Técnico destaca atuação de titulares no jogo-treino. Sheik marca os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Tigres, em atividade realizada na manhã desta quinta-feira
Com o time titular atuando nos primeiros 45 minutos, o Flamengo venceu por 2 a 0 o Tigres, em jogo-treino realizado nesta quinta-feira em Mangaratiba (RJ), onde a equipe faz sua pré-temporada. Após a atividade, que contou com a presença de cerca de 200 torcedores, o técnico Muricy Ramalho aprovou o que viu, mas mostrou-se ainda mais aliviado com o fato de a equipe ter terminado o teste sem nenhum problema muscular.
– Ainda temos uma semana de trabalho, mas a movimentação do primeiro time foi boa. Só fizemos um treino tático até agora, então para começar está bom. Ainda estamos muito longe na parte física, porque o nível de exigência no futebol é grande. Está tudo dentro da normalidade. Foi importante que os jogadores não se machucaram. Essa era uma preocupação, porque a parte muscular deles ainda não está boa. Mas isso faz parte, estamos no caminho certo.
Emerson Sheik marcou os dois gols do Flamengo – aos três minutos e aos 25 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa a equipe foi completamente modificada, e os reservas não conseguiram ampliar o placar. O primeiro jogo da equipe em 2016 será daqui a uma semana, contra o Ceará, em Fortaleza, pela Taça Asa Branca.
Se Muricy tinha como objetivo principal terminar a partida sem lesões, as metas futuras em relação ao time são acertar a posse de bola, que, na visão do treinador, ainda está longe do ideal. Busca ainda o equilíbrio para que a velocidade, característica natural desse elenco, não atrapalhe no momento de passar.
– Alguns jogadores estão chegando e precisam de entrosamento. Nossa posse de bola não é boa, temos muitos passes errados e isso é fruto de um time que é muito rápido. Às vezes se perde isso (a posse). Na bola aérea tomamos muitos gols no ano passado, estamos acertando isso, e o mais importante é se entrosar.
Por outro lado, gostou da compactação apresentada nos 45 minutos iniciais do treino.
– O grande problema é que hoje não se pode ter espaço entre as linhas, é o que mais se treina hoje. Tem que encurtar mesmo, isso é coisa de treinamento. Tem que treinar, não adianta só pedir. No treino parece que assimilaram bem, nosso goleiro sofreu muito pouco. Tivemos poucas bolas em profundidade, e o futebol hoje em dia é isso: linhas muitos próximas e posse de bola. Temos que melhorar a questão da velocidade (no sentido de equilibrar com os passes), porque vai ser um característica a ser explorada pelo nosso time.
Confira outros tópicos abordados por Muricy Ramalho:
Feliz com Flamengo jogando completo no Carioca
Já parece que é oficial que o Flamengo vai disputar (o Carioca) com todos os jogadores. É importante jogar o Carioca com time principal. É fundamental, senão jogaríamos muito pouco (no primeiro semestre).
Então jogar as duas competições (Sul-Minas-Rio e estadual) não atrapalha?
Não atrapalha, e a gente até gostou porque vai botar o time pra jogar. Teríamos muitas dificuldades se não jogássemos o estadual. Na Sul-Minas as datas são muito distantes. Claro que temos de aceitar o que dirigentes definem, é uma estratégia do clube (a ideia inicial de jogar o estadual com time alternativo). Nenhum treinador tem o poder de definir isso, e nós profissionais (de futebol), gostamos. Foi uma grande notícia.
Feliz com Rodinei
O Rodinei tem uma característica que é de um jogador de muita velocidade e de chegada no fundo do campo. Temos que aproveitar essa arma ao máximo. O forte dele é esse: um jogador que chega muito ao fundo do campo. Cruzamentos do fundo são muito perigosos, e ele fez o que tem de fazer (no jogo-treino).
Como avalia Guerrero atualmente?
Guerrero está entrando em forma, principalmente a parte física, algo que estamos apurando. Ele com certeza vai voltar a jogar o que sempre jogou.
Posicionamento de Guerrero
Temos que respeitar as características do jogador. Com Patrick, Arão e Mancuello, vai ser importante ele sair para jogar. Prende bem a bola, faz um excelente papel de pivô e permite que o time se aproxime. Para nós é fundamental.
Prioridade de contratações: zagueiro e volante
Nosso pensamento ainda é sobre duas posições, no setor de meio e mais um zagueiro. São as duas posições que faltam. Não podemos errar nisso e estamos com calma, avaliando todos os dias. Com certeza em pouco tempo deve chegar alguém.
Busca por zagueiros técnicos e velozes
Nós queremos um zagueiro de velocidade. Temos observado alguns jogadores de fora, principalmente na Argentina, e temos que visto que são todos rebatedores. Precisamos que seja alguém mais técnico e que tenha velocidade. Já analisando mais de 10 zagueiros do Brasil e de fora.
Base do time que inicia o ano
É mais ou menos a base do ano passado, mas aqui não tem cadeira cativa. Se um mostrar que está melhor que o outro, o que está pior sai. Isso é normal nos times que eu dirijo.
Onde o Mancuello entra?
Vai jogar na mesma posição que estamos trabalhando, mas claro que vai ter que lutar por sua vaga. Jogamos com um volante e dois meias, e hoje estão jogando Arão e Patrick (como meias). Ele entra pelo lado esquerdo, como meia ofensivo e que chega na área.
É possível suportar a maratona de quatro jogos – Ceará (21/01), Santa Cruz (24), Atlético-MG (27) e Boavista (30) em nove dias?
Claro que ainda não estão 100%, treinando é que você ganha ritmo e jogando também, ainda mais nesses jogos fortes que teremos. Claro que vamos tomar cuidado com nossos jogadores e vamos fazer um revezamento. É preciso muito cuidado, porque não estão 100%. Jogos são muito importantes, porque dão ritmo
Satisfeito ou não com o jogo-treino?
Foi bom dentro do pouco tempo que temos de treinamento até hoje. Foi boa a movimentação. Time que não sofre tanto com goleiro é porque está bem posicionado. Por ser o primeiro tempo, até que está normal.
Observação da Copinha
Estamos observando alguns jogadores, já conversei muito com o pessoal da base quando chegamos para saber a ideia de jogadores que pensavam como importantes para o futuro. Como disse na última coletiva, falar em nomes é difícil, porque jogador pode se empolgar ou até mesmo pessoas que cuidam da carreira podem querer atropelar. Existem jogadores de qualidades, mas não para esse momento. Alguns já vão treinar conosco porque já estao acima da média.
Jogadores como Cirino, Ederson e Mancuello, que estão treinando à parte, encontram-se aptos para os primeiros jogos?
Vai depender de como eles vão evoluindo. São jogadores que tiveram problemas físicos e operações, então precisamos de calma com eles. Não dá pra arriscar jogadores desse nível, estamos dando muita atenção a um trabalho de força muscular.
Diferenças em relação à pré-temporada passada
A coisa mais importante que acho que a comissão passada sofreu foi com a falta de informações que são fundamentais para auxiliar a preparação física e para saber como jogadores estão. Não se tinha quilometragem dos jogadores, diferenciação muscular. Eram poucas informações, e isso é terrível. Por isso se tem muitas lesões. Agora temos algo excelente para nos auxiliar com parte física e médica. Foi feito diagnóstico, isso não ganha jogo, mas ajuda a manter.
Assustou-se com a estrutura do Ninho?
Não me assustou, porque desde o primeiro contato os dirigentes me falaram que encontrariam uma estrutura muito ruim, isso palavras deles. Mas sabíamos que teríamos uma diferença muito boa no início do ano e definitiva no fim do ano. Não me assustei porque sabia que no fim tudo ficará diferente. Isso é importante demais para você se manter no Campeonato Brasileiro, que é a competição o mais difícil de todas.
Fonte: GE
Murici, pelo amor de DEUS, o Márcio Araujo não. Eu não entendo como um bando de abestalhados jornalistas e televisivos dos canais aberto e fechado, ainda estão criticando o Guerreiro pela temporada do ano passado (2015). será que esses imbecis não assistiram aos jogos do Flamengo, e/ou, não viram que com os Márcio tartaruga e o Canteros escondidinho invisível, a bola nunca chegava, e não chegou, no ataque e quando chegava era dividida, razões pelas quais, o guerreiro tomou muita porrada e até cartões amarelos? MURICI Dê uma passagem para essas duas carniças citaddas, para a china, e que o Luxemburgo aproveite-os para acabar de enterrar o clube que ele dirige. Uma passagem de preferência só de ida, e sem volta, para o márcio tartaruga e para o canteros, de graça. Para a felicidade dos torcedores e para o bem do Mengão 2016.
se o MA continuar como titular pode ter certeza que o Murici foi abusado por um flamenguista no passado meu amigo kkkkkkkkkkkkkkk se fizer uma merda dessas mesmo saporra só pode ser por vingança kkkkkkkkkkkkkkkkk
Trabalhando com esquema que todos os treinadores modistas gostam de treinar o velho 4-2-3-1 inventando pelo Velho Lobo Zagallo na Copa de 70, com a diferença que tínhamos Tostão como falso 9 mas que todos pensam que foi inventado por Arsene Wenger e que foi consagrado pra valer por Vicente del Bosque, até que fomos bem no primeiro tempo mesmo com o Everton enviesado pela direita. Vamos ter ainda muito o que caminhar até o ‘Mestre’ Muricy encaixar as peças, mas já é alvissareiro ver nossos goleiros sofrendo pouco e o time principal ganhando um jogo treino e não o reserva. Vamos Flamengo!!!
Na entrevista ele falou que está jogando com um volante (MA) e 2 meias (Patrick e Arão), então não seria esse 4-2-3-1, correto?
Não gosto de escalar meu time e nem a Seleção e muito menos me aprofundar em esquemas táticos deixo isso para os especialistas mesmo porque é muito difícil e maçante explicar este tipo de coisa só posso dizer que o esquema não é fixo ele vai variar para o 4-1-4-1 e para o 4-3-3 mas não vai passar muito disso no que está certo pois não pode usar mais de dez por jogo, mas esquema mesmo com variações tem que partir de um esquema base, e se joga com dois volantes que tem a obrigação primeira de proteger a defesa e uma hora ele vão ter que voltar juntos para defender os dois pontas vão ter que voltar e formar no minimo uma linha de três no meio para proteger os dois quando eles estiverem recuados. Se ele usar só esquema e der certo então ele não é professor e nem mestre de futebol é um bruxo, um mago, um ser de outro planeta…
É lendo e ouvindo a entrevista com mais calma se partirmos desta ultima declaração dele eu tenho que lhe dar razão, ai muda de figura e ele deve jogar de forma muito ofensiva partindo para um escancarado 4-3-3 e se defendendo no 4-1-4-1, o mesmo esquema do Neto no Sub-20.
Eu sou das antigas e ainda prefiro os velhos e bons 4-4-2 e o 3-5-2 e não esses esquemas “modernos” mas eu acho que com o professor Muricy vai dar certo porque o Muricy é o Muricy e eu quero é que ganhe e faça gols não importando muito a formação que ele vai adotar. SRN
Essa do Everton pela direita nem eu entendi meu amigo… se o Murici tiver tentando transformar ele num Robben fudeu… saporra não sabe driblar nem chutar… acho pouco provável que aprenda isso com quase 30 anos…
Acredito que esteja na mesma situação do Marcio Araujo…
Titular da ponta direita deve ser o Ederson com o Cirino de opção…
No meio Mancuello deve entrar no lugar do MA..
Arão de primeiro, Mancuello de segundo e Alan Patrick de terceiro homem… com os 3 alternando as subidas já dá uma cara interessante…
Murici sabe o que faz… não é possível que esse ano essa porra não renda…
SRN
kkkkkkkkkkkkkkkk Concordo em gênero, numero, e grau. SRN