O Flamengo e a Primeira Liga

Compartilhe com os amigos

Ontem vivemos mais um dia de orgulho do nosso Flamengo, e o futebol brasileiro pode ter iniciado uma nova etapa.

A união de Atlético-PR, Avaí, Coritiba, Criciúma, Figueirense, Grêmio, Internacional, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense em prol da Primeira Liga teve uma grande e importante vitória. Capitaneados pelo Flamengo, um dia após de seu início, a Liga Sul Minas Rio recebeu sua “liberação” por parte da CBF.

É importante ressaltar que os clubes iniciaram a Copa, mesmo sem a “liberação” da FERJ e CBF, mas, mantendo as tratativas, confiantes em um desfecho positivo, respaldados juridicamente, e determinados a levar esta briga até o final.

Isto a princípio, pode parecer pouco para estes clubes e o futebol brasileiro, mas não é. Esta vitória mostrou a força e o poder dos clubes, e de suas torcidas, que se mobilizaram em prol da realização da Liga, e impuseram uma derrota às federações e a CBF.

O que vemos hoje, e há muito tempo, é um sistema de futebol corrupto, falido, onde as federações e a CBF se perpetuam no poder, por trocas de favores, manchadas por escândalos, sem proporcionar nenhum desenvolvimento do futebol, benefício aos clubes ou aos seus torcedores.

O Flamengo nos últimos três anos tem tido papel de destaque no futebol nacional, apresenta uma administração competente e de vanguarda, ganhando prêmios por transparência financeira, e buscando não apenas reformular o Clube, mas também o futebol brasileiro.

Através do Presidente Eduardo Bandeira de Mello, conseguiu a aprovação do Profut (Lei que permite aos clubes o parcelamento de seus débitos, mediante o cumprimento de algumas exigências) que para o Flamengo, representará uma economia de mais de R$ 90 milhões em pagamento de dívidas, e pode enfim organizar a caótica situação financeira de muitos clubes, e assim, melhorar o nível do futebol nacional.

E agora, à frente das negociações, com o apoio do Ministro do Esporte, George Hilton, consegue sem lafácias e bravatas a aprovação da Liga Sul Minas Rio.

Orgulhe-se Rubro-Negro, hoje o Flamengo é mais respeitado, e tem respaldo moral para lutar por seus direitos, seja contra quem for.

É bem verdade que para os clubes participantes, os motivos para a criação desta Liga são variados, problemas com suas federações, financeiros, campeonatos sem visibilidade, etc…

Mas esta vitória mostra estes clubes unidos por um objetivo. Demonstra que estão ávidos por mudanças. E que podem conseguir muito mais ao longo do tempo, podem transformar o futebol brasileiro, tão desgastado por federações com interesses escusos e corrupção, dentre tantos males.

É vital que estes clubes se organizem a partir de agora sem vaidades, sem colocar interesses individuais acima do coletivo. Que avaliem o que conseguiram agora. E o que desejam para o futuro.

Daqui alguns anos, podemos viver uma revolução, o futuro desta Liga pode nos premiar com um futebol brasileiro decente, mais forte, com campeonatos rentáveis, calendários justos, e a criação de uma Liga Nacional, que pode ser a responsável pela organização do Campeonato Brasileiro e outros, e o mais importante, os maiores beneficiados seremos nós, os torcedores.

Pode parecer utópico pensar assim?! Talvez.

Mas deve ter mais gente por aí pensando igual. Dirigentes, jogadores e torcedores cansados de modelos corruptos, de futebol atrasado, de pensamentos mesquinhos que não nos permitem nada melhor.

Quantos 7×1 ainda precisaremos viver até mudarmos os rumos do futebol nacional?!

Talvez seja cedo para discutir de cotas TV, patrocínios, ou tecer planos mais ousados, o momento é de comemorar esta vitória, que é histórica.

Mas com uma organização forte e transparente, focada no interesse coletivo, no desenvolvimento do futebol brasileiro e com o sucesso da Primeira Liga, é um caminho natural pensar em uma Liga Nacional.

Uma nova fase pode estar se iniciando, e também depende de você, torcedor, se engajar nas discussões, apoiar seu clube, incentivar e fiscalizar as mudanças, para que assim possamos ter um futebol de qualidade e honesto no Brasil.

Vale lembrar que anos atrás, em 1987, tivemos um campeonato realizado pelos clubes, pois simplesmente a CBF não tinha dinheiro para realizá-lo, e depois, com sua intromissão, com o campeonato em andamento, todos lembramos o que aconteceu.

O sistema brasileiro de futebol precisa ser amplamente discuto, em todas as esferas, políticas, sociais, esportivas e pela mídia, enquanto cidadãos, precisamos cobrar mudanças e transparência das federações e da CBF. O modelo atual do futebol brasileiro está falido há muito tempo.

Todos sabemos o quão rica é a FERJ e a CBF. E todos acompanhamos os escândalos envolvendo seus dirigentes. Tá na hora deste sistema pobre começar a ruir!

É outra luta que se inicia. Difícil. Mas vamos lutá-la!

Para quem é Flamengo, as coisas são sempre assim, e a vitória, é sempre melhor!

Saudações Rubro-Negras,
Wagner Silva
Vamos trocar uma idéia?!
Twitter: @wgrsilvacrf
wagner.silva@colunadoflamengo.com
Todas colunas Wagner Silva

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bom Texto e ótimos cometários . SRN

  • Se for do Carioca mesmo que o jogo seja fora do estado ela ganha os 10 por cento e se bobear até os da Primeira Liga por enquanto por que amistoso ela também tem que autorizar jogo a jogo. Infelizmente.

  • Excelente texto amigão!
    Flamengo cada dia mais forte!
    Vem muita coisa boa ae…tenham fé!
    SRN

  • Nada a ver esta história de boicotar o carioca, o verdadeiro rubro-negro apoia o time onde e na competição que ele jogar. O apoio tem ser incondicional, não estaremos torcendo pela FERJ se formos ao jogo do Mengão contra o Boavista ou qualquer outro time. Tem uma parte da torcida que ate aparece bostafoguense…..

    • Como rubro-negros, devemos apoiar e torcer sempre, mas boicotar pode ser uma opção individual…

      E quem não for aos jogos, puder e quiser ajudar ao Flamengo, faça um ST, ou upgrade de plano. O dinheiro vai todo pro Flamengo! SRN!

  • Me tirem uma dúvida:Como vai ser repassado os valores de cotas de tv?A CBF tem alguma participação, seja na organização das partidas ou até mesmo no recebimento das cotas para a diatribuição ou isso tudo será feito pelos membros da Primeira Liga?

    • Sandro, a princípio organização e responsabilidades da Primeira Liga. SRN!

  • Uma pena que pouca gente esteve na manifestação, estive lá e haviam menos de 50 pessoas. Por mais que a CBF tenha dado o OK e acabado com a questão, creio que a turma rubro-negra deveria ter marcado presença para mostrar que estamos com o El Carecon Bandeira de Melo.

    • Boa Jansen! Eu estava lá também! Mas antes 50, que ninguém.
      Nunca houve esta mobilização antes. Já é um passo! SRN!

  • DEMOS UM PASSO IMPORTANTE ONTEM!!!!

    MAS A LUTA NÃO ACABOU!!!

    SE QUER CHEGOU A METADE!!!!!

    A PRIMEIRA LIGA NÃO PODE ACEITAR EM SUA COMPETIÇÃO

    QUALQUER INGERÊNCIA POR PARTE DE FERJ OU CBF!!!

    QUEM DECIDE OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO,

    É A PRIMEIRA LIGA E NÃO CRITÉRIOS “TÉCNICOS” DE CBF E AFINS

    COMO QUEREM QUE UM CLUBE PARTICIPE E NÃO SEJA FILIADO

    A PRIMEIRA LIGA COMO JÁ DISSE O RUBOST@ EM UMA TENTATIVA

    DE INFILTRAR O VASCÚ E O BOST@FOGO!!!!

    MA ISSO É OUTRA GUERRA MAIS PRA FRENTE!!!

    POR HORA, JOGUEMOS A PRIMEIRA LIGA E QUE

    VENÇA O MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!

    #CHUPA_FERJ

  • Galera acho certo boicotar o carioquete, mais não se esqueça do Flu…querendo ou não ele esta nos ajudando e muito nesse requisitos 1°Liga….. Temos que ajuda eles tbm indo ver os jogos pelo menos pra agradecer pq se a torcida deles junta com a nossa indo em todas os jogo ( menos carioca) vai ser maior revolução futbolistica ,sei que a nação em si sozinha enche qualquer estadio mais e eles ? Só vão toma prejuízo boicotando o corioquete!….. Pense nós nosso irmãos de luta. Saudação Nação Rubro – Negra !

    • Thiago, boa idéia. Mas tenho dúvidas se as torcidas estão prontas ou maduras o suficiente para isso. É complicado. Se acontecesse, seria épico! SRN.

  • Atlético-PR, Avaí, Coritiba, Criciúma, Figueirense, Grêmio, Internacional, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense. São marcos de uma nova era

    • Que esta união seja de muito sucesso! SRN!

  • Ótimo texto… Bom ler coisas boas! Esse site apesar de alguns equívocos e algumas postagens desnecessárias, ainda é o melhor! SRN

    • Obrigado! Sinta-se a vontade para enviar sugestões e críticas.
      Precisamos de opinões sempre para melhorarmos. SRN!

  • É como se o Flamengo tivesse dado um TAPA NA CARA do rubinho, e da federação do Rio e da cbf.

    • Deu Marcelo! E com muita qualidade técnica. SRN!

  • Bom texto. É um bom resumo. Ainda tem muito chão, mas é plenamente possível mudar. Ainda tem que mudar a mentalidade clubista que ainda impera entre os dirigentes. O presidente da federação gaúcha, com um discurso “amedrontado, e conservador”, é um exemplo do tanto que ainda tem que mudar….

    http://www.goal.com/br/news/10702/futebol-ga%C3%BAcho/2016/01/26/19714392/presidente-da-fgf-diz-que-n%C3%A3o-ceder%C3%A1-%C3%A1rbitros-para-a

    Tem que mudar o discurso. OS CLUBES VIRAM QUE UNIDOS PODEM MUDAR, É SÓ QUERER.

    • A união faz a força Almir!
      Unidos pelo bem coletivo, estes clubes ainda podem muito! SRN!

  • E esses boatos que tem time da Turquia interessado no caramujo será que é verdade???

    • Interesse em Márcio Araújo? Evidente que é mentira hahahah

    • Tomara que seja, iamos se livrar dele e ainda ganhariamos uns trocados com ele

  • O modelo de gestão no futebol brasileiro está muito ultrapassado, por isso essa liga vem em boa hora e, pessoas como Rubinho e Eurico apenas defendem seus interesses e não o do futebol.

    Obs: Pena que os clubes de são Paulo se venderam por migalhas da Globo e não estão participando desse momento histórico, isso mostra que os clubes paulistas tem seus Rubinhos e Euricos.

  • Unidos seremos mais fortes, já está provado que esse modelo de governança está ultrapassado, um exemplo é o carioca de 2015, onde se marcavam vários penalts quando o va2co estava perdendo, onde se prejudicava fla x flu, e olha no que deu, o campeonato à beira da morte e eles tendo que ceder, sendo humilhados nacionalmente, o Flamengo tem um papel importante nessa mudança de pensamento, ao contrário dos clubes paulistas que se escondem por trás de suas federações por 1 ou 2 milhões a mais, e perdem a chance de virar a página desse futebol ultrapassado, vejam o va2co, virou time médio, o time que mais foi rebaixado na história dos pontos corridos, o botafogo tbm, isso é o resultado de uma administração incompetente. SRN

  • Pelo fim do roubo de 10 por cento da renda pela Ferj!

    Boicotem o carioqueta, vamos prestigiar a Primeira Liga em favor do Flamengo!

    • na primeira liga a FERJ tbm ganha os 10%, infelizmente. SRN

      • Eu ouvi dizer, mas acho que ainda não é definido. Não faz sentido, já que um dos motivos da briga do EBM com a Ferj foi justamente essa cota absurda.

        • Mais como não houve consenso a FERJ continua abocanhando os 10% brutos dela, quero só ver o papel de Fla x Flu na renovação com a globo do carioca em 2016, tem que ser individual, assim, enfraquece ainda mais essa federação corrupta. SRN

        • Os 10% que a FERJ ganha nesse caso, são os jogos disputados no estado do RJ. Por isso a tentativa de proibir a dupla Fla e Flu de jogarem fora do estado.

          • Ela também ganha fora do Rio (quando o mando é da gente),só que passa para 20%
            Quem não quer jogar fora é o Vasco, pois o sonho do Eurico é tentar humilhar o Flamengo em São Januário, não importando o fator dinheiro! A FERJ ganhou MUUUUUUUUUUITO em cima do Flamengo em 2015

      • Isso se o Flamengo jogar no estado do Rio. Se jogar fora, o dinheiro vai pra outra federação, que cobrará mais barato que a FERJ.

        • Na verdade ela cobra também, é muita sacanagem amigo.

          OBS: enquanto escrevo isso, recebo informações de que alguns clubes cariocas estão sem CND’s para jogar o carioca inclusive o Botafogo, bem feito para eles que apoiam a federação, devem estar contentes com a ótima arrecadação deles e da FFERJ.

          SRN #boicoteaocarioca

          • Fora do Rio ela ganha 20%(quando o mando é da gente) acreditem ou não, é F…
            Exemplo: Flamengo x Coritiba em Brasilia (20%)

    • Pode ser uma opção! E quem não for aos jogos, puder e quiser ajudar ao Flamengo, faça um ST, ou upgrade de plano. O dinheiro vai todo pro Flamengo! SRN!

Comentários não são permitidos.