O que os clubes querem para a Libertadores do futuro

Compartilhe com os amigos

Na última quarta, os clubes brasileiros pela primeira vez participaram de uma reunião da liga que reúne times sul-americanos, criada recentemente. O principal tema do encontro foi financeiro. Os dirigentes já conseguiram que a Conmebol dobrasse a quantia que paga a eles pela Libertadores, mas querem conhecer todos os contratos e conferir se a entidade agora repassa 70% de tudo que arrecada no torneio para os participantes, como alega. Além de grana, a nova associação discute uma série de mudanças para o principal torneio do continente. Veja abaixo as principais.

América do Norte

Durante a reunião na sede do Boca, a LDU sugeriu que os norte-americanos comecem a disputar a Libertadores. A ideia agradou aos participantes e já tinha sido discutida por parte deles. Os cartolas argumentam, entre outros motivos, que a presença dos times dos Estados Unidos atrairia importantes emissoras de TV e grupos de comunicação daquele país, gerando melhores receitas. A sugestão chegou a ser feita para a antiga diretoria da Conmebol. Porém, a entidade alegou que a entrada dos norte-americana aumentaria as distâncias a serem percorridas pelos clubes, o que inviabilizaria o projeto. Uma das possibilidades discutidas agora é de que o torneio aconteça durante o ano inteiro, o que daria mais tempo para os times se recuperarem do desgaste.

Penas mais brandas

Os cartolas querem uma reforma nas regras utilizadas para punir clubes durante as competições, principalmente em relação a atos provocados pelos torcedores. O argumento dos dirigentes é de que a Libertadores é uma competição sul-americana com penas suíças. Querem que as regras levem em consideração os hábitos dos torcedores do continente. Outro ponto é responsabilizar menos os clubes pelos atos de seus fãs. Pedem drástica diminuição de castigos como jogar com portões fechados, além de colaboração da polícia e da Justiça dos países envolvidos para impedir torcedores que causaram problemas de irem às partidas.

TV

Os dirigentes também elaboram uma proposta para que tenham participação no lucro obtido por quem compra o direito de transmitir as partidas e revende para emissoras. Pretendem estabelecer uma porcentagem que seria obrigatoriamente repassada aos clubes em caso de revenda.

Participação nas decisões

Assumir o controle da organização da Libertadores não está nos planos dos dirigentes sul-americanos, porém eles querem poder de decisão para definir questões como regulamento e tabelas.

Participação em todas receitas

A Conmebol só repassa aos clubes a receita obtida com a venda de direitos de transmissão da Libertadores. Agora, os dirigentes querem ter acesso a todos os contratos comerciais para poder reivindicar uma fatia de cada um. Na reunião de quarta-feira, chegou até a ser aventada a possibilidade de os clubes abandonarem a edição atual do torneio se a Conmebol não entregar cópias desses acordos. Porém, o abandono ainda é uma hipótese distante.

Fonte: Blog do Perrone

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Libertadores qualquer dia tamo aí !

Comentários não são permitidos.