Veja os possíveis cruzamentos que podem acontecer no sorteio da Copa do Brasil

A CBF vai sortear nesta segunda-feira, às 14h30, em sua sede, no Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2016. Os critérios para o chaveamento serão os mesmos do ano passado. Novamente, serão 86 clubes na disputa. Como em 2015, os cinco clubes que participarão da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo) entrarão direto nas oitavas de final. O Internacional, melhor colocado no Brasileirão excluindo o G-4, também entra nas oitavas.

A base do sorteio será o Ranking Nacional de Clubes de 2016 (RNC), divulgado em dezembro. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois grandes blocos formados de acordo com suas posições no ranking. Cada bloco é subdividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o RNC. Equipes de um mesmo grupo não se enfrentam até as oitavas de final, quando novo sorteio é feito.

As chaves são nomeadas de “A” a “H”. Os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo E. Os do Grupo B terão pela frente os do Grupo F, os do Grupo C pegam os do Grupo G, e os do Grupo D encaram os do Grupo H. Caso dois ou mais clubes tenham a mesma posição, considera-se o Ranking Nacional de Federações (RNF) como critério de desempate.

O sorteio para definição do posicionamento de cada clube no diagrama de fases obedecerá a seguinte sequência de grupos: A, B, C, D, H, G, F e por último o grupo E. O Grupo A, formado pelos clubes mais bem ranqueados, é formado por Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás e Figueirense. Esses times não se enfrentarão antes das oitavas de final.

O Grupo E, que é composto pelos futuros adversários das equipes do Grupo A na primeira fase, tem Brasil de Pelotas, Remo, Confiança, Tombense, Campinense, Santos-AP, Coruripe, River-PI, Guarany de Sobral e Lajeadense.

A Copa do Brasil começa no dia 16 de março. A final, segundo o calendário divulgado pela CBF, acontece no dia 22 de novembro de 2016.

CONFIRA A DIVISÃO DAS EQUIPES PARA O SORTEIO

Times de um grupo enfrentam os de outro: A x E, B x F, C x G, D x H. As equipes foram distribuídas nos grupos de acordo com a colocação no ranking da CBF (seis do Grupo H não estão ranqueadas).

tabela-sorteio-copa-do-brasil

tabela-sorteio-copa-do-brasil2

Fonte: GE

Veja também