Em guerra com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e vivendo uma série de indefinições em relação ao Campeonato Carioca, a dupla Flamengo e Fluminense vem perdendo sócios-torcedores desde o início de 2016.
De todos os fãs que deixaram de ser sócios neste ano, mais da metade torcem para os clubes da Gávea e das Laranjeiras.
Segundo o “Movimento por um futebol melhor”, que compila números de programas de associados, houve abandono de 5.272 sócios do final de 2015 até o início de fevereiro. Ao todo, 2.805 pertencem à dupla Fla-Flu.
Entre os dois, o time tricolor foi quem mais viu os associados debandarem: prejuízo de 1.503 desde o início do ano, uma média de 4,12 sócios perdidos por dia.
O time das Laranjeiras vem em má fase, tendo sido derrotado tanto na estreia do Carioca (3 a 1 para o Volta Redonda) quanto da Primeira Liga (1 a 0 para o Atlético-PR).
Já no Fla, a queda foi menor, mas ainda assim forte: 1.302 torcedores a menos em 2016, média de 3,57 por dia.
Em campo, porém, o rubro-negro está melhor que o Tricolor: venceu o jogo inicial da Primeira Liga (2 a 0 no Atlético-MG) e empatou na estreia do Estadual (1 a 1 com o Boavista).
Vale lembrar que, por causa dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o Maracanã está fechado para partidas dos times cariocas, o que atrapalha as torcidas de Fla e Flu.
Entre todos os 67 clubes registrados no “Movimento por um futebol melhor”, apenas o Ceará teve desempenho pior no mesmo período, perdendo 1.574 associados – média de 4,31 por dia.
Atualmente, o Flamengo é o 7º colocado no “Torcedômetro”, que mede o número total de sócios-torcedores, com 63.276 membros. O Fluminense aparece em 11º lugar do ranking, com 63.276.
As outras equipes que perderam sócios em 2016 são Juventus-SP (1), Santo André (2), Corinthians (209) e Chapecoense (681).
Na outra ponta da lista, quem mais conquistou novos associados no ano foi o Remo, com 1.317 inscritos. Em 2º lugar, aparece o São Paulo, com 776. O Vitória completa o pódio, com 767.
Fonte: ESPN
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Dá pra compreender. Não adianta pagar mensalidade pra ter conforto e prioridade pra comprar ingresso com o Flamengo jogando em Edson Passos, Macaé, Brasília, Espirito Santo, Mato Grosso...
Enquanto o Maracanã não estiver nas mãos do Flamengo, ou o Flamengo construir seu estádio, o ST vai ser sempre capenga.
Exato! Fora o prejuízo técnico de ficar sem o estádio até setembro e ter que fazer mais viagens que qualquer outro time nesse período.
E assistir incólumes o time ser roubado no estadual... Enquanto isso, pênalti pró vasquinho...
Eu nem dou valor a esse estadual, a começar com o mando de campos de Bosta e Vaso sanitário, to nem aí pro carioca SRN
Verdade, não dá pra cobrar da torcida, qnd não se sabe onde vai jogar sempre!!
Acho nosso ST mal explorado, poderiam diminuir o preço um pouco. Uns 20 reais o plano mínimo acho que já atrairia muito mais gente
Muitos querem ajudar mas não tem condições, ainda mais com essa crise no país.
71% dos flamenguistas não mora no Rio. Por isso que o nosso ST ainda não é um sucesso, a dIretoria não olha para esse ponto!
Exato. Sou de uma pacata cidade do interior do RN. Porém minha paixão pelo clube é tamanha que faço o possível para contribuir na compra de camisas e outros acessórios licenciados. Não sou ST(ainda) porque ainda não vejo um programa que possa me beneficiar.
O marketing poderia ver com bom olhos um programa off-rio onde um período x de adimplência dos seus sócios te desse pontos, para serem trocados em peças do clube, visita a gávea com passagens e hospedagem com descontos consideráveis, essas coisas..
Em primeiro lugar SRN. Pra quem mora longe do Rio, o plano OFF-RIO é o que mais da vantagens: 1- você vira sócio do FLAMENGO (pode votar nas eleições, frequentar o clube 30 dias por ano, etc...); 2- automaticamente o sócio OFF-RIO também ganha o cartão ST do plano raça, com todos os benefícios do plano.
Fala, Rodolpho.
Eu acho até interessante a ideia de voto em eleição, sim. Mas, a de frequentar a gávea 30 dias/ano não acho ser a mais tentadora para me tornar ST.
Em férias, vou viajar sim(primeiro emprego estável, etc). Quero conhecer o RJ e tudo que envolva o Flamengo. Mas, não vejo tentador, sair daqui do RN para visitar a Gávea como único benefício vantajoso do programa.
Agora, me dê essa condição oferecendo descontos ou então que faça um sócio Off-rio mais barato e com possibilidades de ganhar camisas autografadas por jogadores do elenco, ou grandes ídolos da nossa história, que eu garanto assinar amanhã.
Falo, pela questão distância. Se eu Morasse em MG, SP ou ES, até mesmo na BA a conversa poderia ser outra pela proximidade.
Abraços.
Muito fraco mesmo... Podia render muito mais...
Não seria esse o momento ideal para reformular o plano do ST off-Rio?
Claro! Os caras sabem q nesse1 semestre serão roubados no carioqueta e não sabem direito nem onde assistir os jogos, qual estádio e tals... Enquanto digitei isso, pênalti pró vascu.
Bando d modinha...quem fica criticando fazendo #foraWallace nunca fez nada pelo Flamengo....ser sócio torcedor quando o Flamengo tá ganhando título é muito fácil sou flamenguista a todo momento e faço qualquer coisa pelo Flamengo...jamais vou criticar o jogador que veste aquela camisa tem que ter todo o meu apoio sempre... Isso é ser Flamengo
Quem apóia um indivíduo desse no Flamengo não quer o bem do clube.
Como que eu vou apoiar um tralha que só traz prejuízo ao meu clube com suas atuações bisonhas?
NUNCA !!
#FORAWALLACEJOGADORMEDIOCRE
Sabia que isso ia acontecer. Enquanto não tiver estádio, o Flamengo fica pra trás.
O programa de ST mais caro do Brasil e sem estádio próprio... Queriam o quê?
ST 441638
Torcida que não chega junto, só quer ser ST se tiver desconto em jogo ou qualquer outro beneficio do tipo, ajudar o clube a ser gigante não os motiva. Eu vou ajudar até onder eu puder, e olha que estou numa situação apertada de grana (tive até que baixar o valor que contribuo), mas ainda assim vale a pena ajudar meu clube de coração.
esse ano vai ser difícil, sem liberta, sem um estádio...mas vamos superar as dificuldades! depois das olimpíadas volta a crescer, caso o time vá bem.
Porra, é muito blablabla.....sou sócio off RJ e to CAGANDO pra benefício. Confio nos caras, quero meu time forte e sacanear meus amigos anti.
Ta cheio de torcedor cuzao, isso sim!
Se não tem mesmo condição, ok. Do contrário, cuzao!