Kleber Leite: “A terceira camisa”

Compartilhe com os amigos

Em meio a um verdadeiro “tiroteio eletrônico”, com muito mais críticas do que elogios, a Adidas lançou a nova camisa número 3 do Flamengo. A camisa é toda na cor preta, em homenagem ao urubu, que virou símbolo rubro-negro. A bem da verdade, a discussão maior na internet foi muito mais pelo vídeo de apresentação, do que propriamente pela camisa.

Antigamente, todo clube era obrigado a ter dois uniformes, pois em um determinado jogo as camisas poderiam ser parecidas, o que confundiria os torcedores e atrapalharia a arbitragem. Ainda nesta época, ninguém dava bola para os calções e, estes podiam ter a mesma cor nos dois times. Um tempo depois, em competições oficiais, passou a haver a obrigatoriedade de tudo ser diferente entre os dois times em campo. Camisas, calções e meiões diferentes colaboravam para uma melhor visualização do espetáculo, principalmente quando transmitido pela televisão.

A camisa número 2 nunca foi muito bem vista por alguns torcedores, inclusive os do Flamengo. Houve época em que muita gente achava que dava azar. Este mito caiu quando, com a camisa número 2, o Flamengo sapecou 3 x 0 no Liverpool, e conquistou seu título mais importante.

Nos anos 90, com o marketing mais próximo do mundo do futebol, as empresas de material esportivo, visando um faturamento maior, inventaram o uniforme 3. Em 95, quando assumi a presidência do Flamengo, tive duas experiências importantes com relação ao tema. A primeira, como item comemorativo do centenário do clube, o retorno do “papagaio de vintém”, camisa esta que representou o início do nosso futebol. Particularmente, certamente influenciado pela nossa história, sempre esta camisa me emocionou.

Em 95, por ser o ano do centenário, foi muito usada, e recentemente voltou, porém sem o mesmo sucesso, trazendo de volta aquela velha história da falta de sorte.

Em 96 ou, 97, não lembro bem, a Umbro, então fornecedora de material esportivo do Flamengo, fez uma pesquisa nacional com os torcedores rubro-negros. A pesquisa era o ponto de partida para a criação da nova camisa número 3, e a pergunta era simples: “Qual é a cor de sua preferência?”. Deu azul! Aí, a Umbro tomou o azul, que nada tinha a ver com as tradicionais cores do clube, como item principal do novo uniforme. A camisa ficou linda, e sem esperar a aprovação do Conselho Deliberativo, por conta própria, a empresa resolveu fazer um teste de mercado e, colocou à venda em alguns estados. Resultado: Recorde absoluto de vendas, como jamais fora visto. Resultado 2: Uma baita confusão, com o Conselho Deliberativo exigindo que as camisas fossem retiradas do mercado, pois o azul passava ao largo das tradições rubro-negras.

Na realidade, aquela foi uma ação de vanguarda, o primeiro passo para o fato novo, com os clubes utilizando cores distantes das suas cores originais. Diria mesmo e, tinha de ser no Flamengo, aquela foi uma ação revolucionária, de vanguarda. A cara do Flamengo… E, bom não esquecer que esta camisa era para ser utilizada somente em jogos festivos. Aquela ação do Flamengo, em parceria com a Umbro, hoje é copiada no mundo inteiro. O Palmeiras, virou azul. O Fluminense, cor de abóbora, e por aí vai…

O grande problema que vejo nisto tudo é que, infelizmente, o interesse financeiro começa a ocupar o lugar da tradição. Camisa 3, em homenagem à modernidade, tem que ser exceção, e não regra. Ou seja, ser usada uma vez ou outra, e jamais em jogos oficiais. No Japão, fundamental é que, quando uma televisão for ligada, e se a opção for um jogo de futebol, e nele esteja o Flamengo jogando, que o japonês aprenda que vermelho e preto, é Flamengo. Aí, será fácil, ao longo do tempo, mesmo para o japonês, identificar o clube mais popular do Brasil. E, como isto é importante…

Fonte: Blog Kleber Leite

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E O FBI????

    NEM UMA PALAVRA…

    QUE TAL DISCUTIRMOS ISSO EM UM FÓRUM

    A REALIZAR-SE EM NEW-YORK…??

  • Achei a camisa bonita, seria melhor ainda se fosse gola pólo.Tenho a n3 de 2013 (linda).A Adidas tem feito boas camisas,vale lembrar as horripilantes da era Olympikus ,C direito a “Fred Krueger”(listas vermelho e amarelo)

  • Me desculpem quem discorda, mas a Adidas tá devendo desde q voltou ao Flamengo. Pegue uma camisa do Real Madrid, Chelsea ,Bayer etc……muito mais ricas em detalhes e beleza que as camisas do Flamengo. Nossas camisas são simplórias. E outra coisa, esse Conselho Deliberativo precisa repensar essa decisão frente as cores da 3° camisa. Todos possuem camisas com cores q não se correlacionam com a coloração original do clube. Precisamos dar um passo a frente.
    Por ultimo, esse marketing do Flamengo é um lixo hein. “Framengo” é a #$$$%%¨¨&!!!!

  • kleber leite ladrão lixo

  • A maior parte da torcida assiste ao Fla pela TV.
    A Adidas tem de pensar no visual da camisa também desse ponto de vista…

    Alguns detalhes que tornam a camisa mais bonita não são notados na TV.
    O uniforme nº 2 por exemplo, na mão não é feio, mas pela TV não me agrada em nada…

    Esse 3º uniforme deveria ser usado sempre que o Fla jogasse fora de casa à noite contra outros times rubro negros e não pudesse usar o uniforme nº 1.
    O uniforme nº 2 que é branco deveria ser usado em jogos fora de casa durante o dia…

  • A adidas não tem culpa no uniforme porque o conselho veta se não estiver como nossa tradição vermelho e preto aí estamos vendo praticamente a mesma camisa preta que lançaram em 2013 sou a favor da inovação Barcelona Real curinthians jogam com uniformes que não condiz com suas cores mas o nosso conselho está arcaico e não nos deixam andar para inovação

  • Não vejo nada demais o Flamengo usar o terceiro uniforme em jogos oficiais.
    Não sou conservador a ponto de achar que o Flamengo tem que jogar sempre com o uniforme um, ou com o 2 se não tiver jeito.
    Os times europeus jogam sempre fora de casa na liga dos campeões com uniformes alternativos e ninguém reclama. É moderno, chama a atenção, é bonito.
    Primeiro, lá não tem superstição e nem frescura de que “dá azar”, e segundo, é uma forma de lucrar com camisas diferentes do original.

  • O Barça muda a cor do 2° uniforme todos os anos, já vi verde limão, laranja, azul claro, mas qualquer pateta reconhece que é o Barça.
    O Real ano passado tinha uma camisa rosa, o Nápoli inovou com um uniforme parecido com um tecido jeans, até o Corinthians usa laranja, já usou azul, roxo e cinza.

    Vamos ser modernos, parar no tempo nunca mais.

  • Sem graça, não gostei nem um pouco. Parece uma camisa de treino, de educação física, de malhar, sei lá. Muito sem sal.

    Terceira camisa é para ser diferente. A do Papagaio da VIntem por exemplo foi uma boa ideia, mas muito mal aproveitada e executada.

    Na minha opinião deveriam colocar um tecido diferente, uma gola polo. Algo mais refinado.

    Sem falar que essa nova camisa 3 parece muito a terceira camisa de 2013, com o patrocínio da caixa vai ficar mais parecido ainda.

    Na verdade tem um tempo já que eu venho achando que a Adidas está deixando a desejar nos uniformes, não é de agora. Espero que tenham mais capricho para fazer a número 1 e a número 2.

    A número 2 de 2015 ficou legal.

    • Concordo totalmente.

    • Lembra da primeira da nova “Era Adidas” em 2013? Diz se aquela camisa não parecia um pano vermelho com retalhos pretos colados. Adidas tá mal pra caramba no Flamengo. Meu irmão é palmeirense e a gente repara que no Palmeiras também. Enquanto isso só olhar qualquer uniforme adidas de qualquer clube médio da Europa e vemos a diferença gritante. Isso é descaso com os brasileiros.

    • ao meu ver ficou identica a do Manchester, mas tinha q ser igual a preta polo do real

  • Aprovo que a camisa titular seja vermelho e preto e o uniforme reserva branco com detalhes rubro negros mas não tem nada que impressa que a terceira camisa fuja a regra em questão de cores pois tem combinações que ficam até bonitas devemos seguir o mercado global porque se não vamos ficar nesse mesmo marasmo mas a culpa disso é o conselho deliberativo que é composto por pessoas com quase 90 anos e pensamento arcaico que como o Kléber leite escreveu dizem que foge as tradições do clube fato que não tem nada a ver pois se trata de uma camisa comemorativa e claro que a camisa 1 e 2 tem que seguir as tradições do clube

    • Valeu seus comentários João Victor, também sou de acordo de inovarem em cores diferentes a nossa 3 camisa. Tem camisas que com essas novas cores, ficam lindas e nem por isso, seus clubes perdem a sua identidade, todos sabem que é mengão. Sou flamengo, mas confesso, nossa camisa número 1 é feia com aquelas várias listas em preto e vermelho. Nas atuais, até que enlargueceram e diminuiram as listas!

  • Vai tomar no cu KL ladrão!

Comentários não são permitidos.