Polêmica! Fla pode notificar Adidas e novo vídeo sobre uniforme ser produzido

Compartilhe com os amigos

O uso do humor pela Adidas para lançar o terceiro uniforme do Flamengo gerou polêmica e mal estar entre torcedores e a diretoria. O fornecedor apostou no canal de vídeos Desimpedidos, que elaborou um roteiro com direito a invasão da Gávea com o funkeiro Nego do Borel, roubo da camisa da área de exposição e a repetição do termo “Framengo”, com direito ao sotaque paulista do personagem Bolívia.

Mas com a reação negativa da torcida, os departamentos de Marketing e Comunicação alegaram que não receberam a última versão do vídeo que foi ao ar sábado, quando deveria ter ido ontem. E que não acompanharam as gravações.

Só que a participação do gerente de marketing do clube Dirceu Rodriguez em uma das cenas, falando “Framengo”, colocou a versão abaixo. Fato que gerou mais desconforto. Em sua defesa, ele alegou internamente que só fez um teste de câmera e ninguém do clube sabia que ele apareceria.

A diretoria do Flamengo ainda reconheceu que houve um erro de alinhamento entre as partes envolvidas. Internamente, o clube estuda notificar a Adidas e exigir a produção de um novo vídeo pelo Desimpedidos. O canal tem a participação de uma empresa da qual o vice de comunicação do Rubro-Negro, Antonio Tabet, é sócio.

Via Facebook, o Flamengo reiterou que o vídeo não foi encomendado pelo clube, e jogou a culpa na Adidas, que passou a responsabilidade para o Desimpedidos:

“Não houve qualquer participação do clube na criação, elaboração ou edição do material. O clube apenas cedeu espaço e pessoal para facilidade de produção como gentilmente costuma fazer com diversos veículos de comunicação. Os termos ou detalhes que causaram polêmica, sobretudo no Twitter, não estavam previstos no roteiro que o clube aprovou”, escreveu o Flamengo.

Já o personagem Bolívia, usou o twitter para se explicar: “Palmeirense fala ‘parmera’, corintiano fala ‘curintia’, eu brinco falando ‘framengo’ e tem gente que acha deboche. Para galera, respeito total”.

Com Urubu-drone, uniforme é revelado

A nova camisa do Flamengo, toda preta, foi revelada no vídeo através de um “Urubu-drone”, que percorreu pontos do Rio de Janeiro, outro tema da homenagem. Seguindo os padrões de grandes clubes europeus, o novo uniforme traz em seu design um dégradé rubro-negro que inicia na camisa e mescla com o short que traz detalhes em vermelho, homenageando um dos principias cartões postais cariocas, o Pão de Açúcar. As imagens foram divulgadas pelo Flamengo ontem de manhã, quando o vídeo e a polêmica já estavam no ar. A estreia será no amistoso contra o Ceará, na quinta-feira, no Castelão.

Na década de 60, as torcidas rivais chamavam os torcedores do Flamengo de urubu como forma de provocação, para ridiculizar a massa rubro-negra que era em sua maioria formada por uma torcida popular, com pessoas de baixa renda.

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo o Flamengo e um canal de vídeos. O próprio Porta dos Fundos, do vice de comunicação Antonio Tabet, foi processado pelo Botafogo por ironizar a falta de patrocínios do clube. O vídeo foi apagado.

‘Polêmica foi pela polêmica. Erraram’, diz especialista.

O especialista em marketing e professor da ESPM de São Paulo, Gabriel Rossi, avaliou a campanha do Flamengo e classificou como erro a tentativa de usar polêmica no vídeo sobre um bem do clube como o seu uniforme. Confira:

“O ambiente/mercado de futebol no Brasil é, em muitos aspectos, caracterizado pelo fanatismo, purismo e paixão. A soma desses ingredientes deixa pouco espaço para brincadeiras que envolvam o nome de instituições como o Flamengo. Vivemos em uma época peculiar do consumo: as pessoas estão levando tudo aos extremos e esse comportamento limita as marcas de serem criativas. Qualquer ato que o consumidor (digital) considera falho já é exacerbado em praça pública nas redes sociais. No caso do Flamengo, evidentemente, os realizadores da ação deveriam levar em conta o perfil e personalidade do torcedor. Por esse viés, erraram. A polêmica nem sempre é algo ruim, principalmente quando a marca mostra seus valores e crenças. Mas nesse caso não foi isso. Apenas gerou a polêmica pelo ímpeto da polêmica. Erraram. Mas a “resvalada” tende a ser esquecida e a marca não sofrerá nenhum dano”.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O que faltou, e muito, nesse tal vídeo foi graça, qualidade, senso de oportunidade, em suma, faltou tudo!. E aquele personagem, de máscara, pelo sotaque paulistano, deveria ter ido lançar a terceira camisa do “curintcha”.

  • Foi por isso que deu confusão daquela vez com o Bostafogo. Como é que cede a Gávea para produzirem um video sem saber o teor? E se alguém gravasse um video pornô ou alguem fumando lá dentro e colocasse na rede social, como ficaria???
    Tem gente que acha graça nisso, com certeza nunca viram o tratamento que a Ardidas dá para os clubes europeus, um video desse tipo jamais seria elaborado para o Real Madrid, Bayer ou outro de lá. Por que com o Flamengo pode? Baixaria!!

  • “ó que a participação do gerente de marketing do clube Dirceu Rodriguez em uma das cenas, falando “Framengo”, colocou a versão abaixo. Fato que gerou mais desconforto”. Palhaçada. O Fla não é chacota. Via fazer humor com: Real Madrid, Bayern, Milan, Chelsea, pra ver só. RESPEITO AO MANTO E À NAÇÃO ADIDAS.

    *O canal tem a participação de uma empresa da qual o vice de comunicação do Rubro-Negro, Antonio Tabet, é sócio. Isso é preocupante…tem que ser investigado a fundo. AQUI NÃO É CIRCO É TIME SÉRIO. Chega de palhaço querendo se criar aqui.

  • “Nós queremos respeito/E comprometimento/Isso aqui não é Vasco/Isso aqui é Flamengo/ô, ô, ô, ô…”.
    Bolívia Lixo
    Desimpedidos Lixo
    Tabet Vacilao
    Nego do Borel Nss é pra morrer
    Adidas bola fora
    FLAMENGO!!!!!!

  • Fora que trabalha a imagem do clube de forma totalmente diferente do que a diretoria vem tentando construir nesse momento.

  • Achei a produção tosca. Não toca o hino, não tem um ídolo, enfim bola fora, com um roteiro totalmente feek…

  • O problema é a pobreza e o mau gosto do video de lançamento. Se fosse um clubeco qualquer tava valendo, mas chamar um paulista chato pra caralho pra aporrinhar falando o nome do nosso time errado, é sim senhor, um micaço de quem teve essa ideia ridícula.

  • No nosso “Framengo” , um espirro vira uma epidemia de gripe…kkk
    Nestes meus mais de 35 anos de Framenguero, eu nunca vi uma torcida tão bipolar como essa nossa. Do céu para o inferno em um piscar de olhos. Nada tá bom e ninguém presta, assim..pah… rapidinho.
    Mas…vamos lá. A gente não manda no coração.
    Vamos Flamengo !

    • Portteiro, o lançamento de uma camisa não tem que ser ironico, comédia…. (isso por si só já é um erro de marketing). O lançamento de um uniforme, ainda mais em se tratando de Flamengo, deve sim ser imponente.

    • Eu queria ver esse ódio todo pra pegar o Kléber leite que nos roubou e nos ferrou e mais a camisa mais uma vez simples já tinham feito uma camisa preta e não inovaram muito isso culpa de nosso arcaico conselho porque tem que seguir as cores do clube aonde nos podemos ver o Barça já foi azul verde limão laranja o curinthians já foi roxo laranja o real já foi rosa e nenhum desses nada tinha a ver com suas cores tradicionais mais aqui não podemos inovar por causa do conselho que veta isso sim acho ruim é uma camisa que não compro não comprei nenhum terceiro uniforme porque não gostei e esse será mais uma que não comprarei

  • Video de péssima qualidade. Parece feito por jovens amadores estudantes de faculdade e com limitadíssimos recursos financeiros e tecnológicos. E olhe lá! Por muito menos já vi pessoas serem desligadas. Este cara do Marketing é um jegue.

  • Só achei desnecessário a quantidade de Framengo que o cara disse, mas esse nhem nhem nhem todo é só por que foi um lançamento de camisa diferente do tradicional? Não vi nada demais no vídeo.. Poderia dar mais ênfase na camisa, mas não tem nada de tão chocante como estão dizendo.

Comentários não são permitidos.