Saiba quais federações apoiam e quais são contra a Primeira Liga

Compartilhe com os amigos

Se depender das federações estaduais, a realização da Primeira Liga, que começou na quarta-feira, não terá vida fácil, sobretudo, após a proibição da CBF por meio de um ofício encaminhado na última segunda-feira. Além de vetar a disputa do campeonato, a entidade ressaltou ainda que admite a realização de jogos amistosos somente até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada.

Enquanto a Ferj se mostrou totalmente contrária à realização da nova competição, a ponto de mandar um documento para que não deixassem Flamengo e Fluminense atuarem em outros estados, outras federações tomaram posições diferentes.

Oposição à CBF, a Federação Catarinense promete bancar a nova competição até o final. A Gaúcha prefere uma posição mais neutra, optando pela ‘legalidade’, e irá respeitar as normas da confederação, mesmo que para isso, contrarie os interesses de seus dois principais clubes: Internacional e Grêmio.

Já a Paranaense segue a mesma linha da carioca, não dando qualquer suporte ao evento. A Federação Mineira não atendeu às ligações da reportagem – o presidente Castellar Neto e o secretário Paulo Bracks foram tentados.

Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinese

“Vai ter jogo normalmente e eu não vou proibir e até agora não recebi esse ofício, mas eles sabem da minha posição da sobre isso. Qualquer jogo eu disse a eles. E a CBF sabe disso. A primeira liga será realizada normalmente até o final”.

“Eu acho isso uma teimosia, porque é uma briga particular do Rubinho [presidente da federação do Rio] com os dois clubes. Sou amigo dele, gosto muito dele, mas não misturo as coisas. Sou fundador da Copa Sul-Minas e Primeira Liga. Fluminense e o Flamengo pediram para serem aceitos e colocamos”.

Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense

“A princípio, os cariocas não jogariam aqui. Normalmente apoio a CBF. Não por ser da CBF, mas pela legalidade. No mundo inteiro, ninguém impede criar liga, Lei Pelé e legislação respaldam no Brasil. Mas tem que obedecer todo o procedimento para isso. Esse é o grande problema. O resto não vejo grande problema. Tem que ter tudo na legalidade. Se estiverem errado, vão ter que cumprir. Nenhum árbitro daqui apita esse campeonato, já tinha vetado antes. Eles (Primeira Liga) fizeram tudo a toque de caixa, prepotência, não chamaram ninguém para reunião. Se acham donos do mundo e não pode ser assim”.

Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha

“Eu recebi o ofício da CBF faz uma semana, a posição é que tenho que acatar o que for feito pela Justiça. Por isso fiz uma intermediária para chegar a um meio termo. Me perguntaram se ia apoiar os jogos e disse que não. Por conta do comunicado da CBF que não podia apoiar o campeonato”.

“Não iremos receber jogos nem apoiar porque não podemos, isso gerou mal estar com meus dois clubes. Podem desfiliar ou rebaixar e dar uma multa pesada para gente. Eles podem oferecer denúncia ao STJD e colocar punição em mim e para os clubes também. Não tenho como cometer uma insubordinação”.

“O jogo deste meio de semana pode realizar, o que não pode é a partir dia 30 de janeiro. Depois disso, os clubes poderão fazer os jogos, mas sem suporte da federação gaúcha. Não posso ceder estrutura, súmula ou fiscalização, até mesmo a bola vão ter que comprar. Eu não vou dar a bola para eles. Não posso deixar o meu na reta, isso gerou um mal estar com meus clubes”.

“Eu sou oposição a CBF e estaria mais vulnerável a mais de um tipo de punição, tenho que acatar mesmo não querendo. No final eles (Grêmio e Inter) entenderam”.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • seria bom só os clubes organizarem as competições, nada de federação por tras so mamando os 10%, os clubes tem que tirar esses velhos da fita e começar a pensar grande.

  • PARA MUDAR O FUTEBOL BRASILEIRO… TEMOS QUE ACABAR COM ESSAS MAMATAS… ONDE FEDERAÇÕES ENRIQUECEM EM DETRIMENTO DOS CLUBES E DO FUTEBOL E DAR UM JEITO TAMBÉM NAS ARBITRAGENS QUE SAO VULNERÁVEIS E SUSCETIVEIS AO VONTROLE DE DIVERSAS PESSOAS PERVERTIDAS

  • Tenho duas expectativas diante dos fatos.A primeira é que torço para que esses dirigentes da primeira Liga não mijem pra trás que nem égua e resolvam “negociar” a continuação do Torneio, ou pior, desistam.A segunda seria que frente aos chiliques do .roubinho miranda, que esta atirando pra todos os lados que nem maluco depois de eletrochoque, que ele adote a tática usada contra o FLU ano passado.Qual seja: Mudar data e locais de jogo em cima da hora.Com isso faria coincidir jogo da Liga com jogo do “roubioca16”. Nesse caso, quero ver qual será a medida a tomar por EBM.Colocaremos dois times em campo, um em cada competição? Ou roeremos a corda e faltaremos ao jogo da Liga, porque essse seria o jogo “ilegal”. Anotem. SRN

    • para de dar ideia kkkk.
      Porém o Fla é composto por 31 jogadores no estadual.
      Põe o time titular no Estadual. Paulo Vitor, Pará, Leo Duarte, Wallace, Chiquinho,
      Marcio Araújo, Canteros, Gabriel, Everton, Kayke e Felipe Vizeu.

    • Na primeira liga vamos de reserva:
      Muralha, Rodnei, Juan, Leo Duarte, Jorge, Culler, Arão, Mancuello, Ederson, Cirino e Guerrero.
      Reserva dos reservas: Allan Patrick, Sheik, Ronaldo e assim por diante.

      • O fato da CBF não ter dado aval a Liga(vamos deixar de fora o papo que ela é legal,Lei Pelé etc),apenas um exercício de raciocinio diante da provável reação do chiliquento roubinho miranda.Numa briga na justiça ele irá alegar que nós infligimos a norma, ou artigo, ou a casa do cacete, do estatuto da ferj CBF que diz que jogos de um clube não podem tirar a atenção de outro de um “campeonato oficial”, etc…. Com isso tentaria nos ferrar.Sei que isso dá(ria) muito pano pra manga na Justiça .O que me preocupa ainda mesmo, são esses caras roerem a corda e voltarem atrás em nome de uma babaquice de “um acordo” futuro.Se fizerem isso não conseguirão mais nada daqui pra frente.Podemos ate criar uma Liga, mas quem ira mandar serão as Federações e CBF. SRN

  • Gaúcho frouxo. E quem está infringindo a Lei e a CBF e a ferj. Não acatando a Lei Pelé. É o tipo de discurso do: farinha pouca meu pirão primeiro. Isso que impede o futebol de mudar, pois com uma liga NACIONAL, ADEUS FEDERAÇÃO, ADEUS DIM,DIM.
    Quem apoia a CBF, é pixote, e sem moral. A liga só ganhou com Flamengo e Fluminense…dúvido que teria PUBLICO SEM O FLA. Flamengo é mina de ouro, traz grana…tem é que agradecer a Fla e Flu. Se liga nessa. SRN.

Comentários não são permitidos.