Caros Rubro Negros,
Em maio do ano passado escrevi uma coluna sobre o programa de ST do Flamengo. O número de associados era de 53180 devotos e chamei esse número de vexatório. De lá pra cá, entre idas e vindas, contratações bombásticas e decepções esportivas, somos hoje 63320 associados. E na minha opinião o número continua a ser vexatório. Mesmo considerando o ápice registrado em Outubro de 2015, com quase 72000 sócios, ainda é uma marca irrelevante perante ao potencial que acredito que a marca Flamengo possui.
De fato, na minha rotina de procurar por informações sobre o Flamengo fiquei muito feliz em me deparar com a notícia de que nossa diretoria está tomando ações em prol do crescimento do importantíssimo programa de Sócio Torcedor. Sinal que não sou apenas eu, aqui de fora, que estou vendo que o programa pode e deve ser muito mais do que ele tem sido. Porém, nesse ponto cabe a pergunta: O que fazer para que o ST tenha um “boom” e que isso seja algo sustentável?
Sempre que levanto essa discussão o primeiro argumento que escuto é que “o que atrai ST é contratação e título”. Inegavelmente tais eventos sempre tem um efeito positivo na entrada de novos membros no programa. Ajuda muito mesmo. Porém isso não pode a única ação esperada para fortalecer o ST. Não dá pro Marketing do clube esperar sempre por uma grande contratação, uma arrancada empolgante ou um título nacional para trabalhar o fortalecimento do ST. Afinal, o dinheiro que o Flamengo arrecada com o ST tem que ser algo previsivel. Exatamente o oposto de ser extremamente suscetível ao imponderável de estarmos sempre com resultados esportivos que motivem o torcedor a aderir. Ainda mais dentro do futebol brasileiro, aonde existem muitos times ditos grandes, com seus interesses e sua força a ser considerada. Depender somente disso não me parece sustentável nem intelegiente.
Grosseiramente, olhando para o programa em si, creio em um tripé básico para que o nosso ST cresça mais e mais: Propaganda, a venda de “sonhos” e a melhora do produto em si.
“A propaganda é a alma do negócio”. De um bom tempo pra cá a propaganda do ST tem sido tímida, pra dizer o mínimo. Gostaria muito de ver algo mais massificado, mais incisivo e até mesmo agressivo na medida correta. Acredito ser fundamental mostrar para a torcida que o ST é imprescindível para o sucesso do clube ( leia-se títulos e uma vida financeira estável ) no médio e longo prazo.
Outra atitude que gostaria muito de ver são ações voltadas para os já associados. Porém falo de ações propagandísticas. Ações que vendam para os associados “um sonho”. Mostrar coisas que “não tem preço”. Ora…se você vende pro cara o benefício de comprar meia entrada e ter descontos em certas compras ele vai pegar uma calculadora e ver se compensa. Isso não vai ser muito eficiente para a esmagadora maioria da nossa torcida espalhada Brasil a fora. Pelo menos não nos moldes atuais. Agora, se você vende um sonho a história é outra. Por exemplo uma viagem para acompanhar o time,um jantar com um grande ídolo do passado, um jogo ao lado do presidente em uma sala VIP, uma visita a sede do clube acompanhando por um ídolo, alguma ação com algum jogador do grupo atual ( afinal, esse tal “direito de imagem” é só pro cara aparecer na televisão durante o jogo e pra ele pagar menos IR??? Nem pros Games estava servindo dia desses…). Enfim, coisas que não tem preço mensurável. Acaba virando objeto de desejo e causa de “inveja” naqueles que não estão sequer concorrendo a tal honraria. Quanto ao custo dessas ações pontuais a ideia é procurar parceiros nesse tipo de empreitada. A cerca de 30 anos existia um programa de televisão que fazia algo semelhante e procurava parceiros para isso. Se chamava “porta da esperança”. Claro que o foco era diferente mas o conceito é muito parecido como o que estamos falando nesse parágrafo.
E em relação a melhoria do produto… sabe esse carinha que citei acima? O da calculadora? Pois então… acredito que chegamos em um ponto no qual deve ser feito um trabalho de vanguarda para fazer com que a equação dele bata para mais torcedores. Falo de investimento mesmo para expandir e melhorar o programa. E eu sei que isso pode soar contraditório para um programa que pretende arrecadar dinheiro para o clube, mas em alguns momentos é necessário investir para poder maximizar os ganhos. O Sócio Torcedor precisa se tornar atrativo também sobre esse aspecto. Isso sem falar no pós venda…tem que melhorar muito. Se alguém aqui já teve problemas relativos ao ST sabe do que estou falando…
Pessoal, o Coluna do Flamengo abriu mais um canal de comunicação com os usuários. Para propor temas para as colunas e para bater um bom papo sobre os assuntos do Flamengo, acesse: colunadofla.com/forum
Saudações Rubro Negras!!!!
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com.br
O fla já contratou uma empresa para isso, e se vc prefere ver mais numero do que dinheiro na conta do clube, quem sou eu para reclamar?
Até citei que ao ler a matéria sobre a empresa fiquei contente….Isso mostra que mudanças estão em curso…
Mas eu não disse que prefiro ter mais numeroa do que dinheiro no clube. Acredito que podemos ter mais “número” e mais dinheiro no clube…
Abraços!!!
eu credito essa queda, à teimosia da diretoria em continuar colocando jogador q aborrece a torcida pra jogar, não adianta usar tv. em vez de contratar um ator, pq não contrata jogador digno ou poe os q subiram do sub-20? eu ia fazer o plano nação jr pra meu filho, mas diante dessa incerteza, prefiro aguardar pra ver se diretoria, comissão técnica e jogadores começarem a levar esta nação mais serio. vejam o exemplo de palmeiras e corintians que tem aumentado seus sócios, agora eu tenho que admitir eles tem levado os seus respectivos torcedores a sério, fk a dk pois somos a maior torcida não só de futebol mas de todos os esportes do mundo…
Pois é…por essas e outras não acho legal vincular unicamente com o resultado esportivo o crescimento do ST…
Abraços!!!
Palmeiras e Chorintians bombaram depois do estádio. Se o fla conseguir a concessao do maraca, vai bombar.
Simples..
1) faça parceria com a caixa e exponha o programa em todas as lotéricas (tem em toda esquina). Um problema nosso e atingir está galera com renda menor e espalhada pelo brasilzao quem nem sabem usar internet direito ou nao usam computadores, exceto smartphone. Criem um plano a 19,90 ao mês pra está galera da lotérica, com benefícios reduzidos, como exemplo direito a comprar ingresso mais barato somente 2-3x ao ano. Talvez sem desconto superercado. Sei la. Um plano mais slim. A caixa fica com 10% a 20% enquanto a pessoa for ST. O plano pode ser não renovável pra não dificultar . se a pessoa quiser renovar ela vai na lotérica e compra outro cartão de sócio. E paga a vista 99,90 ou 12x 19,90 no crédito.
2) criar premiações mensais. Para todos! A 19,90 ou 39,90. Ou por chance em proporção ao valor que paga. 19,90 = 1 cupom no sorteio. 39,90 = 2 cupons e assim por diante. Hoje arrecadados algo por de 2,5 mi ao mês eu acho. Pega 100 mil reais e sorteia 20 prêmios de 5 mil reais ou 20 motos (comprada a preço de custo negociada via marketing) q valem 8-10 mil reais.
E mais… sempre achei essa parceria com a CAIXA mal explorada. Mais pelo lado do banco que pelo lado do Flamengo. Mas de todo jeito acredito que também pode partir do Flamengo esse tipo de ação/sugestão.
Abraços!!!
Com certeza!
O autor do artigo foi por outro caminho, de explorar sonho, o qual também concordo, mas temos que explorar todos os públicos.
Antes de explorar um sonho, tem e que achar este consumidor ne!
Um bingao oficial do flamengo, pela caixa, em todas as lotéricas, o cara concorrer a vários prêmios e ainda virar ST de tabela, com a caixa já abatendo a parte dela, mas com carreira de sócio e alguns benefícios de ST, duvido que não ia bombar.
Já existe o timemania, mas aquilo e igual loteria, difícil de ganhar e a pessoa não vira st e nem tem carteirinha e tal.
Veja que diversas idéias aparecem aqui. Acredito que algumas sejam viáveis e outras nem tanto. Mas tenho convicção que o pessoal especialista em marketing consegue visualizar isso que estamos falando aqui…E provavelmente até ter idéias melhores que a nossa…Acho que falta um pouco de empreendedorismo e coragem nesse momento pata darmos o passo a frente….
Abraços!!!
Com certeza!
O autor do artigo foi por outro caminho, de explorar sonho, o qual também concordo, mas temos que explorar todos os públicos.
Antes de explorar um sonho, tem e que achar este consumidor ne!
Um bingao oficial do flamengo, pela caixa, em todas as lotéricas, o cara concorrer a vários prêmios e ainda virar ST de tabela, com a caixa já abatendo a parte dela, mas com carreira de sócio e alguns benefícios de ST, duvido que não ia bombar.
Já existe o timemania, mas aquilo e igual loteria, difícil de ganhar e a pessoa não vira st e nem tem carteirinha e tal.
Cara são tantas formas de aumentar esse st que fico até com raiva kkk, sorteio de camisa,sorteio de vale ingresso, um dia pra conhecer a gavea, fechar parcerias com cartão de credito.. ixe é tanto coisa que não acabo hoje.
Sou da mesma opinião. O que não dá é pra galera do Marketing ficar esperando o time ser campeão ou fazer uma grande contratação… Se for assim complica…
Abraços!!!
Essa do bingo, apesar de boa ideia, pode gerar uma publicidade negativa enorme, a não ser que sejam produtos oficiais, como camisas e bonés…
Infelizmente não entendo o socio torcedor
No Brasil existem dois ou três fatores que poderiam alavancar o ST. O primeiro é um estádio, é chato falar nisso de novo mas se o Fla tivesse um estádio tenho certeza que teríamos mais de 100 mil Sts. O segundo é a vantagem que o St oferece, outra coisa chata mas o torcedor em geral quer saber o que ele vai ganhar de volta e não adianta falar em jogador, CT e afins pq o geraldino (saudades da geral do maraca) quer algo pessoal, palpável que ele possa mostrar que ganhou e em terceiro temos os programas ST com valor chamado popular, como a maioria dos clubes brasileiros já fazem a R$ 10, 12, 15,00 e por ai vai, esse último não vejo vantagem para o clube pois o número bruto não importa mas o lucro do programa sim e nisso o nosso ST é top. Dessas 3 opções a mais próxima são benefícios pq o custo de investimento não seria alto, por exemplo, imagina sortear vinte camisas oficiais do Fla por mês com nome do associado nas costas e escrito em algum espaço “Sou sócio-torcedor” ou “Sou da nação” talvez não chegássemos a 100 mil mas tenho certeza que medidas assim conseguiriam aumentar o número de STs do rubro-negro mais fuderoso do mundo.
SENHORES alguem em sâ consciencia poderia me explicar porque o ST nao deslancha ? se temos hoje um numero pifio de 60 mil somente pq? desses 35% ao off rj e o demais sao do RJ? Sabemos q cerca de 50 a 60% da torcida SOMENTE DO RIO de janeiro CIDADE MARAVILHOSA, sao torcedores vamos dizer uns 6 milhoes 10% disso seriam 600 mil e nao temos nem 1 % disso me refiro so ao RJ pq? o q falta pra atrair esses consumidores /torcedores? se somos lideres em compras de camisas oficiais q sao muito caras e ppv pq nao criar servicos , e produtos pra esses torcedores , vantagens e outras coisas do geneero? kd o marketing pra fazer um censo ? uma pesquisa de mercado buscando saber quais servicos eles usam mais qual renda familiar? qntas vezes vai ao estadio? ou seja TABULAR os dados analisar as causas e estabelecer um PLANO DE AÇÃO pra corrigir? precisa ser CIENTISTA DA NASA pra fazer isso? kd o VP de marketing pq estamos a 3 anos estagnados? PARABENS AOS OFF RJ Q nao tem acesso a maracana e pagam religiosamente seu ST e kd o povo do nosso RJ? PQ vcs nao aderem aos planos ta ruim? reclamem peçam q mudem os planos em valores ou servicos q atendam vcsa afinal somos so TORCEDORES ou somos consumidores tbm? DIRETORIA por favor nao sejam reativos seja pro ativos, parem de ser procastinadores ou seja parem de empurrar com a barriga, o ESTADIO nao temos pra mim nao e a razao principal e um fator mas como explicar os ST fora do rj ? isso sim e amor torcida do nosso querido RIO DE JANEIRO ta de CAO ne? vms ajudar com dinheiro mas cobrar tbm SRN
Queria só desconto na venda de camisas oficiais (que n fosse de 10%, pq isso eu consigo pagando no dinheiro).
Pessoal eu amo o flamengo e moro no tocantins! Mas pô dá 30 ou 40 pila e não ter privilégios é foda!coloca uma porra de mensalidade de 20 conto sem privilégio nenhum, que duvido se não chegaria pelo ou menos 30 mil só da galera que não sabe nem o rumo do rio,isso que não entendo de jeito nenhum.
O fla faz uma propaganda bacana no PEs 2016 quando joga no Maracanã. Naqueles letreiros de propaganda fica sempre a prppaganda do ST. Achei bacana. Mas o programa em si é fraco. Poderiam dar mais descontos na aquisicão de produtos oficiais e tal.
vergonha e a torcida não se associar, 40 reais não e nada, daquei
vergonha e a torcida não se associar, tem plano de 29,9 e 39,90 agora vem com desculpas para não se associar, sou socio e ão me preocupo com beneficio.