Movimentação constante de Cuéllar melhora saída de bola do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Fora da partida contra a Cabofriense (1×0) por conta da expulsão no duelo com o Fluminense (2×1), o volante Cuéllar volta ao time neste domingo, quando o Flamengo enfrenta o Resende, às 17h, em Volta Redonda. E na única vez em que atuou no Carioca, o colombiano melhorou a saída de bola rubro-negra. O GloboEsporte.com comparou as atuações de Márcio Araújo e Cuéllar, os primeiros volantes do Fla nos dois compromissos mais importantes de 2016 até agora: os clássicos contra Vasco e Fluminense. A análise foi pautada nas etapas iniciais de cada um dos jogos, já que no Fla-Flu o gringo acabou expulso aos oito minutos do segundo tempo.

A diferença fundamental entre os dois foi a movimentação de Cuéllar. Sempre que o Flamengo ia sair jogando, o colombiano encostava nos zagueiros, evitando que Wallace e César Martins precisassem armar as jogadas. Pensava rápido e corria em arco à frente dos defensores. Márcio Araújo, apesar dos poucos erros de passe e da velocidade com a bola no pé, demorava muito para dar opção contra o Vasco e por muitas vezes ficava preso diante da marcação cruz-maltina no campo do Fla. Diante disso, o capitão rubro-negro foi obrigado a iniciar as jogadas, o que acabou resultando em erros de passe. Wallace arriscou até dribles quando pressionado e foi bem-sucedido.

MÁRCIO ARAÚJO

Na maioria das saídas de bola em que Paulo Victor optou por um defensor, dificilmente Márcio Araújo se desmarcou dos vascaínos que o cercavam. Por isso, Wallace assumiu o papel de armador de jogadas em muitas situações. PV, por sua vez, abusou de ligações diretas, o que irritou muito o treinador Muricy Ramalho.

1) Aos cinco minutos, Wallace tenta sair, e Márcio Araújo está entre dois atacantes do Vasco. Willian Arão recua, recebe na fogueira e entrega da mesma forma a Márcio, que se livra da bola. Na sequência, o Flamengo perde a posse.

2) Com Arão pressionado à frente de Wallace, Márcio, em vez de recuar e dar opção, caminha lentamente entre dois rivais. O capitão toca em Sheik, que leva o bote, e o Fla perde a bola na sequência.

3) Mais uma vez colocado entre a marcação vascaína, Márcio deixa de ser opção de passe. Arão recua, devolve, e Wallace volta a armar. Fla volta a desperdiçar a posse de bola.

4) Paulo Victor sai em Wallace, que, pressionado, faz a ligação direta. Márcio Araújo estava próximo, mas não se mexeu. Contra o Flu, em jogada praticamente idêntica, Cuéllar colou em César Martins e iniciou ataque veloz.

5) Novamente Márcio caminha enquanto Wallace sai com a bola, mas desta vez o principal erro foi do zagueiro, que podia ter optado por Arão, bem próximo dele na jogada.

6) Marcação do Vasco se adianta e, mesmo com espaço para recuar e pedir a bola, Márcio segue próximo dos adversários. Wallace é forçado a buscar o ataque outra vez.

CUÉLLAR

Cuéllar foi peça importante contra o Fluminense por seu dinamismo. Procurou a todo instante soluções rápidas. Passava e logo se aproximava dos defensores para que estes não acabassem forçados a fazer o papel da ligação. Também não segurou a bola, jogando verticalmente.

1) Logo aos dois minutos, enquanto laterais e zagueiros trocavam bolas, o colombiano acompanhou cada um deles até receber de Rodinei. É bom destacar que a marcação do Flu no campo de ataque não era tão forte quanto a do Vasco.

2) Um erro e um acerto na jogada. O colombiano é rápido para dar opção pela zona central e se desmarca facilmente, porém vai com o pé mole ao receber de Paulo Victor e perde a bola.

3) Após defesa de Paulo Victor, Jorge é acionado na esquerda e, ao ser pressionado, vê Cuéllar, que estava na linha da área, aparecer e receber para a construção de novo ataque.

4) O grande exemplo de sua movimentação no jogo. Recebe de Jorge, toca em Wallace, e corre por trás de Diego Souza, que pressionava a zaga rubro-negra. Em nenhum momento deixa nem o capitão nem César Martins desprotegidos. César recorre ao colombiano, que adianta para Rodinei. A bola vai para o ataque, mas volta aos pés do volante.

5) Assim como Wallace fora pressionado contra o Vasco, César Martins vê Diego Souza se aproximar perigosamente. Cuéllar acelera o passo e liga com Rodinei, que dispara tabela com Cirino e sofre falta no campo de ataque.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No jogo de hoje gostei novamente da movimentação do Cuellar. E ele tem um aproveitamento muito bom de passes, principalmente se levarmos em consideração a posição de 1o volante que normalmente conta com jogadores nos quais se destacam mais pela qualidade física do que técnica. Que bacana essa contratação. São poucos jogos ainda pra poder dar um veredito mas essa primeira impressão tá sendo muito legal. Tomara que ele mantenha essa pegada.

  • E tem torcedor cego que ainda defende esse caramujo!!
    É só ver os jogos contra Atlético Mineiro e Vasco a liberdade que Dátolo e Nenê tiveram no nosso meio campo, o cara se esconde quando o time tá com a bola só pra não receber, e quando recebe já toca rápido pra zaga ou laterais os colocando sobre pressão, não é a toa que tivemos muitos chutões contra o Vasco.

  • Já comentei isso aqui e vou repetir. Márcio Araújo é jogador pra time que almeja no máximo meio de tabela, e foi justamente esse o objetivo do FLAMENGO durante esse período de reestruturação financeira. Agora não dá mais, pra time que briga por títulos ele não serve, pois é inoperante em várias funções. Não existe mais espaço pra meio campo que se omite do jogo.

  • Repito, não acho o Wallace um péssimo zagueiro, porém ele é aquele típico zagueiro lento que precisa de um cão de guarda a sua frente pra ajuda-lo na saída de bola e e deixar a frente da zaga sempre fechada, e também volto a repetir, PRECISAMOS DE MAIS UM ZAGUEIRO.

  • Cuellar teve atuação destacada contra os flores.
    Sem dúvida, deu uma dinâmica ao Flamengo na saída de bola, além de manter a pegada defensiva.
    Muricy agora precisa de um jogador que substitua o colombiano e mantenha um padrão próximo.
    Acho que o Ronaldo pode ser este jogador.

  • O que dificulta o julgamento sério é a marcação fraca do Fluminense é baseada em zonas! Vamos ter uma boa noção quando a saída de bola for mais apertada do que nesse jogo. Cuellar demonstrou confiança, ginga, disposição e entrega, tem tudo pra conquistar a torcida mas ainda acho que essa saída de bola será melhor se houver uma revesamento entre o trio de meio campo, que tem total capacidade de atacar e marcar com a mesma qualidade!

    O teste mais duro ainda está por vir pro ruivinho colombiano, mas ele já demonstrou estar preparado!

    SRN

    • Arthur eu também achei essa comparação não muito útil em função da diferença entre os adversários. O resto é chover no molhado. Todo mundo viu que o Cuéllar é muito mais jogador em todos sentidos.

      • O vídeo faz a comparação entre os clássicos, Fluminense jogou cuellar e Vasco massaraujo. No jogo contra o Flor o time como um todo jogou bem, defensivamente e ofensivamente, atacamos em bloco e recompusermos a defesa com precisão. Já no jogo contra o Vice o time como um todo não jogou bem, não tivemos quase nenhuma finalização, não tivemos meio campo e a defesa ficou exposta a erros e chutões! Eu achei fácil analisar esse jogo do caramujo pq o time todo foi mal e ele apareceu muito pq o setor dele teve mais a bola.

        Não sou d defender o caramujo não, mas os números deles não são ruins e ele pode no mínimo ser considerado como um cara esforçado!

        SRN

      • Tem outra mudança significativa na tática do time para a saída de bola que mudou com a entrada do cuellar.

        Antes o Murici colocava o MA entre os zagueiros fazendo a saída de bola enquanto o cuellar flutua na frente deles, consequentemente o colombiano participa mais do meio campo, faz um meio termo entre defesa e meio campo.

        Pra min isso mostra que o Murici sabe que o MA é um jogador limitado e que não faz todas as funções que ele quer pra posição. Ele se resume a desarmar e recompor!

        Eu tendo a ter uma pulga atrás da orelha com esses caras que se dedicam muito e msm assim são perseguidos, os gols do Mineiro e Gabiru deixam claro que esses jogadores podem contribuir e virar lendas…
        Sonhos de uma noite de verão! Rs

        SRN

        • SRN

  • Quem puder assista o vídeo no site do Uol mostrando essas jogadas. Fica gritante a diferença. Cuellar procura jogo o tempo todo. Com ctz ele erra mais que o Marcio Araujo mas isso porque o Cuellar não se esconde do jogo. Gostei dessa análise em vídeo. Espero que o Cuellar mantenha esse ritmo.

  • Já estao “endeusando” o cuéllar….. calma pessoal

    • Flamengo é isso aí. O cara vai do céu ao inferno em um jogo, é consequência de ser o Maior.

  • A casa do caramujo está caindo, um grande equívoco manter ele no elenco e seu futebolzinho é uma farça que conseguiu enganar um bocado de torcedor que se acha esperto e técnicos que se viram reféns da situação criada pelo respeito profissional e dedicação ao trabalho (que são as únicas virtudes dele).

    Para o nível de atuação que o Flamengo deseja alcançar, MA não serve nem pro banco.

    Nem pra sparring isso serve, jogador sem recursos técnicos e que coloca todo sistema defensivo a perder.

    • Coloca a perder o sistema defensivo e ofensivo. Em raras oportunidades consegue uma boa jogada, mas em geral se esconde quando o Flamengo tem a bola e quando recebe toca de lado ou pra trás. Mata a transição, a saída de jogo e a movimentação pra criar linhas de passe. O único aporte é quando o Flamengo não tem a bola, com muita correria, mas ainda assim deixa espaços.

    • Márcio Araújo joga rugbi, bola só para trás.

    • Cuidado, vai que dá zica…
      O caramujo já deve estar mexendo os pauzinhos pra ferj punir o Cuellar o carioca inteiro e ele ficar de titular!

  • Excelente análise
    Igualzinho o jeito q o Ronaldo jogava na base

    Massaraujo se esconde o jogo todo

    Será q agora os técnicos vão enchergar a fraude chamada Márcio Araújo

    • Martins eu ia comentar isso. A movimentação dele se aproximando sempre de quem tem a bola dando opção de passe é bem parecida com a do Ronaldo. Quanto ao MA creio que ele foi mantido no time por falta de opção. Agora temos o Cuéllar. E acredito que é questão de tempo para o Ronaldo ser testado e se for bem ele assume a disputa com o Cuéllar. Acho o mesmo do Wallace. Se ele não perder a vaga para o C. Martins é porque vão esperar a chegada de outro zagueiro. Prá jogar como o Muricy quer todos os jogadores tem que ser no mínimo excelentes passadores.

  • Com Cuellar pode ajudar até o desempenho do Walace, além de ficar mais protegido não terá que ficar fazendo esses avanços até quase o meio campo para fazer a saida de bola, assim mantendo o posicionamento na defesa.

  • Que seja o começo do fim de Márcio Araújo como titular.

    • Que seja o começo do fim do Caramujo no elenco do Flamengo.

      • E o começo da era cuellar no mengo.

Comentários não são permitidos.