Joia de R$ 218 milhões do Fla busca recomeço em Santa Catarina

Compartilhe com os amigos

O atacante Rafinha surgiu como uma das maiores promessas do Flamengo. Em 2013, teve um começo avassalador: no seu primeiro mês como profissional fez gol na vitória por 4 a 2 no clássico contra o Vasco, ganhou um funk composto por MC Kafu e virou xodó da torcida. Com tanto sucesso, recebeu um grande aumento de salário e renovou contrato até 2018 que tem multa rescisória de 50 milhões de euros, cerca de R$ 218 milhões, para times do exterior.

Hoje, a realidade do jovem de 22 anos é muito diferente. Depois de passar por empréstimo por Bahia, Atlético-GO e Coreia do Sul, ele busca recuperar os melhores dias no Metropolitano, de Santa Catarina.

“Essa é uma grande chance que tenho, quero aproveitar e mostrar um bom futebol para, mais do que convencer os outros, me convencer que posso jogar bem outra vez. Tomei muitos tombos, mas aprendi demais. Agora estou com a cabeça no lugar e quero dar a volta por cima e quem sabe um dia voltar ao Flamengo”, disse o atacante, ao ESPN.com.br.

Ele admite que ficou devendo futebol no clube carioca. “Deveria ter me dedicado mais, às vezes você relaxa e fica numa zona de conforto. Mas não posso lamentar, preciso olhar para frente”, afirmou.

Ao lado do ex-companheiro dos tempos de Gávea Léo Moura, ele é uma das esperanças do projeto ambicioso do time de Blumenau, comandado pelo experiente treinador Valdir Espinosa, campeão do mundo pelo Grêmio em 83.

“Nosso maior sonho é chegar à Série B do Brasileiro em três anos. E o Rafinha pode ser parte importante neste processo. Ele já provou seu valor, é um atleta jovem, e tem tudo para nos ajudar nessa caminhada”, disse Sidnei Loureiro, gerente de futebol do Metropolitano.

Descoberto por Zico e torcedor do Flamengo

Nascido no Maranhão, ele foi ainda pequeno para Brasília, onde começou nas categorias de base do CFZ, time que comandado por Zico. Chegou ao Flamengo em 2010 e no ano seguinte venceu a Copa São Paulo de futebol júnior.

O jogador foi promovido ao time de cima em 2013 por Dorival Júnior e estreou no Campeonato Carioca contra o Quissamã. Fez sucesso em pouco tempo, balançando as redes em jogos contra Vasco e Friburguense.

“Eu fiz um gol de cobertura que foi eleito o mais bonito do Carioca. Foi um momento muito especial. O Dorival confiou em mim desde o começo, me deixou bastante à vontade e foi me dando confiança. Jogador precisa disso, foi importante”, analisou.

“Sempre fui flamenguista, então foi a realização de um sonho. No começo bate aquele impacto, mas depois você se acostuma. Todo jogo com casa cheia, e por isso, a cobrança é dobrada. A nação apoia e cobra do mesmo jeito”, relatou.

Rafinha garante que toda a badalação não atrapalhou sua passagem pela Gávea. “Desde a base a gente está preparado para lidar com a pressão, o maior clube do país é assim mesmo, diferente. Quando subi imaginava o que me aguardava”, garantiu.

O atacante foi pivô de uma briga entre o maior ídolo da história rubro negra e a diretoria presidida por Patrícia Amorim, à época. “Até hoje converso com o Zico e tenho amizade com o Bruno, filho dele. Participo do ‘Jogo das Estrelas’ sempre, esse ano não participei porque estava resolvendo as pendências na Coreia”, disse.

Depois de 43 jogos, três gols e o título da Copa do Brasil, ele perdeu espaço no time. Foi trocado com o volante Feijão para ganhar mais experiência.

“Por opção da comissão técnica, não iam me utilizar e fui emprestado. Eu respeito isso e tenho que acatar porque sou funcionário. Tinha subido ao profissional, feitos vários jogos bons e campeão, não queria sair. Foi difícil assimilar tudo. Era muito jovem e foi um baque para mim. Fiquei muito triste, minha cabeça ficou um pouco complicada, mas é do futebol”, analisou.

No time baiano sofreu com muita lesões e não conseguiu repetir as boas atuações de outros tempos. Seu último clube foi o Daejeon Citizen, da Coreia do Sul, mas Ficou pouco tempo na Coreia do Sul e preferiu retornar ao Brasil.

Rafinha jogará o Catarinense pelo Metropolitano“Foi o período mais complicado da minha carreira. Eu ganhava muito bem lá, mas não estava feliz. Tive problemas familiares, que afetaram minha vida profissional. Eu pedi minha rescisão, queria voltar porque dinheiro não é tudo”, filosofou.

Com o retorno ao país e mais próximo dos familiares, ele espera recuperar a felicidade em Santa Catarina. “Aqui é um clube organizado. Aceitei o desafio e espero que de tudo certo no final. Ainda não fiz minha estreia, a documentação está ficando pronta, enquanto isso estou treinando todos os dias”, garantiu.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A comissão técnica do flamengo não tem paciência com a base e antes que alguém venha falar que os caras não jogam nada vai aí uma lista Gabriel ,wallace, Márcio Araújo ,pico,armero, tem jogador sim da base que pode jogar igual ou melhor que esses caras caso mais claro foi Jorge que só apareceu por um grande golpe de sorte pois se não ainda estaria na base ou já teria sido emprestado.

  • Do time de 2011, o que eu daria uma nova chance é o Adryan, acredito que tenha amadurecido depois dessas passagens pela Europa

  • Injustiçado. Gabriel é prestigiado e Rafinha desprezado.

    Agora eu acho que o FLAMENGO peca e muito em emprestar seus próprios jogadores pra esses clubes que ninguém conhece. Pra mim está desvalorizando a própria mercadoria.

    Emprestaria pra clube grande ou pra algum clube no exterior pra pegar experiência, mas pra esses clubes menores Bragantino, Metropolitano eu acho furada.

    • Furada? kkkkkkkkkkkkkk, vc tem 5 anos de idade? Só pode, o fla tem q dar graças a Deus q alguem quis essa bosta, se prestasse alguma coisa tinha vaga em time pelo menos médio, puts, cada torcedor.

      • Não dá oportunidade aos jogadores da base e da chance ao Gabriel ,amigo queira ou não queira quem manda é o empresário.

        • Amigão, qria muito q toda a base fosse aproveitada mas convenhamos, é raro ter um jogador q preste, tava vendo um jogo do metropolitano com o rafinha em campo, daqui a pouco ele vai pra reserva, Gabriel não é um primor de jogador, mas não da nem pra comparar, tento ser racional, pois tem torcedor que acha q os jogadores da base todos são craques e deveriam jogar no mengão, galera tinha q ser um pouco mais racional ao criticar.

    • Acho impossível que algum clube grande do nosso futebol pegue as “sobras” do Flamengo. Agora, emprestar para a Europa, isso seria um grande upgrade tanto para abrir mercado para o Flamengo quanto para o desenvolvimento tático e pessoal dos atletas.

      • Pra Europa não tem nem condições amigo ,pra china eu fico até calado.

        • Porque não? Veja o Luis Antônio, será que não tem espaço em um time médio de uma liga fraca da Europa? Claro que não espero que levem um Negueba para um Valencia, mas Luis Antônio e Nixon num Lorient não acho improvável.

  • Como ele mesmo disse “relaxou”. alias isto é um mal de toda aquela geração campeã da copinha em 2011. Todos em sua maioria acharam-se craques antes mesmo de terem chances no time profissional e a maior culpada disto foi Patricia Amorim e sua corja que usaram os garotos como marketing pessoal idolatrando-os e não fazendo uma transição planejada para o time adulto.

  • Rafinha é melhor q o Gabriel era melhor emprestar o Gabriel e deixar o mlk q é nossa cria

    • Não fala besteira.. Não que Gabriel seja craque, mas já mostrou mais futebol que Rafinha. Esse Rafinha é uma enganação, como várias das “promessas” do Fla. Lembro a torcida enchendo saco pedindo Rodolfo, o novo Maradona, que chegou e não fez merda nenhuma. Tudo culpa da torcida que qualquer jogador meia que tem uma fase boa já chama de “craque”, “jóia”, cria funk e o escambau.. Pega essa geração de “craques” de Rafinha, Adryan e Rodolfo e pode emprestar pra jogar na Índia.

    • Concordo Gabriel…O moleque mal teve chance… Essa bosta do Gabriel teve inúmeras

      • Ele jogou 43 partidas e fez 3 gols… Não ajuda na marcação (o que hoje é quase que obrigatório pra qualquer jogador). 43 jogos é mais do que uma chance…

        • A maioria dos jogos ele entrava no segundo tempo….e esse Gabriel q jogou diversos como titular? Não tem fundamento nenhum de futebol

          • Torcedor tinha q ser menos emocional, adoraria que nossa base fosse foda e entrasse uns tres ou quatro, mas convenhamos, se o Gabriel é um jogador ruim o rafinha é pessimo, pessoal tinha q ser mais racional ao criticar.

      • isso ai mano, mal teve chance msm, so teve no carioca mesmo e mostrou dps ele vai pro bahia ele mesmo falou q foi um susto pra ele pq ele nao esperava ir pra la ele queria continuar no fla.

    • Gabriel não é craque mas é esforçado, um bom reserva, agora rafinha não é esforçado, não é nem um bom jogador, e cria ruim a gente manda pra bem longe, cada torcedor de video game q aparece, aposto q ele qria q a base de 2011 fosse do time principal, cada um.

      • jogador de video game? cara eu só falei a real, esse gabriel é muito fraco, o Rafinha so teve chances mesmo no carioca e mostrou serviço, ai dps ele é envolvido na troca com o Feijao desgraçado q veio do Bahia, isso que fudeu com a carreira dele, mas to torcendo pra q ele volte a jogar muito bem pra calar vc e uma porrada de criticos ai, gabriel joga 1 jogo bem e 10 ruim ai é facil ne, ele so engana e ngm percebe o everton tbm faz isso…

        • To contigo… O problema do Rafinha é o físico somente

        • Gabriel, adoraria que ele se tornasse pelo menos um jogador razoavel, assim o mengão ganharia alguma coisa, é incrivel como tem torcedor q não pensa um pouco antes de criticar, cara, Diego Mauricio sempre foi muito melhor do que o Rafinha, olha a merda q ele esta, la na Tailandia, ai vc vem querer defender o jogador? Vamos ser mais racional ao inves de emocional, infelizmente o Rafinha não vai dar nem um real de lucro pro mengão.

      • O Marcio Araújo é esforçado tb, Jonas tb, Wallace tb….o que interessa ser esforçado?

  • Bom menino. Uma pena não ter vingado no Flamengo.

  • O problema dele é o físico, mal cabe no uniforme.
    Nesse futebol burucutu de hoje, pra vencer só com o talento tem que ser muito acima da média, como o Neymar.

  • supervalorizado …

Comentários não são permitidos.