últimos aspectos da negociação por telefone.

“Não há engessamento no comitê de futebol”

A estrutura do futebol é 100% profissional, nós temos o diretor executivo que é o Rodrigo Caetano e estamos juntos todos os dias, em uns 15 telefonemas diários. Esse famoso comitê de futebol entra em campo quando você tem que fazer operação fora dos padrões. Você em princípio vai bater um papo com teus aliados, isso funciona uma vez por mês ou em caso de necessidade. Vamos supor que você quer comprar um jogador como o Guerrero, que vai precisar de desembolso expressivo de uma soma de dinheiro. Não dá para o vice de futebol ter carta branca e sair passando cheque a torto e a direito. A gente não precisa ter medo da governança. Plínio é membro do comitê e esta aqui comigo. Há uma relação informal, mas tem a formal também. Precisa de uma discussão com o vice-presidente de finanças, o presidente tem que concordar, mas tudo num clima muito harmônico. Não há nenhuma espécie de engessamento no comitê de futebol. A linha de comando é muito clara.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Galera fiquem frios o Diaz vai vestir o manto é só questão de tempo se duvidar em até duas semanas ele vai está confirmado podem apostar

  • Só eu que não gosto desse Godinho? Esse cara não me passa uma boa impressão.

  • Tenho medo da contratação desse diaz lesão pode atrapalhar e nos prejudicar!!

  • Tomara que eu não quebre a cara,eu não, nós! Mas sinceramente estou empolgado!!!!

    • Nenhum de nós vai quebrar a cara. Só precisamos ter paciência. Pode ser que nosso desempenho no início do ano seja ruim, trocamos muitas peças no time titular.

  • A posição de 1° volante é a mais carente. Obs.: Godinho vc não está de férias, quando for para o campo utilize uma camisa do flamengo, a adidas fez várias pólos bonitas

    • Bem lembrado!!!!!

    • Concordo! #vemdiaz

  • Nao adianta pegar um zagueiro se nao pegar um volante e nao adianta pegar um volante se nao pegar um zagueiro os dois e prioridade se deu prioridade pro gol que pra mim nao prescisava e Obrigaçao pegar as duas posiçoes

    • Exato, Xará! Díaz e Maidana ou Lollo. #vemdiaz

  • Dps dessa da pra ver q não vai rolar .. erro da diretoria !!!! ele era pra ser prioridade !!!

    • Amigo. A diretoria pegou empréstimo de 10milhas. Adivinha pra que?
      Eles só estão tirando o foco. DIAZ vem aí !!!

    • Cara deixa de ser pessimista. Tu só sabe criticar, já estou até desconfiado de ti…eu em. Só posta pro negativo. Muda isso cara.

  • Diaz seria a maior contratação do futebol brasileiro de 2016, não pode perder um jogador raro desse, zagueiro ta cheio tem Dede, Rever, Burdisso, Alex(Milan), todos possíveis se nao der vamos de Juan e Wallace mesmo até o meio do ano mas nao podemos perder um jogador do nível do Diaz.

    • acho que o unico viavél ai e o Rever. Os outros caros! mas zagueiro bom hj em dia e caro mesmo. 10 classico mais ainda !

    • Díaz tem que vir, maior contratação do futebol brasileiro de 2016 mesmo. Zagueiros pra contratar tem o experiente Maidana e o Lollo, ambos chegariam pra ser titulares. Agora temos que pressionar a diretoria pra trazerem o Díaz, não lembro de um jogador negociando que teve tanta aceitação da torcida igual ele teve. #vemdiaz

  • Diáz é prioridade pra mim…Zagueiro podemos POR HORA, jogar com César martins e Juan…com um meio forte a defesa fica menos exposta, o time joga. O que adianta Zagueiro bom e o Meio não render, o time não conseguir jogar bem…aliáz é um grande problema do Flamengo (meio campo não joga). Diáz é a cereja do bolo. Tem que trazer dentro do possível. Ser vier os dois Ok, maravilha, mas se tivesse que escolher, escolheria o Diáz…
    *O Zagueiro deve ser o Lollo, ótimo Zagueiro, mas o Diáz pra mim é fundamental para o time dar um salto definitivo de qualidade…acredito que venha mais um nome forte, isso não duvido, mas que seja Diáz ou outro meio campista de nível. SRN.

    • Acho que ele falou despistando, tenho certeza que o Díaz vem, eu quero muito que ele venha kkk, depois do empréstimo tudo indica que ele vem.SRN.

      • Faz parte, tomara amigo. Contamos com isso. O Fla não iria pegar mais uma grana a toa…vamos torcer. SRN.

      • Penso o mesmo que você, torço muito por isso!

    • Concordo, parceiro. Díaz é tudo isso mesmo, a nossa prioridade. Precisamos de um zagueiro, mas por enquanto dá pra ir de César Martins e Juan mesmo, César tendo um experiente ao seu lado e com essa pré temporada renderá mais.

Comentários não são permitidos.