E o Flamengo arca com o prejuízo…

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Todos vimos o último jogo do Flamengo na nossa pré-temporada de luxo, que dura até o início do Brasileirão, com pausas para os jogos da Copa do Brasil. O clima antes do jogo foi bem movimentado entre as torcidas e mesmo pelas as opiniões dadas pela mídia a respeito do local do jogo e as condições de segurança.

Tivemos relatos de violência em alguns pontos da cidade no dia do jogo. Durante o jogo em algum momento tivemos momentos tensão e a ação da PM para evitar qualquer confronto. E tivemos ainda a depredação do banheiro masculino de São Januário, orçado para os cofres do Flamengo em 20 mil reais. Nada diferente do comum para esses vândalos travestidos de torcedores que sempre estão causando brigas e confusão nos mais diversos jogos no futebol brasileiro.

Mas nesse momento uma coisa me chamou a atenção: Por acaso foi alguém ligado oficialmente ao Flamengo que causou o estrago? Por acaso o Flamengo tem algum tipo de responsabilidade pela segurança por um evento no qual não é mandante?

Todos sabemos que existe de praxe um acordo entre os clubes que trata sobre este tipo de situação, aonde o clube visitante fica com o encargo por danos causados por sua torcida. Mas isso é uma situação absolutamente ridícula e que mostra o nível de competência dos gestores do nosso futebol e a própria distorção da realidade do nosso país. A conivência dos clubes e a ausência do poder público assusta. Os responsáveis por essas depredações são adultos, vândalos que propositalmente causam danos ao patrimônio alheio. Pior ainda, são imbecis e burros. Acham bacana depredar o estádio do time rival e na verdade estão claramente prejudicando o próprio time, pelo qual dizem torcer…E mais: São tratados como crianças. Crianças que não respondem integralmente pelos seus atos e que são “chancelados” pelos clubes, que assumem integralmente os prejuízos causados por esses arruaceiros. Isso sem falar nos prejuízos a imagem do próprio futebol, uma vez que diversos torcedores se afastam dos estádios por conta dos inúmeros episódios de violência que já testemunhamos por essas bandas. Um prejuízo com o qual o Flamengo não deveria arcar…

Alguns ainda dirão “O que é o valor de 20 mil reais para o Flamengo”? Eu digo que é muito dinheiro. Não só por causa do valor, mas principalmente por causa das coisas que não são feitas alegando-se falta de dinheiro. Um dinheiro que acaba sendo empregado nesse tipo de gasto sem sentido ao invés de gerar alguma benesse para o clube. Sem falar na questão da imagem e da postura de irmos em direção a um futebol sério e profissional.

Essa situação estapafúrdia só vai ser remediada quando houver vontade e união entre os clubes, os organizadores do nosso futebol e as autoridades no sentido de coibir tal situação. Cadastro de torcedores e torcidas, identificação dos transgressores, responsabilidade jurídica e financeira sobre os responsáveis por atos de violência, associação e responsabilização às organizadas quando for o caso, investimento em segurança nos estádios… Existem diversas ações a serem tomadas. Mas enquanto cada parte envolvida mantiver essa postura cômoda ao invés de partir para o enfrentamento do problema, esse absurdo continuará, os torcedores de verdade que querem ver o seu time jogar irão estar cada vez mais longe dos estádios e o nosso futebol permanecerá longe de ser mais profissional.

Nota 10 : Torcida do Flamengo. Mesmo com mais essa derrota contra um antigo rival vejo um entendimento muito grande da torcida em relação a fase de ajustes e ao projeto maior que é ter um time pronto e competitivo para o Campeonato Brasileiro 2016.

Nota 0: Flamengo sem casa. As olimpíadas estão marcadas faz muito tempo para o RJ neste ano de 2016. E o Flamengo acabou ficando sem uma “casa decente” para mandar seus jogos, seja do carioca, seja do Brasileirão ou em outras competições até quase o fim do ano. Independente das dificuldades, dos inconvenientes com o consórcio, o assunto “estádio” tem que ser abordado pelo Flamengo com mais veêmencia e seriedade. Tem que ser prioridade. Seja um estádio próprio, seja uma situação como a do Atlético MG no Indepedência. Uma solução adequada se faz urgente para esta questão. Pra ontem.

Saudações Rubro Negras!!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Num país sério, o policiamento responsabilizaria os vândalos. Independente do acordo entre 2 entidades civis, os clubes, a sociedade merece policiamento fora e dentro de propriedades privadas com aglomerações. Quem deveria pagar e ir para a cadeia eram os vândalos.

  • Por isso,acho q deveriam ser,clássico de uma torcida, sei q o estatuto prevê 90/10%.fazendo uma conta rápida como 5bacias(vasos, 5 pias e 1 porta de wc seriam:5×300(uma senhora bacia)=1500
    5×300(boa pia de cuba=1500
    1porta wc custa nem 500 vou por 1000
    Verniz+pincéis+thinner=100
    Parafusos p fixar bacia e pias=30 ,vou por 50×10=500
    1 dia de marceneiro=150
    3 dias de pedreiro(enrolando)=600
    Total com folga p dobro=5.350

    Vascaindo tá mais superfaturado que governo brasileiro, se é que é possível.

  • Concordo contigo Luiz Henrique Amorim, quando diz que arruaceiros são tratados feito crianças.Quem deveria arcar com os prejuízos deveriam ser esses marginais, que se dizem torcedores. Se daqui em diante pagassem do próprio bolso, não se veria mais essas depredações. Entretanto, são como meninos mimados que fazem besteira, e os pais passam a mão na cabeça, não deixando com que se responsabilizem pelos erros cometidos.

    • Exatamente. É uma questão de postura. Se o tratamento dado a essa galera que gosta de quebra quebra fosse mais duro éu tenho certeza que as coisas seriam diferentes.
      Mas enquanto tiver alguém ( o clube) pra pagar por esse tipo de coisa…nada mudará.

      Abraços

  • 3 vasos sanitarios e portas de madeira 20mil reais? Ok. Os vasos deviam ser de ouro e as portas de pau brasil.

    • Pois é. Mas aí…Quando o ocordo é feito entre os clubes uma vistoria é feita no local? Se não for o caso podemos até estar pagando a reforma da casa alheia….

      Abraços.

    • esses vasos devem ter ate aquecedor kkkkk

Comentários não são permitidos.