Salve, salve Nação. Então, depois do jogo contra a Portuguesa-RJ pelo Carioca, fomos agraciados com mais um pênalti, bem marcado, diga-se de passagem, no jogo contra o América-MG pela Primeira Liga. Diferentemente do jogo contra a Portuguesa, Emerson Sheik não estava em campo, deixando assim, o posto de cobrador, vago. Everton bateu e fez. Mas o que me intriga, é a falta de um batedor oficial de pênaltis nesse elenco. Pensem comigo.
Geralmente, em qualquer time do mundo, seja ele da primeira ou da décima divisão de seu campeonato, três jogadores são os responsáveis pelas penalidades, são eles: o atacante goleador, camisa 9 nato que vive dos gols que marca, ou o craque do time, aquele jogador com mais tempo de casa, mais qualidade ou com mais nome, ou o jogador que tem o melhor aproveitamento nos treinamentos de cobranças de penalidades máximas. No Flamengo, por incrível que pareça, essas três posições são ocupadas pelo mesmo jogador. Seu nome é Paolo Guerrero.
Guerrero batia pênaltis no Corinthians, tendo, inclusive, marcado dessa forma contra o nosso Mengão, em 2013. É o nosso goleador, pelo menos no papel, é nosso principal jogador, tendo o maior salário do time, o nome mais famoso e mais qualificado, além de um currículo de dar inveja, e o jogador, que nos treinos de cobranças de pênaltis, geralmente tem o melhor aproveitamento. Pois bem, se é o cara que vive de gols em nosso time, nossa estrela e nosso “melhor cobrador”, o que falta para ele pegar a bola da mão do Sheik e do Everton, reivindicando um posto que é dele por “direito”? Falta confiança? Falta o aval do Muricy? Tá com jogo contra o Ceará na cabeça? Queria muito ter essas respostas, mas não tenho… Que cite-se também, o quão pesada e negativa é a liderança que Emerson Sheik vem exercendo dentro do Flamengo, mas, isso é papo pra outra coluna.
Enfim, fico na esperança de ver o Guerrero reivindicar algo que por merecimento, pertence a ele. É, com toda a certeza, o melhor centroavante do futebol brasileiro, e precisa desempenhar um papel de mais visibilidade dentro do time, durante os jogos. Chamar uma responsabilidade que é dele, e que ele sabe que é. São gols importantes para ele, que se perdem num mar de perguntas não respondidas… Que deem a ele a confiança necessária pra pegar a bola. Que Muricy perceba que ele precisa disso e que ele é o mais qualificado pra isso. O time só tem a ganhar com Guerrero em boa forma. E que ele saiba que errar e acertar fazem parte do jogo, e que só erra ou acerta, quem tenta. Ficarei de longe torcendo, muito esperançoso e louco da vida para que muito em breve, eu possa ir no meu Maraca querido, torcer pelo meu Mengão e cantar com gosto, que o Guerrero deu um fim no caô!!!
Saudações Rubro-Negras,
Marcus Ferreira
Quer ver a sua aqui também? Mande para torcedor@colunadofla.com e participe da comunidade Coluna do Flamengo!
Pensei nisso antes do Everton cobrar o pênalti. Com certeza aumentaria sua estima e diminuiria a pressão de todo jogo ter que marcar um gol.
Particularmente acho que o Guerrero está se acovardando de mais ……..
particularmente eu acredito que o time boicota ele.
Boicota ele o Mancuello e até o Jorge. Vou nem falar de quem é a culpa.
Pênaltis a parte,a verdade é q EU não gosto de toda essa exposição de apenas um jogador,na minha humilde opinião queria ver meu mengão jogando não apenas com um jogador como referência…detesto ver todas as jogadas procurando apenas o Guerrero…sonho em ver um time muito mais coletivo q todos tenham o mínimo de noção de finalização…é horrível esperar apenas q o guerreiro marque…se todos soubessem finalizar quando um não tivesse em bom dia o outro compensava…seria ideal…SRN
O Everton tem o melhor aproveitamento nos pênaltis e portanto, e cobrador na frente do Guerrero, tão querendo fazer tempestade em copo d’água
Mto bom texto! Realmente acho que pelo nome….experiência…..REMUNERAÇÃO…caberia a Guerrero essa responsabilidade! E no q se diz respeito a “nossa liderança negativa” concordo em gênero numero e grau! Aguardando nova coluna!
Fiquei com a mesma dúvida. O Mancuello bate bem na bola, poderia ser ele também. Acho estranho o Guerrero não bater penalti. Se bem que quando o Edmundo ia pra marca do cal, a torcida adversária já comemorava.
Cara, isso é FALTA DE COLETIVIDADE DO TIME. Os fdps só querem fazer gols, enquanto o guerrero trabalha para o time, esses everton e sheik e cia só querem fazer gols.
Cara acho que quem escolhe batedor de pênalti e o técnico e quase nenhum que passou pelo fla nesse tempo que Guerrerro ta la deu esse posto de batedor ofici.
Caraca. No Flamengo até o batedor de penal vira polêmica. Que isso gente. Até na seleção do Peru o Guerrero não é o Batedor “oficial” quem bate é o Farfan. Só acho que quem tiver confiante vai lá e pronto. Só vê o Barcelona. Até o Rakitic que é coadjuvante ja bateu penal. E eles ainda tocam a bola na hora do pênalti haha.
falta de assunto ou corneta ???????
pênalti tem que bater o melhor cobrador, tem que ir lá e guardar não adianta ser estrela ou goleador ou salario mais alto, tem que bater e fazer.
concordo Philipe, eu quero ver pra q o time contrata um grande jogador, com maior salario do plantel pra viver isolado, pq os outros atacantes são extremamente egoístas. lembram do hernane que é considerado goleador de um toque só? pois se observarmos bem ele não aql jogador técnico, mas como os atacantes de 2013 destaque para paulinho, pensavam mais na coletividade! Hernane jogador q gosto muito, se tornou um ídolo da torcida, pelo menos ao meu ponto de vista! eu gostaria q os jogadores do mengão vissem esses comentários, pq precisam deixar de serem egoístas e jogarem pelo time.
Infelizmente Guerrero não tem aquele faro de gol de um centro-avante. Mas pela técnica e capacidade de buscar jogo, gostaria de vê-lo ele atuando como segundo atacante ao lado de Kayke.
Ele nunca foi esse goleador em nenhum time e só comparar o número de gols com os de jogos mais pela técnica apurada dele tbm gostaria de ver mais Kayke não tem espaço no time titular mais acho que e um reserva de “luxo”.
Onde vc pega essas informações que ele e o melhor nos treinos de pênalti?se ele fosse ninguém seria retardado de não deixar ele bater e outra Guerrerro talvez e quem tem mais moral ali se ele não bate pênalti e Pq não quer Pq se quisesse pegaria a bola E tenho certeza que nem sheik,nem everton reclamaria .
Não adianta fugir a verdade é uma só esse guerrero não é jogador pra Flamengo, desde de quando ele chorou ao marcar um gol depois de vários jogos sem marcar ali estava provado que ele é fraco não serve para vestir um manto sagrado tá pesando nele, não tem personalidade, por isso que ele não bate pênalti, não dá entrevista, rezem para china comprar pois seria o melhor negócio pro Flamengo um verdadeiro negócio da china.
Sabe porque o Guerrero não bate pênaltis? Porque o Guerrero não deu certo no time onde era uma das poucas boas referências? Porque o Guerrero NÃO é o cara que chama responsabilidade! É apenas o perfil dele, não tem nada de errado. Talvez isso até o tenha prejudicado na Europa, mas dá certo na seleção do Peru onde ele sempre tem a sombra do Pizarro que é artilheiro e ídolo. O faz jogar tranquilo. Mas enquanto estiver no Flamengo com essa responsabilidade de ser “o cara”, sempre estará incomodado.