4-3-3: entrada de Mancuello ajusta tática do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Willian Arão foi o destaque dos 5 a 0 do Flamengo sobre a Portuguesa em Volta Redonda. Dois gols, bons passes e dinâmica no meio-campo.

Mas quem já na estreia como titular ajudou a arredondar a execução do 4-3-3 projetado por Muricy Ramalho foi Mancuello. Mesmo sem ritmo e entrosamento, sua simples presença em campo durante os 90 minutos cobriu o buraco pela esquerda que abandonou Jorge nas primeiras partidas.

Porque procurou mais o setor e obrigou Emerson Sheik a colaborar na recomposição e infiltrar em diagonal sem fixar no centro, trocando eventualmente com os companheiros de ataque. Perdeu pênalti, mas serviu Arão no segundo gol. Quem abriu o placar foi Guerrero, completando na segunda trave centro….de Mancuello. Já o dono das bolas paradas do time.

Flagrante do Flamengo se defendendo num 4-1-4-1, com Emerson voltando para recompor. Ainda deixa espaços na compactação, mas sem o buraco pela esquerda (reprodução TV Globo).

Flagrante do Flamengo se defendendo num 4-1-4-1, com Emerson voltando para recompor. Ainda deixa espaços na compactação, mas sem o buraco pela esquerda.

No segundo tempo, ritmo de treino que se acentuou com o segundo gol de Arão e as duas expulsões que acabaram de desmanchar a Portuguesa. Emerson aproveitou para se redimir e marcar em nova penalidade máxima, com a vantagem da improvisação do zagueiro Fernando na meta após o cartão vermelho para o goleiro Márcio. Rodinei, opção de velocidade à direita fazendo dupla com Marcelo Cirino, também deixou o seu.

O Flamengo teve 68% de posse de bola, finalizou 26 vezes e goleou. No domingo, o primeiro grande teste com o time completo no clássico em São Januário. Diante do Vasco, a oportunidade para ajustar a compactação, caprichar mais nos passes no último terço do campo e nas finalizações – apenas sete no alvo.

Se possível, também estrear o volante colombiano Cuéllar e seguir em busca da melhor formação com o modelo de jogo mais assimilado. Com Mancuello ditando o ritmo, equilibrando os setores e ajustando a equipe em construção.

Com Mancuello se juntando a Willian Arão no meio-campo, execução do 4-3-3 de Muricy ganhou dinâmica e mais equilíbrio nos setores. No domingo, um teste mais forte contra o Vasco (Tactical Pad).

Com Mancuello se juntando a Willian Arão no meio-campo, execução do 4-3-3 de Muricy ganhou dinâmica e mais equilíbrio entre os setores. No domingo, um teste mais forte contra o Vasco

Fonte: André Rocha

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Até que fim estão abrindo os olhos com um sujeito chamado Emerson Sheik. Esse cara deixou de querer jogar futebol desde do empréstimo dos Gambás para o Botafogo. Nos deixou em 2009 quando o time estava indo mal, ano seguinte foi para o nosso rival, em 2011 foi para os Gambás e só saiu de lá porque eles não o queria mais. Não entendo como podem pagar R$ 200.000/250.000 pra um ex-jogador… só pagamos isso pra jogadores do passado que devemos salários atrasados por causa das antigas gestões lixosas. E também não entendo pagar cerca de uns R$ 200.000 para um lixo de lateral e pra ficar na reserva ainda, ainda dizer que foi um tiro certeiro a contratação do Pará. Preciso nem citar Wallace e Márcio Araújo como titulares, em breve citarei somente Wallace pois com a chegada do Cuéllar, adeus Márcio, pelo menos como titular. Acredito que tenhamos o melhor elenco do futebol brasileiro, sem clubismo. Empatamos só com o Atlético MG e Palmeiras, apesar de achar Palmeiras fraco na zaga e no meio de campo ofensivamente.

    Alex Muralha; Rodinei, Wallace, Juan, Jorge; Cuéllar; Willian Arão, Mancuello, Ederson, Marcelo Cirino; Paolo Guerrero. 4-1-4-1. Botei Wallace, porque é a nossa melhor opção que nós temos, hoje. Sem essa de sonhar com um zagueiro, só escalar com quem estiver com contrato assinado. Num time marcando bem, marcando com compactação, todos ajudando, por mais que Wallace seja ruim, ele não comprometeria. Um exemplo disso é o Felipe, dos Gambás.

    Acho o Wallace um bom reserva, pra jogar em algum jogo em que o seu titular não poderá jogar, com o time entrosado, defendendo bem, ele não se comprometeria. Ainda teríamos PV, Léo Duarte, Ronaldo, Canteros, Alan Patrick, Everton, Emerson Sheik e Kayke. Fiquei sabendo que Canteros está sendo treinado como primeiro-volante, se caso alguns do volante (Cuéllar/Arão) tiver problema, teríamos um bom substituto para os dois, fora que Alan Patrick joga de segundo-volante também, desde do primeiro-volante ao ataque estamos melhor possível (claro, que ainda pode melhorar), estamos muito bem servidos. Temos dois laterais bons, mas apenas os dois titulares mesmo, ter como resevas Pará e Chiquinho não me deixa muito seguro. Se contratarmos esse zagueiro CLASSE A, teríamos boas opções na reserva. Fora que estamos bem servidos no gol. Precisamos só de mais um zagueiro pra ser titular.

    PS: Sheik é excelente reserva, daqueles pra entrar no segundo tempo quando o time estiver ganhando e dá aquelas malandragens e experiência.

  • Teremos jogos importantes em sequencia que nos mostrarão o verdadeiro nível do nosso time. Enfrentaremos Vasco, América-MG e Fluminense em uma semana, será uma boa prévia de como nos sairemos no Brasileirão, apesar do Vasco ser time de série B. Só que a diferença é que no Brasileirão estaremos mais entrosados e com o time completo, com a volta do Ederson ao time e do Kayke, que é reserva, mas é muito importante pro elenco. Com Cuellar, que acredito que entre só no segundo tempo contra os vices mas que já seja titular contra o América-MG, teremos um time muito forte e será difícil ver nosso time com dificuldade pra criar as jogadas, como foi rotina nos últimos anos.

  • Segue Top 10 gols do Ederson. Com 30 anos recém completados tenho certeza que a memória muscular dele está intacta, basta estar em forma pra apresentar um futebol desse nível.

    Sheik está quebrando um galho. Ederson é muito mais jogador.

    https://youtu.be/XREWHCJ-D3E

  • Espero que o muricy esteja com o pensamento de o sheik só ta jogando porque o ederson ainda não está 100%,pq essa história do sheik correr mostrar disposição não engana.

    Ele não joga para o time erra muito..sem falar que nos jogos que o time ta perdendo, tipo um jogo difícil ele quer resolver tudo sozinho.

    Espero que o muricy seja boca quente mesmo pra colocar o sheik no banco..
    Chegou a ser ridículo ele ontem em relação a não tocar para o mancu… E mesmo assim se via o mancuello tentando não ligar…
    Cumprimentava,fazia sinal de OK.

    Enfim e acho que o 433 é sem futuro

  • sheik é um bom jogador, mas muitas vezes o que mata ele sao essas pirracinhas e a nao colaboração em passar a bola para outros companheiros…tomar um banco para ficar esperto!!!

  • O Cirino jogou nada, errou quase todos os passes e ninguém critica, só sabem cornetar o Sheik, deixa os caras jogarem em paz.

    • A diferença é que com o Sheik não é simplesmente uma falha de categoria ou de fase, mas sim falha de caráter.

      • fala sério, falha de caráter porque? vc nem conhece o sheik.

        • Nem preciso responder. Pra saber o porque é só ler os comentários dos rubro-negros aqui e saberá.
          O caráter se vê pelas ações, não pelo relacionamento com alguém.
          Se você vê alguém chutando um mendigo no chão, você acha que precisaria conhecer a pessoa para ter ideia do caráter dela?

          • o foco era MA, agora será o Sheik! vc tem razão, eu não vou discutir mais esse assunto.

            • Certo. Daqui a pouco ele se toca, começa a jogar solidário, a fazer a diferença, e todo mundo vai aplaudir, inclusive eu, hehehe… SRN

  • Não sei se alguem aqui sabia, mas ja pensou em ganhar um bom dinheiro apenas assistindo e analisando partidas de futebol ?! Não se trata de esquemas fraudulentos, é um método TOTALMENTE LEGAL … Pra quem tiver interesse Vou deixar um Vídeo no link abaixo que explica o passo-a-passo!

    Link do Vídeo >> http://bit.ly/Como_Lucrar_comFutebol

    • Como alguém não saberia? Vc está aqui com essa notícia todo santo dia ué?

      • Tá esperando pegar algum pato novo que apareça por aqui se deslumbrando com esse canal de discussões sobre o Mengão e…….Pimba! trouxa fisgado, hehehe

  • Tenho medo é das botinadas e das cotoveladas daqueles boçais vascaínos, que só ganham nivelando o jogo por baixo.
    Dentro de São Januário então, se o juiz for frouxo eu temo pela integridade física dos flamenguistas.

    • A minha também. Aquele Rodrigo foi responsável pela lesão do Guerrero (que não foi considerado nem falta na época) e tenho certeza que ele vai manter esse mesmo nível de jogo, junto com todo o time vascaíno.

      • Concordo, mas a lesão do Guerrero foi com Serginho. SRN

        • Caraca, jurava que era esse jogador aposentado em atividade. Valeu pela correção! SRN.

  • O Ederson tem que voltar logo , para entrar no Lugar do Sheik … O que vocês acham ?

    • Acho que o Ederson vai mitar. A preparação dele está mais longa que os os outros, mas acredito que depois que ele entrar não sai mais.

      E muito provavelmente vai fazer a função do Sheik. Só que jogando pro time.

  • Eu venho citando as firulas do sheik desde o ano passado, ele e fominha prefere fazer firula a deixar o companheiro em condições de fazer o gol.

    • É vero!

    • Assino embaixo.

  • pra mim o Sheik não pode ser titular nesse time, e ainda mais batedor de pênalti oficial,
    ontem pra mim foi o jogador de pior atuação.

  • Emerson precisa de um banco para ter mais comprometimento. O cara faz muita firula e é o jogador que mais cede contra ataque para o adversario.
    Ederson é titular facil no lugar dele.
    Time titular ideal: PV, Rodinei, Wallace, Juan, Jorge, Cuellar, Mancu, Arao, Ederson, Cirino e Guerrero.

    • Perfeito

  • Pelos comentários todos perceberam o boicote do Sheik a mancuello acho que o Sheik quer o posto de segundo mais importante do elenco já que e o primeiro e do guerrero gosto do Sheik mais ele ta muito fominha

  • Espero que Éderson esteja em condições logo, assim Sheik e suas presepadas ficarão no banco olhando o esquadrão rubro-negro passar o rodo na concorrência.

  • Ontem o sistema ficou descompensado pois percebendo a movimentação tresloucada e o boicote de Sheik, Mancu foi procurar abrigo na direita.

  • Se o Sheik ficar de firula e não tocar pro Mancu no clássico vou ficar puto. Foi um boicote do caramba ontem.

  • Só faltou dizer que no decorrer do jogo o Mancu só ia pra esquerda pra marcar, porque ofensivamente caía sempre pela direita. Falta saber se foi por ordem do Muricy ou pela dificuldade do Sheik de tocar a bola pra ele na esquerda.

    • Creio que foi opção dele mesmo já que do lado esquerdo que é o lado que ele vai jogar, estava difícil pra ele, e como ele foi para a direita, parece que o sheik percebeu isso e no lateral quis dar o troco, pois qualquer um daria a bola no Mancuello que faria o gol pois estava sozinho com o goleiro.
      #forasheik
      #VoltaEderson

  • Curti bastante a troca de passes envolventes ontem. Só precisa ter mais de intensidade se quisermos vencer os grandes times, para isso acontecer os jogadores com a bola precisão afunilar para abrir espaços, como fez Arão, essa é a melhor maneira de fazer a marcação se movimentar e criar buracos. Intensidade no futebol atual é tudo!

  • Só não pode é o Sheik ficar de firula e boicotar o Mancu, como fez no jogo inteiro ontem.

    • Shiek já era, não joga nada, erra mais que tudo e ainda não quis cobrar o lateral no Mancuello que estava sozinho com o goleiro e poderia fazer o gol. O Ederson tem que voltar com urgência para o sheik sair.
      E outra coisa nada a ver sheik bater pênalti, só fez o segundo porque o cara não era um goleiro, quem tem que bater é o Guerreiro que parece ser pipocar no pênalti ou o Mancuello já que bate as faltas e escanteios.

      • Do jeito q tá eu prefiro até o Éverton no lugar do Sheik. Torcida tem q boicotar ele, pensa q é o dono do time.

        • Falei isso essa semana e reclamaram pra kramba. Mas pela bolinha do Sheik com certeza o everton marcaria melhor e daria mais velocidade ao ataque.

          • Exatamente Lucas. É só analisarmos ambos os jogadores. Sheik corre e chuta mal, assim como o Éverton. No entanto, o Éverton corre o jogo todo e não cansa como o Sheik, não é individualista e marca melhor (coisa q não é difícil, já q o Emerson é péssimo). Disse e repito, o Emerson, se não sair, vai acabar com o nosso time.

      • esse lateral foi tenso. Não tocou porque não quis,

    • Existe uma probabilidade mínima de que o problema do Sheik seja a lentidão no raciocínio e a falta de visão do jogo por causa da idade e da rotina de beber socialmente. E essa deficiência é fatal para quem joga na frente. Ele acaba temendo errar e segura a bola procurando uma situação que pareça ideal pra soltar, mas só piora a situação, pois os companheiros se tornam marcados e se frustram na tentativa de receber a bola.

  • Materia exelente diz tudo certinho o que o Muricy almeja do time!

Comentários não são permitidos.