Parece um sonho, mas é o Flamengo

Compartilhe com os amigos

Acompanho mais de longe do que eu gostaria, é verdade, a pré-temporada do Flamengo em 2016. Mas o que ando lendo sobre esse inicio em termos de treinamento e mensuração de desempenho para a temporada tem me feito sorrir. Parece um sonho que todo esse aparato esteja no Flamengo, mas é verdade.

Em meados do ano passado quando coloquei no Twitter uma matéria falando sobre medicina no esporte, comentando que queria aquilo no Flamengo, uma arroba me respondeu: está perto de acontecer. Acreditei porque a pessoa que falou está longe de ser fanfarrão mas lembro que pensei: ah, que bom seria.

Toda a avaliação física/médica/funcional dos jogadores do Flamengo nessa pré-temporada está sendo feita através de uma metodologia campeã. Para quem trabalha com o esporte sabe que trabalhar com protocolos bem definidos, metodologias vencedoras é uma parte do caminho andado para ter bons resultados.

A tendência é que atletas se lesionem menos, consigam ter um melhor rendimento em campo, tanto em jogos, como em treinamentos. Ficará mais fácil para o médico/fisioterapeuta/preparador físico lidar com algum problema do jogador. A recuperação de quem se lesionar vai ser mais rápida.

O Flamengo investiu pesado. Esse tipo de equipamento, para mensuração incluindo a parte genética do atleta, está longe de ser barata. Está longe de muitos clubes profissionais. Mas está perto do que há de melhor no futebol mundial. Sabe o treinamento que ajudou a Alemanha a ser campeã mundial mesmo jogando em temperaturas que ninguém acreditou que ela teria bom desempenho? Sabe o tipo de treinamento que atletas usam em esportes individuais para serem imbatíveis? Está ali, no Flamengo, o que era um sonho, tornou-se realidade.

Precisa de muito trabalho. MUITO. Fazer essas avaliações, analisar cada jogador e traçar uma preparação individualizada sem esquecer que o futebol é um esporte coletivo passa a ser um grande desafio. Mas o Flamengo tem profissionais que tem a competência para colocar isso dentro de campo e fazer a gente, torcedores disso tudo, ter muitas alegrias nesse ano. Agora é transformar todo esse avanço em vitórias!

Vamos Flamengo!

Fonte: Primeiro Penta

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Flamengo caminha a passos largos rumo a prosperidade, esse ano o time vai ser mais competitivo.

    Acredito que com os reforços (que chegaram e mais um volante e zagueiro) o Flamengo estaria (no papel) entre os 5 melhores times do Brasil (ao lado do atlético-mg, palmeiras, são paulo, Santos e Corinthians que está se remontando)

    Flamengo apesar de competitivo ainda não está no topo, mas talvez esteja em 2019.

    Vejam só, em 2019 a dívida estará toda paga, os CT’s profissional e da base estarão concluídos, Flamengo já deverá ter encontrado sua casa definitiva pra jogar onde ele irá mandar não só no campo de jogo, mas também na bilheteria e administração do estádio, o orçamento pra montar time pode ser o triplo ou mais do que o clube tem hoje (que já dá pra fazer alguma graça), a base certamente terá dado frutos, se hoje temos Jorge em 2019 acredito que o time poderá ter seguramente uns 3 ou 4 jogadores desse nível no time titular.

    Agora o meu grande sonho seria o Flamengo encontrar um “outlier”. Eu sonho com o Flamengo descobrindo aquele jogador que só aparece a cada 10 anos. Um fora de série, não pra ser chamar “novo zico” pois o galinho já escreveu sua linda história, mas um super craque vestindo a 10 que aliado a um esquadrão muito bem selecionado seja capaz de colocar o Flamengo no patamar de disputa de um Barcelona, Real Madrid, Bayern…. e até lá o Flamengo terá condições financeiras para bancar um cara desses por pelo menos 3 anos de muita bola na Gávea…..

  • Chegou a hora do Flamengo se livrar das correntes do amadorismo que nos impediram de sermos uma potência mundial à décadas!

    Que nunca mais debochem do Flamengo por falta de estrutura, em breve terminaremos nosso ct e quem sabe construiremos nosso estádio, seremos comparados com os grandes europeus em termos de orçamento e receita, pois em história e importância já somos top mundial.

  • Os blues salvaram nosso clube!

  • Estamos caminhando, melhorando sempre, e isso é muito bom. Mas os resultados em campo só acontecem se rolar aquela palavrinha mágica: liga. Porque os olhos e o papel aceitam qualquer coisa. Mas… Vamos Flamengo!!!

    • Ciro, está certíssimo.. tem que ter a tal da “liga”… O negócio é ter time forte todo ano. Assim o título é consequência…

  • PROFISSIONALISMO. Isso que queremos. Parabéns à diretoria. Vai ter jogador pedindo pra jogar no Fla. Pode anotar.

  • O Flamengo pode não ser o time com mai estrutura no futebol brasileiro, também pode não ser o melhor time. Mas, se as coisas continuarem andando como estão,com certeza terá e será. Não só do Brasil, mas da América do Sul inteira.

    Entenderam rápido que só um bom time ou só uma boa estrutura não adianta. Tem que ter os dois. To gostando de ver. SRN!

    • 2018. Esse é o ano da soberania. kkk

      • Adriano Gomes, eu diria mais… Acho que em uns 5 anos, em se mantendo o nível de evolução vamos começar a travar queda de braço com os europeus de menos expressão, principalmente se a moeda der uma estabilizada.

        • Concordo Plenamente. Aliás, times que jogam a Liga Portuguesa e Holandesa HOJE já estão no mesmo nível de faturamento do Flamengo mesmo com nossa moeda vigente. O que nos mata é ainda a dívida de + de meio bilhão. Só que pagando, uma hora ela se controla. Pra se ter ideia, o Fla conseguiu um faturamento de 100 milhões de euros em 2014 (R$ 347 MI na cotação de 2014) e quando se estabilizar as contas, o céu é o limite.

          E ainda vão pensar em fazer a Liga dos Campeões da América, coisa que o Leonardo (Ex Milan e Inter de Milão) que atualmente é diretor do PSG disse que vai ocorrer, caso os times americanos se interessem em bancar. SRN

          • Tomara que saia pelo bem do futebol brasileiro. Esse abismo financeiro que existe entre europa e América tem que diminuir.

        • Temos que torcer muito para a oposição destruidora nunca mais voltar a presidência do Flamengo. A oposição do Wallim é bem-vindo.

          • Não voltarão. Todos estão vendo as mudanças. Ninguém vai querer os velhos costumes de volta

          • Ainda digo mais, Adriano! Acho que seria até saudável, depois desses seis anos do bandeira, um revezamento com Wallim/Bap, pois só teríamos a ganhar, a austeridade continuaria e novas ideias seriam colocadas em prática! Acredito que estamos em um rumo sem volta, o céu é o limite! SRN

  • Tô começando a achar que o Luxemburgo fez um grande favor ao Mengão quando levou alguns profissionais do departamento médico, porque o clube selecionou profissionais que já tinham conhecimento com tal tecnologia para substituir os que foram embora.

Comentários não são permitidos.