Quase quatorze anos depois da despedida, Juan está de volta ao Flamengo. O zagueiro, contratado ainda no fim de 2015, foi apresentado oficialmente neste sábado pelo clube, após treino em Mangaratiba, onde o elenco faz a pré-temporada. A cerimônia foi uma espécie de sessão nostalgia.
– É estranho ser apresentado. Particularmente, nem precisava de apresentação. Eu me sinto em casa aqui. Metade da minha vida futebolística… É estranho ser apresentado ou reapresentado pelo seu clube de coração – disse o defensor logo na primeira fala da entrevista com os jornalistas.
Revelado pelo Fla, Juan fez 246 jogos pelo clube, do qual saiu em 2002 para jogar na Europa – defendeu o Bayer Leverkusen-ALE e o Roma-ITA. Marcou 30 gols com a camisa rubro-negra e conquistou títulos como o tricampeonato Carioca de 1999, 2000 e 2001 e a Copa Mercosul de 1999.
O zagueiro foi a primeira contratação sacramentada pelo Flamengo para 2016. Ainda no fim do ano passado, com seu contrato expirando no Internacional, clube que escolheu ao voltar ao Brasil, chegou a um acordo para defender a equipe carioca e assinou contrato até dezembro. Até por isso, Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol, fez questão de falar…
– Por questão de respeito, iniciamos as apresentações dos reforços pelo Juan. Identificação grande, esforço de voltar ao clube, abdicar de outra proposta. Além de o Flamengo desejar o retorno, foi um peso fundamental ele querer voltar. É sinal do que gente quer em 2016: comprometimento, profissionalismo.
Para o setor, o clube contratou Antônio Carlos, que veio do Avaí, e ainda tem no radar dois zagueiros argentinos: Alejandro Donatti, do Rosario Central, e Luciano Lollo, do Racing. Juan, 36 anos, é mais um opção:
– (O Flamengo) é clube bem diferente. O futebol hoje pede isso. É um time que lutou para vencer, tem DNA de clube vencedor. Entenderam no clube que não basta só vencer, mas ficar o maior tempo possível no topo. O Fla está se estruturando para isso. Vamos dar resposta positiva dentro de campo para o colocar o Flamengo no patamar de outros times.
Ser capitão
Só um detalhe para mim. Nunca deixei de exercer liderança, mas nunca fui capitão. Nunca deixei de exercer liderança técnica ou fora de campo. O Flamengo tem jogadores capazes de liderar, não sou obcecado por isso. Se o Muricy precisar, e os companheiros entenderem que é bom para o time, vou pegar. Se não for, vou continuar a fazer o que sempre fiz.
Por que não voltou antes?
Entendo o lado do torcedor. Por muito tempo fui torcedor. Naquela época não cheguei a um acordo, fiz de tudo, mas futebol tem dessas coisas. Nem sempre jogadores que são criados e torcem conseguem voltar para o clube de origem. Graças a Deus, continuei jogando em alto nível para voltar a vestir a camisa do Flamengo.
Poucos jogos em 2015
Ano passado tive duas contusões. Números que dentro do calendário são normais. Depois, quem acompanha o Inter sabe que o Aguirre fazia rodízio. Depois que chegou o Argel, machuquei o (músculo) adutor, fiquei 20 dias fora, perdi espaço. O número baixo de jogos do ano passado se deve a isso, mais pelo rodízio do que a parte física. “Claro que jogador acima de 35 anos merece atenção especial. Sempre tive atenção especial. Nunca fui jogador muito forte, mas nunca deixei de trabalhar com o grupo, sempre fiz o que todos fazem. Isso no futebol brasileiro é um pouco de lenda. Todos se machucam. Calendário é muito desgastante. Bato sempre na mesma tecla da idade, mas gosto de bater no contexto: o que fazemos é sobrehumano.
Zaga do Flamengo
As opções são boas. Temos experiência, temos o Wallace, que é jovem, mas experiente, uma liderança positiva do grupo. Os jogadores são mais jovens. Muita vontade de trabalhar, de jogar em alto nível. Sabemos sempre que a responsabilidade é muito grande.
Fonte: GE
Corinthians tem até o dia 30 deste mês para comprar Hugo Souza do Flamengo O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Seja bem vindo Juan, você levantará algumas taças como nosso capitão em 2016.
Bem vindo rubro negro
Dumas bom zagueiro mesmo. Canhoto, alto, forte e ex-capitão do Juniores.
Não gosto do Juan, já esnobou o Flamengo inúmeras vezes
Vdd... falou uma verdade incontestavel. Por dinheiro eh perdoavel? Acho que sim.