Flamengo fala de falta de ética em rompimento de Jhennifer Conceição com o clube; entenda

Compartilhe com os amigos

Uma das principais revelações recentes da natação feminina do Brasil, a jovem Jhennifer Conceição, de 18 anos, está de saída do Flamengo após quatro anos no clube carioca. Mas o rompimento não está sendo nada amigável. Nesta segunda-feira, o Rubro-Negro divulgou uma nota oficial em que questiona a maneira como a atleta e seu representante vêm conduzindo a rescisão, além de criticar o Pinheiros, de São Paulo, provável destino de Jhennifer.

A atleta se defende por meio do pai, Jair Antônio da Conceição, que também é o responsável por sua carreira. Segundo ele, Jhennifer já estava infeliz no Flamengo por uma série de motivos técnicos e pessoais. Além disso, a jovem nadadora recebeu uma proposta financeira bem mais vantajosa do clube paulista – quase o dobro do que recebe atualmente no Rubro-Negro, moradia em São Paulo e toda a assistência médica que precisar.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos no revezamento 4x100m medley, Jhennifer é a principal nadadora do estilo peito atualmente no Brasil. Na primeira seletiva olímpica para os Jogos Rio 2016 – Torneio Brasileiro/Open, disputado em dezembro do ano passado -, ela não alcançou a marca exigida para as provas individuais, mas fez índice “B” nos 100m peito, que a colocaria na equipe brasileira do revezamento 4x100m medley, caso o país conquiste a vaga por meio do ranking da Fina. A segunda e última seletiva olímpica será o Troféu Maria Lenk, entre os dias 15 e 20 de abril, no Rio de Janeiro.

Atleta do Flamengo desde os 14 anos, Jhennifer, que é natural de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, tinha contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2016. Porém, segundo o pai da atleta, em dezembro do ano passado, logo após Torneio Brasileiro/Open, ela recebeu a proposta para se transferir para o Pinheiros.

– No dia 28 de dezembro (de 2014), nos reunimos com o Edson Terra, gerente de esportes aquáticos do Flamengo. Mostramos a proposta em valores financeiros do Pinheiros a eles. O próprio Edson disse que o Flamengo não ia cobrir e queria que valesse o contrato vigente. A Jhennifer também já estava um pouco infeliz em treinar no Flamengo. Lá, estava tendo problema porque não sentia muito aquele abraço de equipe. No dia 5 de janeiro, levamos então a notificação para ser protocolada no jurídico do Flamengo comunicando a saída e se comprometendo a pagar a multa prevista no contrato – explicou Jair da Conceição.

Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição, Daynara de Paula e Larissa Martins comemoram o bronze nos 4x100m medley (Foto: Erich Schlegel-USA TODAY Sports)

Ainda de acordo com o pai de Jhennifer, após a notificação, o Flamengo voltou a procurá-lo para uma nova reunião. Dessa vez, com a presença de representantes também do Pinheiros. No encontro, no dia 11 de janeiro, o Rubro-Negro chegou a oferecer um aumento, mas não cobriu a oferta dos paulistas e a decisão foi de que a atleta deixaria mesmo o clube carioca, mas a multa para a rescisão seria maior. A família aguarda agora a confirmação por escrito do valor dessa multa para romper definitivamente o contrato.

– Eles queriam ver o que poderia ser feito para a Jhennnifer continuar no Flamengo. Mas ela já não sentia mais atleta do clube e eles também não cobriram a proposta financeira. Eu, como representante e pai, disse também que já não tínhamos mais condições financeiras de ficar no Rio. O salário do Flamengo não cobria nem 50% das nossas despesas. Foi feito um acordo verbal e ali e foi determinado que a Jhennifer iria sair. E a gente ficou esperando a notificação do Flamengo com a multa rescisória, porque o Flamengo iria cobrar um valor maior, como clube formador, baseado na Lei Pelé. No dia 19 de janeiro, me informaram por telefone que a multa seria um valor mais de cinco vezes maior. Eu queria essa informação no papel (a notificação da multa), para poder correr atrás. No papel, porque tenho que ver com o jurídico. Até agora, não encaminharam nada – concluiu Jair.

Flamengo acusa nadadora e o Pinheiros de falta de ética

Na nota oficial divulgada pelo Flamengo, o clube questiona a maneira “estranha” como Jhennifer decidiu pelo rompimento do contrato. Ainda segundo o Rubro-Negro, após as reuniões, ficou decidido que o jurídico estudaria os termos para a rescisão.

“Tivemos então uma reunião com a atleta e seu representante e, diante da intransigência da mesma em sua intenção de se transferir de clube, combinamos que apresentaríamos uma proposta financeira de um acordo de rescisão que permitiria sua saída. No entanto, se não fosse possível o entendimento, o C.R Flamengo não liberaria a atleta. Com enorme surpresa, dias depois, antes de qualquer fechamento de acordo, recebemos a notícia de que Jhennifer Conceição estava novamente treinando no E.C. Pinheiros”, diz trecho do comunicado do Flamengo.

Na nota, o Fla afirma que Jhennifer passou a treinar no Pinheiros antes mesmo da definição da situação e acusa os representantes da atleta e o clube paulista de falta de ética na condução do caso.

“Com enorme surpresa, dias depois, antes de qualquer fechamento de acordo, recebemos a notícia de que Jhennifer Conceição estava novamente treinando no E.C. Pinheiros. O C.R. Flamengo já manifestou à atleta e ao E. C.Pinheiros sua indignação pela postura anti-ética e desrespeito aos valores básicos do esporte e da boa convivência entre clubes co-irmaos”, diz outro trecho da nota do Flamengo.

O pai de Jhennifer negou que a atleta esteja treinando no Pinheiros. Segundo ele, ainda aguardam a rescisão contratual para firmar vínculo com o clube paulista. Para não ficar parada neste período, a nadadora segue treinando por conta própria em São Paulo, na piscina do clube Hebraica.

A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com a assessoria de imprensa do Pinheiros, mas o clube ainda não se pronunciou sobre o caso.

Confira a íntegra da nota do Flamengo

“No ano de 2011, o C.R. Flamengo trouxe para a sua equipe a atleta Jhennifer Conceição, então com 14 anos, da Academia Aquarium, de Nova Friburgo. Cabe ressaltar então que o C.R. Flamengo constitui-se no primeiro clube de Jhennifer Conceição como atleta federada de natação.

Desde então, a atleta, através de seu esforço e talento e do suporte da comissão técnica rubro-negra e do clube, se tornou uma das melhores nadadoras do Brasil. Em dezembro último, para orgulho do C.R. Flamengo, Jhennifer Conceição alcançou o índice B na prova de 100 metros nado de peito, em busca de uma vaga para as Olimpíadas de 2016.

Em janeiro de 2015, a atleta assinou contrato de dois anos com o C.R. Flamengo, compromisso que se encerra em dezembro de 2016.

No começo de 2016, através de seu representante, a atleta, inesperada e estranhamente, comunicou ao clube “que estava de saída”, em flagrante desrespeito a um contrato vigente. Em algumas entrevistas, o C.R. Flamengo apenas confirmou que a atleta estava sob contrato e que não entendia o rompimento unilateral repentino. Como resposta, em redes sociais, o representante da atleta inexplicavelmente atacou agressivamente a instituição C.R. Flamengo, em uma deplorável atitude de ingratidão e desrespeito ao clube que teve fundamental participação no crescimento esportivo de Jhennifer.

Para completar, no começo do mês de janeiro, fomos informados de que a atleta estava treinando no E.C. Pinheiros, sem a devida autorização do C.R. Flamengo.Tendo a convicção de que o E.C. Pinheiros não tinha conhecimento pleno da situação contratual da atleta entramos em contato com Arnaldo Pereira, diretor do referido clube, que nos afirmou taxativamente que iria tomar as devidas providências. A mais importante seria a de não permitir o treinamento da atleta no clube até que a situação com o C.R. Flamengo estivesse plenamente resolvida.

Tivemos então uma reunião com a atleta e seu representante e, diante da intransigência da mesma em sua intenção de se transferir de clube, combinamos que apresentaríamos uma proposta financeira de um acordo de rescisão que permitiria sua saída. No entanto, se não fosse possível o entendimento, o C.R Flamengo não liberaria a atleta.

Jhnennifer Conceição Flamengo natação (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Com enorme surpresa, dias depois, antes de qualquer fechamento de acordo, recebemos a notícia de que Jhennifer Conceição estava novamente treinando no E.C. Pinheiros.

O C.R. Flamengo já manifestou à atleta e ao E. C.Pinheiros sua indignação pela postura anti-ética e desrespeito aos valores básicos do esporte e da boa convivência entre clubes co-irmaos.

O C.R. Flamengo reafirma que continuará a seguir sua linha ética e reta na luta pela moralização do esporte brasileiro. Isso vale mais que qualquer participação ou medalha nas Olimpíadas de 2016, o que parece ser uma triste obsessão para alguns clubes, que abandonam regras morais básicas em troca dessa ambição desmedida.

Nada podemos fazer contra a ingratidão e falta de postura alheios, mas toda a comunidade esportiva e a Nação Rubro-Negra pode ter a certeza de que iremos até o fim na defesa dos nossos direitos nesse caso.

Muito além de qualquer lei, que está totalmente do nosso lado, temos a moral esportiva como principal aliada, até porque o mundo continuará dando as suas voltas, independente de atletas ou dirigentes esportivos específicos”.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Será que estamos vendo aí um novo “Jean Chera”??? Sei que são esportes diferentes, mas os ingredientes são os mesmos: ganância do pai/empresário, ingratidão e falta de visão de futuro.

  • “Lá, estava tendo problema porque não sentia muito aquele abraço de equipe. ”
    Parei de ler aí. Quer sair do clube ok. Não precisa ficar arrumando desculpas…

  • É a velha história de criança que imagina o mundo como um conto de fadas. Grana seduz mesmo. O Pai nem pensou. Me baseio na matéria.
    Direito todos tem de ir para aonde quiser, e não tem essa de “laço afetivo com o clube”, é contrato e grana. A menina acha que é a foda e o pai cresceu o olho, ok. Combinação perigosa.
    Que vá, realmente não tem mais clima. Me atento só a parte financeira, o resto é teatrinho. Cabe ao Fla cobrar uma multa caprichada, e adeus, que vá então. Outras virão. SRN.

  • Pra mim a história está mais bem contada pelo pai dela do que pelo flamengo. Se há uma multa, uma vez comunicado que a atleta vai se desligar, paciência, deve-se calcular e apresentar rápido, não falar que vai ser calculado em breve (sem data). Até repartição pública dá um prazo, que pode ser longo e não cumprido, mas tem.

  • Vai se tornar uma Hipócrita, ou, quer dizer, Hipólito. Se acabará na mesma insignificância daquela família.

  • Atleta da natação tem vida curta no
    esporte e por isso, entendo o desespero da moça em ir logo para o
    Pinheiros que lhe ofereceu bem mais…

    Mas, essa moça vai acabar se prejudicando muito por se queimar desse jeito…
    Pois como ela conseguirá bons patrocínios, que imagino ser a maior renda de um atleta de ponta?
    A pressa muitas vezes atrapalha!

  • Pomba profissão pai de atleta vai acabar com muitas promessas no Brasil , a menina e do rio e diz que não se sente abraçada pelo clube , bom então paga a multa e vai ser feliz . antiética.

  • Desculpa mais esfarrapada do planeta: “não se sentiu abraçada pelo clube”.

    • Essa foi dureza..

    • Acho que ela (leia-se o pai dela) queria ser abraçada por um salário maior!…

    • Com tamanha ingratidão ela merece um abraço sim: POR TRÁS, DO KID BENGALA.

      • Ou meu também, tava bom.

  • Cara vcs tratam isso ,muito com panos mornos , essa garota junto com o seu suposto capacho que deve ser um safado , pois o Fla a acolheu deu suporte e tudo mais e a garota sai pelas portas dos fundos e como se nao devesse nada , depois qerem ajuda dos clubes , o pinheiros por sua vez foi safado , pegou o produto pronto e vai pras olimpiadas , pra aparecer e dizer que tem mais nadadores , pilantras mil vezes pilantras ! Depois que terminasse o contrato ela poderia ir pra onde quisesse ate pro Iraque , mas antes de se acertar com quem lhe deu os braços o suporte para que ela pudesse crescer , cara é digna de um ser humano desprezível. Se eu fosse o Fla , so me acertava com o Pinheiros e ponto , virava a pagina . SRN !

  • Só informar a confederação e a federação da situação, e impedi-la de disputar competições oficiais, inclusive as olimpíadas… Pronto… Quero ver se não paga… E o sr. Pai/representante já cresceu o olho né?! Esses país de atleta só atrapalham a carreira dos filhos… Profissão: pai de atleta! Daqui 5 anos vamos ler ou ver a reportagem: “ex-promessa da natação brasileira se arrepende de ter deixado CRF”

    • com toda certeza leremos isso.

  • Bem, o contrato iria até o fim de 2016. Assinou deve cumpri-lo. Nesse modo de pensar ganho 10 mil no Flamengo, um clube chinês me oferece 100 e eu vou no Flamengo e peço para ele cobrir a proposta se não eu saio mesmo ainda tendo um ano de contrato. Pode isso Arnaldo???!!!!

    • Poder, pode. É só pagar a multa. Hoje em dia não existe mais essa de “amor ao clube”.

  • Bem, se eles estão dispostos a pagar a multa para rescindir o contrato então cabe a eles cobrarem o clube para emitir o boleto, eles pagarem e só depois ela poderia transferir ao Pinheiros. É errado ela já ir para lá antes de resolver as pendências com o Flamengo.

Comentários não são permitidos.