De olho no futuro! Flamengo renova contratos, reforça base e prepara triagem no sub-20

Compartilhe com os amigos

O tricampeonato da Copinha cobra um preço. Por um lado, serve para alimentar o profissional – fim maior das categorias inferiores -, por outro desfalca o time sub-20 e valoriza atletas. O Flamengo tenta se prevenir como pode, investindo na aquisição de fatia de direitos econômicos de dois jogadores, renovando contratos e também indo ao mercado. A diretoria tem programada a renovação de dois destaques do time campeão nos pênaltis em São Paulo contra o Corinthians: o atacante Matheus Sávio e Léo Duarte vão ampliar vínculo com o clube até 2019.

A operação envolveu compra de 30% dos direitos econômicos de cada atleta. Sávio tinha contrato até janeiro de 2017. Duarte apenas até o fim deste ano. O Fla só tinha 20% dos direitos sobre esses atletas, que tinham maioria da fatia e agora dividem com o Rubro-Negro o percentual em cima de possível venda dos jogadores. Há outros casos com contratos por se encerrar em pouco tempo: como do meia Trindade, outro destaque do time. Emprestado pelo Audax-SP, o vínculo dele com o time da Gávea vai até setembro e está nos planos do departamento de futebol fazer operação semelhante para contratar em definitivo o jogador de meio de campo.

Após o carnaval, na volta ao Ninho do Urubu, alguns jogadores do sub-20 vão se juntar ao goleiro Thiago, o zagueiro Léo Duarte, o meia Ronaldo e o atacante Felipe Vizeu, que estão em definitivo no profissional. A ideia é colocá-los para treinar frequentemente com os profissionais, descendo para jogar competições de base. Os que agradarem mais ao técnico Muricy Ramalho, claro, podem ficar de vez. O Flamengo deve ter até 34 jogadores no elenco de cima.

Enquanto isso, o clube tenta reforçar a base. Depois de Gabriel Ramos, outro meia do Bahia, que chegou no início do ano, a base terá Dênis, atacante que se destacou na Copinha pelo Sabiá, do Maranhão. O atacante Fabrício, da Portuguesa da Ilha do Governador, também pode pintar na Gávea. A tendência é que venha por empréstimo para o Flamengo.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O trabalho desta nova administração na base já colheu frutos com a Copinha e ano passado chegamos a semifinal da Copa do Brasil Sub-20, perdendo pro Fluminense, que vinha ser o campeão .
    Com empréstimo de alguns jogadores, abrimos as portas para a garotada no profissional.
    O goleiro César tem potencial, mas em 2015 foi muito mal e abaixo do que pode render e pelo que já vimos em campo. Como alguns postaram, acredito que a preparação tenha sido bem ruim e não fora somente ele que caiu de produção.
    Ronaldo já treina com os titulares e acho que o Trindade é outro que deve ser aproveitado. Acho que isto não aconteceu ainda porque ele veio emprestado e seu contrato parece que expira em Setembro, logo acho que a diretoria está resolvendo a extensão do empréstimo ou até mesmo a compra de parte dos direitos administrativos.
    Ronaldo e ele tem entrosamento e acho que o Trindade dava bastante segurança ao Ronaldo sair com a bola, ajudava na contenção e chegava bem no ataque, marcando dois gols importantíssimos na semifinal e final. Características que o Muricy gosta e pedi ao Arão no time titular.
    A diretoria está trabalhando muito bem e o resultado vem chegando e com novos talentos emergindo.
    Neste aproveitamento, além do Léo Duarte, Ronaldo e Vizeu, dava também uma olhada com carinho no Tiago Ennes e Paquetá, jogadores bem interessantes do ponto de vista técnico e que irão somar muito no elenco principal. O primeiro acho melhor que o Pará, o segundo não tem nenhum jogador no elenco profissional que tenha suas características.

  • O Fla deveria aproveitar o sucesso do time sub-20 e o título na Copinha para fazer esse time rodas o Brasil em amistosos contra times adultos de vários estados, faturando alto e dando rodagem aos moleques…

    Imaginem esse time contra o Remo ou o Paysandu no Mangueirão em Belém… Seria casa cheia… Esse time contra o São Raimundo em Manaus… Idem…

    O lucro dos amistosos poderia ser usado justamente para pagar os salários, aumentar os períodos de contratos e aumentar a porcentagem sobre os direitos federativos dos jogadores…

    • Desde a primeira gestao do Bandeira que se fala em um time sub 23… Acho q nao rolou ainda por conta dos custos de logistica..

  • Ronaldo é bem melhor que Márcio Araújo, Léo Duarte poderia ser testado junto com o Antônio Carlos pra ver se desistem do Wallace, mas o medo da torcida queimar os garotos é enorme, por isso acho que deveriam emprestar alguns para times menores da série A pra pegarem experiência.

    Não acho justo ficarem aqui comendo banco de perebas que a torcida odeia.

    • Na moral. Não pode ter medo de testar garoto não. Alguns vão responder e outros não. Se um virar titular por ano já estamos no lucro.

      • Exatamente…Já comentei isso aqui…jogador bom, não se queima…
        Prefiro ver o Leo Duarte no lugar do Wallace e o Ronaldo no lugar do Márcio Araújo…coloca no time principal, durante o fraco carioqueta…e dá rodagem para os mlks. ..

        • Certissimo, henrique.
          Onde assino ?

      • Muricy não vai fazer isso, simplesmente porque se tiver uma campanha ruim no carioca ele cai. Nossa torcida não iria entender que ele estava fazendo testes.

    • Acho que o Muricy deveria começar a testá-los no jogo contra o américa-mg pela primeira liga

      • Contra o america tem que meter é o melhor time que tiver em campo pra já classificar.. Dai contra o figueira é outros 500…

    • Wagner, concordo com você.. Deveriam ser aproveitados, e acredito que serão testados sim…. Por exemplo, se estivermos classificados para a segunda fase do carioca acredito que Muricy vai colocar um time alternativo para jogar. É claro que é pouco tempo para observar todas as opções, mas alguns deles serão aproveitados (pelo menos eu acredito que sejam)

      • Pelo menos acho que a diretoria ta vendo isso… Esses emprestimos do Jonas e do Cesar pra ponte preta por exemplo foi perfeito… Reduz os custos e põe os caras pra jogar em um time razoavelmente competitivo… Acho que devem fazer isso com mais gente pra abrir espaço pra molecada… Ta no caminho certo…

        • Grande, aproveitando o seu comentário, você não acha estranho o César ter sido goleiro das seleções de base e ter defendido muito bem em 2014 e de repente em 2015 ele é um fracasso? Será que o erro não estava na preparação de goleiros?

          • Com todo respeito, não vi esse fracasso que você fala não. Em 2014 ele jogou 2 partidas no ano. Em 2015, nos primeiros jogos ele errou em alguns lances e iniciou inseguro, mas depois deu conta do recado, inclusive salvando o Flamengo em 1 jogo. Na verdade é muito mais fácil ver o erros que os acertos. É natural o que aconteceu com ele devido a idade e a falta de ritmo de jogo. Espero que ele possa jogar na Ponte e mostrar sua qualidade.

            • Elias, eu sempre achei o César melhor que o PV. Tomara que ele realmente tenha boas atuaçõe e principalmente personalidade.

          • Difícil saber o que se passou na preparação do ano passado… mas apesar da galera criticar, eu particularmente não acho que ele tenha ido tão mal assim… falhou em um momento ou outro mas nada que o superestimado PV não tenha feito o ano inteiro… é mais questão de falta de ritmo de jogo, além do mais o time inteiro era uma bosta… não tinha um sistema defensivo, não tinha saída de bola.
            O importante é que fez a pré temporada completa com toda a tecnologia que o fla teve a disposição esse ano e agora aparentemente vai ter uma chance de ter sequencia…
            Joga muita bola… pra mim é o mesmo caso do Lomba… do Danilo Fernandes que era 3º goleiro nos gambas e arrebentou no Sport… se deixar jogar vai longe… SRN

Comentários não são permitidos.