Entrevista! Gilvan diz que CBF ‘tem medo da federação carioca’

Compartilhe com os amigos

Não existe chance da Primeira Liga não ser disputada em 2016. Em entrevista ao ESPN.com.br, o presidente da entidade e também do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, assegurou o início do campeonato na próxima quarta-feira, dia 27. Segundo ele, não há nada que a CBF possa fazer para os clubes voltarem atrás e adiarem a competição.

Gilvan revelou que, em encontro na sede da confederação, no Rio de Janeiro, o secretário-geral Walter Feldman confessou na última quinta-feira que não poderia punir os times. A orientação foi repassada por seu próprio departamento jurídico.

“Não vamos nos curvar diante de uma entidade enfraquecida e com medo de presidente de federação carioca”, afirmou o dirigente.

O mandatário da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, esteve presente no mesmo encontro e prometeu naquela ocasião liberar duas datas para que Flamengo e Fluminense pudessem entrar em campo. Ele voltou à CBF nesta segunda-feira para cobrar uma posição definitiva da entidade. Em seguida, ela publicou nota oficial proibindo a realização do campeonato.

Lopes era aguardado em Assunção, no Paraguai, para as eleições da Conmebol, mas preferiu seguir no Brasil por causa do conflito envolvendo a Primeira Liga.

ESPN.com.br – Como a Primeira Liga reage à mudança de postura da CBF e proibição do campeonato?

Gilvan Tavares – Mandei soltar nota oficial quando fiquei sabendo do comunicado da CBF. A Primeira Liga continua da mesma forma. Não há nada que a CBF possa fazer que venha a nos forçar a mudar (de posição). A não ser que venha a suspender os clubes, 10 deles da Série A.

Ela autorizou o campeonato. Não pode vir querer avacalhar os clubes 72 horas antes da primeira rodada. A lei brasileira nos permite jogar e é isso que vamos fazer.

ESPN – Então, todos concordaram em seguir com a competição?

Gilvan – Todos estão dispostos a dar sequência. Entramos em contato imediato com os clubes (após o comunicado). Os jogos estão com os seus detalhes organizados, somos pessoas responsáveis, devemos satisfação aos torcedores. Não vamos nos curvar diante de uma entidade enfraquecida e com medo de presidente de federação carioca, que acha que pode mandar em todos os demais.

ESPN – Surpreendeu esse recuo da CBF?

Gilvan – Apenas para dar um exemplo, até a tabela foi discutida com a CBF. Ela ajudou em sua construção. Como quer proibir agora?

ESPN – Na reunião anterior, vocês discutiram até um possível boicote ao Brasileiro como resposta à CBF e à Ferj. Existe chance disso acontecer agora ou as conversas prosseguem?

Gilvan – Nós vamos manter diálogo com a CBF. É claro que não mais nesta semana. Os clubes têm compromissos na quarta e quinta-feira. Posteriormente, se a CBF quiser, vamos conversar sobre 2017.

ESPN – Em Assunção, no Paraguai, o presidente interino da CBF, Coronel Nunes, disse que ainda precisava se inteirar sobre o assunto. Mas ele assina o comunicado da entidade. Como o senhor enxerga isso?

Gilvan – Para você ver como é. Fica o (Walter) Feldman com medo do Rubinho. Estive com os dois no último dia 21 (quinta-feira). Rubinho autorizou duas rodadas, agora e em fevereiro. Mas ele não manda na liga. O Feldman disse para ele na minha presença que não poderia nos punir. O Feldman foi notificado pelo (departamento) jurídico (da CBF) orientando que eles não poderiam (punir os clubes). Agora voltou atrás com uma nota que ninguém sabe quem assinou.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pessoal, essa questão ainda está muito esquisita! Será que poderão punir as categorias de base? As consequências mais graves (claro que a grana também pesa) seriam as punições desportivas, com possível desfiliação, rebaixamento, exclusão de categorias de base…. Agora, se não podemos ser punidos, porque isso não foi colocado de forma mais clara? Uma coisa é fato e está ao nosso alcance, temos que lotar os jogos da Liga e esvaziar os do Carioca. Afinal de contas a Ferj fica com a renda dos jogos do Carioca! Assim estaremos cortando na própria carne, mas afetando diretamente a federação lixo…SRN

  • #peguemorubinho
    #rubinhofdp
    #ferjlixo

  • Eu não diria medo mas rabo preso , estas duas quadrilhas que assaltam nosso futebol a anos CBF e ferj , sao cheias de podres que levariam todos por muitos anos a cadeia onde um vai outro vai atrás por medo da justiça , não podemos perder a chance de acabar com essas quadrilhas e libertar o futebol do rio e do Brasil . sexta vamos nos unir em paz frente a ferj e CBF e mostrar que estamos indignados e exigimos que eles saiam ja

  • Pelo que entendi, a Lei brasileira, no caso a Lei Pelé, dá a oportunidade dos clubes fazerem essa Liga.
    Mas, a Fifa estabeleceu que precisa ter autorização da CBF…
    A CBF, enfraquecida e com lama até o pescoço, não está tendo força pra fazer cumprir a determinação da Fifa, mas a Ferj está ameaçando a CBF de ir à Fifa…
    A CBF não vai ter força de punir 10 clubes da série A.
    Essa é a confusão e os clubes, provavelmente vencerão a queda de braço, para o bem do futebol brasileiro.

    • CBF deu um tiro no pé com essa nota oficial. Acho q mexeu num vespeiro. Torço para q seja o início de uma revolução! SRN

  • A CBF não está com medo da Ferj, e sim da Fifa. A Ferj e a CBF não poderão fazer nada contra os clubes da Liga, estão de mãos atadas por causa da Lei Pelé.

  • Pra cima deles Mengão! Nao pode baixar a cabeça, temos que mostrar a força da maior torcida do mundo e boicotar o jogo de cartas marcadas da Ferj e esvaziar os jogos do carioquinha.

    • Isso! E lotar os jogos da liga!

Comentários não são permitidos.