Mauro Cezar: ‘após pressão da Globo, Fla coloca futuro contrato de TV na condicional’

Compartilhe com os amigos

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, confirmou que TV Globo havia concordado anteriormente que o clube colocasse um time alternativo no Carioca 2016. Em contato com o blog, admitiu que não existe cláusula capaz de obrigar o clube a jogar com os titulares o campeoanto estadual do Rio de Janeiro, e disse que não se arrepende da promessa feita, que não conseguirá cumprir. “Agora é estar preparado para a assinatura, ou não, do contrato a vigorar a partir de 2017”, disse, colocando a renovação na condicional neste início de negociações com a emissora para os próximos certames cariocas.

No ano passado a Globo havia sido comunicada pelo Flamengo sobre sua intenção de não colocar os titulares no Estadual e aceitou? Ela mudou de posição?
Eduardo Bandeira de Mello: Conforme escrito na nota oficial. Mas esperamos estabelecer um novo marco para 2017 de forma a produzir uma competição melhor.

O que teria motivado a mudança de posição da Globo na sua opinião ?
EBM: Não me cabe avaliar. Apenas compreender.

Muitos torcedores do Flamengo se manifestaram nas redes sociais descontentes com o recuo forçado do clube após o senhor afirmar que jogaria o Estadual com um time sub 23. Acham que houve desgaste da imagem do Flamengo. O senhor concorda que houve desgaste ?
EBM: Como está escrito na nota, sempre afirmamos que só recuaríamos por imposição da detentora dos direitos de TV. Não esperávamos que acontecesse, mas temos que respeitar. Acho que a torcida vai compreender e continuar a apoiar nossa luta para reformular o futebol carioca.

——————————————————–

“Agora é estar preparado para a assinatura,
ou não, do contrato a vigorar a partir de 2017”

——————————————————–

O Flamengo está mantendo reuniões com a Globo para discutir contratos de transmissão do Estadual 2017 e o próximo acordo da Série A do Brasileiro. Irá atrelar uma assinatura por novos períodos a, por exemplo, mudanças no futebol do Rio de Janeiro?
EBM: Acho que esse é o interesse de todos.

A proposta do Esporte Interativo deixa o Flamengo em melhores condições para negociar com Globo Estadual a partir de 2017 e Brasileiro de 2019 em diante?
EBM: Essa área comercial eu não posso discutir.

O senhor obviamente acreditava que a Globo manteria a postura inicial, de não se opor à utilização de um time de suplentes no Estadual. Se arrepende de ter afirmado que o Flamengo não utilizaria os titulares no campeonato do Rio, agora que se viu forçado a voltar atrás?
EBM: Não. Isso pode acontecer. O importante é ser transparente na comunicação e deixar claro que nossa posição contrária à forma com que o futebol carioca é gerido segue intacta.

Esse contrato que a Globo utilizou para pressionar o clube tem cláusulas específicas sobre a utilização de titulares? Há dois anos, quando disputou a Libertadores, o Botafogo jogou o Estadual com time reserva e não foi cobrado por isso, e o contrato em vigor era o mesmo.
EBM: Não é uma questão de filigranas jurídicas. A Globo tem os direitos sobre a competição e não vamos ficar discutindo sobre cláusulas de um contrato assinado de boa fé em 2010. Temos que dar conforto aos nossos parceiros comerciais. Para o ano que vem tentaremos construir uma nova realidade.

Então a Globo não tinha cláusulas que lhe dessem poder para forçar o Flamengo a escalar os titulares. O clube não quis desagradá-la por vê-la como parceira. Mas com isso a Globo fortaleceu a Federação no confronto com a dupla Fla-Flu, não achas?
EBM: Num primeiro momento, talvez. Mas 2017 vem aí.

Uma reunião do conselho de administração foi convocada para o dia 13. Um dos temas é “apreciar e votar operação de captação de recursos financeiros, estruturada pelo Banco Brasil Plural(…)”. Seria novo empréstimo. Sem a renovação de patrocínios, como o da Vitton, ainda não substituído, isso é previsto ou emergencial?
EBM: Flutuação normal do fluxo de caixa ao longo do ano.

Mas ainda nao foi substituido o patrocinador que saiu, a Vitton. Seria possível explicar ao torcedor porque mais um empréstimo se o clube anunciava que teria mais receita devido ao Profut em 2016?
EBM: Respondido.

O senhor poderia traduzir “Flutuação normal do fluxo de caixa ao longo do ano”?
EBM: O Profut não tem nada a ver com receita. Ele reduziu o estoque da dívida tributária e permitiu um alívio no fluxo de caixa pela redução do serviço da dívida, o que não exclui a necessidade de captação de recursos para cobrir necessidades de caixa ao longo do ano, nem interfere no processo de redução do endividamento que se verifica desde o início do nosso primeiro mandato. Tudo previsto no orçamento e contabilizado, e auditado, de forma transparente para que os sócios e torcedores saibam exatamente o que acontece no clube. Além disso, a torcida tem hoje à disposição várias análises independentes que destrincham os números e explicam tudo de forma simplificada a todos.

Fonte: mauro Cezar Pereira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A Globo sabe que a maior audiência do Carioca vem de jogos do Flamengo. E sem Flamengo, não existe campeonato carioca. Pensou que a Primeira Liga daria mais liga, mas com problemas pra fechar os direitos de transmissão e o numero de jogos (3 da primeira fase mais 2 da fase final creio eu), exigiu o time titular do Fla no Carioca.
    O Fla disse escalar o Time Titular, mas que não tem necessariamente de ser o Time Titular, pode ser apenas o “Time Titular”, Afinal, PV, Rodinei, Cesar Martins, Antonio Carlos, Chiquinho, Canteros, Macuello, Alan Patrick, Everton,Ederson, Gabriel, Guerrero, pode mto bem ser o “time titular” do Fla.
    Eu acho que o Fla tem que manter a ideia de observatório no Carioca, porem, já que tem essa de usar os titulares, mesclar alguns nomes do que seria até então do time principal com aqueles do que seria o time secundário. Como colocar Arthur Henrique pra jogar e ver como ele se sai(afinal o muleque tem contrato de só 5 meses, foi contratado justamente pra ser observado no carioca). Só acho que tem que tomar mto cuidado nos jogos contra quem apoia a federação, como o Vasco, pq vale lembrar que nos últimos jogos contra o Vasco, perdemos jogadores importantes por lesão causada por eles. e nem um cartão foi visto contra eles.

  • a globo, a FERJ e a CBF são a gangrena do futebol brasileiro!!!!

  • a globo, a FERJ e a CBF são a gangrena do futebol brasileiro!!!!

  • Por favor jornalistazinho de M. Procure entender a diferença de liquidez e solvência, para depois conversar com o EBM.

    • Bruno, tu quer MILAGRES, sinto muito estás querendo demais dos nossos jor nalistas….principalmente estes traias da ESPN (uma espécie de fala mal de tudo que se referir ao esporte no Brasil).

      E este especifico então..

      • Tem razão, o paspalho é muito fraco.

  • Esclarecimentos para quem está na dúvida quanto aos empréstimos. Não analisei os balanços, mas vou falar sobre os procedimentos. Bem, hj o fla é gerido com uma empresa e toda empresa quando faz um investimento ou deseja manter o fluxo de caixa saudável, faz captação de recursos de terceiros por meio de investidores ou financiadores, neste caso o banco, o nome disso é alavancagem. Em exemplo prático, vc recebe $100 e gasta com despesas mensais recorrentes $80, logo seu fluxo de caixa é de $20. Entretanto vc precisa fazer um investimento numa geladeira de $ 1000. Então vc se financia com o cartão ou empréstimo e fixa uma parcela de $ 10 ao mês. Desta forma, vc conseguiu fazer o investimento é não comprometeu sua capacidade de pagamento, já que ainda sobrou $10 pra vc. É isso que acontece também com empresas. Antes que falem sou formado em Adm de empresas e MBA em gestão de marketing pela FGV. Espero ter ajudado

  • Não gostei de algumas respostas do Eduardo. Queria que me explicassem melhor, em termos mais claros, porque da necessidade de pegar um empréstimo.

    O Profut aliviou o fluxo de caixa ou não?

    • Sim, dininui o que o Flamengo pagava em dívidas e, consequentemente, sobra mais pra investir em outras frentes (no caso, o CT). Mas como ele disse, o profut não garante receita, apenas esse alívio nos pagamentos. Como nesse período o clube não conta com receita de jogos e ainda está negociando com novos patrocinadores pro lugar da Viton, já estava até previsto no orçamento a necessidade de empréstimo pra manter o fluxo de caixa.

      • Sim, eu entendo. Mas achei que os gastos desse inicio de ano já estavam previstos nesse alivio que o profut deu. Realmente ainda temos que caminhar na parte financeira, a guerra ainda não está ganha.

        • Se não me engano a economia com o profut é de cerca de R$ 1 milhão por mês. Seria insuficiente pra suprir os gastos com a equipe profissional nesse período, contando com alguma verba pra contratações. A guerra não tá ganha mesmo, mas esse empréstimo agora é normal.

  • A globo que se segure.. o recado foi dado em 2017 o contrato vai ser reformulado é quem vai manda nesse contrato é o Flamengo… Ela que sabi a vai querer perder a galinha dos ovos de Ouro dela. Vamos deixa de ser refém, e vamos passar a ter voz….

  • Falar que vai com o time titular é diferente de jogar com o time titular, podem esperar que vai aparecer nesse time titular vários jogadores que não serão titulares durante o ano, foram políticos com os parceiros e vão colocar quem eles querem, alegando que um ou outro esta com incomodo, cansado, poupado etc. Isso se chama sabedoria.

  • Então a Globo não tinha cláusulas que lhe dessem poder para forçar o
    Flamengo a escalar os titulares. O clube não quis desagradá-la por
    vê-la como parceira. Mas com isso a Globo fortaleceu a Federação no
    confronto com a dupla Fla-Flu, não achas?

    EBM: Num primeiro momento, talvez. Mas 2017 vem aí.

    *E o esporte interativo também.

    Quer a maior audiência? Quer exclusividade? Então vai ter que coçar o bolso e deixar o Fla mudar algumas coisas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Fiquei satisfeito!

    SRN #BOICOTEAOCARIOCA

    • *sem picuinha, sem arrogância, sem estrelismo, mas com um profissionalismo e uma inteligência de dar inveja a todos os rivais. Boa EBM!

      SRN #boicoteaocarioca

  • como não pode ferra a globo agora, deveria ferrar a ferj, como: todos jogos libertados para socio torcedor, assim ela não teria direito a 10% da renda.

  • Pra mim tem dedo do Eurico nessa história.

  • INFELIZMENTE O DINHEIRO DA GLOBO É QUE MANDA!!!! Não sei por que se meter no planejamento do clube colocando time titular, daqui a pouco a Globo vai impedir até de contratrarmos jogadores.Tá de sacanagem né!!!!!!!!!

  • O carioqueta de pré-temporada esticada virou mais um campeonato pra
    inchar o calendário. Estragaram a programação do clube pra salvar um
    torneio falido.
    Espero que a negociação dura de 2017 que o Bandeira promete também não seja blefe.

  • Cara, eu acho que essa briga com a ferj e disputar o carioca esse ano foi bem melhor para o Fla. O EBM não é bobo se dá um passo pra trás hoje para dar 2 amanhã as cotas de TV pra 2017 serão bem maior

  • Como vai fazer pra jogar CARIOCA e a LIGA SUL-MINAS-RJ????

    • Time principal não significa time titular em todos os jogos. Acredito que priorizaremos a Liga, com reservas e testes em muitos jogos.

      • BLZ

  • Já que vai de time principal o Flamengo deveria ganhar essa bosta e na hora de receber o troféu mandava um representante pegar, nada de volta olímpica, nada de fotos de campeão, nada. desse jeito demonstraria sua contrariação com a FERJ Miranda, e humilharia a todos. SRN

  • Contrato na condicional? A globo precisa do FLA, assim como da Globo.

  • Mauro Cezar mostrou que não pesquisou o orçamento do Flamengo disponível no site do Clube e que não está familiarizado com finanças. Às vezes é necessário pegar empréstimo até para pagar dívidas feitas no passado que vencem no momento. O Flamengo tem uma dívida considerável a pagar em 2016, daí porque fará um superávit operacional alto no ano.

    Com relação ao Estadual, o recuo em relação a utilizar os reservas não foi bom para o planejamento do futebol, o elenco ficará inchado e haverá muito desgaste físico para os jogadores. Como o Presidente reconheceu, a Ferj se fortaleceu num primeiro momento. Espero que o Flamengo seja firme no novo contrato a partir de 2017, que jogue a Globo contra a Ferj e que abra espaço para negociar melhor a Primeira Liga.

  • É Mauro Cezar….não deu! Kkkkkk
    Não tente fatalizar o mito EBM,pois ele possui o selo anti-fatalizador. Tente fatalizar os presidentes dos clubecos inferiores como o FluminenC,Padeiros e Cachorrada que lá vc consegue.

    • Mandou bem Luckseven.

  • Rapaz a que ponto chegamos…a Globo quem dita o que fazer. Fazer o quê? É o preço por ser o Flamengo, a Galinha dos ovos de ouro. Agora, já que é assim, que a Globo faça um puta contrato em 2017 para o Flamengo.

    • É verdade.

  • Esse EBM é safo! Hehe
    O entrevistador fez o possível pra deixar ele na saia justa, mas não teve jeito. Queria eu saber responder perguntas como ele.

    • Perfeito. Ele e fera!!! No primeiro momento fiquei puto com o recuo, mas pensando friamente um passo atrás e depois dois a frente. Excelente EBM.

      • Depois muitos a frente

    • Tinha sacado a do entrevistador

      Vi isso tbm

Comentários não são permitidos.