CBF e Ferj não mudam o recesso de carnaval e Cuéllar está fora de jogo na quarta

Compartilhe com os amigos

Um dia após o diretor-executivo do futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, lamentar o recesso na CBF até a próxima quinta-feira, por conta do carnaval – o que impede a inscrição do volante colombiano Gustavo Cuéllar para a rodada de quarta-feira do Campeonato Carioca -, a entidade nacional afirmou que não recebeu o Certificado Internacional de Transferência (ITC, na sigla em inglês) do jogador. Caetano disse que tinha confirmação do envio do documento, em consulta feita à Federação Colombiana de Futebol e ao Deportivo Cali. Porém, o envio teria ocorrido após 16h, o horário limite na sexta-feira para as inscrições antes do recesso.

A CBF se prontificou a fazer a inscrição na quarta-feira, de posse de todos os documentos necessários, mas, para estar apto a atuar, o colombiano precisaria também de regularização no sistema da Federação de Futebol do Rio (Ferj) até, de acordo com o regulamento do Carioca (artigo 20), o penúltimo dia útil antes da partida. Consultada, a Ferj confirmou o recesso até quinta, eliminando qualquer chance de o reforço jogar contra a Portuguesa.

A CBF, por email, destacou que a inscrição não é somente sua responsabilidade e afirmou não ter recebido o certificado até a tarde de domingo:

– A Diretoria de Registro e Transferência da CBF informa que todos os contratos que deram entrada no sistema da entidade na sexta-feira foram publicados – mais de 300 – e que até a presente data o certificado internacional de transferência do referido atleta não consta no sistema, portanto ele não está apto à inscrição. Ainda assim, vale ressaltar que, em se tratando do campeonato estadual, a condição de jogo depende de sua publicação junto ao sistema de registro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) – disse o comunicado enviado pela CBF por email.

No sábado, após treino da equipe profissional na Gávea, Caetano afirmou ao GloboEsporte.com:

– A gente tem esperança, até porque ontem (sexta-feira) falamos com a Federação Colombiana e com o próprio Deportivo Cali, de que na próxima quinta-feira esteja regularizado. Por que na quinta? Porque lamentavelmente, desde ontem às 16h, a CBF entrou em recesso e só reabre na próxima quinta. Então, clubes que têm situações pendentes de registro de jogadores neste período vão ter de esperar até quinta. A gente espera que esteja à disposição para o clássico contra o Vasco, e aí o restante é com a comissão técnica – disse Caetano.

O dirigente disse ter confirmado o envio do Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês) ao ser questionado sobre a ausência de um funcionário de plantão nas entidades para resolver esse tipo de pendência:

– Não tem (ninguém de plantão para atualizar o BID). Estávamos esperando a chegada do ITC, após as 16h não alterava mais nada. Mas a gente tem a confirmação de que a federação e o Cali já enviaram, mas a parte de publicar mesmo, somente quando reabrir a CBF.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nao sei exatamente o que se faz em outros clubes, mas acho que no momento que temos dirigentes em viagem negociando a transação do jogador, poderiam pensar nos tramites burocráticos. Ja fala sobre o envio da documentacao. Nao “apertaram as mãos”, assinaram o contrato, acordaram a forma de pagamento, entao combinem o envio dos docs. “Entao a doc de transferência vc mandam em 3, 4, 5 dias…” Mas demoram para apresentar oficialmente, depois mais uma eternidade p receber a doc. Cobra desde o inicio…. sei la! SRN

  • Corneteiro tem de quilo aqui!!!dá um tempo…

  • Alguém imaginou que seria diferente?

  • Todo o ano a mesma novela com estrangeiros.
    Não sei quem é o responsável no FLA, mas está faltando eficiência nesse quesito.
    SRN

    • Cara também já percebi isso, toda vez esse lenga lenga.

  • O problema mesmo é a lentidão do Deportivo no envio da documentação. Os caras ainda trabalham com Fax meu…sempre fica essa novelinha, ai da nisso.
    *O Fla tem que esquecer FERJ e CBF…tem que resolver tudo na moral. Se fosse com os vices, temos certeza que mudariam a data para beneficiar, ou teria alguém lá de plantão. O negócio é responder em campo. Ganhando.

    • Se tem interesse em agilizar manda até alguém buscar lá, mas falta compromisso

Comentários não são permitidos.