Marcio Braga defende desfiliação do Flamengo da Ferj; leia entrevista completa!

Compartilhe com os amigos

Marcio Braga acompanha com bastante interesse os desdobramentos da crise de comando no futebol brasileiro. Um dos fundadores do Clube dos Treze e com um currículo de vários títulos colecionados em suas gestões como presidente do Flamengo, ele foi uma voz solitária, entre dirigentes de clubes, durante as últimas três décadas, quando enfrentou publicamente o poder da CBF. “Desde os anos 80, eu denuncio que a CBF passou a funconar como uma máfia.”

Chegou a lançar sua candidatura para a presidência da entidade, em julho de 2003. Pretendia abrir uma discussão sobre o modelo “arcaico e criminoso” que, segundo ele, se perpetua na CBF. Dias antes da inscrição da chapa, desistiu do pleito. Não obteve o apoio mínimo de cinco federações para registrar sua candidatura. Hoje, o estatuto da CBF determina que só pode entrar na disputa quem obtiver o aval formal de oito federações e cinco clubes.

Marcio Braga, diz que a Liga Sul-Minas-Rio representa apenas o primeiro passo para uma ruptura definitiva dos clubes com a CBF. Ele defende uma medida extrema que resulte na independência dos clubes na organização das grandes competições e afirma que o Flamengo precisa tomar as rédeas do futebol do Rio e liderar um movimento nacional por mudanças. O advogado admite, até mesmo, a desfiliação do clube da federação carioca, se o Flamengo não tiver os interesses atendidos. “O Flamengo responde por 70% do que é arrecadado no futebol do Estado. Tem que fazer valer isso”, afirmou o ex-presidente do Rubro-Negro.

Como o senhor vê o envolvimento da CBF em escândalos de corrupção?

– Pra mim, infelizmente não é novidade. Já denunciei isso lá atrás, nos anos 80, mas o esquema se sofisticou. Tudo em detrimento dos clubes, cada vez mais endividados. A CBF virou um caso de polícia faz tempo.

Qual a origem da crise de comando por que passa a CBF?

– Começou com João Havelange, que fez da CBF um balcão de negócios. Está aí o escândalo da ISL, que o obrigou a devolver milhões de dólares à Justica da Suíça para evitar uma condenação. Quando ele botou o genro, Ricardo Teixeira, para o controle da CBF, em 1989, desandou tudo. Começava ali a farra de dirigentes remunerados por percentuais de contratos para fazer fortuna.

Quais as perspectivas de uma entidade que tem um ex-presidente preso (José Maria Marin), e outros dois indiciados (Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, licenciado do cargo) pela Justiça dos EUA, todos por crimes de corrupção?

– É a hora de se aproveitar esse vazio político da CBF para fazer a ruptura definitiva. Basta, chega! Os clubes têm de ter o comando. A CBF, como está, envergonha o torcedor e expõe o futebol brasileiro a humilhações, como a dos 7 a 1 da Alemanha. Está perdendo patrocinadores e isso tudo afeta os clubes, a seleção. O torcedor tem que ir pra rua, pra porta da CBF e gritar: “Pega ladrão!”

Qual sua opinião sobre a chegada do coronel Antônio Nunes à presidência em exercício da CBF?

– A eleição dele foi um golpe escamoteado do grupo do Marco Polo Del Nero para evitar que o vice mais idoso, o Delfim Peixoto, assumisse em caso do afastamento de Del Nero pela Fifa. O Marco Polo se agarra ao poder para não ser preso. E o coronel Nunes entrou ali pra fazer o que lhe mandarem. Não tem a menor condição.

Como viu a criação da Liga Sul-Minas-Rio?

– É o embrião de uma liga nacional, como tentamos fazer em 1987 com o Clube dos Treze. É o caminho para o nosso futebol. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira, foi bem e marcou posição para o torneio da liga sair. Mas cedeu à federação e à TV Globo com relação à escalação dos titulares no Carioca. O Fla tem de liderar isso de forma mais radical. E é o Flamengo que pode criar a cisão do futebol brasileiro. Pra início de conversa, tem de romper também com a federação carioca.

Esta seria a estratégia para lidar com a federação do Rio, contrária à participação de Fla e Flu na liga?

– Não tem estratégia. Tem de romper. É tratamento de choque. Se desfiliar, se for caso. Vai lá e se filia à federação catarinense. Essa é a hora de enfrentar com rigor a federação do Seu Rubinho (Rubens Lopes, presidente). Tem que brigar mesmo. Senão, tudo volta a ser como antes em pouco tempo. O futebol carioca hoje é o retrato da decadência, com seu campeonato inchado, com 16 clubes, muitos sem condições de figurar na Primeira Divisão do Estado.

Fonte: Terra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • falou tudo que eu penso! Assino em baixo !

  • É inegável a importância do Marcio Braga no final do anos 70 e começo dos anos 80. Na época, foi uma revolução administrativa como hoje é feita pela Chapa Azul. Investimento forte na base, patrocínio na camisa e direitos de transmissão foram conquistas da então FAF. O que ocorre é que ele ficou velho, não se atualizou, se cercou mal, a última passagem dele como Presidente não foi boa. Deu moral pro Kleber Leite no futebol, foi muito fanfarrão, não tinha gente de peso na Diretoria. Mas é um ex-Presidente que precisa ser respeitado, não é da mesma laia de Kléber Leite, Edmundo, Patrícia, Veloso.

    • GIL MADOU BEM…..

      • Retarda, vc é parente do Slot? Escreve igualzinho… Ajajahahahhahahahhahahhah

        • Chama a garota de analfabeta, e escreve “retarda”…

          • Meu Deus! Outro Slot! Pobre diabo, desconhece as diferenças cabais entre erro ortográfico, abreviação e neologismo. Ser Flamengo é fantástico por N motivos! A parte ruim é essa…SRN

        • mathew pinto vai troa fraldinha boneca futebol e pra macho…não pra gay sua bicha encubado…..almir ribeiro pelo amor de deu banir este cara que so sabe ofende os vedadeiro flamenguista…

          • Ui, neném ficou putinha! Mas xingar de graça gosta né? Kkkk e ainda diz que vai para o céu, acho que com uma boca suja dessa deve ter é piru! Kkkkkk vai lá mongolzinha e rastreia o meu “nôtibuki” kkkkkkk vai estudar um pouco mais e respeite o seu professor ô boquinha de privada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • mathew pinto -se vc não gosta sme daqui aqui so te flamenguista e vc não e bem vindo aqui….seu m…alis eu não discuto com criança …e escrevo como eu quero..ja falei que morre…..acho que não …sei aonde vc mora….seu babaca…

        • mathew pinto lé ai embaixo seu merda o presidente que foi campeão em 2009 seu merda…eu entedeo de futeol e sei a historia do mengão …e ainda sou mulher e ganho vc no futebol seu babaca ainda vai troca fraldinha seu saco de bosta….

        • antes que eu vou na sua casa que eu sei aonde é e te dou um monte de tiro na sua cara…o meu notbuk rastreia a sua rua seu merda….e facil eu chega ai seu baitola vascaindo…alis eu posso se analfabeta como vc fala mais eu entro no seu e vc não entra vai logo pro infero..pq deus odeia pessoas que fica ofendedo as pessoa achado que e deus e na verdade vc não e nada apenas uma criança mmada que tem que leva um monte de tiro na cara…to falando de vc…

          • Ai qui medu ahh bouquinia de privadia vai mi rastereiarmi kkkkkkkkk vai caçar pica e foguete e ler um livro demente. Xingar c gosta não gosta ô xuxu de bosta

            • almir ribeiro vc não vai banir este bosta não ele esta ofendedo todos os flamenguista…..esste cara so entra aqui pra nos ofende…ai entedir aqui não tem moderado…

            • mathew pinto-faz um favor criança vai caça uma rola(QUERO DIZER CRESCE SEU SACO DE BOSTA,,,,VAI BRINCA DE BONECA SEU MERDA….PQ FUTEBOL E PRA MACHO,…ENTEDEU…SEU TRAVECO….

              • Uiuiui “argola ieu intendi qui naum teim morderadou. Auauauaua augueim mi deifendi” com essa boca feia e suja não vai ter pica nesse carnaval, vai sobrar só foguete kkkkkkkkkhahshahahsjsjsjsjjshuahuahuahuajjiajiajaiakkkkkkkkkkk. E ai bagulho da boca de cocô, já “rastriou i meu nôtibuki ?” Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahajajajahahah

                • mathew pinto vc sabe que ta falando aqui e o marido dela…vc que morre bbabaca…boca suja aqui e vc seu estrume de bosta…deve ser uma criança de 10 anos….vai arruma uma piroca seu merda,,,,e deixa minha mulhes em paz ser continua eu vou ai ou melhor eu vou na policia seu bosta….

                  • Uiuiii que mêda! Éi u mariudu çeu? Vose tambeine inscrevi muitu beini kkkkkkkkkk vain la nas puliça intaum kkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkj vai lá escovar a boca suja com quibôa e estuda um pouco. Quem sabe em 2035 não rola um Enem? Kkkkkkkk

                    • o moderado aquid deve ser seu amante…so pode não expulsa vc daqui…….

        • Mathew Pinto -antes que eu vou na sua casa que eu sei aonde é e te dou um monte de tiro na sua cara…o meu notbuk rastreia a sua rua seu merda….e facil eu chega ai seu baitola vascaindo…alis eu posso se analfabeta como vc fala mais eu entro no céu e vc não entra vai logo pro inferno..pq deus odeia pessoas que fica ofendedo as pessoa achado que e deus e na verdade vc não e nada apenas uma criança mmada que tem que leva um monte de tiro na cara…to falando de vc…

  • EU BOTEI(6)PQ SÃO 6 BRAILEIRÃO(hexa)…

    • Fala analfabeta!!! Ahahahahahahah. Já fez a lição do Mobral de hoje? Hajahahahahah

  • QUE DEU O ULTIMO TITULO BRASILEIRO (6)FOI O MARCIO BRAGA PRESIDENTE DO MENGÃO EM 2009….

    • Era o delair…

    • Era o Delair retarda !!!!!

      • kkkk
        so se for no seu mundo…vc deve ser parente deste vagabundo que o roubou o mengão vaza viuva do delai vascaindo…seu merda….

      • que era o presidente seu merda era marcio braga o delair era vice ele j pegou o mengão campeão no final…seu maluco…alis vc não sabe ler criança de 10 anos e vai da mei hora de cú seu vagabundo….

        • Hahahahahahahah fonte: Wikipedia hahahahahahaha pqp com uma boquinha suja dessa acho que o nome verdadeiro é João da Silva hahahahahahahahahahahah

      • lér ai seu babaca mathew pinto chorão fiho de xorão bebeto vascaindo vc mesmo seu merda que acha que foi delai..ler isso-Marcio Braga

        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

        Márcio Braga

        Márcio Braga em 2004

        Deputado federal pelo Rio de Janeiro

        Período 1 de fevereiro de 1983

        até 31 de janeiro de 1991

        (2 mandatos consecutivos)

        Vida

        Nascimento 14 de maio de 1936 (79 anos)

        Rio de Janeiro (RJ)

        Dados pessoais

        Profissão Notário

        Marcio Baroukel de Souza Braga, mais conhecido como Marcio Braga (Rio de Janeiro, 14 de maio de 1936), é um dirigente esportivo, tabelião e político brasileiro.

        Índice [esconder]

        1 Formação e vida política

        2 Clube de Regatas do Flamengo

        2.1 Último mandato como Presidente do Flamengo

        3 Bibliografia

        4 Ligações externas

        Formação e vida política[editar | editar código-fonte]

        Formado em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é tabelião em um cartório localizado na cidade do Rio de Janeiro. Pelo PMDB elegeu-se duas vezes deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, em 1982 e 1986. Nesta última, tornou-se constituinte que contribuiu na elaboração da Constituição brasileira de 1988. Foi filiado também no PDT. Na Câmara dos Deputados chegou a ser vice-lider do PMDB.

        Clube de Regatas do Flamengo[editar | editar código-fonte]

        Marcio Braga é o presidente que mais vezes comandou o Flamengo (seis vezes) e mais títulos de expressão conquistou. Junto com Gilberto Cardoso e Bastos Padilha figura nas lista dos três melhores presidentes da história do clube.[carece de fontes]

        Surge em 1976 um grupo chamado FAF (Frente Ampla pelo Flamengo). Dele faziam parte os nomes de Marcio Braga, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, Joel Tepet, entre outros. Em 1977, Marcio Braga assume a presidência do Flamengo. Com ele, o Flamengo conquista seu terceiro tricampeonato carioca e conquista o Campeonato Brasileiro de 1980, terminando sua primeira passagem na presidência do clube. Em 1987, novamente Marcio Braga torna-se presidente do Flamengo, ficando até 1988, quando entrou para política ao se eleger deputado federal.

        Em 1991, Marcio volta a se eleger presidente do Flamengo, ficando até 1992. Surge uma outra geração de jovens jogadores que iriam conquistar o Campeonato Carioca de 1991 e o Campeonato Brasileiro de 1992. Em 2004, Marcio Braga volta a se eleger presidente do Flamengo. Após gestões de Luiz Augusto Veloso, Kléber Leite e Edmundo dos Santos Silva. Consegue conquistar o Campeonato Carioca de 2004. Graças a uma modificação nos estatutos do clube, Marcio fica na presidência até 2006, quando conquista a Copa do Brasil.

        Último mandato como Presidente do Flamengo[editar | editar código-fonte]

        Em 4 de dezembro de 2006 é realizada a eleição e Marcio tenta seu sexto mandato, concorrendo com Arnaldo Cardoso e Ronaldo Gomlevski, vence pela seguinte contagem de votos (Marcio: 734 / Arnaldo: 508 / Ronaldo: 427), conquistado em seu último mandato o tri-campeonato (2007, 2008 e 2009). No início de 2009 pediu seu afastamento por problemas de saúde e foi substituído por Delair Dumbrosck até o meio de agosto quando voltou de licença.

        Ao final de seu mandato, o clube conquista o Campeonato Brasileiro de 2009, o sexto de sua história no clube. Mandatos: 1977-1980, 1987-1988, 1991-1992 e 2004-2009.

    • Delair estava presidente no lugar do Márcio que estava de licença.
      SRN

      • O Márcio Braga ficou 2 anos e 11 meses na gestão, e o Delair 1 mês, então ela tá certa.

        • Sim, foi o que eu quis dizer.
          SRN

  • Sair de uma Federação pra ir disputar outra nada adianta! Isso demonstraria medo no Clube.
    O que deveria ser feito é a diretoria do Fla e do Fluminense buscarem essa desfiliação amigavelmente junto a Fifa se for possível. Tem que mostrar pra Fifa que essa Ferj é inútil, não serve pra nada; exceto usurpar as receitas dos clubes!

    • Vinicius -so que ai o flamengo prescisa de federação pra joga competição e lei……então eobrigado ela busca outra federaçao se não ela peder jogadores que tem contrato com o mengão…..e lei…..

  • presidente marcio braga falou tudo, tem q ser assim msm e eu não esqueço o q ele fez ao fla principalmente sendo o mentor da formação daquela geração campeão de tudo nos anos 80, errou muito mas todas suas contas foram aprovadas pelo conselho, hj não tem mais a minima condição de administrar o flamengo, nem ele e ninguem do passado observando a brilhante adms. do bandera de mello, ao passado o fla só volta pra glorificar seus feitos em campo, o fla é o time do futuro

  • algum torcedor Quér sabe de ex: Presidentes Que quase acabou com nosso mengão sem saber conduzilo Sai fora Marcio praga,patricia AM,kleber leite, edmundo SS, Tudo corrupto nunca mais

    • Você tem que saber separar as coisas, colocar todo mundo no mesmo saco é muito fácil.
      Como disse ali o colega Gustavo Gouveia, o Márcio Braga teve seus erros e dificuldades, afinal dirigiu o clube na época do cruzeiro como moeda, e inflação a 2000 por cento ao ano, mas também teve seus méritos. Foi dele a iniciativa de pegar aquele matagal abandonado que era o terreno que o Flamengo tinha em Vargem Grande pra transformar em CT. Ele foi quem criou a primeira liga do futebol brasileiro, ele que valorizou a base, ele apoiou a chapa azul desde o começo, ele fez muita coisa boa pelo Flamengo.

      • Almir Albuquerque-FALOU A VERDADE….

    • Tem alguns aqui que acham que o FLAMENGO nasceu em 2013 com o Bandeira de Mello. Meu caro, se vc chega no Maraca hoje e canta “lembrar você sou campeão mundial” agradeça E MUITO a esse cara aí.

      Podem falar o que for, mas não tem como comparar o Márcio Braga com outro Presidente do Flamengo. O cara foi o fundador da FAF (Frente Ampla pelo Flamengo) e depois disso o FLAMENGO simplesmente ganhou TUDO o que disputou basicamente com quase 100% de jogadores criados na Gávea.

      Esse foi o cara do Flamengo, pena que o tempo dele já passou. Não tem mais fôlego pra dirigir o Mais Querido. Isso é pra galera saber que o FLAMENGO não existe da Chapa Azul pra cá.

      Quando chego aqui e leio que EBM é o melhor presidente da história do FLAMENGO me dá até úlcera, na moral….

      • Pedro Henrique -FAOU A VERDADE…

      • Pedro Henrique, também acompanhei aquela geração. O Márcio Braga com idéias novas modernizou a administração do Flamengo além de sempre ter sido um grande pé quente, porém nem de perto teve as dificuldades com dívidas que a gestão atual encontrou, a base do Flamengo já contava com todos estes jogadores que viriam estourar no profissional, entre eles o Zico.
        O Márcio teve seus méritos, mas nas diversas gestões em que estava a frente, no comando, endividou o clube, delegou poderes a pessoas não confiáveis e elegeu postes corruptos, por estes motivos afirmo a vc que a Gestão do Bandeira de Mello dá de 1000 a zero em todas as gestões do Márcio Braga.
        O EBM pegou terra arrasada.
        SRN

    • Rodrigo saro-eu sou flamenguista …pra vc que ele quase acambou com o mengão dando titulo 6 aos flamengo..pra vc ver que ele quase acambou com mengao que a patricia vaca e o ,klebe leite cia deu nada….pra vc ver que ele quase acambou com o mengão…alis o marcio braga foi o unico que batia de frente com todo mundo e os outro batia não….tinha medo…alis quem ganhou 6 brasleiro.1 libertadores é um mudial e os estadual que foi….pq a maiorias do estadual foi ele tbem….então não fale mal dele…… o cara pode te varios defeitos mais ele nos botou no topo…eles fez o mengão se maior graças a ele….somos os clube maiores do mundo com varios titulos….não me critique mais e a pura verdade….olha isso-Tem alguns aqui que acham que o FLAMENGO nasceu em 2013 com o Bandeira de Mello. Meu caro, se vc chega no Maraca hoje e canta “lembrar você sou campeão mundial” agradeça E MUITO a esse cara aí.

      Podem falar o que for, mas não tem como comparar o Márcio Braga com outro Presidente do Flamengo. O cara foi o fundador da FAF (Frente Ampla pelo Flamengo) e depois disso o FLAMENGO simplesmente ganhou TUDO o que disputou basicamente com quase 100% de jogadores criados na Gávea.

      Esse foi o cara do Flamengo, pena que o tempo dele já passou. Não tem mais fôlego pra dirigir o Mais Querido. Isso é pra galera saber que o FLAMENGO não existe da Chapa Azul pra cá.

      Quando chego aqui e leio que EBM é o melhor presidente da história do FLAMENGO me dá até úlcera, na moral….Você tem que saber separar as coisas, colocar todo mundo no mesmo saco é muito fácil.

      Como disse ali o colega Gustavo Gouveia, o Márcio Braga teve seus erros e dificuldades, afinal dirigiu o clube na época do cruzeiro como moeda, e inflação a 2000 por cento ao ano, mas também teve seus méritos. Foi dele a iniciativa de pegar aquele matagal abandonado que era o terreno que o Flamengo tinha em Vargem Grande pra transformar em CT. Ele foi quem criou a primeira liga do futebol brasileiro, ele que valorizou a base, ele apoiou a chapa azul desde o começo, ele fez muita coisa boa pelo Flamengo.pra vc ver que ele quase acambou com o mengão(IRONIZADO) se ele nos não eramos nada…respeita o maior cara do mundo (DEPOIS DE DEUS)NÃO TO FALANDO QUE ELE É DEUS…..TO FALANDO QUE ELE FOI O CARA E SE NÃO FOR SER ELE NÃO TERIMOS TITULOS…

    • Rodrigo saro -É muito curioso como muitos torcedores escrevem sem ter o menor conhecimento do que estão comentando, são meros repetidores do que ouviram alguém falar um dia. Primeiro, é importante esclarecer aos mais novos que, antes do Márcio Braga, o Flamengo, a despeito de ter a maior torcida do Brasil, não tinha qualquer projeção nacional. Nunca havia ganho qualquer título grande e, muito raramente, um torneio Rio-São Paulo. Além disso, não há qualquer escândalo de corrupção em sua gloriosa carreira de dirigente. Pode-se até questionar a parte administrativa, mas, certamente, foi o maior vencedor da nossa história em termos futebolísticos.

    • Rodrigo saro-ALIS ELE NUMCA FOI TAXADO COMO CORRUPTO SABE PQ ELE NÃO ROUBOU……ALIS SE NÃO HISTORIA DELE ELE SAIU DA PRESIDENTE PRESO COMO CORUUPTO NÃO….ESCADALOSAMENTE EXPULSO POR CORRUPÇÃO IGUAL O EDMUNDO EX PRESIDENTE DO MENGÃO FOI…NÃO….ELE TEM FICHA SUJA NO MENGÃO NÃO…ENTÃO RESPEUITA O CARA,….

    • Rodrigo saro-ALIS PRA VC VER QUE QUASE ACAMBOU COM O MENGÃO FOI UM SUJEITO CHAMADO KLEBE LEITE QUE SE ENRIQUECEU NAS CUSTAS DO MENGÃO COM A PATRICIA AMORIN…..O MARCIO BRAGA JA ERA RICO ELE AJUDOU O MENGÃO BOTANDO DINHEIRO LÁ DENTRO E NUMCA ROBOU O MENGÃO….. O EDMUNDO SANTO SILVA,PATRICIA AMORIN E O SENHOR KELBE LEITE AZEDO ENDIVIDARAM O MENGÃO A PIOR FOI A PATRCIA AMORIN QUE QUASE FECHOU AS PORTAS DO FLAMENGO(quase falindo o mengão)…

    • RODRIGO SARO-É inegável a importância do Marcio Braga no final do anos 70 e começo dos anos 80. Na época, foi uma revolução administrativa como hoje é feita pela Chapa Azul. Investimento forte na base, patrocínio na camisa e direitos de transmissão foram conquistas da então FAF. O que ocorre é que ele ficou velho, não se atualizou, se cercou mal, a última passagem dele como Presidente não foi boa. Deu moral pro Kleber Leite no futebol, foi muito fanfarrão, não tinha gente de peso na Diretoria. Mas é um ex-Presidente que precisa ser respeitado, não é da mesma laia de Kléber Leite, Edmundo, Patrícia, Veloso.

      • é isso aí.

        • almir ribeiro por favor faça alguma coisa tem um tal de mathew pinto que so vem aqui no mais querindo e nos ofende os flamenguista (EU) e outros….

          • Buaaaaaaaaa Buaaaaaaaaaa Buaaaaaaa xingar gosta ser gozada não kkkkkkkkkk”ai fulaninhu faisi aguma coiza esi kara tA mi oufendenu” hahahahahahaahahahaahaba

Comentários não são permitidos.