Xerife! Juan é apresentado pelo Flamengo: “Me sinto em casa”

Compartilhe com os amigos

Quase quatorze anos depois da despedida, Juan está de volta ao Flamengo. O zagueiro, contratado ainda no fim de 2015, foi apresentado oficialmente neste sábado pelo clube, após treino em Mangaratiba, onde o elenco faz a pré-temporada. A cerimônia foi uma espécie de sessão nostalgia.

– É estranho ser apresentado. Particularmente, nem precisava de apresentação. Eu me sinto em casa aqui. Metade da minha vida futebolística… É estranho ser apresentado ou reapresentado pelo seu clube de coração – disse o defensor logo na primeira fala da entrevista com os jornalistas.

Revelado pelo Fla, Juan fez 246 jogos pelo clube, do qual saiu em 2002 para jogar na Europa – defendeu o Bayer Leverkusen-ALE e o Roma-ITA. Marcou 30 gols com a camisa rubro-negra e conquistou títulos como o tricampeonato Carioca de 1999, 2000 e 2001 e a Copa Mercosul de 1999.

O zagueiro foi a primeira contratação sacramentada pelo Flamengo para 2016. Ainda no fim do ano passado, com seu contrato expirando no Internacional, clube que escolheu ao voltar ao Brasil, chegou a um acordo para defender a equipe carioca e assinou contrato até dezembro. Até por isso, Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol, fez questão de falar…

– Por questão de respeito, iniciamos as apresentações dos reforços pelo Juan. Identificação grande, esforço de voltar ao clube, abdicar de outra proposta. Além de o Flamengo desejar o retorno, foi um peso fundamental ele querer voltar. É sinal do que gente quer em 2016: comprometimento, profissionalismo.

Para o setor, o clube contratou Antônio Carlos, que veio do Avaí, e ainda tem no radar dois zagueiros argentinos: Alejandro Donatti, do Rosario Central, e Luciano Lollo, do Racing. Juan, 36 anos, é mais um opção:

– (O Flamengo) é clube bem diferente. O futebol hoje pede isso. É um time que lutou para vencer, tem DNA de clube vencedor. Entenderam no clube que não basta só vencer, mas ficar o maior tempo possível no topo. O Fla está se estruturando para isso. Vamos dar resposta positiva dentro de campo para o colocar o Flamengo no patamar de outros times.

juan-apresentacao-flamengoA íntegra da coletiva:

Ser capitão

Só um detalhe para mim. Nunca deixei de exercer liderança, mas nunca fui capitão. Nunca deixei de exercer liderança técnica ou fora de campo. O Flamengo tem jogadores capazes de liderar, não sou obcecado por isso. Se o Muricy precisar, e os companheiros entenderem que é bom para o time, vou pegar. Se não for, vou continuar a fazer o que sempre fiz.

Por que não voltou antes?

Entendo o lado do torcedor. Por muito tempo fui torcedor. Naquela época não cheguei a um acordo, fiz de tudo, mas futebol tem dessas coisas. Nem sempre jogadores que são criados e torcem conseguem voltar para o clube de origem. Graças a Deus, continuei jogando em alto nível para voltar a vestir a camisa do Flamengo.

Poucos jogos em 2015

Ano passado tive duas contusões. Números que dentro do calendário são normais. Depois, quem acompanha o Inter sabe que o Aguirre fazia rodízio. Depois que chegou o Argel, machuquei o (músculo) adutor, fiquei 20 dias fora, perdi espaço. O número baixo de jogos do ano passado se deve a isso, mais pelo rodízio do que a parte física. “Claro que jogador acima de 35 anos merece atenção especial. Sempre tive atenção especial. Nunca fui jogador muito forte, mas nunca deixei de trabalhar com o grupo, sempre fiz o que todos fazem. Isso no futebol brasileiro é um pouco de lenda. Todos se machucam. Calendário é muito desgastante. Bato sempre na mesma tecla da idade, mas gosto de bater no contexto: o que fazemos é sobrehumano.

Zaga do Flamengo

As opções são boas. Temos experiência, temos o Wallace, que é jovem, mas experiente, uma liderança positiva do grupo. Os jogadores são mais jovens. Muita vontade de trabalhar, de jogar em alto nível. Sabemos sempre que a responsabilidade é muito grande.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não gosto do Juan, já esnobou o Flamengo inúmeras vezes

    • Vdd… falou uma verdade incontestavel. Por dinheiro eh perdoavel? Acho que sim.

  • Dumas bom zagueiro mesmo. Canhoto, alto, forte e ex-capitão do Juniores.

  • Bem vindo rubro negro

  • Seja bem vindo Juan, você levantará algumas taças como nosso capitão em 2016.

Comentários não são permitidos.