O ex-governador de Pernambuco e deputado federal Mendonça Filho (DEM) pretende reapresentar em fevereiro o Projeto de Lei sobre a regulamentação da venda dos direitos de transmissão de jogos de futebol do campeonato brasileiro pela televisão. “Com um pequeno aprimoramento se for necessário. O debate voltou pra ficar”, disse ao blog — clique aqui e acesse a versão original do PL, que é de 2011.
“O modelo que inspirou o meu projeto foi o da Premier League da Inglaterra”, diz o político, filho de José Mendonça Bezerra, morto há quase cinco anos e que também foi deputado (Arena, PDS, PFL e DEM de 1975 a 2007). Ele presidiu o Santa Cruz entre 2001 e 2002, tendo Muricy Ramalho como técnico no primeiro ano de seu mandato.
A versão do projeto de lei apresentada por Mendonça Filho em 2011 especifica em seu artigo 7º que: “Os clubes dividirão as receitas auferidas pela venda dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro da seguinte forma:
I – cinquenta por cento (50%) do total arrecadado dividido
de forma igualitária entre os clubes;
II – cinquenta por cento (50%) do total arrecadado
dividido tomando por base a colocação do time no campeonato anterior e a
média da audiência dos jogos nos anos anteriores”.
“Minhas ideias filosóficas são pró-livre mercado, sem interferências. Mas como as rádios e TVs são concessões públicas, é preciso encontrar um marco legal adequado”, alega. O deputado conta que na época encomendou estudo à Assessoria Legislativa da Câmara para produzir alternativa que atendesse à demanda dos clubes.
Fonte: ESPN
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
Até que demorou... Tanto coisa importante para apresentar e esse VAGABUNDO prefere meter o nariz em cota de televisão... Impressionante como no Nordeste (que adoro) brotam esses tipos de projetos (royalties, cotas de tv,...)! O negócio é dividir!!! Nessas horas todo mundo vira COMUNISTA...
Não sou contra essa distribuição por alguns motivos.
O primeiro é que o Flamengo, junto com o Corinthians, vai acabar ganhando uma boa fatia nesses 25% de audiência. Nenhum outro clube consegue tanta audiência quanto os dois.
Depois, podemos negociar as cotas da TV Fechada em separado, como faz o Machester United por exemplo, que recebe uma quantia incomparável na Inglaterra, assim como o Liverpool.
Em terceiro lugar a cota de TV é apenas mais uma fonte de receita. Um clube como o Flamengo pode arrecadar valores muito maiores com ST, Patrocínio, Publicidade, produtos licenciados, bilheteria. Ninguém nos faria sequer cócegas neste aspecto.
Se pegarem o exemplo do Bayern de Munique na Bundesliga vocês terão noção do que eu falo. O time de Munique é o que recebe a maior quantia de cotas, mas apenas 3 milhões de Euros a mais que o Borussia Dortmund que é o segundo colocado. A arrecadação do Bayern, no entanto, é estratosfericamente maior que qualquer time alemão.
Lá na Alemanha as cotas não tem nem de perto a mesma importância que tem aqui, porque os clubes sabem ganhar dinheiro, são organizados; e o mais importante, o futebol de lá é um espetáculo de ponta, então as receitas advindas da bilheteria são enormes.
Abrir mão desse "domínio" nas cotas de TV é um passo "para trás" que o Flamengo tem que dar. Um futebol nacional forte só nos beneficiaria ainda mais. Muito mais que atualmente.
Concordo com a idéia de dividir cotas... Só não concebo a idéia de um bandido desses se meter nisso... Num país miserável cheio de outras prioridades! Morte aos políticos!
Tbm concordo... mas só depois de o mengao se reestruturar totalmente, pois agt passou 3 anos sofrendo pra poder colher agr e os caras querem tirar... sem chance.
Rapaz eu não concordo sabe porque quando o flamengo estava quebrado ,jogador falando "finge que pago eu finjo que jogo ,de nil só em rede aberta falando que o flamengo deve ele torcida rival nos chamando de flalidos, ninguém quis nos ajudar quem acabou com o clube dos treze não foi o flamengo. Desculpem as palavras mas eu quero que se foda os clubes eu torço pro flamengo não para eles ,cansei parceiro de ser chamado de caloteiro e flalido agora eu que vou chamar os outro .
Futebol fraco não é bom para a gente meu amigo, significa menos patrocínio, menos empresas querendo fazer parcerias, expor a marca no nosso futebol.
Sem falar que o Brasil virou cordeiro de todos, daqui a pouco os EUA vão estar levando nossos jogadores, aí não vai sobrar nada.
Não se deixe levar por esse tipo de sentimento, futebol fraco é péssimo para nós.
Será que o nobre deputado aceitaria dividir o salário dele conosco?
Isso.
Como o nobre deputado está inspiradíssimo em bondade poderia sugerir criar uma lei específica anti-corrupção. Por exemplo: qualquer político, empresas, parentes ou quaisquer pessoa envolvido em corrupção, seja qual for o valor, tem prisão perpétua, todos os envolvidos perdem todos os bens até chegar o valor ou próximo (caso o valor não tenha sido integralmente recuperado todos os bens da família que esteja em nome de pai, mãe, filho, filha, esposa serão repassados à justiça para leilão. Todo e qualquer dinheiro que cair na conta de alguém é bloqueado pela justiça).
Tem q matar... Guerra civil
Tá com falta do que fazer bandido?
O nobre senhor deputado deveria se preocupar com coisas mais importantes como a educação, a saúde, a segurança pública e o saneamento básico. Pra chegar a esse ponto é porque com certeza não há muito o que se fazer no Congresso.
Em um país em que até os analfabetos chegam ao Poder, não me espantaria o fato desse senhor saber que o que ele pretende fazer é INCONSTITUCIONAL.
E mesmo se não fosse, a Globo em parceria com os clubes poderiam driblar a Lei (que não existe) em questão de pouco tempo, através de uma empresa não-televisiva.
Concordo com o deputado... Acho sim... Que podem dividir as cotas.
Queria até aproveitar a lei do deputado, para que fosse inserida uma emenda no projeto de lei onde todos os salários fossem iguais... E os políticos ganhando igual a qualquer trabalhador brasileiro.
Concorda comigo Deputado???
Quando os clubes aqui tiverem a mesma organização, poderio econômico, a mesma realidade de Moeda, TODOS COM SEUS ESTÁDIOS, ai a gente fala disso. A realidade aqui é outra.
*Porque o digníssimo não propõe que clubes como: FLAMENGO tenham direito a um estádio próprio(criando um (financiamento especial)...o Flamengo vem lutando para isso, e a podridão Política, sempre atrapalhando. Isso que deverias propôr.
*Proponha a mudança da norma legislativa que PERMITE AOS SENHORES AUMENTAREM SEUS SALÁRIOS SEM PASSAR POR NENHUMA APROVAÇÃO. Que tal? Isso sim é muito mais importante. Vá procurar o que fazer.
Sempre falo... Enquanto a população não se revoltar de verdade, invadir o congresso e as assemble ias, e matar esses políticos... Não há solução... Somos uma das nações q mais paga impostos e não temos nenhuma contrapartida! As grandes civilizações surgiram com muito sangue ruim derramado... Morte aos políticos!!
Isso é historinha que nem engana crianças de 3 anos.
Isso não pode acontecer pois a divida do fla é muito grande e isso não irá ser sanado em 10 ou 20 anos e aqui não é europa, to com bandeira e Corinthians pois quem dar audiência neste País de corruptos.
25% em alusão de audiência não é nada mesmo o fla levando a maior parte junto com Corinthians.
Isto é puro marketing político pois um projeto de lei do tipo populista vai ter muita repercussão. Ele não está nem aí p o futebol brasileiro só quer ser conhecido e aposto que isto não passa no congresso e mesmo q passe acho q provavelmente vai ser invalidado pela justiça.