Presidente da Ferj diz que ‘falta coragem’ ao Flamengo para se desfiliar

Compartilhe com os amigos

Horas depois de a CBF emitir um comunicado vetando a realização da Copa Sul-Minas-Rio em 2016, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, mostrou que ainda não está totalmente seguro de que a confederação agirá de forma firme para barrar o que chama de “anarquia”. Lopes qualifica os clubes insurgentes como “milícia” e diz que falta coragem para que peçam a desfiliação. De acordo com o dirigente carioca, ou a CBF impede a competição, ou não tem condição de existir.

Confira a entrevista de Rubens Lopes ao blog:

GloboEsporte.com: A partir de 30 de janeiro, se peitarem e jogarem de qualquer forma, o que acontece depois dessa posição tomada pela CBF?

Rubens Lopes: – A CBF aposta no entendimento, aposta no que foi conversado com o Gilvan e comigo, com apoio das outras federações. O importante é que se diga que os outros pensam como eu, mas nem todos têm coragem de dizer. Mas pensam e querem que alguém faça por eles. O compromisso que foi assumido é o seguinte: que não colocaríamos nenhum obstáculo para qualquer amistoso, desde que fosse até o início do Estadual. A partir do início do Estadual, eles assumem o compromisso de não participar de nada.

Mas Flamengo e Fluminense assumiram esse compromisso?

– Essa foi a conversa com o Gilvan (Tavares, presidente da Liga e do Cruzeiro). Como representante dos clubes que o escolheram, penso que possa falar por eles. Agora, o ponto fundamental da discussão é o seguinte: vamos respeitar a legalidade ou vamos entrar na anarquia? Esse é que é o ponto. Existem dispositivos legais que devem ser respeitados. Qualquer coisa que viole isso é inaceitável. Ninguém é obrigado a fazer parte de instituição nenhuma. Qualquer clube pode se desfiliar de qualquer federação. Mas enquanto permanecer vinculado ao sistema Fifa, necessariamente tem de cumprir, queira ou não, as disposições que estão esculpidas no estatuto da Fifa, no estatuto da CBF… E se houver descumprimento, e a minha expectativa é que não aconteça, não há nenhuma necessidade de um enfrentamento, já se admitiu que para 2017 vamos debater e discutir a competição…. Qualquer coisa diferente disso é afronta, um enfrentamento, e a CBF, imagino, não pode permitir de forma nenhuma que isso aconteça pois tem como obrigação zelar por seu estatuto.

Sim, mas os clubes não escondem que é uma afronta, é um movimento também político, que tinha outros objetivos além de realizar uma competição regional. Como a CBF e a Ferj encaram isso? Se peitarem, o que acontece de imediato?

– O que a CBF vai fazer eu não sei. A Ferj vai cobrar da CBF que ela cumpra o estatuto dela e da Fifa, obrigatoriamente. Senão, faremos gestão junto à Fifa, apontando que a CBF está permitindo a anarquia. O que todo mundo quer? É anarquia? Alguns lutam pela legalidade, outros por atitudes de milicianos. Os milicianos estão com a razão? Depende, a CBF é que vai decidir. Se vai ficar do lado legal, ou do lado da milícia.

O Marco Polo del Nero tem interferido nessa discussão de alguma forma?

– Não sei.

Com o senhor diretamente, não?

– Não. Na verdade, eu não sei. Tratei isso com o Feldman, com o presidente Nunes no dia que teve a reunião com o Gilvan. Só quero que cumpram a sua função, que eles têm obrigação de cumprir. Ninguém quer mudar regra de jogo, ninguém quer virar mesa, ninguém está inventando regra para se beneficiar de nada. Esses clubes deviam ter pelo menos a coragem, que falta neles, de se desfiliar. Falta coragem para desfiliar. Eles querem, de verdade, que alguém tome a iniciativa por eles. Se eles não querem ficar, eles que saiam. Agora, cadê a coragem para fazer isso? Não tem. Basta um simples requerimento. Agora, como falta coragem para isso estão jogando para a torcida, transformar em um movimento político, transformar ações milicianas em ações legais, afrontando a Justiça Desportiva, a CBF, tudo… Se a CBF permitir isso, e eu acho que não permite…

O senhor acha que não vai permitir, mas pelo que dá para perceber, mesmo com esse comunicado da CBF nesta segunda, não está muito seguro disso…

– Eu respondo por mim, não respondo pela CBF. Efetivamente, respondo pela Ferj e a Ferj não se afasta da legalidade um milímetro, para nada. Vamos respeitar o que temos de ser respeitado. Tem de cobrar da CBF.

Já foi cobrado, falam em entendimento…

– Quando digo que falta coragem em alguns… A Federação Mineira de Futebol, por exemplo. A Ferj proibiu os árbitros de participarem de qualquer partida que ela não autorize. A Mineira não tem coragem de fazer isso.

E pensa igual?

– Não sei se pensa.

Nem a Mineira, nem a Catarinense, nem a Gaúcha…

– A Gaúcha o presidente já deu uma declaração se posicionando ao lado da CBF. A Mineira não se pronunciou. A Paranaense também em apoio à CBF. E a gente sabe que o presidente de Catarinense está em briga pelo poder na CBF.

O senhor considera que ganhou força na CBF?

– Não estou em busca de espaço, não estou preocupado se vou ganhar força ou não vou. A minha bandeira é a da legalidade. O que se está querendo implantar, é anarquia. Se isso ajuda, deixa de ajudar… Eu acho que ajuda, porque a CBF não vai compactuar com atitude miliciana. Repito esse negócio dez vezes. A minha bandeira é a da legalidade. Tanto é que os amistosos que os clubes pediram, foram concedidos. Por que pediram? Não precisava. Se quisessem um enfrentamento… Porque o estatuto a que eles estão obrigados impõe que, para fazer qualquer jogo, têm de pedir autorização à instituição em que são filiados. O Fluminense foi aos Estados Unidos, o Flamengo foi ao Ceará, conforme falei com o presidente Peter Siemsen, o Fluminense vai jogar em Volta Redonda no dia 27… Agora, a partir do dia 30, não joga. Só se a intenção for verdadeiramente criar uma guerra. E guerra, amigo, só tem feridos. Qualquer guerra não tem vencedor, só tem feridos. E garanto a você que ninguém está pensando no futebol do país.

Mas é uma tentativa de mudar o futebol do país e a forma como é organizado…

– Estão olhando para o próprio umbigo. Se estivessem pensando no futebol do país, estariam conversando e não tomando esse tipo de atitude. É atitude de alguém que é elitista, que está olhando para o próprio umbigo, uma briga pelo poder e nunca pelo futebol. Nunca, pelo futebol. Alguns têm torcida, mídia, e usam isso distorcendo informações. Querem ignorar isso tudo? Ignorem, vão para o combate. O que tem de ficar claro é que são anarquistas.  Estão desrespeitando e desconsiderando o estatuto da CBF que são obrigados a cumprir. Estão achando que CBF e nada é a mesma coisa. Cabe à CBF dizer que é legalista. Se ela permitir uma anarquia, não tem condição de existir mais. Se a CBF é ruim ou boa não está em discussão, o que está em discussão é que não pode atropelar a lei, atropelar o estatuto.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Um presidente de federação falando asneiras em propensão. Aqui prá você Oh! Vai se catar sua anta paralítica. Aproveite seu tempo de desmando está no fim. Por um futebol carioca digno e sem falcatruas. Pai e filho unidos numa missão digna para combater alguns palhaços que se escoram num poder que se irá se desmanjar em breve. Acabou seus otários!

  • Flamengo tem que ter cuidado para não ser rebaixado no brasileiro eles podem tramar isso ,compra logo dois zagueiros bons e vamos pra guerra

  • Quando se compra um ingresso, uma parte vai para a FERJ.

    Se tiver que gastar alguma grana com o Flamengo, vamos esvaziar os estádios e nos associar ST, assim o dinheiro vai direto para o FLA.

    VAMOS BOICOTAR O CARIOCA!

    DOMINGO NADA DE ASSISTIR JOGO!

    AMANHÃ É AUDIÊNCIA TOTAL PRA LIGA!

  • Se o Babaca do Rubinho Viadinho é tão macho. Por que não desfilia o Flamengo e o Fluminense ?

    • Ele tem medo de morrer!!!

  • Vão conseguir aumentar a audiência e as cotas !

  • Por que Flamengo e Fluminense não se desfiliam da interne ?? É uma dúvida cruel se desfilia da Federação e Joga a Liga ! Se filia a uma outra Federação e ano que vem se quiser participa do Estadual. Se não quiser participa da liga 2017 ! Que Federação não gostaria de ter o Flamengo e o Fluminense ?

  • coitado esta desesperado, sabe que não se pode ultrapassar as leis do país, e a lei pelé diz que pode organizar liga.

  • quem disse que o FLA vai se desfiliar? a questão é você Rubens sair! Tem que ter LIGA, FODA-SE CBF e FERJ, EURICO.

    VAMOS CANCELAR O PREMIERE.
    NADA DE ASSISTIR JOGOS DO CARIOCA, SEJA FLA OU OUTRO CLUBE.
    NADA DE IR AOS ESTÁDIOS, MOVIMENTO ESTÁDIO ZERO.
    SE NÃO GANHARMOS O CARIOCA, NÃO VAMOS COBRAR A DIRETORIA
    DANE-SE CARIOCA.
    TEMOS QUE JOGAR A LIGA!
    SE NÃO VAMOS RECEBER COTA DE TV, NÃO TEMOS QUE JOGAR COM TIME PRINCIPAL, COLOCA OS RESERVAS E VAMOS JOGAR “AMISTOSOS”.

    TORCIDA DO FLA VAMOS JUNTOS BOICOTAR ESSE ESTADUAL.

  • Vamos divulgar o quanto pudermos essa liga, se a torcida abraçar a causa não tem como dar errado. Somos 40 milhões contra apenas dezenas de pilantras que vivem as custas do mengão falando da maneira que lhes convêm, depreciando com palavras do tipo” milicia” e “anarquia”. Galera rubro negra, vamos torcer, vibrar e divulgar a liga, pois é a melhor forma da torcida comprar essa briga. E aí o que acham???

  • Sim, somos anarquistas mesmo! E daí? Esse senhor quer que respeitemos a FERJ e a CBF? O que fizeram para o bem do futebol brasileiro e regional nesse país? PORRA NENHUMA!!!!!! A não ser enriquecerem o próprio bolso!!! Cambada de ladrões e corruptos! E, pasmem, se achando acima do bem e do mal, esse senhor tem a cara de pau de chamar a liga de milicianos. Hein?! E a FERJ é o que?!?!?! Milícia é a FERJ!!! A FERJ é o câncer do futebol carioca e esse senhor é o presidente da milícia!!! FORA FERJ!!!

  • Esse é um dirigente FDP, pois é muito fácil usar o poder para manipular a mídia, esse é pior do que o falecido Eduardo Vianna. Essa FERJ deveria lutar pelos Clubes filiados e não querer suga-los, pois toda está guerra começou pela dupla FLA X FLU se sentirem prejudicados com problemas de Rendas e taxas desta entidade.

  • ALÔ MINISTERIO PUBLICO, VAMOS INVESTIGAR ESSE CARTEL CHAMADO “FERJ”

      • Esse Bebeto nunca foi Flamenguista, a começar pelo filho dele. Nunca vi Bebeto ir na Gávea, FDP ele, junto com Romário.

  • Por favor, peguem esse cara…

    • Temos que quebrar tudo FERJ, RUBENS…

  • A GLOBO não dá respaldo algum a primeira liga, pelo contrario. Sempre se refere ao termo Copa Sul-Minas-Rio, um clara tentativa de diminuir o torneio e seus participantes. Outro exemplo é a Sportv (EU) não vi um jornalista apoiar, ou pelo menos cogitar interesse na primeira liga, é sempre o mesmo discurso: “tem que se adequar ao calendário” “a liga está bagunçada por dentro” e blá blá. Outras mídias como FOX lixo e band é a mesma coisa, fingem que nem existe esse assunto, o único canal que vi um apoio sincero foi no ESPN (linha de passe). O senhor Juca Kfouri uma pessoa sensata e que falou a mais pura verdade: Essa é hora, tem que dar um fim nessa corja que só faz mal ao futebol!! SRN

    • A globo é um cancer

    • Na verdade a globo e parte do problema pois quando ela quer acabar com alguém ela começa a fazer pressão em seus telejornais e em todos os programas até que ela consiga o que deseja, jogar a opinião pública e os orgãos competentes contra o “inimigo” dela, ela adora fazer lavagem cerebral no povo, se ela assim desejasse já teria acabado com o “Roubinho”, mas ele prefere manter-se de fora só esperando os resultados e quem ganhar ela irá se aliar, o importante para ela e manter a sua programação e os seus programados, é só isso o que interessa para ela.

      SRN #boicoteaocarioca

  • quem está como presidente CBF? Ah sim, capitão Nunes. Isso mostra por que tomamos de 7 da Alemanha e nosso futebol está do jeito que está.

  • esse meliante falando e um burro dando coice em abelha, tem o mesmo valor. Só está no poder, por que como ele mesmo disse, os clubes não tem coragem de partir para o embate. podre futebol brasileiro, em especial o carioca.

  • Morre velho filho da puta, …..

  • Toda semana esse maluco cria uma regra nova, agora vem dizer que não

  • A MESMA CORAGEM Q FALTA AO RUBOST@ EM FAZER

    MAIS UMA DE SUAS ASSEMBLEIAS FANTA E “DECIDIR”

    JUNTO COM OS OUTROS 14 “CACHORRINHOS” QUE

    #FLA E #FLU POR DESCUMPRIR…BLÁ…BLÁ…BLÁ, ESTÃO

    DESFILIADOS…

  • Uma dúvida: o Mengão é obrigado a jogar o carioquinha com time titular?

    • Não. Isso foi um pedido da globo pro Fla. A ferj tentou essa regra mas viu que não tinha como controlar e agora inventou essa regra do jogo oficial. Quem decide o time titular é o técnico e não a ferj. O Muricy não tá botando o Walace, o Caramujo e o Gabriel ?

      • Ah sim, obrigado por esclarecer Jhon. Pois o fla deveria evitar de colocar os titulares pra jogar o carioca, principalmente contra o vice. Vão acabar machucando nossas peças importantes e o DM cheio, igual ano passado.

        • Já estou prevendo isso também!

          SRN #boicoteaocarioca

        • Tem que colocar um time misto, dane-se o resultado! não vai valer nada. Estádio vazio, audiência zero pela TV.

      • Se a FERJ disse que não vai repassar a cota de TV, não tem porque jogar com time principal, bota time misto pra jogar.

  • Ele está usando o ataque como defesa, é a tática dos desesperados. O clubes não podem se curvar e tem que partir para o ataque, tem que ter uma mobilização para acabar com esse ninho de ratos, chega de mamar nos clubes, se quer boa vida, conquiste com seu trabalho.

  • Não consegui ler tudo. Fiquei enojado.

    • Eu li infelizmente

      Não perdeu nada

      • Assino embaixo! kkkkkkkkk

  • Cara, dá até nojo…lembrando que, quem está desrespeitando a LEI É ELE E SÓ ELE: A LEI PELÉ COMO FICA. Ninguém pergunta isso para o verminoso? ALei preve claramente a criação da liga, e ele está desrespeitando isso, pois tem MEDO DE PERDER A GRANA DO FLAMENGO. É só isso que interessa a ele. Hipócrita.
    Ele e o mafioso fazem mal e muito mal ao futebol carioca. Retrocesso e jogo sujo, é só o que sabem. Arrogante, chamando de MEU CAMPEONATO…O Mafioso sentado na cadeira dele…isso é o quê? ANARQUIA. A LEI DA MORDAÇA (FERINDO O DIREITO DE FALAR (liberdade de expressão)…é um pixote que acha que é grande.
    CBF um antro de corrupção. Realmente se merecem.
    E acredito, que não terá outra alternativa…o Flamengo tem que se desfiliar mesmo, e levar os 10% do verminoso. Fala assim, pois, no momento ele sabe que o Flamengo, não pode…é covarde. Mas, o Dele está guardado com carinho. Gente imunda como ele, não dura muito.
    *Lembrando a ele que a FIFA, não reconhece federações…e mesmo se a CBF se meter, a FIFA, não se mete em questões como essa…aqui ela não pia.
    Tem que peitar e fazer a liga..nisso o Kalil tava certo. Não tem que pedir nada. A LEI PELÉ FALA QUE NÃO PRECISA DE FEDERAÇÃO, CBF…NADA para a Liga existir (em linhas gerais). SRN.

  • “Ninguém quer mudar regra de jogo, ninguém quer virar mesa, ninguém está inventando regra para se beneficiar de nada.” kkkkkkk meu Deus quanta cara-de-pau

  • Flamengo nesse momento não tem jeito mais,é guerra esse campeonato é do vasco não há dúvida disso .
    Flamengo pode entrar com messi, Cristiano Ronaldo e Neymar que não ganha esse campeonato ridículo.
    Além desse protesto sexta-feira, o presidente do Flamengo tem que conversar com a cbf,pois essa pode prejudicar o fla no BR16 e se alinhar com a mesma e deixar claro sua postura.
    Enquanto a FERJ o mais querido tem que se basear na lei pelé e peitar mesmo, quem Rubens Lopes pensa que é ? Acabou com futebol carioca e ainda favorece o Eurico, cadê o romario para pedir a cpi da ferjj? Ele com certeza não tem meu voto pra prefeito do rj se mostra da mesma laia desses bandidos.

    • O Romario tem um irmão funcionario do ?vascu, precisa falar mais alguma coisa? SRN

      • Dessa não sabia.é foda.

    • romário é vascaíno! só fala de FLA quando é época de eleição, um cara que teve uma estátua em SJ vc acha o quê?

      • Eis a questão…ai essa praga vai ganhar a eleição,pois muitos rubro-negros irão votar no mentirinha.
        Por que ele não abre uma cpi contra a ferjj,até o filho da puta do bebeto defende a ferj…ai tem!!!!!

        • Esse Bebeto nunca foi Flamenguista, a começar pelo filho dele. Nunca vi Bebeto ir na Gávea, FDP ele, junto com Romário. SRN

  • Está batendo o desespero no cretino! Viu que a CBF não tem moral pra combater os clubes.

    E o Flamengo está agindo corretamente, como o Bandeira sempre fez, passo a passo, fragilizando o inimigo.

    Sou do ES. É muito importante que, quem esteja no RJ, vá ao manifesto contra a Ferj.

    No atual momento, isso é mais importante que ir ao estádio.

    SRN

    • Exatamente!!! O que está em jogo é a vida do futebol carioca! O mais importante é protestar do que ir ao estádio!

  • As principais maneiras q nos,enquanto torcedores, teríamos p nos posicionarmos contra essa CORJA seria por meio de protesto pacifico como o previsto p sexta e tb simplesmente NAO COMPARECENDO aos jogos do Estadual. E fato que o brilho dessa competição( que já foi a mais charmosa e importante do pais, e hj e ridiculamente comandada por esses bandidos) é o Flamengo. Que tem como principal representante SUA TORCIDA. Portanto VAMOS ESVAZIAR!!!!! ELES PRECISAM.APRENDER A RESPEITAR O MAIOR. DO MUNDO

    • É isso aí.SRN

  • Se falta coragem para se desfiliar, sobra inteligência, pois se o Flamengo fizer isso, automaticamente não poderá disputar nenhuma competição organizada pela CBF e não terá direto de disputar nenhuma competição internacional.
    Desfiliação sozinho, ou somente com o Fluminense não leva a lugar nenhum, só o clube se prejudica. Agora, se todos os clubes da série A o fizerem ai o bicho pega e as federações acabam.

    • É um cretino babaca

  • Ele está tentando jogar a imprensa e principalmente a torcida contra o clube… Ninguém vai cair nessa

Comentários não são permitidos.