Desde o começo de 2015 conhecemos bem os problemas de Wallace. Apesar das boas participações na reta final da Copa do Brasil, principalmente, o zagueiro apresentou um forte declínio, bastante claro na última temporada. Ele passou de titular inquestionável e “companheiro ideal de Samir” a questionado, vaiado, pressionado e símbolo de um Flamengo cambaleante – ao lado, é claro, do incansável Márcio Araújo. O fato, porém, é que em poucos momentos ele deixou o onze inicial. Apesar das seguidas falhas e reclamações da torcida, nenhum treinador ousou sacá-lo do time principal por muito tempo. E qual é a razão?
Antes de tudo, devemos nos lembrar que nunca tivemos boas opções para suplantá-lo. Marcelo, César Martins, Samir e companhia apresentavam desempenho tão regular ou ruim quanto, e não havia unanimidades entre eles. O que proponho, entretanto, é que sua manutenção soberana se deu não somente pela falta de alternativas inquestionáveis, mas por fatores extracampos, que não alcançavam somente a todo o elenco como também à comissão técnica. Por que Wallace ainda é titular e capitão do Flamengo?
No ambiente rubro-negro, Wallace é visto como líder por todos – ou quase todos. Apesar dos pesares, o defensor é um profissional exemplar, que consegue o respeito e a atenção dos companheiros e a liderança carismática do grupo. Apoia os mais jovens, colabora socialmente com pessoas carentes e incentiva estudantes a cultivarem o hábito da leitura. Tem um blog (Wallace leu), onde dá dicas de leituras passadas, e já se prontificou algumas vezes para quadros da Rede Globo que levaram atletas profissionais a escolas primárias, muitas das quais carentes. Dentro do clube, criou uma biblioteca para os jogadores juniores, frequentemente afastados dos estudos pelo futebol.
Segundo palavras do próprio Muricy Ramalho, destemido e recém chegado, o zagueiro é “muito focado e dedicado. Surpreendeu na parte física na pré-temporada e é um líder positivo para o grupo”. Com bom histórico disciplinar, ainda é regrado na vida pessoal, considerado como um jogador “de família”. No elenco é, especialmente, referência para os jogadores juniores recém promovidos ao profissional. Politicamente, é respeitado não somente por nossa equipe, mas a nível nacional. Foi eleito, inclusive, como integrante do conselho técnico da Primeira Liga, ao lado de Lúcio Flávio, pelos capitães dos outros clubes.
Internamente, além da organização da biblioteca, Wallace também bancou do próprio bolso a reforma dos vestiários do Ninho do Urubu, que tinham situação precária devido à falta de dinheiro do clube. Juntamente com Paulo Victor, aplicaram algo em torno de R$ 12 mil.
Um amigo que cobre os jogos do Flamengo pela imprensa já havia me contado sobre a liderança que Wallace exerce sobre o plantel rubro-negro. No último amistoso contra o Santa Cruz, em Recife, Wallace concordou em adiar a saudação à torcida em nome da manutenção do protocolo televisivo, caminhando diretamente para a perfilação e canto dos hinos pernambucano e brasileiro. O grupo, sem questionamentos, o seguiu. Toda e qualquer insatisfação com temperatura do vestiário, tempo de aquecimento e pormenores preliminares eram levados e debatidos por Wallace, como se fosse o líder natural do elenco.
Por fim, Wallace é o tipico líder natural, que também é boa praça. Cativa seus companheiros, tem o respeito de todos e isso explica, em termos, porque todos saem em sua defesa e esperam dias melhores, enquanto a torcida o castiga. Seu momento é realmente terrível, e acredito que ele não tem a qualidade técnica que um zagueiro do Flamengo deve ter. Mas, no jogo psicológico, o elenco o respeita, apoia e segue. Só falta o essencial: futebol.
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Faz sentido. Nem acho o Wallace tão ruim. O sistema defensivo é ruim. Ano passado era muito exposto, esse ano, com o Muricy pode ficar muito bom. Como parâmetro, quando foi campeão brasileiro com o SP, o sistema era tão bom que o Rogério foi considerado o melhor jogador do campeonato sem mesmo pegar na bola.
Concordo contigo.
Não é craque, mas um jogador que pode se tornar importante dentro de um esquema bem treinado.
O ano passado não pode ser parâmetro pra analisar nenhum jogador.
2015 foi rídiculo.
Concordo! O Flamengo, no ano passado, não marcava sobre pressão. Esperava o time vir, pra depois acionar a defesa. Sobrecarregava o sistema defensivo. Por isso, hoje, a culpa recai àqueles que ficam a cargo de defender.
O time tem o dever de começar a defender da frente para trás, com todos ajudando…
Acredito que se o time comprar a briga; para com o Wallace. Logo logo ele terá a confiança necessária para melhorar…
concordo
Muricy conseguiu ser campeão da liberta com durval e edu dracena dai vc ja tira o milagre que o cara pode fazer kkkk
Verdade, lembram quantos lances os atacantes adversários dominavam a bola e tinham um mundo pra correr entre os volantes e a zaga? Aí caia contra o Wallace que por ter alguma velocidade ia pra cima pra matar o lance, ou o César que era mais lento e ficava esperando enquanto o adversário carregava a bola. No fim se criticava os dois: um era poste e o outro não guarda posição. Mas então o que se faz nesse caso?
Boa…
Meus amigos flamenguistas, de bom samaritano o inferno esta cheio, se for pra mantê-lo como capitão e titular incontestável não jogando nada, por ser uma boa pessoa fora de campo, a diretoria deve pagar os 12 mil que foram gastos por ele(diga-se de passagem, uma vergonha a diretoria deixar isso acontecer), jogador n deve e n tem que gastar seu dinheiro pra arrumar algo no clube, obrigação dele e jogar e jogar bem, o resto e com o clube. mas quando se esta em campo tem que jogar BEM!!! e n me venha com essa de passar a mao na cabeça n, pois ele ganha bem e pra jogar bem, senão tira e coloca outro…n tem outro….contrata p……srn!!!
chega de wallace minha gente ! tem outras coisas para falar sobre o time.
Concordo!….
Estou repetindo aqui, o que escrevi em outro artigo sobre ele.
O Wallace tem errado sim, assim como Márcio Araújo. Mas temos que ver o seguinte, se o cara é uma liderança para os jogadores, assim como M.A. é o cara que não falta e não chega atrasado; com todos os erros e início de temporada, Muricy vai sempre contar com eles. A torcida ( no caso da nossa imediatista como é ) vai ter que aceitar. Não perceberam que os jogadores estão fechados na mesma filosofia dos 3 mosqueteiros, e isso e bom para o GRUPO, para quem está dentro de campo. Algo que foi fundamental em 2009. O bom que todas essas críticas, fazem o grupo se unir ainda mais, e quem ganha é o MENGÃO. M.A. vai para o banco e Cuéllar vai assumir, quando vier um zagueiro, Wallace vai ser banco. Mas por hora e no carioquete da ferj, é o que temos, e vai ser Wallace mesmo, querendo ou não é NOSSO capitão. Apoiem o time, desprezem o Wallace se for o caso ( mas sem vaia ), e para quem assistiu 300, lembrem-se do que Leônidas falou, serve para o nosso time, dirigentes e TORCIDA:” – Nós lutamos como uma unidade impenetrável, esse é o grande segredo de nossa força, cada homem protege o homem a sua esquerda com seu escudo. Um único ponto fraco ( time, dirigentes e torcida ) e toda falange (TIME) se estilhaça!”
Abraços e saudações rubro-negras e que esse ano seja ” “TUDO” do FLAMENGO, tudo pelo FLAMENGO!”
Excelente comentário!!
Vlw Marcel! Forte abraço e saudações Rubro-negras!!
Melhor comentário desse site… ever!!
Vlw Castelo, abraços e saudações Rubro-negras!!!
É isso aí meu camarada tem torcedor que não entendi de futebol eu já falei varios amigos eu aprendi a torcer eu gosto de jogadores que respeitam a nossa camisa e o Wallace e Márcio Araújo são profissionais eu começo falando do Wallace ele foi muito bem em 2013 sendo campeão da copa do Brasil e 2014 e 2015 não foi bem como o restante do time já o Márcio eu sempre falei não o acho um excepcional jogador mais pra compor elenco está bom é um dos que mais joga não é expulso toma poucos cartões e nesse elenco não via ninguem pra barra-lo até a chegada do Cuellar e digo mais se jogar bola não vai barra-lo não é como eu falo vestiu o nosso manto é profissional eu apoio até o fim eu tiro o exemplo do sheik eu não gosto dele não canto seu nome mais também não o vaio excelente comentário Márcio SRN
Mais do que nunca André, é hora de coesão da torcida com o time e a diretoria. o pensamento tem que ser esse mesmo.
Forte abraço e saudações Rubro-Negras!
Verdade Márcio juntos somos mais forte um forte abraço irmão SRN
Entende. Barrá-lo.
Marcio Machado, atletas profissionais no Flamengo recebem em média 200 mil reais por mês. Não chegar atrasado e cuidar da saúde é o MÍNIMO que devem fazer! Mas é esperado também que joguem bem – e isso deve ser o principal parâmetro!! Quanto ao restante do seu texto, concordo, falou bonito…
Ruan! Me perdoe-me se não consegui passar ou que eu queria, e concordo contigo que isso é o mínimo que qualquer profissional tenha que fazer. Mas, é o conjunto que fala mais alto. No aspecto liderança, o cara que não tá jogando nada é o nosso capitão, mas faz com que o cara que tá ao lado corra por ele também, e com isso as vezes ( quase sempre de uns tempos para cá ) nos dá a impressão de estarmos jogando com menos um ( kkkkkkkkkkk ), mas se vier o tão sonhado e aguardado zagueiro, é banco para ele, e aí que vamos ver se ele é mesmo essa liderança toda, porque se for, vai ser no banco também, e quem ganha é o time. Já o M.A. é aquele empregado que as vezes é um murrinha, mas quando o patrão precisa vai contar com ele porque tá sempre ali murrinhando e fazendo o que ele quer.
Fora isso, um forte abraço e Saudações Rubro-negras!!!
Este comentário valeu a pena eu perder alguns segundos da minha vida para ler. SRN
Vlw Ciro! SRN!! Forte abraço!!!
Sei que Flamengo é maior e sempre tem uns torcedores medíocre que só sabem falar e xingar, repito: Wallace vai dar a volta por cima e vai calar a boca dos “Caga Pau” da menoria dos torcedores medíocre do Flamengo.
Aqueles que não faz nada pelo Clube e não é Sócio Torcedor… Calado e torça.
Meio radical sua posição, dos nossos 40 milhões de torcedores, nem todos (ou a grande maioria) não tem condições de ser sócio torcedor e isso não diminui sua paixão e apoio ao clube, somos o que somos (A Maior do Mundo) porque estamos todos neste mesmo pacote, inclusive se hoje o Flamengo tem a receita televisiva que tem, tão superior aos demais clubes (exceto o Cúrintia) e que representa quase metade do faturamento anual do clube (cerca de 48% da receita) é graças a essa massa que é tão apaixonada pelo Mengão. Respeite nossa torcida, toda ela, assim como você gostaria de ser respeitado. Ademas, eu não acredito que seja minoria quem questiona o MA e o Wallace, na verdade acho que é o oposto. SRN.
Se ele fizer um ano bom, só vai fazer a orbrigação de compensar o ano passado péssimo. Se bem que se fizer um ano bom, ele vai achar que é Romário, por que fez um golzinho de merda contra o macaezinho na 2ª rodad do carioqueta e já achou que “calou a boca da sociedade”. Mesmo se jogar bem, VAZA! Ele desrespeitou o quanto ganha, desrespeitou o Flamengo, a torcida e uma braçadeira que já pertenceu a lendas.
Simples…. vão quebrar a cara!! Este jogador é fraco tecnicamente, lento, não ganha bolas aéreas, sobe adoidado para o ataque desnecessariamente na maioria das vezes, dá muitos botes loucos e errados. Não vai demorar até ele provar isso novamente. É só começar a pegar time forte.
Gosto de falar de campo e bola porque é aonde eu tenho mais acesso aos jogadores, no caso do Wallace, 2015 foi horrível e 2016 apesar da falha contra Boavista ele não tem tido atuações desastrosas e pesa a favor dele o fato de não ter substituto no elenco, surgiu agora o Léo Duarte mas nos últimos anos o Flamengo foi um cemitério de jogadores, sendo que muitos deles eram apontados pela própria torcida como grandes jogadores e nenhum vingou na Gávea. Penso que com elenco sendo montado e ajustado colocar um garoto da base iria maia atrapalhar que ajudar (vejam quantas críticas ao Jorge), para mim o ideal seria contratar um zagueiro “de ponta” e tentar recuperar o Wallace pois já vi boas partidas dele.
Algumas pessoas não se dão conta do que representa ser torcedor. O cara que se dispõe a vaiar jogador do seu próprio time em um jogo não pode ser fato um torcedor. Dizer que um time como o de Zico e Cia conquistou tudo que disputava por algum mérito da torcida é uma falta de noção, não eramos torcedores e sim agraciados. Se a nossa torcida fizesse metade da diferença que acredita fazer seríamos campeões todo ano independente do grupo que fosse a campo. Torcer ultimamente tem se confundido com ser diretor de futebol e até de finanças. Estão esquecendo que fazer a diferença mesmo é transformar jogadores limitados em leões em campo com seu incentivo. Se nossa torcida acha que pode mesmo fazer essa diferença a hora é essa. Acredite que o Muricy é o melhor técnico do mundo enquanto estiver no Flamengo e que cada um que ele colocar em campo será tb o melhor do mundo naquele jogo, aí sim, com sua participação empurrando o time para além de suas limitações vc pode dizer que faz alguma diferença positivamente. Vaiar por fazer corpo mole, brincadeirinha, displicência eu até concordo, fora disso é pura ignorância. Não adianta dizer que somos a maior torcida do mundo se metade dos torcedores vão para o estádio cornetar e até torcer contra. SRN
Muito bom, concordo totalmente, acho que este fenômeno começou a piorar quando componentes das organizadas deixaram de receber ajuda de custo e participar de discussões da diretoria, ou seja com o término das antigas gestões que usavam muito isso.
Muito bom, Icaro.Acho que pressionar o tecnico e valido.Mas vaiar um jogador que vai começar uma partida ou durante a partida e’ deixa-lo ainda mais inseguro, sujeito a falhar com mais facilidade e tornando-se presa facil de um atacante malandro que se aproveitara dessa instabilidade.SRN
Bom se Muricy conseguiu ser campeão brasileiro com Gun e Leandro Euzébio na zaga dos flores. Porque não com o Wallace. Lógico q se vier um zagueiro melhor ele vai p o banco.
Pelo que entendi, ele seria um bom auxiliar técnico.
Em 2009 ninguém entregava tanto, e não lembro de nenhum jogador fazer gol e não comemorar. MALA. Vaza!
Se bem que auxiliar técnico NERVOSINHA sem controle emocional, sem inteligência emocional. não vai muito para frente.
Campanha “Wallace vire Assistente Social”
Pra ser um bom zagueiro, o atleta precisa ter confiança e se garantir. Isso não é o caso de Wallace. Não o considero o pior zagueiro que já passou pelo Flamengo(tivemos coisas muito piores), mas não o vejo fazendo parte de um time vencedor. Me custa acreditar que nossa diretoria aceitou dinheiro de atleta. Se, de fato, isso aconteceu é preciso punir quem aceitou uma aberração dessas. O cara praticamente comprou o lugar dele no time. Isso é ridículo pra quem prega profissionalismo.
Se botasse ele de reserva o impediria de fazer essas coisas ae?reserva pode falar tbm e ter liderança alem do mais pra mim VC e titular pelo que faz dentro de campo não fora agradeço a ele Por ter feito tudo isso e nunca vir reclamar a não ser o Chilique na estréia do guerreiro mais tem pessoas que merecem mais que ele ser titular
Eu particularmente, não vejo nem um problema na continuidade de Wallace e Marcio Araújo no Clube, desde que seja pra compor o elenco, por que vazem bem ao grupo.
Concordo com as palavras do nosso amigo Marcio Machado.
São textos como esse que ainda fazem a pena a gente estar sempre “batendo ponto” por aqui. E fazem a gente esquecer um pouco das opiniões de uns malucos por aqui que querem sempre ser mais realistas do que o Rei.
contrata ele para a assessoria de imprensa do clube..
Bom texto!