O “O Estado de S. Paulo” traz matéria com a transcrição de diálogo entre o empreiteiro Marcelo Bahia Odebrecht, preso há 249 dias, o diretor-presidente da construtora Odebretch, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, o “BJ”, encarcerado hoje em Curitiba (PR) — clique aqui para ler. O diálogo e envolve, entre outros temas, o Maracanã (veja acima a reprodução de trecho da transcrição da conversa publicado pelo jornal).
Pela conversa reproduzida, o objetivo parecia ser somente a obtenção de obras para as Olimpíadas. A estratégia: dar apoio ao “GERJ” (Governo do Estado do Rio de Janeiro) no Maracanã e deixar preparada uma saída após os Jogos de agosto deste ano na capital fluminense. Assim, receberiam o que seria investido na operação do estádio.
Sem novas obras e financiamentos para as mesmas no complexo desportivo (caso dos Parque Aquático Júlio Delamare e do ginásio do Maracanãzinho, que serão reformados pelo Comitê Olímpico), a estratégia seria cair logo fora (“wayout”) do Maracanã. Mas antes, recuperariam o valor investido (perdido?) no estádio durante o período de concessão. Como? Quem pagaria tal conta? O governo do Rio, falido e sem dinheiro até para seus hospitais em pandarecos?
Lá atrás, quando firmado o contrato entre o “GERJ” e o consórcio que administraria o Maracanã, encabeçado pela Odebretch, seriam demolidos o parque aquático e o estádio de atletismo Célio de Barros. Após pressão popular, inclusive de atletas, o governador Sérgio Cabral (em período pré-eleitoral), voltou atrás. Assim, a construtora perdeu a chance de naquelas áreas explorar estacionamentos e um shopping.
O vazamento das mensagens é mais um capítulo da nebolusa novela da concessão do Maracanã, inciada durante o governo Cabral e que prossegue com o seu companheiro de PMDB, ex-vice e sucessor, Luiz Fernando Pezão. Fluminense e Flamengo, que firmaram acordos com a concessionária que se desmancha, tentam, nos bastidores, planejar o futuro com o estádio que hoje inexplicavelmente não podem utilizar.
Fonte: ESPN
É uma sujeira após a outra…
Depois de 4 anos, voltam todos novamente com os mesmos discursos
e simples, fla-flu não jogar no maracanã, ai quero ver até onde vai.
Fla e Flu serão etérnos reféns, pois o governo não vai liberar a construção do estádio do Flamengo nem do Fluminense.
Para o Fluminense até que acredito pois tem uma torcida relativamente pequena mas para o Flamengo não ! É triste mais é a realidade
Amigo, não tem essa de não liberaram. Se eles dificultarem tem uma coisa chamada Ministério Público, que podemos acionar!
O que poderíamos esperar de um “poderoso” dono de empreiteira, que se sujeita a ficar meses presos, sem abrir o bico, sem entregar os políticos safados; certamente pela garantia que os mesmos deram de que a sua empreiteira continuará nas obras superfaturadas. E ninguém do governo do Rio vai preso, no episódio Maracanã. E ele ainda fez o seu sucessor, vulgo “pé grande”.
Acontece q nesse país de campeão de índices negativos ,sobretudo ,super salários de políticos(top3ou5 mundial), fora propinas,e superfaturamento. Pode-se,talvez, até orientado por Cabral e Pezão, uma “troca”, por apoio($$$$).Ficariam fingindo q não sabiam.Todos lucrariam(eles)Por ser público, o Maracanã e Engenhão ficam nessas maracutaias e ” eternas reformas “,todas superfaturadas.Nunca irão deixar o Flamengo (galinha dos ovos de ouro) construir um estádio, q será particular. Afinal como vão ” mamar ” $$$ ??
Lembro que a FIFA queria apenas 7 sedes para a Copa do Mundo e o,então presidente de 9 dedos, quis 12, incluindo São Paulo que ficaria fora, e a grande construtora acima citada foi a responsável por quase todas. A PF tem que botar esses ladrões todos na prisão. Ahhh… Mais um gol da Alemanha.
nunca mais voto nesses cara!
Até o chefão vai cair cara. O Lula achou que era o mafiosão? VAI CAIR OTÁRIO! Você não tem capacidade intelectual nem para roubar direito! Esses imbecis menores de Odebrecht? Com certeza. Ano de 2016 será o ano histórico. A lava-jato vai começar a prender EM QUANTIDADE. Acaba de ser autorizada a prisão a partir da segunda instância para a lava-jato. GAME OVER SEUS LADRÕES! DEMOROU, MAS DEU RUIM!
Panelaço!
Alô, EBM!! A hora é agora!! Encontre um terreno e um parceiro para condtruir o estádio, convoque a torcida para uma mobilização eleitoral contra essa corja, use a imprensa, bata na porta do ministério público para uma investigação da ferj, odebrecht e cabral e lute pela construção do nosso estádio. A hora é essa! !